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Test Drive: Opel Zafira 1.9Cdti

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    Test Drive: Opel Zafira 1.9Cdti


    Vim agora de Férias da Madeira, onde estive com uns amigos.

    O Carro alugado foi uma Zafira 1.9Cdti (ou a de 100 ou a de 120cv não sei como se vê...).

    É um modelo que acho bastante engraçado, gira por fora e tb com bom aspecto interior.

    Pontos Negativos: O Motor não chega para a carrinha com 6 pessoas lá dentro (e sem ac ligado). Principalmente por ser na Madeira com subidas de 11%, o carro só andava em 1ª e 2ª muito raramente uma 3ª e isto numa caixa de 6!!
    A pouca kilometragem da Carrinha nhão ajudava. Tinha apenas 1.400km quando foi para as nossas mãos e a rodagem feita na ilha não deve ser das melhores.
    A embraiagem ou é uma porcaria ou em 1.400km um "bife" qq deu cabo dela. Muitas vibrações e tinha de se exigir muito dela em arranques em subida e foram vários os casos em que a carrinha foi abaixo.
    Com menos de 1 mês e apenas 1.400km, já contava com vários ruidos parasitas, principalmente dos lugares suplementares da mala.
    A mala na configuração de 7 lugares, fica (como ei de dizer)... Não fica, levava 4 mochilas e eram todas empurradas á força.
    O Portão da mala tinha a molas demasiado duras.

    Pontos Positivos: Um design agradável. Um interior com qualidade. Um CB bastante completo, se bem que usando o display do rádio faz com que se carregue sempre na tecla BC antes de o usar, ou mudamos de estação. (se bem que os comandos no volante são separados).
    O rádio com uma qualidade de recepção excelente!! Do melhor que já vi.
    A grande surpresa final foi o Consumo. Com cerca de 500km feitos sempre com 6 pessoas no interior e nas famosas subidas da madeira, a zafira consumiu 8,2L/100 o que acho que foi uma média bastante aceitável.


    Resumindo, é uma boa opção para uma familia de 4/5 elementos, (6/7 só sem malas). Mas apenas na vertente de 150cv.

    #2
    Tambem já fiz uns bons kms ao volante de uma Zafira 1.9CDTi de 100cv.
    Como não a conduzi em sitios tão montanhosos como a Madeira, nem andei com mais de 4 pessoas a bordo, gostei muito do motor, contrariamente ao que ouço dizer da versão de 150cv achei o motor muito progressivo desde as rotações mais baixas, o "kick do turbo" não existe, o motor puxa sempre por igual, está muito longe de ser desportivo mas como tambem estou habituado ao Megane 1.5dCi de 80cv achei os motores muito semelhantes em termos de prestações puras e por isso não me desiludiu...
    Não gostei muito da posição quase vertical dos pedais, em vez de se empurarrem para a frente, pisam-se pra baixo, tem uma posição de condução tipo camião, podia ser mais aproximada ao de uma berlina mas não, não esconde ter uma posição de condução de monovolume.
    Confirmo os ruidos parasitas vindos de trás desde nova, fiquei com a ideia que vinham da chapeleira (visto que a terceira fila de bancos ia recolhida), talvez viessem mesmo dos bancos...
    Bancos e suspensão dura e desconfortável (para um veiculo de pretensões familiares).
    Se disser atrás CDTI sem nada a vermelho (tudo cromado) era uma 1.9 de 100cv.
    Não gosto de monovolumes em geral e esta não é excepção.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Sim, de facto tinha o cdti tudo a cromado. Seria então a de 100cv. Tb pelo andamento dela já se tinha notado isso.

      Comentário


        #4
        ena...ena...temos sorte de andar a fazer test-drive

        E com tantos defeitos apontados compra-la-ia ??

        Comentário


          #5
          Dentro dos Mono-Volumes compactos acho que comprava! Mas com um motor melhor.

