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dicas e precauções a ter com ibiza 1.2 12 V

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    dicas e precauções a ter com ibiza 1.2 12 V

    Bom dia a todos, este topico vai ser um pouco estranho

    O carro que tenho, não é um carro propriamente adorado por muitos, um ibiza 6L com motor 1.2 12V, o tal de 3 cilindros e que faz muito barulho, consumos altos e tudo isso.

    No entanto, este carro comigo tem sido porreiro, nunca me deu problemas para além de peças de desgaste e um pequeno problema no ar condicionado que não fui arranjar.
    Tenho conseguido muitos bons consumos com este carro em viagens na nacional e AE, adoro o ruido que faz, não tenho queixas
    O que acontece é que desde há uns meses, o carro está a comer 400 km's por semana, e já vai nos 110 mil km's. E estou preocupado com o futuro dele. Reparei que algumas vezes ele não pega logo de imediato, nada que me chateie. Enfim, o que me traz até aqui é o seguinte, procuro dicas para conservar o carro e mante-lo em forma.. pois noto tambem, que o ibiza já começa a ficar cansado. Acham que devia troca-lo? Deve-se fazer um check up total?

    Obrigado a todos

    #2
    Em primeiro lugar, se não te dá chatices, eu não aconselharia a troca, mesmo fazendo 400kms/semana.

    Depois, a manutenção pode ditar alguma coisa. Se a mesma for feita de acordo com o manual e o bom-senso (às vezes o bom-senso é mais rigoroso que o manual), então não há muito mais a fazer.

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      #3
      Também tenho um mas de 4 cilindros e o 1.4 16V. (A gasolina)
      Mas com 110mil kms isso não é nada, até é um crime estar a trocar de carro. O meu tem 77 mil e está praticamente novo havia de ser bonito quando chegar aos 100 mil e trocar de carro.
      As dicas são faceis, é teres os devidos cuidados recomendados, verificar oleo, anticongelente, correias de distribuição, filtros etc etc agora se te baldares a isso tudo obvio que o tempo de vida útil do carro diminui drasticamente.
      110 mil km's

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        #4
        Para mim o ponto fulcral é a manutenção programada TODA a tempo e horas, e não facilitar na escolha do oleo do motor, claro que isto se aplica a qualquer carro, mas quando se faz muitos Kms, e concluo com isto que quem faz 400Km por semana é porque o carro lhe faz muuuuita falta, evita pelo menos que se fique privado do seu uso devido a alguma avaria indesejada... ... não convem "deixar andar" e pensar que para a semana mudo a correia de distribuição, ou para a semana logo mudo o oleo... porque quando das por ti rapidamente passaram 500 ou 1000Kms que poderão fazer mossa depois...

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          #5
          Muito obrigado pelas respostas ..
          É que tive uma pessoa que me disse que o meu carro não iria chegar aos 200 mil km's, e fiquei preocupado.. Porque o motor ultimamente não pega logo de imediato, e de manha faz uma pouco de barulho até aquecer.. Mas até hoje, cumpri todo o plano de manutenção, inclusivé , sempre alguns km's antes

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            #6
            Originalmente Colocado por Allseat Ver Post
            Muito obrigado pelas respostas ..
            É que tive uma pessoa que me disse que o meu carro não iria chegar aos 200 mil km's, e fiquei preocupado.. Porque o motor ultimamente não pega logo de imediato, e de manha faz uma pouco de barulho até aquecer.. Mas até hoje, cumpri todo o plano de manutenção, inclusivé , sempre alguns km's antes
            As velas são boas, recentes/novas, adequadas e estão em bom estado?

            A bateria ainda está boa?

            Sabes qual é o oleo do motor que tá lá dentro? Ainda tem poucos kms/tempo?

            O filtro do oleo tem sido mudado sempre que é mudado o oleo?

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              #7
              O barulho ao arrancar pode ser o motor de arranque a precisar de uma revisão ás escovas, nada de mais. Esse motor não tem nenhum problema cronico e nem consome oleo, conheço uma pessoa com um carro com motor igual com 260.000km, sem problemas de maior.

              Faz as revisões sempre a tempo e horas e não deves ter qualquer tipo de chatice, existem sempre os imponderáveis mas isso é com qualquer motor.

              O motor não tem correia de distribuição por isso nas revisões é só oleo e filtros.
              Editado pela última vez por Scutar; 29 April 2014, 15:55.

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                #8
                Originalmente Colocado por Allseat Ver Post
                Muito obrigado pelas respostas ..
                É que tive uma pessoa que me disse que o meu carro não iria chegar aos 200 mil km's, e fiquei preocupado.. Porque o motor ultimamente não pega logo de imediato, e de manha faz uma pouco de barulho até aquecer.. Mas até hoje, cumpri todo o plano de manutenção, inclusivé , sempre alguns km's antes

                Isso não tem lógica, achas que iam arriscar a imagem da marca e lançar um carro que não fizesse 200 mil?


                Alguém aqui sabe para quantos kilómetros são dimensionados estes motores sem ter de o abrir para ser reparado?

