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Comprar Toyota Corolla KE20 de 1974 - bem estimado e conservado

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    Comprar Toyota Corolla KE20 de 1974 - bem estimado e conservado

    Boa noite, estou interessado pelo carro que mencionei no nome do tópico, está à venda em um stand. os donos do stand são amigos de família há décadas, por isso são pessoas de confiança e garantem que o carro está impecável em todos os aspectos, até na mecânica. eu como estou em lisboa e a minha família foi ver o carro e disseram que estava tudo impecável e tem ainda peças originais do carro tais como as jantes e volante originais.

    este é o carro, como podem ver neste link http://praiadavitoriasantacruz.olx.p...-iid-456019943

    esse carro está quase tudo de origem, até o motor, que tem 40 anos.

    - queria saber se existe alguns cuidados especiais com motores a carburador ? e também com motores com 40 anos ? diferentemente dos carros de hoje em dia, carros fiáveis como mitsubishi, honda, mazda dos anos 90 que é sempre rodar a chave e andar, 365 dias por ano sem passar numa oficina.. a minha família tem carros dessas marcas que mencionei, por isso..

    - será que estará apto para conduzir no dia-a-dia ?

    - vai requerer alguma manutenção mais exigente por causa da idade do carro ?

    por enquanto, ainda não falaram com os donos para ver o historial ou as inspecções dos carros anteriores, não sei se há, mas como será possível saber se o carro realmente tem 106 mil kms ou 206.. ou 306.. ?

    por isso queria saber de tudo, para depois não me dar muitas chatices. agradecia que os entendidos respondessem e dessem conselhos.

    não estou interessado nos carros recentes, são todos demasiados caros nos açores.. e um carro a custar 2500€ só se for um 206 1.1 ou um honda desgastado e com mais de 150 mil kms..

    #2
    Esses carros são engraçados, simples e fiáveis, mas 40 anos são 40 anos.

    Os carros japoneses dessa altura tinham bastantes problemas com corrosão.

    Comentário


      #3
      sim, isso é verdade, esse é o maior problema dos carros japoneses.

      estou a uns passos de adquirir o carro, mas precisava da ajuda com as vossas respostas, para saber do que me vai esperar um carro com essa idade e esse modelo, e assim poderei decidir ou não o negócio, para depois não me aparecer grandes surpresas desagradáveis.

      então por o carro ter menos peças e quase nenhuma electrónica como os carros de hoje em dia, a manutenção pode ser simples e barata, estou certo ? e depois se for precisar para trocar peças de desgaste, como velas e outras coisas, não será difícil de encontrar ? ou peças universais também servem ?
      Editado pela última vez por NismoPT; 24 May 2014, 22:38.

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        #4
        Tens espirito para:

        - conduçao com 40 anos;
        - cenas sempre a pedir atenção.. borrachas. travões.. electricidade...
        - pena de andar á chuva


        sim?

        Força!

        Comentário


          #5
          essa da chuva não percebi.

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            #6
            Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
            essa da chuva não percebi.
            É um carro com 40 anos, provavelmente vai te deixar entrar alguma água, com sorte começam-te a aparecer alguns sinais de ferrugem..

            Comentário


              #7
              Não deixa de ter a idade que tem... com todas as vantagens e desvantagens.

              Comentário


                #8
                Nunca pensei que o mercado automóvel nos Açores fosse tão diferente do nosso..

                Sendo assim, sinceramente não sei, mas se fosse por cá, diria-te que esse carro teria um público alvo muito especifico. Não seria carro de dia a dia, mas sim para "coleccionadores" e considerado um clássico.

                Não sei se tens algum "carinho" por carros antigos.. Em caso afirmativo, parece-me uma boa opção. Agora se esse tipo de carro não te disser nada, não sei até que ponto não compensaria mais comprar um carro mais recente. Mais confortável, menos gastador, mais seguro, etc.

                Comentário


                  #9
                  pois é, posso dar um exemplo, há uns anitos que vi um colt de 2000 esteve à venda num stand açoriano por 7500€ e depois fui ver no standvirtual todos os colts dessa geração não passavam dos 3000€..

                  agora carinho por carros antigos, sempre gostei de ver carros antigos e os admirava, sempre que via um estacionado por aí, nunca perco a oportunidade de ir ver o interior e me apetecer sentar e agarrar no volante, sentir a sensação única de estar dentro de uma máquina clássica com uma grande história.. se desse uma volta, as pessoas ficavam a olhar para o carro, seria um pouco entusiasmante conduzir assim.

                  um irmão meu comprou um mustang glx de 1982 por 250€, era de um americano que trabalhava na base americana lá na ilha terceira, neste momento está numa garagem e sem papeladas, de vez em quando temos de ir lá para ligar o motor e sempre curti sentar ali e olhar para os painéis, volantes e tudo, sentir o cheiro do interior, ouvir o som do motor que é diferente dos carros modernos.

                  procuro mesmo um carro bonito, interessante, diferente da maioria que andam nas ruas, que não gaste muito, que seja fiável, e só encontro esse toyota que é o mais barato pelo qual me interesso e de certeza que dava prazer a conduzir, não é grande, e as pessoas olhavam para aquilo.

                  nunca me interessei muito por carros modernos, para encontrar um carro básico e recente como o micra, space star dos novos, colt, fiesta custam à volta de 10 mil euros ou mais, mas o looking deles não curto muito, têm muitas peças e electrónicas, e também sei que não transmitem aquela sensação única o prazer de condução.
                  Editado pela última vez por NismoPT; 25 May 2014, 00:45.

