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Sem liquido de Refrigeração 1 semana depois da Revisão

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    Sem liquido de Refrigeração 1 semana depois da Revisão

    Bons dias gente.

    Passa-se o seguinte,

    O Carro foi à revisão na marca à coisa de uma semana.
    Tenho reparado que a ventoinha do radiador tem estado ligada sempre que paro o carro, mas como têm estado 30 graus nem liguei.

    Hoje em andamento reparei uma perda ligeira de potência em acelaração, e aí apercebi-me e chegado a casa fui ver e o liquido de refrigeração e encontra-se muito em baixo (aí nos 20%), muito abaixo do mínimo.
    O manómetro da temperatura encontrava-se no normal, mas desligando o carro a ventoinha mantem-se a trabalhar.

    O carro está em garagem todos os dias, e nunca vi qualquer liquido no chão...

    Liguei para a oficina, que me disseram achar isto estranho, e que atestasse àgua destilada para ver se volta a vazar.

    O carro não tinha problemas, foi à revisão anual, e uma semana depois está sem liquido de refrigeração? não sei o que pensar.



    Opiniões?

    Obrigado gente.

    #2
    Está visto que tens uma fuga de refrigerante, agora tens que tentar avaliar a gravidade da situaçao como saber a quantidade que está a perder, volta a repor até chegar ao nivel, verifica se nao tens gordura no liquido e se possivel se consegues ver se existe alguma humidade que de para detectar a fuga.
    Se a quantidade de perda de liquido for grande nao convem andar com o carro.

    Comentário


      #3
      Boa tarde,

      Atenção que o manómetro e sensor de temperatura (mesmo estando bom) não é uma coisa totalmente "fail-safe".

      Ou seja, se não houver líquido em contacto com o sensor (e apenas ar), o manómetro não vai indicar ao condutor qualquer aumento de temperatura e o ponteiro pode continuar na zona habitual... é isto que a malta por vezes não se lembra.

      Se não vês qualquer fuga:

      - talvez tenha ido algum líquido para o circuito da sofagem, que eles se esqueceram de abrir;

      - houve alguma intervenção na junta da cabeça, nessa ida à oficina ?

      Comentário


        #4
        Boas.

        Obrigado pelos comentários.

        Não houve qualquer mexida na junta da cabeça, foi apenas uma revisão simples.


        Estou a planear atestar com àgua destilada, e ver como se porta.

        Concordam com isto?


        (No entanto, a não ser que se tenham esquecido de colocar o refrigerante, deve eventualmente esvaziar de novo... )

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por WM Ver Post
          Boas.

          Obrigado pelos comentários.

          Não houve qualquer mexida na junta da cabeça, foi apenas uma revisão simples.


          Estou a planear atestar com àgua destilada, e ver como se porta.

          Concordam com isto?


          (No entanto, a não ser que se tenham esquecido de colocar o refrigerante, deve eventualmente esvaziar de novo... )
          Mas sempre conseguiste ver algum líquido lá no fundo? E tinha alguma cor ou era transparente?

          Sim, é sempre preferível acrescentar água destilada, em vez de água do cano.

          Agora, o que eu me referia era que, pode-se ter dado o caso de eles se terem esquecido de por o circuito da sofagem a funcionar na revisão (para receber a sua parte de líquido).

          E como dizes tem estado calor, tu ao teres usado a sofagem ou algo, parte do líquido refrigerante do motor entrou para o circuito da sofagem, (que pode ter ficado vazio aquando da revisão).
          Baixando desta forma o líquido disponível para o motor.

          - Não acrescentes líquido (ou água destilada) com o motor quente, é perigoso;

          - Com o carro a frio (por ex. 1 hora depois de ter trabalhado), abre devagar a tampa do líquido de refrigeração (radiador ou vaso de expansão), e acrescentas se necessário, só até ao nível recomendado/marcado;

          - Experimenta ligar o carro e por a sofagem no ar quente (para preencher o circuito) e vê se o nível do líquido baixa muito;

          - Evita fazer acrescentos com o motor já quente e no fim fecha bem a tampa.
          Editado pela última vez por BoraLaMarina; 03 May 2014, 14:23.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
            Mas sempre conseguiste ver algum líquido lá no fundo? E tinha alguma cor ou era transparente?

