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Punto 55 SX falha

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    Punto 55 SX falha

    Boas.
    Tenho um punto 55 SX de 95 e falha em especial nas primeiras mudanças engasga-se muito em especial a frio e diminui ligeramente quando está quente.
    O relantim é muito instavel.
    Por vezes vai abaixo e liga a luz do codigo de chave e so o consigo colocar novamente a funcionar desligando a bateria ou a ficha da centralina durante alguns segundos.
    em 4ª e 5ª só falha nas subidas parece que perde a força.
    Tem cabos e velas novas as bobines estão boas e o carburardor já o desmontei e limpei-o todo.
    Gostaria que alguem me ajudasse.
    desde já obrigado a todos.

    #2
    Originalmente Colocado por lfrbranca Ver Post
    Boas.
    Tenho um punto 55 SX de 95 e falha em especial nas primeiras mudanças engasga-se muito em especial a frio e diminui ligeramente quando está quente.
    O relantim é muito instavel.
    Por vezes vai abaixo e liga a luz do codigo de chave e so o consigo colocar novamente a funcionar desligando a bateria ou a ficha da centralina durante alguns segundos.
    em 4ª e 5ª só falha nas subidas parece que perde a força.
    Tem cabos e velas novas as bobines estão boas e o carburardor já o desmontei e limpei-o todo.
    Gostaria que alguem me ajudasse.
    desde já obrigado a todos.
    No teu caso relantim estável pode ser:
    Somba lambda
    Pode simplesmente ser sujidade no corpo da borboleta, basta limpar com spray próprio
    Ou então mais certo será a centraliza!!!!!

    Comentário


      #3
      Centralina não é...

      Os cabos de velas e as velas estão boas ? E como é que estão as bobines ?

      Comentário


        #4
        Ele diz que as bobines estão boas... mas estão mesmo?

        Será demasiado descabido pensar em fazer um teste de compressão?

        (agora meti a compressão na cabeça... só me livro disto quando o eblase tiver a coisa dele a funcionar!)

        Comentário


          #5
          O meu Uno 60SX há um mês e pouco tinha alguns dos sintomas do teu.

          Tava a passar água para o 1º e 2º cilindros por causa da cabeça estar podre e a junta da cabeça queimada (ou colassa já não me lembro bem nem percebo muito do assunto).

          Antes disto acontecer tinha velas novas também e agora até aproveitei e troquei-lhes os cabos.

          Comentário


            #6
            A minha irmã teve um Punto 75 ELX que tinha esse problema. No caso desse carro eram os cabos que iam para a centralina. Um deles estava torcido e rasgado fazendo mau contacto.

            Como já disseram é verificar e limpar com produto próprio o corpo de admissão onde se encontra a borboleta e salvo erro o sensor de relanti.

            De qualquer modo leva o carro a fazer diagnóstico vulgo "ligar à máquina" (podes ir ao Feu Vert por exemplo) para ler os erros! Eu andei alguns anos nessa de tentar adivinhar mas mais vale dar-lhes 25€ do que andar a dar tiros no escuro.

            Boa sorte!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
              A minha irmã teve um Punto 75 ELX que tinha esse problema. No caso desse carro eram os cabos que iam para a centralina. Um deles estava torcido e rasgado fazendo mau contacto.

              Como já disseram é verificar e limpar com produto próprio o corpo de admissão onde se encontra a borboleta e salvo erro o sensor de relanti.

              De qualquer modo leva o carro a fazer diagnóstico vulgo "ligar à máquina" (podes ir ao Feu Vert por exemplo) para ler os erros! Eu andei alguns anos nessa de tentar adivinhar mas mais vale dar-lhes 25€ do que andar a dar tiros no escuro.

