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Encontro de contas entre o publico e os automobilistas

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    Encontro de contas entre o publico e os automobilistas

    Boa tarde

    Vi um relatório muito interessante que partilho convosco.

    Toda a gente sabe que nós automobilistas em Portugal pagamos muitos impostos, mas todo o sistema rodoviário que nos é providenciado fica caro a todos; e é pago por todos os contribuintes.

    Confesso que fiquei confuso pois sempre achei que era extorquido pelo estado em tudo e mais alguma coisa, gasolinas, IUC, portagens, parqueamento, etc.

    As contas vão aqui

    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por tiagoraraujo; 06 May 2014, 13:21.

    #2
    Não se admite!
    Existe muita má gestão por este pais fora!

    Comentário


      #3
      Também sou capaz de fazer uma tabela dessas no excel com os valores que eu quero...
      onde está a fonte?

      Comentário


        #4
        Boa tabela. É de alguma fonte disponivel publicamente, ou é um relatório privado?

        Dando como bons os números, o único refinamento que se poderia pedir era entre ligeiros e pesados, que suspeito ser impossível de destrinçar.

        O meu palpite é que os pesados são fonte duma larga percentagem dos custos de manutenção, e que na prática são subsidiados. Isto eventualmente afecta as receitas ferroviárias, que também são subsidiadas ... Por outro lado, custos de transportes mais realistas iam ter repercussões nos preços dos bens ...

        Comentário


          #5
          A parte das externalidades tem piada. Então a parte que fala do desgaste das infraestruturas, que depois é "duplicada" com o orçamento das EP é top.

          Comentário


            #6
            Está escrito segundo o Acordo Ortográfico, pelo que a credibilidade é nula.
            Além de que as contas estão mal.

            Primeiro, 4€ por mês de IUC?!
            Segundo... os proprietários de veículos também são contribuintes.

            Portanto, quem tem veículos paga muito mais do que quem não tem.
            Ou seja, o total pago por todos os contribuintes que têm veículos é muito
            superior ao total pago pelos contribuintes que não têm veículos.

            Por outro lado, mesmo quem não tem veículos beneficia das redes viárias,
            pelo que é justo que contribuam também.

            Comentário


              #7
              Então e o IVA é para a prima !?!

              Grande relatório!!!
              É pena o tipo ter-se registado de propósito para colocar o post e depois ter fugido... Gostava de saber a opinião dele...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

                Primeiro, 4€ por mês de IUC?!
                300e6/(4.4*12) = 5681818

                5,7 milhões de veículos não parece despropositado vs. uma pesquisa por "numero de veiculos em Portugal".

                E 52,8 euros de IUC médio anual também não parece incompatível com o parque automóvel nacional.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                  300e6/(4.4*12) = 5681818

                  5,7 milhões de veículos não parece despropositado vs. uma pesquisa por "numero de veiculos em Portugal".

                  E 52,8 euros de IUC médio anual também não parece incompatível com o parque automóvel nacional.
                  Só eu pago quase 200€ por ano.

                  Comentário


                    #10
                    Será consultor, estudante universitário ou um dos especialistas contratados pelos ministerios que veio aqui ver o que lhe dizem sobre a tabela porque só vê numeros e nao tem capacidade critica, ate haver fonte não há comentarios .

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                      Só eu pago quase 200€ por ano.
                      Setembro 2013: Envelhecimento do parque automóvel atira idade dos carros para os 11 anos - PÚBLICO

                      Os veículos ligeiros de passageiros registavam, no final de 2012, uma média de 11,1 anos de idade, valor que não se observava desde a abertura do mercado automóvel, em 1988. E, em dez anos, a idade média aumentou quase três anos e meio. Segundo dados cedidos ao PÚBLICO pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), havia mais de 5,8 milhões de veículos registados em Portugal no final do ano passado - menos 65.900 do que a frota de 2011. Mais de três quartos são ligeiros de passageiros (77,4%).

                      [...]

