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Opel Astra Bertone 1.8 125cv ou Alfa Romeo 147 1.6 120cv

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    Opel Astra Bertone 1.8 125cv ou Alfa Romeo 147 1.6 120cv

    Boas noites,

    Venho pedir a ajuda dos mais entendidos na matéria na escolha entre dois carros...

    Alfa Romeo 147 Janeiro de 2004 - 4.400€

    Opel Astra Bertone Edition Setembro de 2002 - 5.700€

    Ambos com 120.000km e a GPL.

    Fui ver ambos os carros e adorei. A questão que se coloca é a questão monetária.

    Pelo que me andei a informar, o Astra é capaz de me fazer um consumo misto de 8.5, enquanto o Alfa muito dificilmente me fará um consumo abaixo dos 10 (corrijam-me p.f. se estiver enganado)e no que toca à manutenção, acredito que a manutenção da opel também seja mais barata. Por outro lado, não sei se faço bem em dar mais 1.300€ por 1 carro mais antigo e ainda que paga cerca de mais 100€ de selo anualmente.

    São estes os meus dilemas... Se me puderem ajudar agradeço desde já!

    #2
    O Opel é mais raro e, por isso, "exclusivo", mas bastante trambolho em termos estéticos e dinâmicos (sorry, Tubular! ).

    Em vez de apenas os veres, conduz ambos e depois terás melhor ideia. O equipamento e configuração de ambos também deverá ter uma palavra a dizer e, por fim, o tipo de tratamento que ambos indiciam ter tido ao longo da "vida".

    Comentário


      #3
      Eu já conduzi ambos e estão muito bem estimados. Adorei a condução dum e de outro, o problema concentra-se mesma nessa questão monetária.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DhyRaqq Ver Post
        Eu já conduzi ambos e estão muito bem estimados. Adorei a condução dum e de outro, o problema concentra-se mesma nessa questão monetária.


        Para qualquer um deles arranjas o mesmo modelo mais baratos, basta uma procura rápida nos sites de carros e vais encontrar mais baratos, no caso do astra também tens o 1.6 de 100cv e este paga o mesmo imposto de circulação que o alfa romeo

        O astra 1.8 que mencionaste já paga 140 euros de imposto de circulação tem atenção a isso

        Enquanto o alfa por ser 1.6 paga 55 euros

        Em questões de estética prefiro o alfa (mas isto sou eu)
        Editado pela última vez por Wannabe; 27 April 2014, 22:17.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
          Para qualquer um deles arranjas o mesmo modelo mais baratos, basta uma procura rápida nos sites de carros e vais encontrar mais baratos, no caso do astra também tens o 1.6 de 100cv e este paga o mesmo imposto de circulação que o alfa romeo

          O astra 1.8 que mencionaste já paga 140 euros de imposto de circulação tem atenção a isso

          Enquanto o alfa por ser 1.6 paga 55 euros

          Em questões de estética prefiro o alfa (mas isto sou eu)
          Agradeço as dicas.

          Já vi 3 147's que não este e não estavam sequer bem estimados, o astra só vi 1 por exemplo..

          Comentário


            #6
            A questão se é financeira, acaba por ser mais aceitável o Alfa, logo pela diferença de preço e pelo IUC anual. Mas são 2 carros distintos no conceito e isso pode pender a favor do Astra (ou não).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              A questão se é financeira, acaba por ser mais aceitável o Alfa, logo pela diferença de preço e pelo IUC anual. Mas são 2 carros distintos no conceito e isso pode pender a favor do Astra (ou não).
              E em termos de consumos e manutenção? Assusta-me um pouco o Alfa por isso...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DhyRaqq Ver Post
                Agradeço as dicas.

                Já vi 3 147's que não este e não estavam sequer bem estimados, o astra só vi 1 por exemplo..

