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Não aguenta Ralenti quando a gasolina

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    Não aguenta Ralenti quando a gasolina

    Boas pessoal é o meu primeiro post aqui neste fórum, mas penso que será o mais indicado para colocar a minha questão.

    Estou com um problema no meu carro, que é o seguinte:
    - O arranque a gasolina dá-se sem qualquer problema, mas o carro simplesmente não se aguenta ao ralenti, soluça e vai abaixo. E isso acontece-me sempre que ligo o carro. Caso tente andar com ele uns metros a gasolina, ele soluça e não desenvolve. A única forma que tenho tido para me deslocar para as faculdade, trabalho e assim é que quando ligo o carro vou dando umas pequenas aceleradelas, durante uns segundos, intermitentemente, porque se mantiver o acelerador na mesma posição as rotações voltam a cair até se desligar.
    O que tenho feito é que logo após dar ignição a gasolina, dou-lhe umas aceleradelas e passo-o para gás e aí o problema desaparece por completo.
    Tenho notado que tive perda de potência a gás, não vos sei dizer se acontece o mesmo com o carro a gasolina, porque ele não "anda", soluça que se farta. E noto também que o consumo a gás subiu substancialmente. Passei de fazer 160km com 10€ para 120km com os mesmos 10€ de gás.
    Já o mês passado fui ao mecânico devido a manifestações deste problema, ele meteu WD40 no corpo de borboleta ao mesmo tempo que eu ia acelerando, trocou o filtro da gasolina e ar, viu as velas e a tampa do distribuidor de ignição, limpou a caixa de respiro do motor e trocou-me o tubo de respiro visto que estava em mau estado e tinha alguma borra a sair junto ao filtro de ar, após isto o carro andou 3 dias sem qualquer sintoma, voltou a ter o desempenho que sempre teve. E voltou-me ao mesmo há uns dias para cá, agora soluça ainda mais quando tento andar a gasolina, tornando-se completamente impossível andar, a gás não soluça, não tenho qualquer problema, mas noto a tal perda de potência. Voltei a ligar ao mecânico e ele disse-me que poderá ser o Corpo de Borboleta a dar as últimas e/ou a Sonda Lambda.
    Já agora menciono também que depois de o mecânico me ter mexido no carro eu fiz mudança de óleo e filtro de óleo, verifiquei como estava a caixa do respiro de motor, não fosse o problema vir daí e esta estava completamente limpa.
    Eu há uns tempos para cá que suspeito que a bomba de combustível não esteja nas melhores condições, mas como notei uma perca de potência a gás, fico na dúvida se terá algo a ver com isso e o meu mecânico diz que se houve a bomba a puxar combustível, logo não será daí e ainda para mais dá algum trabalho ir ver se é da bomba nestes carros. -.-

    Gostaria de ter uma opinião vossa, caso já tenham tido este problema ou algo do género e tenham resolvido, para que possa saber para onde me virar e o que fazer, pois o mecânico vai-me dizer para comprar um corpo de borboleta e novos são muito caros, fica-me a opção de comprar em 2ª mão, correndo o risco de o problema não vir daí, embora já tenha alguns negócios em vista, mas não vou avançar sem saber primeiro se é mesmo daí.
    Já agora o carro é um Seat Ibiza 6k1 1.4 com 60cv de 1995, tem neste momento 280mil e desde os 180mil que o carro está adaptado a GPL, não tenho tido muitos problemas a nível de mecânica, tem-me transportado para todo o lado e nunca me deixou a pé, em suma tem-se portado muito bem, até há uns dias para cá.
    Editado pela última vez por JanSantos; 13 May 2014, 12:24.

    #2
    uma dica...
    os injectores de gasolina tendem a entupir, por serem pouco usados... eu antes de gastar dinheiro, comprava uma garrafa de limpa injectores BOA e andava"nem que seja de carro parado" com o carro só a gasolina até gastar o liquido/gasolina toda

    e logo via o resultado...

    mas também não sou o perito na coisa...

