Boas pessoal é o meu primeiro post aqui neste fórum, mas penso que será o mais indicado para colocar a minha questão.
Estou com um problema no meu carro, que é o seguinte:
- O arranque a gasolina dá-se sem qualquer problema, mas o carro simplesmente não se aguenta ao ralenti, soluça e vai abaixo. E isso acontece-me sempre que ligo o carro. Caso tente andar com ele uns metros a gasolina, ele soluça e não desenvolve. A única forma que tenho tido para me deslocar para as faculdade, trabalho e assim é que quando ligo o carro vou dando umas pequenas aceleradelas, durante uns segundos, intermitentemente, porque se mantiver o acelerador na mesma posição as rotações voltam a cair até se desligar.
O que tenho feito é que logo após dar ignição a gasolina, dou-lhe umas aceleradelas e passo-o para gás e aí o problema desaparece por completo.
Tenho notado que tive perda de potência a gás, não vos sei dizer se acontece o mesmo com o carro a gasolina, porque ele não "anda", soluça que se farta. E noto também que o consumo a gás subiu substancialmente. Passei de fazer 160km com 10€ para 120km com os mesmos 10€ de gás.
Já o mês passado fui ao mecânico devido a manifestações deste problema, ele meteu WD40 no corpo de borboleta ao mesmo tempo que eu ia acelerando, trocou o filtro da gasolina e ar, viu as velas e a tampa do distribuidor de ignição, limpou a caixa de respiro do motor e trocou-me o tubo de respiro visto que estava em mau estado e tinha alguma borra a sair junto ao filtro de ar, após isto o carro andou 3 dias sem qualquer sintoma, voltou a ter o desempenho que sempre teve. E voltou-me ao mesmo há uns dias para cá, agora soluça ainda mais quando tento andar a gasolina, tornando-se completamente impossível andar, a gás não soluça, não tenho qualquer problema, mas noto a tal perda de potência. Voltei a ligar ao mecânico e ele disse-me que poderá ser o Corpo de Borboleta a dar as últimas e/ou a Sonda Lambda.
Já agora menciono também que depois de o mecânico me ter mexido no carro eu fiz mudança de óleo e filtro de óleo, verifiquei como estava a caixa do respiro de motor, não fosse o problema vir daí e esta estava completamente limpa.
Eu há uns tempos para cá que suspeito que a bomba de combustível não esteja nas melhores condições, mas como notei uma perca de potência a gás, fico na dúvida se terá algo a ver com isso e o meu mecânico diz que se houve a bomba a puxar combustível, logo não será daí e ainda para mais dá algum trabalho ir ver se é da bomba nestes carros. -.-
Gostaria de ter uma opinião vossa, caso já tenham tido este problema ou algo do género e tenham resolvido, para que possa saber para onde me virar e o que fazer, pois o mecânico vai-me dizer para comprar um corpo de borboleta e novos são muito caros, fica-me a opção de comprar em 2ª mão, correndo o risco de o problema não vir daí, embora já tenha alguns negócios em vista, mas não vou avançar sem saber primeiro se é mesmo daí.
Já agora o carro é um Seat Ibiza 6k1 1.4 com 60cv de 1995, tem neste momento 280mil e desde os 180mil que o carro está adaptado a GPL, não tenho tido muitos problemas a nível de mecânica, tem-me transportado para todo o lado e nunca me deixou a pé, em suma tem-se portado muito bem, até há uns dias para cá.
Estou com um problema no meu carro, que é o seguinte:
- O arranque a gasolina dá-se sem qualquer problema, mas o carro simplesmente não se aguenta ao ralenti, soluça e vai abaixo. E isso acontece-me sempre que ligo o carro. Caso tente andar com ele uns metros a gasolina, ele soluça e não desenvolve. A única forma que tenho tido para me deslocar para as faculdade, trabalho e assim é que quando ligo o carro vou dando umas pequenas aceleradelas, durante uns segundos, intermitentemente, porque se mantiver o acelerador na mesma posição as rotações voltam a cair até se desligar.
O que tenho feito é que logo após dar ignição a gasolina, dou-lhe umas aceleradelas e passo-o para gás e aí o problema desaparece por completo.
Tenho notado que tive perda de potência a gás, não vos sei dizer se acontece o mesmo com o carro a gasolina, porque ele não "anda", soluça que se farta. E noto também que o consumo a gás subiu substancialmente. Passei de fazer 160km com 10€ para 120km com os mesmos 10€ de gás.
Já o mês passado fui ao mecânico devido a manifestações deste problema, ele meteu WD40 no corpo de borboleta ao mesmo tempo que eu ia acelerando, trocou o filtro da gasolina e ar, viu as velas e a tampa do distribuidor de ignição, limpou a caixa de respiro do motor e trocou-me o tubo de respiro visto que estava em mau estado e tinha alguma borra a sair junto ao filtro de ar, após isto o carro andou 3 dias sem qualquer sintoma, voltou a ter o desempenho que sempre teve. E voltou-me ao mesmo há uns dias para cá, agora soluça ainda mais quando tento andar a gasolina, tornando-se completamente impossível andar, a gás não soluça, não tenho qualquer problema, mas noto a tal perda de potência. Voltei a ligar ao mecânico e ele disse-me que poderá ser o Corpo de Borboleta a dar as últimas e/ou a Sonda Lambda.
Já agora menciono também que depois de o mecânico me ter mexido no carro eu fiz mudança de óleo e filtro de óleo, verifiquei como estava a caixa do respiro de motor, não fosse o problema vir daí e esta estava completamente limpa.
Eu há uns tempos para cá que suspeito que a bomba de combustível não esteja nas melhores condições, mas como notei uma perca de potência a gás, fico na dúvida se terá algo a ver com isso e o meu mecânico diz que se houve a bomba a puxar combustível, logo não será daí e ainda para mais dá algum trabalho ir ver se é da bomba nestes carros. -.-
Gostaria de ter uma opinião vossa, caso já tenham tido este problema ou algo do género e tenham resolvido, para que possa saber para onde me virar e o que fazer, pois o mecânico vai-me dizer para comprar um corpo de borboleta e novos são muito caros, fica-me a opção de comprar em 2ª mão, correndo o risco de o problema não vir daí, embora já tenha alguns negócios em vista, mas não vou avançar sem saber primeiro se é mesmo daí.
Já agora o carro é um Seat Ibiza 6k1 1.4 com 60cv de 1995, tem neste momento 280mil e desde os 180mil que o carro está adaptado a GPL, não tenho tido muitos problemas a nível de mecânica, tem-me transportado para todo o lado e nunca me deixou a pé, em suma tem-se portado muito bem, até há uns dias para cá.
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