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soluços a frio nos primeiros metros - novidades

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    soluços a frio nos primeiros metros - novidades

    Malta,

    O 207 VTI cá de casa, de manhã, depois de estar parado a noite toda, assim que o ligo e inicio a marcha com ele ainda acelerado, engasga muito ligeiramente.

    O engasgo é só notado pelo condutor e o conta rpm não o repercute. Como o carro está acelerado depois de o ligar, parece que começa alvoroçado, engasgando ligeiramente.

    Ao fim de 20m , ainda com o motor frio obviamente, já tem um comportamento normal e a quente também nada se passa.

    Velas trocadas há 15k km, bobines de ignição trocadas há menos de 10k, para que conste.

    Ah! Se o deixar ao ralenti em vez de andar, o trabalhar é certinho.
    Editado pela última vez por Homer; 10 June 2014, 21:01.

    #2
    Sujidade na borboleta???

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
      Malta,

      O 207 VTI cá de casa, de manhã, depois de estar parado a noite toda, assim que o ligo e inicio a marcha com ele ainda acelerado, engasga muito ligeiramente.

      O engasgo é só notado pelo condutor e o conta rpm não o repercute. Como o carro está acelerado depois de o ligar, parece que começa alvoroçado, engasgando ligeiramente.

      Ao fim de 20m , ainda com o motor frio obviamente, já tem um comportamento normal e a quente também nada se passa.

      Velas trocadas há 15k km, bobines de ignição trocadas há menos de 10k, para que conste.

      Ah! Se o deixar ao ralenti em vez de andar, o trabalhar é certinho.
      Boas
      Velas são indicadas bobines também as velas estão bem calibradas ....só notaste após a subs: das velas e das bobines portanto é melhor reveres tudo.

      Comentário


        #4
        A Focus cá de casa se não deixar 30 segundos, no mínimo ao relentim, ao arrancar, suavemente, engasga-se toda e vai mesmo abaixo se não tivermos cuidado com a embraiagem. A nossa inicia o relentim a frio às 1300 rpm e assim permanece, passado 30 segundos quando ela baixou para as 1100 rpm já está no ponto, e mesmo assim é melhor ir com cuidado até ficar com o relentim a quente.

        Claro que quando é com a minha mãe ela da uma acelaradela às 3000 rpm e ela arranca logo, não há cá carros maricas para ela

        Vocês deixam o 207 a trabalhar quanto tempo antes de arrancar? Se calhar até é algum "safe mode" para o pessoal não arrancar logo à bruta a frio. Eu como tenho por habito deixar 1 / 2 minutos a trabalhar no primeiro arranque do dia não me incomoda nada.

        Comentário


          #5
          Mudaram a graduação do óleo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por veterano Ver Post
            Boas
            Velas são indicadas bobines também as velas estão bem calibradas ....só notaste após a subs: das velas e das bobines portanto é melhor reveres tudo.
            Tudo mudado na marca.

            Estava tudo OK, comecei a notar agora. Mas nem me tenho preocupado muito, é mesmo algo ligeiro. Nada a ver com o que sucedia antes das bobines serem trocadas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Mudaram a graduação do óleo?
              Nop...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                A Focus cá de casa se não deixar 30 segundos, no mínimo ao relentim, ao arrancar, suavemente, engasga-se toda e vai mesmo abaixo se não tivermos cuidado com a embraiagem. A nossa inicia o relentim a frio às 1300 rpm e assim permanece, passado 30 segundos quando ela baixou para as 1100 rpm já está no ponto, e mesmo assim é melhor ir com cuidado até ficar com o relentim a quente.

                Claro que quando é com a minha mãe ela da uma acelaradela às 3000 rpm e ela arranca logo, não há cá carros maricas para ela

                Vocês deixam o 207 a trabalhar quanto tempo antes de arrancar? Se calhar até é algum "safe mode" para o pessoal não arrancar logo à bruta a frio. Eu como tenho por habito deixar 1 / 2 minutos a trabalhar no primeiro arranque do dia não me incomoda nada.
                Se deixar 10 ou 20 seg e arrancar, nada se passa.