                Vou mandar te 1 exemplo de cada um que parecem estar bem estimados

                http://fortedacasa.olx.pt/opel-astra...-iid-452013703 pelas fotos parece estar impecável

                http://www.standvirtual.com/carros/a...ness/P7810835/ poucos km e revisões todas na marca


                boa sorte

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
                  Vou mandar te 1 exemplo de cada um que parecem estar bem estimados

                  http://fortedacasa.olx.pt/opel-astra...-iid-452013703 pelas fotos parece estar impecável

                  http://www.standvirtual.com/carros/a...ness/P7810835/ poucos km e revisões todas na marca


                  boa sorte
                  Amigo o bertone que falo é exactamente esse, estive a conduzi-lo há pouco. o preço que disse é já com a mudança para GPL.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DhyRaqq Ver Post
                    E em termos de consumos e manutenção? Assusta-me um pouco o Alfa por isso...
                    Acho que em termos de consumo deve ser muito parecido. Eu não ía por aí. Já a manutenção é uma incógnita em carros com alguma idade, mas se o Astra é de corrente (não sei se será...) tens, à partida, menos uma despesa programada. Ainda por cima o Alfa troca a distribuição a cada 60 mil kms. Salvo erro, também tem o variador de fase para trocar, mas não entendido nestas matérias (vou lendo o que se diz por aqui e apanho uma coisa ou outra).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      O Opel é mais raro e, por isso, "exclusivo", mas bastante trambolho em termos estéticos e dinâmicos (sorry, Tubular! ).

                      Em vez de apenas os veres, conduz ambos e depois terás melhor ideia. O equipamento e configuração de ambos também deverá ter uma palavra a dizer e, por fim, o tipo de tratamento que ambos indiciam ter tido ao longo da "vida".
                      Estética é relativa, mas dinamicamente, lamento - não sabes o que estás a dizer, oh Xuxu Cada pessoa que tem pegado no meu carro tem ficado completamente rendida. Primeiro acham que está reprogramado (já nem adianta alegar que não é possível reprogramar o 2.2 DTI), e pior que isso, ainda há quem ache que tenho suspensões XPTO... quando ainda tem tudo de origem.

                      Dentro destas pessoas contam-se um possuidor de um famoso "TDI do aço", e um dono de um TwinTop 1.9 CDTI...

                      Quantos Astra Coupé conduziste, mesmo?
                      Editado pela última vez por TubularBells; 27 April 2014, 22:47.

                      Comentário


                        #12
                        Eu preferia o Astra, mas por uma mera questão de gostos, e penso que a decisão deve ser mesmo assim neste caso - baseado no gosto.

                        Comentário


                          #13
                          Vou acrescentar os meus dois centimos à discussão:

                          - O Opel é muito mais seguro no que toca a crash tests. O do Alfa é dos piores do seu tempo (para mim é importante, mas não o é para todos).

                          - O Alfa é muito dispendioso em manutenção. Come correias de distribuição e variadores de fase ao pequeno almoço. Se é para fazer quilometros, esquece: Faz as contas e até te assustas. (lá está eu faço mais de 30 mil ao ano, uma correia não durava 2 anos, era uma renda carissima). Os motores TS dão muito gozo mas deixam qualquer um na penúria.

                          Isto não são opiniões, são factos. Até porque nunca conduzi nenhum, por isso calo-me...

                          Comentário


                            #14
                            E não consegues encontrar um astra bertone 2.0 turbo? Um amigo meu tem um e aquilo é qualquer coisa de fantástico, em andamento e estabilidade, pena não dar para desligar o ESP.

                            Comentário


                              #15
                              Apenas por preferência pessoal, iria para o Opel

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                E não consegues encontrar um astra bertone 2.0 turbo? Um amigo meu tem um e aquilo é qualquer coisa de fantástico, em andamento e estabilidade, pena não dar para desligar o ESP.
                                Dá dá, é uma "operação" muito simples, e até já está preparado ;) Coloquei no meu o ESP desligavel, e é muito interessante

                                Ficheiros anexados

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                                  #17
                                  Como fizeste?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Vou acrescentar os meus dois centimos à discussão:

                                    - O Opel é muito mais seguro no que toca a crash tests. O do Alfa é dos piores do seu tempo (para mim é importante, mas não o é para todos).

                                    - O Alfa é muito dispendioso em manutenção. Come correias de distribuição e variadores de fase ao pequeno almoço. Se é para fazer quilometros, esquece: Faz as contas e até te assustas. (lá está eu faço mais de 30 mil ao ano, uma correia não durava 2 anos, era uma renda carissima). Os motores TS dão muito gozo mas deixam qualquer um na penúria.