              Boa sorte!
              pODES ME DISSER QUAIS ERAM ESSES CABOS QUE VÃO PARA A CENTRALINA LIGAM A QUE SITIO DO CARRO?
              o CARBURADOR FOI TODO DESMONTADO E COMPLETAMENTE LIMPO

              Comentário


                #8
                Sim as bobines uma é nova e a outra faz faisca tanbem
                eu desconfio um pouco da compressão mas em mudanças altas só se engasga nas subidas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Ele diz que as bobines estão boas... mas estão mesmo?

                  Será demasiado descabido pensar em fazer um teste de compressão?

                  (agora meti a compressão na cabeça... só me livro disto quando o eblase tiver a coisa dele a funcionar!)
                  Sim as bobines uma é nova e a outra faz faisca tanbem
                  eu desconfio um pouco da compressão mas em mudanças altas só se engasga nas subidas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mfn Ver Post
                    no teu caso relantim estável pode ser:
                    Somba lambda
                    pode simplesmente ser sujidade no corpo da borboleta, basta limpar com spray próprio
                    ou então mais certo será a centraliza!!!!!
                    já fiz o teste com a ficha da sonda lambda desligada e fica igual

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por lfrbranca Ver Post
                      já fiz o teste com a ficha da sonda lambda desligada e fica igual
                      Então é porque a sonda não está a fazer o trabalho dela, certo?
                      Se estivesse boa devias notar diferenças.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lfrbranca Ver Post
                        pODES ME DISSER QUAIS ERAM ESSES CABOS QUE VÃO PARA A CENTRALINA LIGAM A QUE SITIO DO CARRO?
                        o CARBURADOR FOI TODO DESMONTADO E COMPLETAMENTE LIMPO
                        Sinceramente não posso pois isso ocorreu há mais de dez anos mas eram parte da ficha que liga à centralina.

                        O Punto 55 não tem carburador mas sim injecção electrónica e tal como disse deve ser ligado a um computador para detectar e se possível apagar/reparar erros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                          Ele diz que as bobines estão boas... mas estão mesmo?

                          Será demasiado descabido pensar em fazer um teste de compressão?

                          (agora meti a compressão na cabeça... só me livro disto quando o eblase tiver a coisa dele a funcionar!)
                          Tu vê lá... não desgraces a tua vida!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                            Sinceramente não posso pois isso ocorreu há mais de dez anos mas eram parte da ficha que liga à centralina.

                            O Punto 55 não tem carburador mas sim injecção electrónica e tal como disse deve ser ligado a um computador para detectar e se possível apagar/reparar erros.
                            Eu não sei se ele tem ficha para ligar á maquina nem sei onde fica essa ficha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                              Então é porque a sonda não está a fazer o trabalho dela, certo?
                              Se estivesse boa devias notar diferenças.
                              Como é que posso testar a sonda lambda com o multimetro.

                              Comentário


                                #16
                                Deves ver:
                                Em primeiro lugar as velas, cabos e Bobines (penso que já fizeste), o básico.

                                A partir dai vê a sonda da temperatura do colector de admissão (Azul), sonda da temperatura da admissão (localizada no corpo do monoponto), sonda passo-a-passo (regula o ar do relanti), sonda lambda, sonda da pressão absoluta do colector de admissão, acho que não me estou a esquecer de nada.

                                Experimenta também a desligar o cabo da bateria 1 hora, ligas o carro deixas trabalhar até disparar a ventoinha, desligas e depois experimenta a ver se ficou melhor, com isto parametrizas todos os sensores à centralina e apagar os erros que lá estejam (atenção se existirem erros constantes não vais conseguir nada).
                                Deves fazer isto cada vez que trocares algum sensor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por lfrbranca Ver Post
                                  Eu não sei se ele tem ficha para ligar á maquina nem sei onde fica essa ficha.
                                  Passo a publicidade mas a Feut Vert até está em promoção com o diagnostico electrónico. Está mais barato do que aqui na Polónia!

                                  A tomada de diagnostico OBD fica no lado esquerdo do tablier onde se encontram os fusíveis e já há muito anos que os carros têm esse dispositivo.