                Se arrancar quando o motor está com aquela "pica" inicial nas 1200rpm, ele em primeira nada faz. Quando meto a segunda, se acelerou um pouquito mais, ele dá uns mini mini mini engasgos.

                Comentário


                  #9
                  Tudo normal então.............

                  Comentário


                    #10
                    Homer, também tenho um e faz isso desde o primeiro dia.

                    Comentário


                      #11
                      Bem, andei agora mais atento ao carro e comigo a conduzir nota-se bem que há ali algo que se passa de pouco normal.

                      Ligo o carro. Se o deixar estar ao relanti, parado, o trabalhar é certo. Não há engasgos nem oscilações no conta rpm.

                      Quando coloco a primeira e inicio a marcha, logo a seguir a ligar o carro, nos primeiros metros, o carro engasga-se. Quando mudo para segunda e carrego um pouco mais no acelerador, noto os engasgos que notava quando o carro tinha as bobines de ignição maradas. Só que agora apenas noto isso nos primeiros 50m e só na primeira vez que ligo o carro, num dia.

                      Se andar com o carro e depois o deixar arrefecer totalmente e ligar de novo, posso andar à vontade sem quaisquer soluços.

                      Eu lembro que o carro mudou há pouco bobines de ignição (depois de estar 3 semanas na marca a fazer testes exaustivos a tudo para ver de onde vinham os soluços) e as velas também são recentes. Num carro a gasolina, devia ser só ligar e andar e ele não se queixava, como sempre aconteceu...

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso Mudaste de posto onde linhas gasolina

                        Comentário


                          #13
                          Geralmente, com o cold start, nao é de estranhar alguns soluços e engasgos. Se so acontece com o carro a frio e nos primeiros metros (basicamente, enquanto ele esta em cold start), acho que nao é nada do outro mundo. Se acontecesse sempre, ai ja podia desde um simples filtro de gasolina marado, a um sensor de posiçao da borboleta de admissao.

                          As velas que foram metidas, sao mesmo indicadas para o modelo? A quente, a subir de rotação, não sentes nenhuns soluços?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                            Por acaso Mudaste de posto onde linhas gasolina
                            Sim!

                            Sempre tinha metido gasolina na BP, mudei para a galp...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              Geralmente, com o cold start, nao é de estranhar alguns soluços e engasgos. Se so acontece com o carro a frio e nos primeiros metros (basicamente, enquanto ele esta em cold start), acho que nao é nada do outro mundo. Se acontecesse sempre, ai ja podia desde um simples filtro de gasolina marado, a um sensor de posiçao da borboleta de admissao.

                              As velas que foram metidas, sao mesmo indicadas para o modelo? A quente, a subir de rotação, não sentes nenhuns soluços?
                              Sim. Foram mudadas na marca.

                              Não. A quente está óptimo. Quando tinha as bobines maradas é que engasgava a subir de rotação.

                              Comentário


                                #16
                                Desenvolvimentos:

                                O carro não tem um relanti estável no cold start. Sempre trabalhou como um relógio suíço, agora ligo, as rotações sobem mais do que o habitual no cold start e quando fica a trabalhar nos primeiros momentos ao relanti, tambem se notam falhas.

                                Isto cheira-me a injecção por todos os lados... Mas acho muito estranho só ocorrer nos primeiros metros quando arranco com o carro. Mas os engasgos são cada vez mais notórios, parece que a injecção de combustível se interrompe por momentos.