          Comentário


            #6
            A que eu conduzi é carro de serviço de uma empresa onde o meu pai trabalha.
            Na altura foi considerado para alem da Zafira a Touran 1.9TDI de 105cv.
            O principal motivo (para não dizer mesmo o motivo determinante) que ditou a compra da Zafira é o facto de comercialmente a Opel fazer propostas anos-luz mais competitivas e profissionais para empresas a nivel de rentings, leasings, e tambem devido ao facto da Opel para alem disto tudo ter uma politica de descontos muitissimo mais aguerrida que a da VW.
            É o unico Opel naquela empresa mas o concessionário principiou logo com desconto de frota (frota de 1 veiculo :D), depois aplicou desconto de lançamento (foi das primeiras Zafiras a ser entregue), ofereceu um pack de equipamento com jantes de liga leve (pack conforto ou coisa parecida), e isto é o que me lembro.
            Se olhando para o preço base a Zafira é mais barato que a Touran em X euros, com as propostas finais de ambas as marcas a Zafira ficava X+X+X euros mais barata que a Touran, e como não é carro para andar a passear e mostrar, foi-se para a mais barata, logo, Zafira!
            De qualquer forma vejo muito poucas na estrada, o que vai um pouco contra o que acabei de relatar...

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Jeandré

              A que eu conduzi é carro de serviço de uma empresa onde o meu pai trabalha.
              Na altura foi considerado para alem da Zafira a Touran 1.9TDI de 105cv.
              O principal motivo (para não dizer mesmo o motivo determinante) que ditou a compra da Zafira é o facto de comercialmente a Opel fazer propostas anos-luz mais competitivas e profissionais para empresas a nivel de rentings, leasings, e tambem devido ao facto da Opel para alem disto tudo ter uma politica de descontos muitissimo mais aguerrida que a da VW.
              É o unico Opel naquela empresa mas o concessionário principiou logo com desconto de frota (frota de 1 veiculo :D), depois aplicou desconto de lançamento (foi das primeiras Zafiras a ser entregue), ofereceu um pack de equipamento com jantes de liga leve (pack conforto ou coisa parecida), e isto é o que me lembro.
              Se olhando para o preço base a Zafira é mais barato que a Touran em X euros, com as propostas finais de ambas as marcas a Zafira ficava X+X+X euros mais barata que a Touran, e como não é carro para andar a passear e mostrar, foi-se para a mais barata, logo, Zafira!
              De qualquer forma vejo muito poucas na estrada, o que vai um pouco contra o que acabei de relatar...

              Cumprimentos
              Olhe q n!
              A marquinha do carocha fez-me a mim um mto melhor negócio.

              Comentário


                #8
                Mto bom silverarrow

                Acho estes tópicos mto uteis.
                E qto ao conforto, q achaste?

                Comentário


                  #9
                  Tinha jante de 16, mas era bastante confortável e filtrava bem os buracos. Se bem que as estradas na madeira estão em bastante boa condições.

                  Comentário


                    #10
                    Tenho q por aqui os test drives q me faltam.

                    Pois pelo q me explicaram, a diferença na opel entre 16 e 17", nota-se mto mais.

                    Comentário


                      #11
                      Bela descrição;) era capaz de ser a versão de 100cv, a de 150, com 7 pessoas, e com bagageira de tejadilho( nosso caso) anda que se desunha..Quanto ao arranque, acho que é comum a todos os cdti, devido á falta de força antes das 2000rpm;), mas é uma questão de habito. A de ca de casa so tem um unico barulho parasita e apareceu devido á montagem do kit bluetooth[xx(]Se fosse hoje teria sido feita a mesma escolha.

                      Abraço

                      Comentário


                        #12
                        Boas pessoal,

                        que dizem desta: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#0ba33831da ?