    Comentário


      #3
      Fuga de vácuo? Vê se tens alguma mangueira que entra ou sai na caixa do filtro de ar desapertada.

      Comentário


        #4
        Não será problema de afinação do GPL e que depois desafina também a gasolina? Valores errados na centralina.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por combrain Ver Post
          Não será problema de afinação do GPL e que depois desafina também a gasolina? Valores errados na centralina.
          É mais ao contrário, a centralina do GPL "aprende" com a do carro, se a gasolina anda desafinado, desafina a GPL.

          Tive um problema desses no meu, mas não ia abaixo, apenas a rotação oscilava bastante e quase que se desligava, era uma fuga de vácuo... injectores esquece que não é daí, a não ser que andes sempre com gasolina suja com impurezas, não entopem assim... curioso que na Mazda, o diagnóstico que me deram para este problema é trocar injectores... a reparação ficou em 3eur (preço do tubo de cola).

          Já agora, verifica se o teu carro não tem um "interruptor" no pedal da embraiagem semelhante ao interruptor das luzes de travão que está no respectivo pedal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
            É mais ao contrário, a centralina do GPL "aprende" com a do carro, se a gasolina anda desafinado, desafina a GPL.

            Tive um problema desses no meu, mas não ia abaixo, apenas a rotação oscilava bastante e quase que se desligava, era uma fuga de vácuo... injectores esquece que não é daí, a não ser que andes sempre com gasolina suja com impurezas, não entopem assim... curioso que na Mazda, o diagnóstico que me deram para este problema é trocar injectores... a reparação ficou em 3eur (preço do tubo de cola).

            Já agora, verifica se o teu carro não tem um "interruptor" no pedal da embraiagem semelhante ao interruptor das luzes de travão que está no respectivo pedal.
            Se tiver o interruptor que devo fazer?
            Fui informar-me a outro mecânico para ele me dar um parecer, ele falou-me em sonda lambda a ir à vida...
            Alguém que tenha tido problemas com esta dita sonda, acha os sintomas parecidos aos que teve?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
              É mais ao contrário, a centralina do GPL "aprende" com a do carro, se a gasolina anda desafinado, desafina a GPL.

              .
              Sem querer duvidar da tua palavra , ate porque não sou muito de mecanica . O meu teve um problema semelhante mas não tão mau .

              Ligava o carro , ate conseguir fazer ali uns 200 metros talvez ele engasgava de maneira doida , mas mesmo muito quase que se ia a baixo tendo ate me causado sustos porque tenho de fazer marcha atras para uma estrada com algum movimento e arrancar "rapido" para não empatar.

              No final o problema era nos injectores de gpl . (Trocados em garantia) Não por estarem defeituosos per si mas porque aparentemente não se davam com o meu carro (opel astra h e com alguns bmw) .

              Ou seja parece que no meu caso a centralina do gpl estava me a baralhar a outra .

              Mas depois dos tais 200 metros o carro funcionava bem tanto a gas como a zagolina.

              Agora não sei é o tipo de kit que o user tem , possivelmente será bem mais antigo como ele refere que passa de gasolina para gas manualmente ...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                Sem querer duvidar da tua palavra , ate porque não sou muito de mecanica . O meu teve um problema semelhante mas não tão mau .

                Ligava o carro , ate conseguir fazer ali uns 200 metros talvez ele engasgava de maneira doida , mas mesmo muito quase que se ia a baixo tendo ate me causado sustos porque tenho de fazer marcha atras para uma estrada com algum movimento e arrancar "rapido" para não empatar.

                No final o problema era nos injectores de gpl . (Trocados em garantia) Não por estarem defeituosos per si mas porque aparentemente não se davam com o meu carro (opel astra h e com alguns bmw) .

                Ou seja parece que no meu caso a centralina do gpl estava me a baralhar a outra .

                Mas depois dos tais 200 metros o carro funcionava bem tanto a gas como a zagolina.