            Sim, é sempre preferível acrescentar água destilada, em vez de água do cano.

            Agora, o que eu me referia era que, pode-se ter dado o caso de eles se terem esquecido de por o circuito da sofagem a funcionar na revisão (para receber a sua parte de líquido).

            E como dizes tem estado calor, tu ao teres usado a sofagem ou algo, parte do líquido refrigerante do motor entrou para o circuito da sofagem, (que pode ter ficado vazio aquando da revisão).
            Baixando desta forma o líquido disponível para o motor.

            - Não acrescentes líquido (ou água destilada) com o motor quente, é perigoso;

            - Com o carro a frio (por ex. 1 hora depois de ter trabalhado), abre devagar a tampa do líquido de refrigeração (radiador ou vaso de expansão), e acrescentas se necessário, só até ao nível recomendado/marcado;

            - Experimenta ligar o carro e por a sofagem no ar quente (para preencher o circuito) e vê se o nível do líquido baixa muito;

            - Evita fazer acrescentos com o motor já quente, fecha bem a tampa.

            Obrigado pela resposta.

            O Depósito tem cerca de 20% de liquido, cor de laranja.


            O meu plano é para já, ter carro para andar, que segunda feira tenho que o usar sem falta, e entretanto falar com a oficina, explicar-lhes o caso, porque nada disto me deixa minimamente descansado.


            Vou fazer o que sugeriste, obrigado pela ajuda.

            Comentário


              #7
              Pois, a questão é que ainda não se sabe bem se tem alguma fuga (indetectada), ou apenas puseram pouco líquido refrigerante, ou outra coisa qualquer.

              Experimenta e vê se resolve - se precisas mesmo do carro, vai controlando o nível do líquido frequentemente.

              De qualquer das formas, não andes com o carro sem líquido nenhum, ou se a ventoinha trabalhar constantemente (com frequência fora do vulgar).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                Pois, a questão é que ainda não se sabe bem se tem alguma fuga (indetectada), ou apenas puseram pouco líquido refrigerante, ou outra coisa qualquer.

                Experimenta e vê se resolve - se precisas mesmo do carro, vai controlando o nível do líquido frequentemente.

                De qualquer das formas, não andes com o carro sem líquido nenhum, ou se a ventoinha trabalhar constantemente (com frequência fora do vulgar).

                Ok, obrigado pela ajuda

                Comentário


                  #9
                  Viva,

                  assim para excluir uma possivel causa do problema (mesmo não sabendo a marca e modelo do carro) verifica debaixo do tapete do passageiro se existe alguma humidade ou liquido refrigerante. Basta levantar o tapete e pressionar com um lenço de papel e verificar se ele vem com indicios de humidade (e cor). Se for o caso trata-se do radiador da sofagem com fuga. É uma possibilidade e é facil de despistar. Já me aconteceu.

                  Comentário


                    #10
                    Dizes que a cor do líquido de refrigeração é laranja...mas é transparente ou baço? Essa cor laranja não é nada bom sinal, a não ser que seja a cor do líquido, o que eu duvido.

                    Comentário


                      #11
                      A Opel e a Peugeot usam/usaram líquido laranja.

                      Comentário


                        #12
                        Boas malta,

                        Estamos a falar dum Ford Focus com 4 anos.

                        O liquido cor de laranja é meio transparente, e da oficina disseram-me que é o refrigerante que eles usam.



                        Se por acaso é uma fuga, ocorreu logo a seguir à revisão na marca....

                        Vou colocar agua destilada, e segunda irão ouvir-me.

                        Comentário


                          #13
                          Mete água destilada e liga o motor uns minutos. Deixa arrefecer umas horas e consulta o nível.
                          (método genérico)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Dizes que a cor do líquido de refrigeração é laranja...mas é transparente ou baço? Essa cor laranja não é nada bom sinal, a não ser que seja a cor do líquido, o que eu duvido.
                            O original da GM, que uso na Astra, é mesmo laranja. É um pouco parvo, mas é o que é.