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                    #10
                    Esse tem aspecto de já ter levado algum restauro, se foi bem feito ou não só vendo bem.
                    Quanto ao motor, tudo depende do que está lá agora, é um motor que deverá ser fiável, penso que é o 1.3, manutenção a tempo e horas e está aí para durar mais uns bons anos.
                    Não esperes grande andamentos, ou que dê para andar a fazer drift, mas já é engraçado.
                    Para usa-lo como "daily" é preciso "algum" gosto por clássicos, pois implica abdicares de AC, e sendo um carro de tracção traseira sem as ajudas, á chuva é preciso algum cuidado, e se o restauro foi bem feito poderá não ter grandes problemas de infiltrações e ferrugem, caso não mais tarde ou mais cedo começas a ver infiltrações em certas partes...

                    O meu avô tem para lá um Ke30(4 portas) e anda á uns tempos para mandar arranjar, precisa de segmentos, e uma pintura incluindo algum "corte e costura" em sitios que já têm ferrugem, a ver se o chateio, se não nunca mais trata disso.
                    Editado pela última vez por paulo14; 25 May 2014, 01:35.

                    Comentário


                      #11
                      a minha família vai ver melhor o carro e procurar pontos de ferrugens.

                      já pesquisei um pouco acerca dos ke20's em portugal, esses carros foram fabricados em portugal, pela salvador caetano, eu acho que é uma versão 1200 com 73 cavalos, como podem ver no link http://rmartins.no.sapo.pt/ke20/5.jpg não sei se já foi fabricado cá com outros motores ou 1200 com outras cavalagens. o dono do stand diz que tem entre 67 a 72 cavalos.

                      ar condicionado nunca me fez muita falta, já andei num carro sem AC e não sou de suar muito. já conduzi mx-5 1.8l do meu irmão umas vezes, sei como é isso da tracção traseira, mas não sou de andar depressa, na via rápida vou a 90kmh para ser poupadinho lol
                      Editado pela última vez por NismoPT; 25 May 2014, 21:53.

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                        #12
                        Já fui num ke20 a frança, bem fiável mas este está bem caro, tens ver a questão da ferrugem nestea carros antigos é o pior que pode acontecer.

                        Comentário


                          #13
                          Eu compreendo a tua coisa de quereres um carro antigo, mas a convivência diária com um não é fácil e sei-o com conhecimento de causa.

                          Tens que prescindir de imensa coisa.
                          Diria que tens que prescindir de praticamente tudo o que torna a condução diária confortável (excepto em carro muito muito bons antigos o que não é o caso).

                          Tens que prescindir de conforto, quer fisico quer acústico, tens que prescindir da facilidade de conduzir um carro e aprender a conduzir sem direcção assistida. Aprender a usar uma caixa antiga, aprender que em dias de chuva a chaufagem é como o bafo dum velho que de nada te serve para desembaciar o vidro, que a electricidade te pode pedir algum carinho, etc etc

                          E num carro antigo há uma coisa que é matemática: há sempre qualquer coisa a fazer.

                          Os KE20 são automóveis muito fiáveis, mas 40 anos não perdoam a nenhum carro.

                          Comentário


                            #14
                            O meu pai comprou um desses em 1974 (começava por IM a matrícula) e eu consegui capotá-lo e entortar o eixo traseiro em 1978. Mas tive sorte e mantive o meu braço esqº completamente funcional, depois de alguns meses de fisioterapia e umas marcas ligeiras que hoje já quase nem vejo.

                            Certamente vai ser um carro muito divertido. Tem os anos que tem e terá o estado que tiver, em função do que os vários donos lhe tenham feito. Hoje em dia é um clássico, portanto o preço começa a ser proporcional à idade. E essa cor é particularmente linda!

                            Esse carro não necessita de direcção assistida, ela é suficientemente leve até para manobras de estacionamento. Mas há que ter em consideração que se está a comprar um clássico de 40 anos!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              Eu compreendo a tua coisa de quereres um carro antigo, mas a convivência diária com um não é fácil e sei-o com conhecimento de causa.

                              Tens que prescindir de imensa coisa.
                              Diria que tens que prescindir de praticamente tudo o que torna a condução diária confortável (excepto em carro muito muito bons antigos o que não é o caso).

                              Tens que prescindir de conforto, quer fisico quer acústico, tens que prescindir da facilidade de conduzir um carro e aprender a conduzir sem direcção assistida. Aprender a usar uma caixa antiga, aprender que em dias de chuva a chaufagem é como o bafo dum velho que de nada te serve para desembaciar o vidro, que a electricidade te pode pedir algum carinho, etc etc

                              E num carro antigo há uma coisa que é matemática: há sempre qualquer coisa a fazer.