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                  #9
                  Já vi um que chegou até aos 300 mil se o motor foi aberto ou não agora não sei, mas penso que não. O que é certo é que agora está à venda num stand com menos 110 mil...

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                    #10
                    Até aos 300.000km com a manutenção adqueada acho que devem fazer sem problemas. O vw polo 1.2 12v do Tony deve estar com esta kilometragem mais ou menos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Allseat Ver Post
                      Muito obrigado pelas respostas ..
                      É que tive uma pessoa que me disse que o meu carro não iria chegar aos 200 mil km's, e fiquei preocupado.. Porque o motor ultimamente não pega logo de imediato, e de manha faz uma pouco de barulho até aquecer.. Mas até hoje, cumpri todo o plano de manutenção, inclusivé , sempre alguns km's antes
                      É vidente ou faz-se? É entendido em mecânica ou pensa que sim? Acompanha o carro desde novo ou gosta de se por a adivinhar? Entendes?

                      Comentário


                        #12
                        Isso de se dizer que carro A, B ou C não faz 200 000 Kms... ... é baseado em que? Eu aqui na fábrica ando com uma kangoo de 2007, que tem 14000 Kms apenas porque só serve para andar aqui dentro do complexo industrial... ...no entanto deve ter o motor mais desgastado que o meu alfa 156 que tem 230 000 Kms que ainda não gasta uma gota de oleo... ... Podes ter 2 motores a funcionar 1 hora seguida, um fazer 100 Kms, outro 10 Kms e o que fez 10 ter mais desgaste... ou não... é tudo muito relativo.

                        Uma coisa é certa... ... manutenção preventiva em primeiro lugar, e mesmo assim nada te garante que não venhas a ter problemas, mas se descurares isso a probabilidade de teres problemas aumenta certamente... oleo no motor é como o sangue que te corre nas veias... ... eu quando conheci a minha actual mulher, ela tinha um Yaris 1.0... morreu nas minhas mãos um dia na AE a bater nos 100 000 Kms... ... quando se abriu o motor o mecânico perguntou à quanto tempo não se mudava o oleo... ela respondeu: "Nunca mudei, disseram-me que os Toyotas eram os melhores carros..."

                        Continua a fazer a manutenção a tempo e horas, se possível vê o estado das velas e da bateria como aqui já foi dito para perceberes se é daí a dificuldade de ele custar a pegar, porque o importante é não ficares apeado... de resto... se tratas bem do bólide deixo-o devorar asfalto que é para isso que ele foi feito

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                          #13
                          cmax, nunca trocou o óleo em 100 mil kms? Presumo que se não trocou o óleo, também não trocou mais nada e não deve ter visto nenhuma oficina. Se assim foi, muito durou ele, diga-se...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            cmax, nunca trocou o óleo em 100 mil kms? Presumo que se não trocou o óleo, também não trocou mais nada e não deve ter visto nenhuma oficina. Se assim foi, muito durou ele, diga-se...
                            Não consigo afirmar com conhecimento de causa, porque conheci-a na mesma altura em que isso aconteceu, mas segundo ela, comprou o carro com cerca de 60 000 Kms... disse que a única vez que foi à oficina foi quando tentou fazer uma inspeção, mas tinha uma luz no painel acesa e chumbou... foi a uma oficina qualquer e quem lhe atendeu mexeu nuns fios e apagou a dita luz, mas ela não sabe explicar bem o que se passou...

                            Da minha parte sei que andei nele uma vez na AE, e quando comecei a chegar aos 130 Km/h vi a luz do oleo acender e comecei a ouvir um "tek tek" que aumentava ou diminuia consoante a rotação... fiz uns quantos metros até uma estação de serviço, e o carro sempre "tek tek"... quando o desliguei... nunca mais pegou...

                            Depois na oficina disseram que o problema tinha sido falta de lubrificação... ... ... se é verdade ou não... ... mas... ... acreditanto que ela nunca o levou à revisão em 4 anos (40 000Kms) acredito piamente que o Yaris ainda estava entre nós se tivesse tido manutenção na hora certa... até porque aquele 1.0 a gasolina gastava menos (4.1L/100) que o 1.3 multijet a diesel que o veio substituir (4.9L/100)... ...

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                              #15
                              É, esse motor é muito bom. Falo do primeiro de 4 cilindros. O mais recente de 3, não tenho conhecimento. O da minha irmã ficou na traseira de um basculante, com 12 anos e mais de 100 mil kms. Rigorosamente nada a apontar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                É, esse motor é muito bom. Falo do primeiro de 4 cilindros. O mais recente de 3, não tenho conhecimento. O da minha irmã ficou na traseira de um basculante, com 12 anos e mais de 100 mil kms. Rigorosamente nada a apontar.
                                Este era de 4 cilindros, penso que da primeira geração (2002)... sim toda a gente diz que são bons carros... eu não tive muita experiencia com ele... mas de facto a nível de consumo era uma coisa estúpida... nunca vi o carro a gasolina que gastasse tão pouco para aquilo que andava... deve ser dos carros mais economicos da sua época, senão for mrsmo o mais economico...

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