                                  Feu Vert

                                  DIAGNÓSTICO ELECTRÓNICO
                                  Actualmente, os sistemas de segurança e funcionamento do motor da maior parte dos veículos são geridos de modo electrónico. Na Feu Vert, dispomos do equipamento necessário para realizar o controlo de segurança electrónico e, assim, informá-lo caso se verifique qualquer anomalia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                    Deves ver:
                                    Em primeiro lugar as velas, cabos e Bobines (penso que já fizeste), o básico.

                                    A partir dai vê a sonda da temperatura do colector de admissão (Azul), sonda da temperatura da admissão (localizada no corpo do monoponto), sonda passo-a-passo (regula o ar do relanti), sonda lambda, sonda da pressão absoluta do colector de admissão, acho que não me estou a esquecer de nada.

                                    Experimenta também a desligar o cabo da bateria 1 hora, ligas o carro deixas trabalhar até disparar a ventoinha, desligas e depois experimenta a ver se ficou melhor, com isto parametrizas todos os sensores à centralina e apagar os erros que lá estejam (atenção se existirem erros constantes não vais conseguir nada).
                                    Deves fazer isto cada vez que trocares algum sensor.
                                    Desculpa a minha ignorancia mas onde é que ficam todas estas sondas e como é que as consigo testar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                      Passo a publicidade mas a Feut Vert até está em promoção com o diagnostico electrónico. Está mais barato do que aqui na Polónia!

                                      A tomada de diagnostico OBD fica no lado esquerdo do tablier onde se encontram os fusíveis e já há muito anos que os carros têm esse dispositivo.

                                      Feu Vert
                                      No punto mk1 é no compartimento do motor junto à centralina.


                                      Originalmente Colocado por lfrbranca Ver Post
                                      Desculpa a minha ignorancia mas onde é que ficam todas estas sondas e como é que as consigo testar?
                                      Pois, só arranjando sensores para testares, ora novos ora usados.

                                      -Sonda da temperatura que dá a informação para a centralina está no colector de admissão tomada azul (comprar nova é barata na concorrência)

                                      -Sonda da temperatura da admissão está localizada no corpo do monoponto quando tiras a caixa do filtro de ar está la um a meia lua com uma sensor vermelho redondo, podes limpar com spray de travões.

                                      -Motor de passo ve aqui como limpar: DIY - Ralenti instável no Punto Mk1 - Limpeza sensor ralenti

                                      Sensor pressão absoluta admissão (MAP), procura na net.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fui á inspeção e acusou CO2 alto estou a suspeitar da map uma vez que medi a sonda lambda e tem valores normais.
                                        Apena não sei testar o sensor map.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Normalmente quando o único sintoma é CO2 elevado costuma ser sonda lambda ou catalisador.
                                          No entanto como notas o carro a trabalhar mal pode ser algo avariado que provoque também CO2 elevado na carburação.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho em casa um Bravo de 96 com o 1.4 e tinha uns sintomas semelhantes aos que descreves.

                                            Fomos a um mecânico nosso vizinho ele trocou o sensor de temp. do motor , e o carro ficou sempre na mesma. Depois fomos a outro mecânico que em 30 min. descobriu que era a bobine das velas que tinha variações corrente no funcionamento.

                                            Até hoje tudo impecável.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como já referiram, o ideal é ligar logo o carro a uma máquina de diagnóstico.

                                              Por vezes perde-se mais tempo à procura do problema, a trocar peças, etc, e pode ser uma coisa simples que apresente um erro na centralina. Se não, é uma questão de analisar os parametros do motor, nomeadamente valores da sonda lambda.

                                              Todos os carros de injecção electrónica tem sistema de diagnóstico. No caso do Punto, a ficha tem 3 pinos e encontra-se ao lado da centralina.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não perdes nada em fazer um teste de fugas de vácuo, para além de tudo o mais que já disseram (mas este é simples, rápido e barato):

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  era uma bobine que dava menos corrente num dos polos.
                                                  Obrigado a todos

                                                  Comentário

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