                                    Isto não são opiniões, são factos. Até porque nunca conduzi nenhum, por isso calo-me...
                                    Isto é totalmente verdade.
                                    O Opel Astra Bertone é um carro francamente superior. Seja em qualidade, onde arrebata o italiano,seja em dinâmica.
                                    Este Astra apresenta uma qualidade de construção ainda acima dos demais Astra G. Eram montados na Bertone,onde o rigor de construção era ainda superior.
                                    O motor é redondo, boa aceleração e capacidade de recuperação.
                                    Do 147 vou falar do TS. Correia de distribuição,variador de fase, MAF, velas (8 e de platina) são pontos sensíveis destes carros. Depois só quase na Alfa é que há as famosas trancas para por nas arvores de cames que énecessário colocar ao mudar a correia de distribuição.Logo,se fores ao teu mecânico ele muda-te a correia,mas o motor vai ficar fora do ponto, o que implica que o carro não esteja bem comandado.
                                    O variador de fase muda-se normalmente quando se mexe na distribuição. É uma peça ainda cara. Se ouvires um barulho ao por a trabalhar tipo diesel nos primeiros segundos é porque já está nas "couves". O carro anda com ele danificado mas prejudica igualmente a perfomance.
                                    Velas na Alfa são quase 400 euros.No Ebay cerca de 150 euros.
                                    O óleo tem de ser do melhor e mudado a tempo e horas. O meu anda com Liquy Moly GT1 10W60.
                                    Atenção às capas de biela.
                                    Depois há a fragilidade do conjunto da suspensão. Braços,barra estabilizadora...
                                    O carro é interessante, mas como usado pode tornar-se num pesadelo.
                                    No Astra, e sobretudo nesta versão não existem estes problemas crónicos,a manutenção mais barata e "fácil".

                                    Os 90 euros que pagas a mais de selo,vais busca-los em muita coisa.
                                    O Astra tem a elegância de um Coupé e se com bancos em e pele,um interior bem interessante.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                      Como fizeste?
                                      Compras na Opel o perfil de plástico das teclas, do OPC (que é igual ao do Coupé, mas com o local para a tecla do ESP), e compras a tecla de desligar o ESP do OPC. Em principio já lá está a ficha (uma ficha azul com três fios). Se não tiver a ficha, também é simples... procuram a ficha com umas pontas de fio uma numa sucata ou algo do género (quase todos os Astras têm a pré instalação, até os 1.4 a gasolina), e depois é só ligar o fio cinza/amarelo a outro igual na zona (é o da iluminação), o castanho a outro castanho na zona (é a massa), e o que sobra vai ser colocado no pino 25 da unidade de comando do ESP. É simples e prático. Já andam aí alguns Turbo, e não só, onde coloquei a tecla para desligar o ESP.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                        Estética é relativa, mas dinamicamente, lamento - não sabes o que estás a dizer, oh Xuxu Cada pessoa que tem pegado no meu carro tem ficado completamente rendida. Primeiro acham que está reprogramado (já nem adianta alegar que não é possível reprogramar o 2.2 DTI), e pior que isso, ainda há quem ache que tenho suspensões XPTO... quando ainda tem tudo de origem.

                                        Dentro destas pessoas contam-se um possuidor de um famoso "TDI do aço", e um dono de um TwinTop 1.9 CDTI...

                                        Quantos Astra Coupé conduziste, mesmo?
                                        Eu ja guiei o do Tubular e com mais cuidado do que no dia do exame de condução, ou não fosse ao meu lado o próprio Tubular....
                                        Tenho a experiencia de andar no do Tubular Bells e num 1.8, e na minha opinião o Astra G quer seja o coupe ou o Sport Van tem muito bons acabamentos, contudo não nos podemos esquecer que é um projecto que foi lançado em 1998. Contudo por seu lado o Alfa também não está isento de queixas pois o seu chassi, não é mais do que o do Bravo/Brava que já de si era baseada na do Tipo. Para além disso o Alfa tem uma péssima segurança passiva, ficando muito atrás da do Astra.

                                        Em termos de carroçaria é dificil comparar pois um é um coupé e o outro é um hatchback, o Astra certamente será mais espaçoso para quatro ocupantes, mas enquanto que o Alfa pode transportar cinco pessoas, talvez mais apertadas o Astra está limitado apenas a 4 passageiros.

                                        Esse Astra que postaram já está um pouco mexido e a cor do tablier não joga muito bem, com o interior beje na minha opinião. Certamente que existiram outros Astras coupés dentro das permissas exigidas e menos tunados.