                            Podes ver aqui:

                            Comentário


                              #15
                              Bons dias.

                              Hoje fui buscar àgua destilada e atestei até à marca de minimo.

                              Liguei o carro, e pus a ventilação no calor no máximo.


                              Após uns momentos, pingou ligeiramente do tubo de escape, e no final de 10 minutos ligado, o nivel refrigerante desceu uma valente polegada (desceu bem mais do que as pingas que cairam do tubo de escape).

                              Coloquei um guardanapo no liquido caido do tubo de escape, que veio incolor (apesar de diluido com a agua destilada, no reservatorio ainda estava cor de laranja), levando-me a questionar se é um problema ou condensação normal de um motor a frio...

                              Mais uma nota, em nenhuma altura o tubo de escape largou qualquer fumo ou vapor...


                              Alguma ajuda malta?

                              Comentário


                                #16
                                Há uma fuga de água algures nesse motor. Agora falta descobrir a origem dela uma vez que não é visível. Há uns anos depois de ter feito a revisão no dia seguinte surgiu uma fuga num tubo. Acontece que esta era visível e mal a vi levei o carro ao concessionário.

                                Comentário


                                  #17
                                  O que é que foi feito na revisão? Mudaram o líquido anticongelante?

                                  Distribuição, bomba de água, etc.?

                                  É que revisões há muitas... há quem chame revisão a mudar óleo do motor e umas pastilhas dos travões. Revisões são aquelas coisas que têm duas páginas de check-up/serviço. Ou uma... ou meia... ou 1/4, depende das revisões!


                                  Mete água destilada até ao nível máximo e amanhã vai lá... esse pingar do escape pode não ser nada bom, tal como pode ser condensação... mas perder líquido e pingar pelo escape ao mesmo tempo não é muito agradável...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um motor a gasolina pinga água do cano de escape, não é perigoso, é mesmo assim. Resulta da combustão da gasolina e da temperatura baixa da linha de escape (motor frio ou circulação em cidade).

                                    O líquido de refrigeração da Ford é laranja semi fluorescente (o bom, o assim-a-assim é rosa).

                                    WM vai à ford e compra líquido de refrigeração premium (o tal laranja concentrado para diluir 50/50%), 7eur e pouco por Litro, para acrescentares ao líquido que o focus já tem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu bem digo que levar as viaturas à marca, de vez em quando aparecem pérolas destas. Não me admirava que tivessem feito alguma troca de peça, para meter noutro carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                        Bons dias.

                                        Hoje fui buscar àgua destilada e atestei até à marca de minimo.

                                        Liguei o carro, e pus a ventilação no calor no máximo.


                                        Após uns momentos, pingou ligeiramente do tubo de escape, e no final de 10 minutos ligado, o nivel refrigerante desceu uma valente polegada (desceu bem mais do que as pingas que cairam do tubo de escape).

                                        Coloquei um guardanapo no liquido caido do tubo de escape, que veio incolor (apesar de diluido com a agua destilada, no reservatorio ainda estava cor de laranja), levando-me a questionar se é um problema ou condensação normal de um motor a frio...

                                        Mais uma nota, em nenhuma altura o tubo de escape largou qualquer fumo ou vapor...


                                        Alguma ajuda malta?
                                        Tenta ver se não está a pingar pela bomba de água ou por algum tubo...Pode não estar a cair para o chão se ficar preso na estrutura do carro...

                                        De qualquer forma eu não descartava teres a junta queimada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          O que é que foi feito na revisão? Mudaram o líquido anticongelante?

                                          Distribuição, bomba de água, etc.?

                                          É que revisões há muitas... há quem chame revisão a mudar óleo do motor e umas pastilhas dos travões. Revisões são aquelas coisas que têm duas páginas de check-up/serviço. Ou uma... ou meia... ou 1/4, depende das revisões!



                                          Mete água destilada até ao nível máximo e amanhã vai lá... esse pingar do escape pode não ser nada bom, tal como pode ser condensação... mas perder líquido e pingar pelo escape ao mesmo tempo não é muito agradável...
                                          Isto já foi há mais de 10 anos mas mudaram o óleo filtros, óleo dos travões e lavaram o motor, um rolamento e acho que foi os calces dos travões.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                            Bons dias.

