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Seat Ibiza 11-2002 1.4 TDI

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    Seat Ibiza 11-2002 1.4 TDI

    Boas,


    Tenho um problema no meu carro que basicamente se resume a:


    Tenho um Seat Ibiza de 11/2002 1.4 Tdi e deixou de ter força. Deita muito fumo e para andar tenho que embraiar bastante o carro e somente responde mais porque o turbo dispara. O fumo é tanto que ninguém pode andar atrás de mim...
    Tinha um erro na centralina do medidor da massa de ar. O qual substitui e troquei também o filtro de ar (por prevenção). O erro desapareceu mas o problema persiste.
    Já me disseram que poderia ser válvula de admissão e recentemente disseram-me que seria da Válvula EGR. Gostaria de saber qual era o problema... e se me podem ajudar, sff
    Atentamente

    #2
    Boas. Esse fumo preto e a falta de força do motor costuma ser problemas no sensor de massa de ar. Esse fumo preto significa que está a ser injetado muito mais gasoleo para a quantidade de ar que está a entrar no motor. Se o sensor que mede a quantidade de ar que entra no motor estiver a enviar informação errada para a centralina pode estar aí o problema, mas como dizes que já trocaram o sensor e não resolveu não sei.
    O ideal seria fazeres um teste de estrada com o programa de diagnostico ligado para ver a evolução dos varios sensores.
    Em casa podes ir fazendo uns testes basicos que ir desligando as fichas de cada um dos sensores (um de cada vez) e ir testando o carro mas não te esqueças que depois quando ligares o programa de diagnostico vais ter um erro registado de cada um dos sensores que andou com a ficha desligada.
    Tenta desligar a ficha do sensor de massa de ar, do sensor de pressão do colector, da Egr, etc,etc... e vai testando o comportamento do carro.

    Comentário


      #3
      Quantos kms tem o carro?

      A falta de força pode ser de várias coisas, o fumo é que é mais estranho.

      1º - Liga o VAG-COM nisso e faz uma leitura;
      2º - Em caso de muitos kms, manda limpar a EGR e os colectores;
      3º - Verifica o turbo (embora o 1.4 seja de geometria fixa);
      4º - Testa outro medidor de massa de ar.

      Comentário


        #4
        O carro tem cerca de 230 000 Km. Não apresenta qualquer erro. Testei outro medidor e está na mesma.
        O que me têm dito é que o problema é da Válvula de Admissão.

        Comentário


          #5
          ok, muito obrigado pela ajuda. Irei tentar fazer isso.
          O que me têm dito é que o problema é da Válvula de Admissão...

          Comentário


            #6
            E o filtro de gasóleo?

            Isso é ligar o VCDS e descobre-se o mal em três tempos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Asterixano Ver Post
              Tenho um problema no meu carro que basicamente se resume a:


              Tenho um Seat Ibiza de 11/2002 1.4 Tdi ...

              Está encontrado o problema...

              Comentário


                #8
                Ate parece...

                Comentário


                  #9
                  Pois, o problema é que ligo o carro a VCDS e não apresenta qualquer erro.
                  Está complicado dar com o problema... cada mecânico dá o seu parecer... 3 disseram-me que era a válvula de admissão, outro disse que era EGR, etc

                  Comentário


                    #10
                    Os 3 não sabem mexer no programa e ler valores....?

                    Estou na profissão errada..

                    Comentário


                      #11
                      É estranho fazer tanto fumo como dizes e não ter, pelo menos, um erro na sonda lambda....

                      Comentário


                        #12
                        O erro que tinha era do medidor de massa de ar, e ar condicionado

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          É estranho fazer tanto fumo como dizes e não ter, pelo menos, um erro na sonda lambda....
                          Tdi tem sonda lambda...?

                          Comentário


                            #14
                            Uma limpeza à EGR nao trazia mal ao mundo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Asterixano Ver Post
                              Está complicado dar com o problema... cada mecânico dá o seu parecer... 3 disseram-me que era a válvula de admissão, outro disse que era EGR, etc

                              3-1 ganha a válvula de admissão.

                              O que é mesmo essa válvula de admissão? Esse motor não deveria ter, pelo menos, 3 válvulas de admissão?

                              Mas se uma já dá esses problemas... ainda bem que não tem as 3!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Tdi tem sonda lambda...?
                                Claro

                                Não é exclusivo dos motores a gasolina.

                                Sonda lambda para o seu VOLKSWAGEN POLO (9N_) 1.4 TDI (70Cv)

                                Comentário


                                  #17
                                  Sé larga fuma preto só pode ser:

                                  Turbo com falta de pressão, vais ao mecânico e ele verifica se o turbo faz a pressão correta!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    A válvula de admissão de que falam deve ser o sensor que tem no colector de admissão que mede a pressão no colector (sensor de pressão absoluta).
                                    Este sensor quando está sujo ou avariado costuma provocar falta de força no motor.
                                    Anda por aqui um topico algo recente em que um user relata precisamente isso, o carro dele tinha falta de força no motor, não acendia nenhuma luz de avaria no quadrante mas quando foi ligada a máquina de diagnostico o erro desse sensor estava ativo. O sensor foi trocado e o problema desapareceu.

                                    Comentário

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