                                        http://euroncap.com/tests/alfa_romeo_147_2001/108.aspx

                                        http://euroncap.com/tests/opel_vauxh...a_1999/44.aspx
                                        Editado pela última vez por GTTDI; 28 April 2014, 13:02.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                          Compras na Opel o perfil de plástico das teclas, do OPC (que é igual ao do Coupé, mas com o local para a tecla do ESP), e compras a tecla de desligar o ESP do OPC. Em principio já lá está a ficha (uma ficha azul com três fios). Se não tiver a ficha, também é simples... procuram a ficha com umas pontas de fio uma numa sucata ou algo do género (quase todos os Astras têm a pré instalação, até os 1.4 a gasolina), e depois é só ligar o fio cinza/amarelo a outro igual na zona (é o da iluminação), o castanho a outro castanho na zona (é a massa), e o que sobra vai ser colocado no pino 25 da unidade de comando do ESP. É simples e prático. Já andam aí alguns Turbo, e não só, onde coloquei a tecla para desligar o ESP.
                                          Vou te enviar PM, tens é de apagar algumas que me deu erro de teres a caixa cheia.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                            Eu ja guiei o do Tubular e com mais cuidado do que no dia do exame de condução, ou não fosse ao meu lado o próprio Tubular....
                                            Tenho a experiencia de andar no do Tubular Bells e num 1.8, e na minha opinião o Astra G quer seja o coupe ou o Sport Van tem muito bons acabamentos, contudo não nos podemos esquecer que é um projecto que foi lançado em 1998. Contudo por seu lado o Alfa também não está isento de queixas pois o seu chassi, não é mais do que o do Bravo/Brava que já de si era baseada na do Tipo. Para além disso o Alfa tem uma péssima segurança passiva, ficando muito atrás da do Astra.

                                            Em termos de carroçaria é dificil comparar pois um é um coupé e o outro é um hatchback, o Astra certamente será mais espaçoso para quatro ocupantes, mas enquanto que o Alfa pode transportar cinco pessoas, talvez mais apertadas o Astra está limitado apenas a 4 passageiros.

                                            Esse Astra que postaram já está um pouco mexido e a cor do tablier não joga muito bem, com o interior beje na minha opinião. Certamente que existiram outros Astras coupés dentro das permissas exigidas e menos tunados.

                                            Alfa Romeo 147 | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                                            Opel/Vauxhall Astra | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating
                                            Não esquecer que o Astra Coupé tem várias alterações a nível da carroçaria, face Astra ao normal. Além disso existem novas ligas nos pilares e mais 50% de rigidez torcional. Sendo este Coupé de 2002, é provável que já tenha airbags de cortina, além dos de condutor, passageiro e laterais, que são de série desde o inicio.

                                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                            Vou te enviar PM, tens é de apagar algumas que me deu erro de teres a caixa cheia.
                                            Up's Agora vou ter que sair, mas logo já elimino algumas, e aviso-te!

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                              Eu ja guiei o do Tubular e com mais cuidado do que no dia do exame de condução, ou não fosse ao meu lado o próprio Tubular....
                                              Tenho a experiencia de andar no do Tubular Bells e num 1.8, e na minha opinião o Astra G quer seja o coupe ou o Sport Van tem muito bons acabamentos, contudo não nos podemos esquecer que é um projecto que foi lançado em 1998. Contudo por seu lado o Alfa também não está isento de queixas pois o seu chassi, não é mais do que o do Bravo/Brava que já de si era baseada na do Tipo. Para além disso o Alfa tem uma péssima segurança passiva, ficando muito atrás da do Astra.
                                              Atenção que isso não é bem assim.

                                              Ainda que o 147 tenha a base do Tipo e acreditando que tenha repercussões na segurança passiva e por isso criticável nesse ponto mas não significa que o "chassis" seja do Bravo ou do Tipo.
                                              Na prática o 147 é uma versão mais compacta do 156 e nesta gama dos 120cv é facilmente um dos carros com melhor dinâmica e envolvência na condução. Também a nível de apresentação e interior é um dos mais apelativos.

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                                                #24
                                                147 1.6 com 120cv a fazer consumos de 10L??????? So se for a GPL.... Porque a gasolina nao faz isso em andamentos normais.

                                                Quanto a escolha por si so, o Astra é mais exclusivo, tem esse contra que se reflete um bocado no preço. Pesa ainda o IUC mais elevado. Fiabilidade desconheço, mas os consumos nao seram muito diferentes do 147. Aqui penso que o 147 possa eventualmente ganhar.