                      A maior percentagem é a de carros com idades entre os dez e os 15 anos. Em 2012, havia mais de 1,2 milhões de ligeiros de passageiros (27,7% do total) neste escalão. A segunda maior fatia (25,9%) pertence aos carros com idades entre os cinco e os dez anos. E há já 17,6% no escalão dos 15 aos 20 anos (quase 791 mil veículos).
                      Entre a ACAP e o Orçamento de Estado deve-se conseguir confirmar a maioria dos números. A mim parecem-me plausíveis e interessantes. Como disse atrás, penso que existe algum subsídio aos pesados, mas, além de impossível de quantificar, deve ser politicamente infazivel eliminá-lo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                        Só eu pago quase 200€ por ano.
                        Outros não pagam sequer 50€, a minha Avensis acho que nem a 40€ chega.

                        O problema dessas contas é que vê-se dinheiro que sai do estado, por exemplo para manutenção das estradas, no entanto as estradas estão quase na mesma, quer dizer, sei de umas quantas que estão ainda pior ano após ano.

                        Comentário


                          #13
                          Os culpados deste tipo de gastos prende-se com os nossos governantes:
                          há necessidade de 3 auto-estradas quase paralelas norte-sul junto ao litoral?
                          há necessidade de terem inventados números para fazerem auto-estradas onde não passam nem 1/3 dos automóveis previstos, apenas porque os amigos empreiteiros queriam construir e os bancos queriam financiar dinheiro garantido!
                          há necessidade de fazerem maus projectos arquitectónicos que põem os automobilistas em perigo e depois gastarem milhões em sinalização, lombas, radares.
                          há necessidade de cada aldeia ter 5 rotundas e vilas 15 no mínimo para os autarcas mostrarem obra que é na realidade inútil?
                          o desgaste das vias não faz parte da sua manutenção??
                          os automóveis da frota do estado que não pagam IUC e abastecem a maior parte em parque do estado que não paga imposto, não poluem igual aos outros?

                          Comentário


                            #14
                            "Cada automobilista deveria endividar-se assim para com o Estado e o país, em 12,79€ por mês, mesmo já considerando todos os impostos que já paga enquanto automobilista. O que um político sério faz perante estas assimetrias, e que está de acordo mesmos com as ideologias liberais, é internalizar estes custos no agente económico, ou seja, trocando por miúdos, os automobilistas deveriam ser ainda mais taxados, para que o saldo em apreço fosse zero."

                            @ Cada automóvel em Portugal tem um saldo anual negativo de 150€

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nrv Ver Post
                              há necessidade de 3 auto-estradas quase paralelas norte-sul junto ao litoral?
                              A A29 nunca deveria ser considerada AE pelo seu percurso, muito divertida mas muito mortal. A A1 foi feita em tempos que algumas curvas eram aceitaveis. Neste momento de Norte a Sul, tirando a A17 e a A2, nao tens autoestradas propriamente ditas. As outras pagas como tal, mas nao deveriam ser auto estradas. No maximo via rapida ou IC

                              Comentário


                                #16
                                E os buracos continuam lá todos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                  "Cada automobilista deveria endividar-se assim para com o Estado e o país, em 12,79€ por mês, mesmo já considerando todos os impostos que já paga enquanto automobilista. O que um político sério faz perante estas assimetrias, e que está de acordo mesmos com as ideologias liberais, é internalizar estes custos no agente económico, ou seja, trocando por miúdos, os automobilistas deveriam ser ainda mais taxados, para que o saldo em apreço fosse zero."

                                  @ Cada automóvel em Portugal tem um saldo anual negativo de 150€
                                  Como eu já suspeitava a tabela não tem pés nem cabeça... NEXT!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                                    Também sou capaz de fazer uma tabela dessas no excel com os valores que eu quero...
                                    onde está a fonte?
                                    boa tarde, peço desculpa pela resposta tardia, sou da área académica dos transportes e vi isto no facbook de uma página de bicicletas, logo poderá não ser idóneo
                                    https://www.facebook.com/photo.php?f...type=1&theater