                Agora não sei é o tipo de kit que o user tem , possivelmente será bem mais antigo como ele refere que passa de gasolina para gas manualmente ...
                Exacto o meu é um kit aspirado e faço a troca manualmente, penso que o kit não tem nenhuma centralina.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JanSantos Ver Post

                  - O arranque a gasolina dá-se sem qualquer problema, mas o carro simplesmente não se aguenta ao ralenti, soluça e vai abaixo. E isso acontece-me sempre que ligo o carro. Caso tente andar com ele uns metros a gasolina, ele soluça e não desenvolve. A única forma que tenho tido para me deslocar para as faculdade, trabalho e assim é que quando ligo o carro vou dando umas pequenas aceleradelas, durante uns segundos, intermitentemente, porque se mantiver o acelerador na mesma posição as rotações voltam a cair até se desligar.
                  Originalmente Colocado por JanSantos Ver Post
                  Exacto o meu é um kit aspirado e faço a troca manualmente, penso que o kit não tem nenhuma centralina.
                  O meu fazia quase o mesmo , muito parecido mesmo , pegava bem mas depois a rotação caia a pique e tinha de lhe ir dando "bombadas" , mas ele ao fim dos tais 200 metros +ou- la acordava , mesmo antes ainda de fazer o comute para gás.

                  Por vezes ao fim de algumas bombadas eu ouvia uma especie de estalo vindo dos coletores como se tratasse de combustivel por queimar , e visto que é de injecção só a gasolina apropriada deveria passar por muito que eu carrega-se logo eu na minha opinião ele estava a meter muita gasolina não sei ao certo e qual o motivo. (o unico que me vinha a cabeça era a centralina do gas baralhar a de gasolina)

                  Em relação ao kit aspirado sempre ouvi dizer que eram mais problemáticos especialmente em afinações , mas este foi o meu primeiro kit Gpl nunca andei num com sistema aspirado portanto não sei mesmo como ajudar , fica apenas o relato do que acontecia como meu que acho muito semelhante ao teu mesmo sendo um kit de injecção.

                  Boa sorte na resolução do problema.

                  Comentário


                    #10
                    faz primeiro o mais barato e simples... limpa os injectores da gasolina, com aqueles produtos de misturar com a gasolina... gasta meio litro disso... é barato... antes de partir para a mecânica...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                      faz primeiro o mais barato e simples... limpa os injectores da gasolina, com aqueles produtos de misturar com a gasolina... gasta meio litro disso... é barato... antes de partir para a mecânica...
                      Sim vou comprar um aditivo melhorzinho e meter uns 10l de gasolina e mete-lo a trabalhar... Depois digo algo.

                      Em resposta ao 3pelos... não vi lá nenhum interruptor.
                      Mais um sintoma ontem à noite que se repetiu hoje de manhã, o carro para além do que acontece que já mencionei, quando piso a embraiagem e vou a uma velocidade algo reduzida e pretendo parar mesmo, o ralenti cai muito até às 300rpm quando o normal é estar nas 800/900rpm e se não der uma aceleradela o carro vai-me abaixo em passadeiras, etc Isto está-me a acontecer a gás...
                      Editado pela última vez por JanSantos; 15 May 2014, 14:18.

                      Comentário


                        #12
                        Dois comentários de quem já anda a GPL há uns bons milhares de quilometros:

                        1- Os sistemas de gpl influenciam o comportamento do carro a gasolina, mesmo quando estão desligados. Parece mentira mas é verdade, desafinados e o carro nem anda (sistemas com centralina).

                        2- Podes ter apenas gasolina velha por andares sempre a gás. Ja me aconteceu. Enche o deposito (ou quase vá) e dá-lhe uma esfrega. Pode fazer maravilhas....

                        Se o problema persistir passa no forum autogas... aquela malta domina como deves imaginar...

                        Comentário


                          #13
                          se acontece também a gás... esquece o aditivo... :/

                          o teu kit ainda tem o botão para desligar a alimentação a gás? experimenta andar só a gasolina, para tentar localizar com mais pormenor o que provoca a avaria...