                                                O 147, se tivermos em mente que é um Twin Spark, que muda correias aos 60 mil e que as borrachas dos triangulos e barra estabilizadora sao o seu ponto fraco, e se o carro estiver BEM estimado, penso que nao é um mau negocio.

                                                Como ex-possuidor de um 156 e tendo actualmente 147 na garagem, para quem nao esta preparado psicologicamente para um Alfa, penso que a escolha "acertada" sera o Astra, mas claro que tudo dependera do estado geral de ambos.
                                                Editado pela última vez por Ribeiros; 28 April 2014, 15:00.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                  147 1.6 com 120cv a fazer consumos de 10L??????? So se for a GPL.... Porque a gasolina nao faz isso em andamentos normais.

                                                  Quanto a escolha por si so, o Astra é mais exclusivo, tem esse contra que se reflete um bocado no preço. Pesa ainda o IUC mais elevado. Fiabilidade desconheço, mas os consumos nao seram muito diferentes do 147. Aqui penso que o 147 possa eventualmente ganhar.

                                                  O 147, se tivermos em mente que é um Twin Spark, que muda correias aos 60 mil e que as borrachas dos triangulos e barra estabilizadora sao o seu ponto fraco, e se o carro estiver BEM estimado, penso que nao é um mau negocio.

                                                  Como ex-possuidor de um 156 e tendo actualmente 147 na garagem, para quem nao esta preparado psicologicamente para um Alfa, penso que a escolha "acertada" sera o Astra, mas claro que tudo dependera do estado geral de ambos.
                                                  Não é preciso muito para o meu 156 1.6 TS gastar 10 L.
                                                  Infelizmente estar sempre com o carro a precisar de algo....requer preparação.A durabilidade dos componentes é baixa.
                                                  Então se user habitar em zonas rurais com péssimas estradas, notar-se-á ainda mais a rigidez e o pisar sólido do conjunto Astra Coupe para o 147.
                                                  Louve-se que o 147 tem sonoridade nobre e faz 7200RPm sempre sem perder fôlego.
                                                  No caso do Astra tentava o TURBO. É outra liga.
                                                  Editado pela última vez por Jfire; 28 April 2014, 21:16.

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                                                    #26
                                                    A versão 1.8 seria talvez a última em que pensaria. Tem o inconveniente de pagar mais IUC (que o 1.6) e costumam rachar o colector de escape. Mas é a versão mais fácil de encontrar. O 1.6 é mais raro e não é mais barato mas é mais novo e o Turbo é muito mais caro, já a rondar os 10000 euros, enquanto que estes 1.8 se vêem bastantes a menos de 4000.
                                                    Se gostas de Alfas, devias considerar um GTV. Ou até um 156 era mais concorrente do Astra Coupé que o 147.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                                      Não é preciso muito para o meu 156 1.6 TS gastar 10 L.
                                                      .
                                                      11/12L/100 fazia a minha 156 2.0 JTS, o meu 147 2.0 TS apenas faz consumos de 10L em cidade com bastante para-arranca. Isto com calma é claro. Se gostarmos de ouvir o roncar do motor, nao se pode pedir milagres

                                                      E em nenhum deles era/é preciso muito para os consumos ultrapassarem os 10L. Basta o ponteiro das RPM's subir alem das 3500 RPM

                                                      O problema maior do 147/156 é mesmo serem muito fracos a niveis de braços de suspensao e barra estabilizadora ( borrachas ). Hoje em dia isso ja pode ser atenuado, mas é problema que vai sempre acontecer.

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                                                        #28
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                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                          Não conheço o Astra mas tenho sérias dúvidas que seja melhor que o 147 em termos dinâmicos. O Alfa sempre alinhou pelo topo nesta matéria e nos comparativos que li - que o Alfa ganhou nesta matéria - os Astra nem sequer foram considerados...
                                                          Mas há que distinguir a berlina do Coupé.

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                                                            #30
                                                            Olá,
                                                            DhyRaqq chegaste a comprar que carro? Estou a pensar num 147 como segundo carro cá para casa. Cerca de 4000€ e 125 mil kms. O carro parece estar impecável, será bom negócio? Em principio deve ter mudado a correia aos 120 mil mas só vou ver o carro em breve.
                                                            Acham que como segundo carro, para fazer uns 5000 kms ano é bom? O modelo é o 1.6ts. Obrigado.

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