                                            Hoje fui buscar àgua destilada e atestei até à marca de minimo.

                                            Liguei o carro, e pus a ventilação no calor no máximo.


                                            Após uns momentos, pingou ligeiramente do tubo de escape, e no final de 10 minutos ligado, o nivel refrigerante desceu uma valente polegada (desceu bem mais do que as pingas que cairam do tubo de escape).

                                            Coloquei um guardanapo no liquido caido do tubo de escape, que veio incolor (apesar de diluido com a agua destilada, no reservatorio ainda estava cor de laranja), levando-me a questionar se é um problema ou condensação normal de um motor a frio...

                                            Mais uma nota, em nenhuma altura o tubo de escape largou qualquer fumo ou vapor...


                                            Alguma ajuda malta?

                                            Se na revisao mudaram o anti-congelante é bem possivel que o circuito nao trenha ficado bem sangrado, mete agua até ao maximo, mete o motor a trabalhar e deixa-o disparar a ventoinha duas ou tres vezes sempre com a soufagem virada para o quente

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              A Opel e a Peugeot usam/usaram líquido laranja.
                                              Penso que o Paraflu que a Fiat recomenda também é laranja

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bom dia malta.

                                                Após ter atestado com àgua destilada no sábado, e o nivel do depósito de refrigerante ter descido até 20% da capacidade, hoje voltei a atestar, e desta feita quando cheguei ao trabalho desceu para 65%.

                                                Á hora de almoço voltei a atestar, e após nova viagem, já não desceu o nivel.


                                                Aparenta-me agora estar estável...


                                                Assim sendo, não aparenta ser uma fuga (isto e o facto de nunca ter largado liquido para o chão, nem ter o compartimento do motor qualquer gorduras e humidades)...


                                                O que vos parece? começa a parecer que o BoraLaMarina poderá ter razão quando sugeriu :

                                                Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                (...)

                                                Agora, o que eu me referia era que, pode-se ter dado o caso de eles se terem esquecido de por o circuito da sofagem a funcionar na revisão (para receber a sua parte de líquido).

                                                E como dizes tem estado calor, tu ao teres usado a sofagem ou algo, parte do líquido refrigerante do motor entrou para o circuito da sofagem, (que pode ter ficado vazio aquando da revisão).
                                                Baixando desta forma o líquido disponível para o motor.

                                                (...)

                                                Opiniões?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  ve nível do óleo. esta acima do máximo?
                                                  cor do óleo que vem na vareta? preto ou acastanhado»?
                                                  olha para tampa do óleo e diz-me se tem cor achocolatada agarrada

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Oleo dentro dos limites, e de cor preta.

                                                    Amanhã vou ligar para a oficina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vai verificando semanalmente. Quando deixares de precisar de adicionar líquido é porque estabilizou.

                                                      Pode ser o que disse o BoraLaMarina, mas nunca numa oficina de marca me fizeram isso... mas... "shit happens" em todo o lado!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas malta.

                                                        Para não deixar o tópico sem resposta, aqui fica o veredicto final:

                                                        Radiador da sofagem rachado.


                                                        Obrigado a todos pela ajuda.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                          Boas malta.

                                                          Para não deixar o tópico sem resposta, aqui fica o veredicto final:

                                                          Radiador da sofagem rachado.


                                                          Obrigado a todos pela ajuda.
                                                          Olá WM,

                                                          Então, como diz o outro, 'ora aí está o que é'... mas já agora, foste tu que descobriste, ou foram eles que disseram?

                                                          Com o radiador da sofagem rachado, para onde é que o líquido vertia?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                            Boas malta.

                                                            Para não deixar o tópico sem resposta, aqui fica o veredicto final:

                                                            Radiador da sofagem rachado.


                                                            Obrigado a todos pela ajuda.

                                                            Está-te a aparecer água no habitáculo?


                                                            Bom, pelo menos tiras um peso de cima: não é um problema que te causaram na oficina, é daqueles azares que acontecem.

                                                            Comentário

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