                        Seria para troca pela minha 308 SW 7 lugares, 1.6Hdi 110cv de 10/2008 e só tem 108000km

                        Sei que pode não parecer muito lógico, mas aqui a intenção seria ganhar uns lugares de jeito na 3ª fila, o que a Zafirta consegue ter por ter essencialmente um fundo generoso para as pernas.

                        No entanto perco a modularidade dos 3 bancos individuais da 2ª fila, para além de ser um carro mais antigo e com mais kms.

                        O ideal seria algo como 807/Phedra e etc mas a Maria não aprecia muito destas...

                        Comentário


                          #13


                          11 anos!!!
                          Ficheiros anexados

                          Comentário


                            #14
                            Com esses bancos esquece... Penalizam muito o conforto.

                            Acho a zafira engraçada, mas tem de ser uma cosmo ou assim, com bancos francamente melhores

                            Uma curiosidade, numa mudança que ajudei a fazer, consegui carregar mais na 307 do que numa zafira, devido a não ser possível retirar os bancos.


                            Cump.

                            Comentário


                              #15
                              @ednuno, é melhor que abrir mais um tópico e fazer duplicação de informação, certo? Acho que é para isso que serve a "pesquisa"

                              @ice os bancos fazem assim tanta diferença no conforto entre uma e outra versão?

                              Comentário


                                #16
                                Cada um sabe de si. Eu nem sequer pensaria nesses bancos. São rijos e desprovidos de apoio lateral...

                                Os da pug (não conheço os da 308, baseio-me nos da 307...) são muito melhores. Num carro que já de si é a puxar para o rijo faz diferença

                                Já os da versão cosmo (pele e tecido) são porreiros, rijos mas com um bom apoio. Isto para a minha estrutura.


                                Cump.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mike, concordo em absoluto com o Ice...Ainda por cima com esse motor (algo submotorizado) para o carro que é.

                                  Gosto bastante da primeira geração, esta nem por isso. A actual ainda não decidi Se tivesse na tua posição, continuava à procura.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esquece esse modelo que está à venda, compra a versão de 150CV, é mais difícil de encontrar em novas eram muito caras, mas tem muito mais motor.

                                    Experimenta uma de 150CV em bom estado, e nunca mais sequer pensas nas outras versões. Foi assim que tiramos as teimas e comprámos uma.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu gosto de ver os exageros baseados maioritariamente em ideias que se repetem até à exaustão, condicionando depois logo à partida quem experimenta depois.

                                      Os bancos e suspensões da Opel são mesmo aqueles em que, a acreditar nessas histórias, são 100 x piores que o carro dos Flintstones. É engraçado como é que eu em 4,5 anos e 115.000 km de Opel não rebentei com a minha coluna toda de tanto andar sentado e montado em pedras...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Lino, não vi nenhum exagero (e tive 3 Opel) nem nada de discrepante perante a minha experiência. Os bancos fazem diferença, neste caso, assim como fazem no corsa C pré-restyling entre a versão confort (desconfortáveis) e a elegance (confortáveis). E, por norma, é uma marca a dar para o rijo, mas não é a única.

                                        Lembro-me do meu Corsa B Swing pós restyling de 1997 e ao sentar-me num Ibiza daquela época (desconheço a versão) parecia que passava de um sofá para uma cadeira de pau.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu no ano dessa Zafira, em 2006 devo ter passado com carro de serviço por quase todo o segmento C sem ser o Golf e sem dúvidas que o Opel Astra era o mais desconfortável de todos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Engraçado... estava aqui a ler um ensaio a esse Zafira, numa revista francesa, e um dos aspectos positivos do carro era o seu conforto de suspensão...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado desde já pela opinião, para o "desenterranço" não está mau [emoji23]

                                              Bem quanto à dureza de suspensão estou habituado, 4 anos de Ibiza seguidos de 4 anos de Ceed, fizeram a minha 308 SW com pata 17" parecer um sofá ambulante.
                                              Voltar a um sofá de pedra não seria dramático [emoji848]

                                              Em relação ao modelo eu até gosto, tem como ponto bastante positivo o facto de a 3 fila ter tipo um alçapão para os pés o que permite passageiros de maior estatura irem confortáveis, ou seja, sem irem com os joelhos quase no queixo.