                          quando digo andar é tipo 50 km e não ligar aos sintomas nos primeiros 10/20 km´s
                          dar uma volta ao quarteirão não conta... pk? por causa da centralina e outras coisas...
                          o que o aditivo faz? é limpar o sistema todo e desentupir o que estiver entupido "sensores, so n limpa a borboleta nem o sensor do ar"... neste caso eu imaginava que eram os injectores da gasolina... mas se vai a baixo com o gás já não sei do que será...
                          Editado pela última vez por bellsb88; 15 May 2014, 14:50.

                          Comentário


                            #14
                            O problema é andar a gasolina, não consigo andar 1km quanto mais 10km... :D
                            Só se andar sempre a queimar embreagem, e depois fico com mais um problema pa resolver.
                            Vou optar por ver com o mecânico se ele consegue de alguma forma aceder ao depósito da gasolina e limpá-lo, a brincadeira é capaz é de ficar cara só com o trbalho que ele tem e depois há sempre a situação de ser algo mais simples tipo trocar a sonda lambda ou corpo borboleta..
                            Vou beber uma com ele e falar em todas as hipóteses, a ver o que ele me aconselha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JanSantos Ver Post
                              aceder ao depósito da gasolina e limpá-lo
                              onde tens o carro estacionado? espero que o deposito esteja cheio

                              ehehe agora fui mauxinho
                              Editado pela última vez por bellsb88; 15 May 2014, 16:13.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                Sem querer duvidar da tua palavra , ate porque não sou muito de mecanica . O meu teve um problema semelhante mas não tão mau .

                                Ligava o carro , ate conseguir fazer ali uns 200 metros talvez ele engasgava de maneira doida , mas mesmo muito quase que se ia a baixo tendo ate me causado sustos porque tenho de fazer marcha atras para uma estrada com algum movimento e arrancar "rapido" para não empatar.

                                No final o problema era nos injectores de gpl . (Trocados em garantia) Não por estarem defeituosos per si mas porque aparentemente não se davam com o meu carro (opel astra h e com alguns bmw) .

                                Ou seja parece que no meu caso a centralina do gpl estava me a baralhar a outra .

                                Mas depois dos tais 200 metros o carro funcionava bem tanto a gas como a zagolina.

                                Agora não sei é o tipo de kit que o user tem , possivelmente será bem mais antigo como ele refere que passa de gasolina para gas manualmente ...
                                Na boa, tamos cá para partilhar experiências Tambem não sou mecanico

                                Correto, no teu caso era um defeito de material... é a tal coisa, isto pode ser n coisas, mas eu não me metia a gastar dinheiro em peças, liquidos limpa injetores e afins antes de verificar tudo...

                                Originalmente Colocado por JanSantos Ver Post
                                Se tiver o interruptor que devo fazer?
                                Fui informar-me a outro mecânico para ele me dar um parecer, ele falou-me em sonda lambda a ir à vida...
                                Alguém que tenha tido problemas com esta dita sonda, acha os sintomas parecidos aos que teve?
                                Se tiver o interruptor, verifica se está ok, aquilo tem uma borracha (igual ao do interruptor dos stops), para ligar/desligar o interruptor, pode a borracha ter partido e o interruptor tá sempre desligado. Aquilo dá uma informação qualquer à centralina pra informar se o carro tá engatado ou desengatado, quando isso falha um dos sintomas é o carro ir abaixo, mas isto aplica-se se o carro for de injecção, se for de carburador já não.

                                Eu antes de gastar dinheiro em material, se fosse a ti, com o carro ligado verificava tudo o que era tubos de admissão a ver se há alguma fuga, de seguida tubos de vácuo e só depois começava a avançar para velas, cabos de velas, etc

                                Em relação à sonda, geralmente os sintomas dela gripada são consumos ligeiramente mais altos, perda de rendimento. Antes de a trocar eu trocava de velas, muita vez carros chumbam na IPO com valores de CO2 anormais, trocam a sonda (andam pelos 100eur) e depois continua na mesma, quando o problema era velas que tavam a queimar mal...