                                Em cima da mesa, estão as seguintes situações para ver:
                                - cabos de velas (dado que as velas são recentes e as bobines também, só resta ver isto)
                                - filtro da gasolina (o carro tem 60.000 e ainda é o de origem. Mas a manutenção está em dia e na marca recentemente viram o filtro e disseram que estava bom)
                                - sistema de injecção (acho que vou mandar verificar isto, não sei se a limpeza do sistema de injecção também se faz em carros com injecção electrónica)

                                Por fim, o carro demora mais 1 segundo do que o habitual a pegar a frio, mas pode ser da bateria que já tem 6 anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para posterior registo, em breve vou adicionar um frasco de aditivo da STP no depósito para limpar o sistema de alimentação. Mal não fará...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                    Para posterior registo, em breve vou adicionar um frasco de aditivo da STP no depósito para limpar o sistema de alimentação. Mal não fará...
                                    Um conselho: usa nas proporções exactas que o fabricante recomenda

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                      Para posterior registo, em breve vou adicionar um frasco de aditivo da STP no depósito para limpar o sistema de alimentação. Mal não fará...
                                      Faz isso depois do mudar o filtro de gasolina.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                        Para posterior registo, em breve vou adicionar um frasco de aditivo da STP no depósito para limpar o sistema de alimentação. Mal não fará...
                                        Esse (e outros desse preço) é como o Melhoral. Nem faz bem nem faz mal!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pode ser a centralina...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O CB não mostra qualquer erro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Faz isso depois do mudar o filtro de gasolina.
                                              Achas que pode ser disso?

                                              É que, ao contrario do que sucedia com problemas das bobines, este sintoma só se manifesta a frio.

                                              A andar, tudo normal. Nada de fumos, perdas de potencia ou aumentos de consumo.

                                              Ainda ha pouco tempo fiz 600km por volta dos 140km/h numa de tentar "limpar" e não tive qualquer problema. A frio, é isto...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                Achas que pode ser disso?

                                                É que, ao contrario do que sucedia com problemas das bobines, este sintoma só se manifesta a frio.

                                                A andar, tudo normal. Nada de fumos, perdas de potencia ou aumentos de consumo.

                                                Ainda ha pouco tempo fiz 600km por volta dos 140km/h numa de tentar "limpar" e não tive qualquer problema. A frio, é isto...
                                                Usa o aditivo limpa-injectores depois de mudares o filtro de gasolina. Assim o que sair dos injectores será retido no filtro novo.

                                                Mas acredito que o teu problema não seja daí..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Agora ainda não vou meter o carro na marca, vou tentar eu mesmo verificar ou mandar verificar possíveis causas para o problema.

                                                  Isto porque há 10.000kms quando o meti na marca por engasgos a frio e quente, acompanhados de ocasionais safe-modes, teve de vir um engenheiro da Peugeot francesa para diagnosticar o problema das bobines, depois de andarem mais de um mes a fazer testes exaustivos ao meu carro

                                                  E isso é o que mais me intriga: há 10.000kms fizeram-me testes a todos os componentes do carro que pudessem originar engasgos, inclusive viram o filtro da gasolina a meu pedido e disseram que estava bom. Agora, o carro tornou a engasgar a frio...

                                                  Não sei sequer por onde ir. Vou começar pela troca do filtro do combustível e depois acho que vou passar pela limpeza da borboleta, dado ser um carro que faz só cidade, quase.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda não limpaste a borboleta?

                                                    A liquimoly tem um produto muito bom. Pena serem 15€ que é o triplo de um STP/Berner.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não.

                                                      Não tenho grande conhecimentos para o fazer, estava a pensar mandar limpar, mas nem sei onde...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Depois de tanto tempo no concessionário e de terem de chamar um Engenheiro francês, certamente já viram 3 vezes o estado da borboleta e do sensor de temperatura da água.

                                                        Isso é mas é mau olhado! Ou bruxaria! Ou... pior ainda!


                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vê aqui:

                                                          http://forum.autohoje.com/boxes/1285...post1067947316

                                                          Se ajuda alguma coisa com as dicas que deram e que andam a dar.
                                                          O problema é do meu carro mas até agora sem solução

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Muda mas é os o-rings pá! Estás à espera que isso trabalhe bem a aspirar ar? Isso é só para aspirar gasoil!

                                                            Comentário

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