                                    mas acho que os valores são razoáveis

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                                      Como eu já suspeitava a tabela não tem pés nem cabeça... NEXT!
                                      mas se leres a ligação as fontes estão lá todas, são do jornal de negócios. Acho plausível, todavia parece-me que o custo com as infraestruturas está em duplicado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                        A A29 nunca deveria ser considerada AE pelo seu percurso, muito divertida mas muito mortal. A A1 foi feita em tempos que algumas curvas eram aceitaveis. Neste momento de Norte a Sul, tirando a A17 e a A2, nao tens autoestradas propriamente ditas. As outras pagas como tal, mas nao deveriam ser auto estradas. No maximo via rapida ou IC
                                        talvez lhe dê razão nos pontos que evoca, mas repare que Portugal está em comparação com a Europa no topo em termos de autoestradas
                                        Portugal é o país da Europa com mais autoestradas - Expresso.pt

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          Será consultor, estudante universitário ou um dos especialistas contratados pelos ministerios que veio aqui ver o que lhe dizem sobre a tabela porque só vê numeros e nao tem capacidade critica, ate haver fonte não há comentarios .
                                          boa tarde, sou consultor da área dos transportes e faço um mestrado na área, na universidade de Delft na Holanda

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                            Só eu pago quase 200€ por ano.
                                            O IUC em Portugal é assimétrico, os carros novos pagam mais, mas os carros mais antigos pagam muito pouco. O meu carro em Portugal de 2001, um clio, 50cc paga 16 Euros.

                                            Porque a partir de certa altura o ISV/IA baixou muito e esse custo foi transferido para o IUC. Quis-se penalizar a posse do carro e não a compra de carro novo!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                              Boa tabela. É de alguma fonte disponivel publicamente, ou é um relatório privado?

                                              Dando como bons os números, o único refinamento que se poderia pedir era entre ligeiros e pesados, que suspeito ser impossível de destrinçar.

                                              O meu palpite é que os pesados são fonte duma larga percentagem dos custos de manutenção, e que na prática são subsidiados. Isto eventualmente afecta as receitas ferroviárias, que também são subsidiadas ... Por outro lado, custos de transportes mais realistas iam ter repercussões nos preços dos bens ...
                                              boa tarde, peço desculpa pelo atraso na resposta
                                              Vi a tabela no facebook de uma página de bicicletas, logo poderá não ser imparcial, mas os valores parecem-me razoáveis.

                                              De referir que a universidade de Delft, num relatório oficial refere que as externalidades do sector dos transportes custam ao país cerca de 1,5% do PIB.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                A A29 nunca deveria ser considerada AE pelo seu percurso, muito divertida mas muito mortal. A A1 foi feita em tempos que algumas curvas eram aceitaveis. Neste momento de Norte a Sul, tirando a A17 e a A2, nao tens autoestradas propriamente ditas. As outras pagas como tal, mas nao deveriam ser auto estradas. No maximo via rapida ou IC
                                                sim mas existem ou não? e a A8? pagam-se? tudo isto acontece porque não há estratégia para nada - é sempre à deriva! Cada governo apaga o que foi feito pelo anterior e começa outra coisa qualquer! Achas que há real necessidade para tantas vá... "pseudo" auto-estradas??

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                                                  Então e o IVA é para a prima !?!

                                                  Grande relatório!!!
                                                  É pena o tipo ter-se registado de propósito para colocar o post e depois ter fugido... Gostava de saber a opinião dele...
                                                  Olá PPinheiro

                                                  A sua pergunta é muito pertinente, mas na realidade existem razões técnicas para o IVA não ser considerado. O IVA é um imposto que serve para financiar o Estado em todas as atividades (educação, saúde, defesa, passeios para andar...) em que, por motivos de solidariedade social ou outros motivos práticos, não faz sentido o agente económico ser ressarcido por receitas diretas. Pode discutir-se se as estradas devem estar inseridas no bolo daquilo que o Estado deve pagar ou não, e até que ponto. Acho que faz sentido defender que, grosso modo, não deve, pela mesma razão que o Estado não oferece automóveis a pessoas com carências económicas. Caso contrário, ao financiar estradas estaria a subsidiar essencialmente as pessoas com dinheiro para ter um automóvel. Outro exemplo: todos concordamos que o vestuário é um bem essencial para os cidadãos, e no entanto o Estado não o subsidia. Então porque devem as estradas para utilizar o automóvel ser subsidiadas pelo Estado? É totalmente válido o argumento de que as estradas servem para outras coisas (algumas delas eventualmente subsidiáveis) que não o automóvel, mas também é verdade que se não fosse pelo automóvel particular não precisaríamos de metade das estradas que temos, e que outros tipos de utilização das estradas também pagam alguns impostos.