                                              Como grande contra tem o a 2 fila, bem que poderiam ser 3 bancos individuais ou não o sendo que fosse dividido em pelo menos 3 lugares. Não sendo assim a carinha é praticamente um 2+2+2

                                              Quanto ao motor "No problem" desde que seja fiável, as prestações não me dizem muito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Engraçado... estava aqui a ler um ensaio a esse Zafira, numa revista francesa, e um dos aspectos positivos do carro era o seu conforto de suspensão...

                                                Confortável em relação aos franceses não concordo, mas também não é desconfortável, nem a mais "dura" dos modelos Alemães, a versão de 150CV tem o botão Sport, que a torna mais firme mas nunca uma pedra, agora a Zafira é uma Astra B mais alta, não pode ter uma suspensão macia senão adornava que parecia um barco, a grande vantagem da Zafira é a condução como outro qualquer automóvel ligeiro, todas as soluções maiores de 7 lugares têm a condução de um furgão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim, a revista também refere que a condução se assemelha bastante a uma berlina, em termos de reactividade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Trocar um carro com 108.000km por um com 190.000km
                                                    Eu não me metia nisso a não ser que o carro fosse para andar muito pouco, acho que os 8.000€ que pedem por ela não reflectem a quilometragem que já tem, se fosse a de 150cv ainda conseguia perceber esse preço mas sendo a de 100...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho que fui claro quando dei a minha opinião.

                                                      O conforto será sempre muito relativo, muito dependerá do carro anterior que se teve. Eu passei de uma astra para a 307 e apenas notei mais conforto nos bancos. Os da astra até não eram maus (versão edition), os da pug é que são bons

                                                      Já no que à suspensão diz respeito, considerava a astra melhor. Isto porque era mais homogénea no amortecimento. A 307 possui um eixo traseiro muito saltitante. Em piso degradado nota-se bastante e faz uma grande diferença para o excelente eixo dianteiro.

                                                      Quanto à motorização, andei amiúde com uma zafira B 120 cvs automática e até gostei. Mas a minha toada era sempre calma. Os consumos não eram meigos, mas dava desconto por ser auto...

                                                      Resumindo, acho que estás no caminho certo, pelo que dizes já cumpre para o que precisas e mantêm os custos reduzidos quando comparado com outros modelos que viste.

                                                      Não sei se não aprecias, mas, em minha opinião, ainda mais competente que a zafira tens o caixote da touran. Acrescenta algum conforto e 7 bancos individuais


                                                      Cump.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                        Os consumos não eram meigos, mas dava desconto por ser auto...

                                                        Cump.
                                                        Por aqui 1.9 cdti 150 auto num carro com mais de 1600kg, ac sempre ligado, percursos curtos (até 5km) em 50% da utilização, Média de 6,8 nos últimos 15.000km. Não me parece mau, especialmente com 315.000km.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                          @ednuno, é melhor que abrir mais um tópico e fazer duplicação de informação, certo? Acho que é para isso que serve a "pesquisa"
                                                          Não deixa de ser um grande desenterranço.
                                                          Haja humor!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                            Por aqui 1.9 cdti 150 auto num carro com mais de 1600kg, ac sempre ligado, percursos curtos (até 5km) em 50% da utilização, Média de 6,8 nos últimos 15.000km. Não me parece mau, especialmente com 315.000km.
                                                            Não é mau de todo. Mais do que isso gastava na de 120 cvs Sempre acima de 7.5 l/100... Mas como disse pouco andei nela, não me cheguei a ambientar. Provavelmente daria para baixar

                                                            Cump.

                                                            Comentário

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