                                Comentário


                                  #17
                                  Já passei por uma situação idêntica. A gasolina era o desastre, passava a gás ficava bom, mas a potência a gás estava fraquinha.
                                  O problema estava nos injectores da gasolina que estavam entupidos. Isso é facil de testar. Levou injectores usados, uma afinação no sistema e ficou bom.
                                  Mete o carro num mecânico que saiba fazer diagnósticos, senão vais andar a enterrar dinheiro para nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Experimenta fazer outra coisa, não custa nada tentar. Desliga a bateria a noite toda e liga-a de manhã.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                      Já passei por uma situação idêntica. A gasolina era o desastre, passava a gás ficava bom, mas a potência a gás estava fraquinha.
                                      O problema estava nos injectores da gasolina que estavam entupidos. Isso é facil de testar. Levou injectores usados, uma afinação no sistema e ficou bom.
                                      Mete o carro num mecânico que saiba fazer diagnósticos, senão vais andar a enterrar dinheiro para nada.
                                      Boas sim também pensei que fosse isso, quanto custará meter uns injetores novos com mão de obra? Vi um jogo de 4 por 20€ tou a achar mt barato, mas eu também não tenho noção de quanto serão uns novos pro meu carro. Mas ele anda-me realmente a beber um bocadinho mais tanto a gás como gasolina, mas pode ser deste problema.

                                      Passei no mecânico esta tarde, ele disse-me colocou um retorno de óleo do motor e disse-me que o carro não tinha, e como o motor está cansado, aquilo entupia e afogava o motor. Eu não entendi muito bem a cena, mas também ele é que sabe e como tenho plena confiança no serviço dele... Depois limpou o carburador e meteu-o a trabalhar, sangrou o sistema de refrigeração e pelos vistos o carro simplesmente está com um trabalhar melhor e já não engasga nem a gasolina nem a gás, já notei mais potência a desenvolver, embora não esteja como já o senti, mas pode ser psicológico. :D
                                      O melhor de tudo é que não me levou €. :D

                                      Vou andar com o carro assim e ver o que acontece...
                                      Caso volte ao mesmo aviso. ;)
                                      Editado pela última vez por JanSantos; 15 May 2014, 21:31.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estou de volta...
                                        O carro esteve bem 1 semana e voltou a fazer o mesmo. O mecânico disse-me que quase de certeza que é o corpo borboleta, resultado comprei um por 50 euros com 1 ano de uso, andei no carro onde ele estava montado e não notei qualquer problema, vou meter à oficina amanhã para o mecânico mo meter e vamos ver se realmente é daí...
                                        Já agora, não tenho noção de consumos que é suposto fazer com o meu carro, como ando apenas alguns kms a gasolina, não tenho noção do que deveria fazer, a gás ele anda nos 10l aos 100km, acham normal ou está muito elevado? Isto quer dizer que o carro andará a beber cerca de 8l a gasolina aos 100. Tenho um kit aspirado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JanSantos Ver Post
                                          Estou de volta...
                                          O carro esteve bem 1 semana e voltou a fazer o mesmo. O mecânico disse-me que quase de certeza que é o corpo borboleta, resultado comprei um por 50 euros com 1 ano de uso, andei no carro onde ele estava montado e não notei qualquer problema, vou meter à oficina amanhã para o mecânico mo meter e vamos ver se realmente é daí...
                                          Já agora, não tenho noção de consumos que é suposto fazer com o meu carro, como ando apenas alguns kms a gasolina, não tenho noção do que deveria fazer, a gás ele anda nos 10l aos 100km, acham normal ou está muito elevado? Isto quer dizer que o carro andará a beber cerca de 8l a gasolina aos 100. Tenho um kit aspirado.



                                          Será os consumos para esse motor.

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