                                                  Logo o IVA não pode ser considerado neste acerto de contas, porque o IVA serve para financiar o Estado em todas as suas atividades mais diversas. Dou-lhe um exemplo, quando toma o pequeno almoço num café, está a pagar a reforma de alguém com esse IVA, não está a exgir ao Estado que com esse dinheiro, vá melhorar as condições dos clientes dos cafés.

                                                  Se incluirmos o IVA, acho que o saldo em apreço dará zero.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                    boa tarde, peço desculpa pelo atraso na resposta
                                                    Vi a tabela no facebook de uma página de bicicletas, logo poderá não ser imparcial, mas os valores parecem-me razoáveis.

                                                    De referir que a universidade de Delft, num relatório oficial refere que as externalidades do sector dos transportes custam ao país cerca de 1,5% do PIB.
                                                    os ciclistas não usufruem das vias? só andam por trilhos de terra?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por chilipe22 Ver Post
                                                      Não se admite!
                                                      Existe muita má gestão por este pais fora!
                                                      concordo consigo, grande parte do problema se deveu a má gestão, particularmente Estradas de Portugal. Por isso o ACP fez bem em processar o governo Sócrates na questão das PPP rodoviárias.

                                                      Repare que grande parte da parcela está na Estradas de Portugal, e grande parte desse valor é para PPP rodoviárias, que todos pagaremos até 2030.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                        talvez lhe dê razão nos pontos que evoca, mas repare que Portugal está em comparação com a Europa no topo em termos de autoestradas
                                                        Portugal é o país da Europa com mais autoestradas - Expresso.pt
                                                        O problema é que se constroi, mas quando é preciso retirar, nada é retirado. Muita casa velha, abandonada, muita estrada, ponte a cair, devia pura e simplesmente ser demolida e retirada o entulho para a natureza ou as pessoas reaproveitarem a area em si.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nrv Ver Post
                                                          sim mas existem ou não? e a A8? pagam-se? tudo isto acontece porque não há estratégia para nada - é sempre à deriva! Cada governo apaga o que foi feito pelo anterior e começa outra coisa qualquer! Achas que há real necessidade para tantas vá... "pseudo" auto-estradas??
                                                          A falta de planos a longo prazo no governo só espelham a sua falta na populaçao. Esse é o problema que nos afecta a todos os niveis.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                            boa tarde, peço desculpa pelo atraso na resposta
                                                            Vi a tabela no facebook de uma página de bicicletas, logo poderá não ser imparcial, mas os valores parecem-me razoáveis.


                                                            Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                            De referir que a universidade de Delft, num relatório oficial refere que as externalidades do sector dos transportes custam ao país cerca de 1,5% do PIB.
                                                            De referir que no país onde vive é do tamanho do alentejo, não existem tantas assimetrias em relação a transportes públicos como existem em portugal em parte porque não tem um décimo dos acidentes geológicos que o nosso país tem.
                                                            Isto para não dizer que se tenta punir quem tem automóvel de forma a incentivar o uso de transportes públicos que funcionam de forma mais eficiente diga-se.

                                                            Se o apanham aqui em portugal ainda fazem de si ministro. Se bem que cheira-me que aí no largo adelino amaro da costa já devem ter feito de si assessor.. É que conseguir meter facebook, excel, impostos e a culpa ser do sócrates é no mínimo irónico para não dizer suspeito.
                                                            Editado pela última vez por maxpayne; 06 May 2014, 12:15.

                                                            Comentário

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