                              Os KE20 são automóveis muito fiáveis, mas 40 anos não perdoam a nenhum carro.
                              aí nos açores já se sabe como são os preços. mas 40 anos são sempre 40 anos. aqui outro que sabe o que é andar com um carro que passou por 6 mãos e que tinha na altura "apenas" 25 anos. até aos 30 foi sempre a mudar peças, chegava a andar nele, parava-o 5min e depois não pegava, uma das ponteiras saiu em andamento, por vezes o capot não abria, o depósito da gasolina tinha um furinho e aquilo era um "perfume" por todo o lado, 2 toques e um acidentezito, etc, etc, etc.

                              não esperes muito desse clássico. é bom para f-d-s. tal como tu eu utilizava o meu todos os dias, depois nos últimos 2 anos estava quase encostado, principalmente no último ano, em que lhe fiz cerca de 900kms, penso.

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                                #16
                                Tive 3 carros iguais na família. Um precisamente dessa cor.
                                Num deles o motor gripou e levou um motor novo. Neste caso a culpa foi do condutor que não ligou ao aviso do óleo.
                                Noutro, a bomba de água pifou durante uma viagem no verão e foi todo o caminho a meter água. Não chegou a encostar e resolveu-se facilmente com uma bomba nova.
                                Num terceiro, tinha uma fuga de valvulina na caixa e acabei por despachá-lo pois a solução era levar o conjunto do diferencial novo e ficava caro.
                                A mecânica é muito simples e qualquer aprendiz de mecânico resolve a maior parte dos problemas. Lembro-me que de vez em quando tinha que trocar platinados e velas (e óleo, claro) mas de resto não requer grande manutenção.
                                É um carro muito leve de traseira e como tem tração atrás é preciso algum cuidado pois facilmente dá de traseira.
                                O seu maior problema realmente é a corrosão. Num inverno à chuva facilmente começa a ganhar ferrugem.
                                Neste momento já não é carro para o dia a dia, pois comparado com carros mais actuais é muito barulhento e desconfortável.
                                Mais vale vires ao continente e comprares um carro mais recente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                  Eu compreendo a tua coisa de quereres um carro antigo, mas a convivência diária com um não é fácil e sei-o com conhecimento de causa.

                                  Tens que prescindir de imensa coisa.
                                  Diria que tens que prescindir de praticamente tudo o que torna a condução diária confortável (excepto em carro muito muito bons antigos o que não é o caso).

                                  Tens que prescindir de conforto, quer fisico quer acústico, tens que prescindir da facilidade de conduzir um carro e aprender a conduzir sem direcção assistida. Aprender a usar uma caixa antiga, aprender que em dias de chuva a chaufagem é como o bafo dum velho que de nada te serve para desembaciar o vidro, que a electricidade te pode pedir algum carinho, etc etc

                                  E num carro antigo há uma coisa que é matemática: há sempre qualquer coisa a fazer.

                                  Os KE20 são automóveis muito fiáveis, mas 40 anos não perdoam a nenhum carro.
                                  também sei como é isso nas caixas antigas, já conduzi em um mercedes 190. já os vidros embaciados, já andei em um carro sem AC.. resolvia-se é ligar o motor e esperar um minuto até as ventoinhas aquecer, estou habituado disso. já ouvi algum método para passar algum produto ou líquido que impedisse de o vidro embaciar.

                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  O meu pai comprou um desses em 1974 (começava por IM a matrícula) e eu consegui capotá-lo e entortar o eixo traseiro em 1978. Mas tive sorte e mantive o meu braço esqº completamente funcional, depois de alguns meses de fisioterapia e umas marcas ligeiras que hoje já quase nem vejo.

                                  Certamente vai ser um carro muito divertido. Tem os anos que tem e terá o estado que tiver, em função do que os vários donos lhe tenham feito. Hoje em dia é um clássico, portanto o preço começa a ser proporcional à idade. E essa cor é particularmente linda!

                                  Esse carro não necessita de direcção assistida, ela é suficientemente leve até para manobras de estacionamento. Mas há que ter em consideração que se está a comprar um clássico de 40 anos!
                                  também achei que não precisasse de direcção assistida por causa do seu peso. já li que o carro na época também foi feito a pensar nas mulheres para conduzir esses modelos, e por isso que a condução é suave, não é verdade ?

                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  aí nos açores já se sabe como são os preços. mas 40 anos são sempre 40 anos. aqui outro que sabe o que é andar com um carro que passou por 6 mãos e que tinha na altura "apenas" 25 anos. até aos 30 foi sempre a mudar peças, chegava a andar nele, parava-o 5min e depois não pegava, uma das ponteiras saiu em andamento, por vezes o capot não abria, o depósito da gasolina tinha um furinho e aquilo era um "perfume" por todo o lado, 2 toques e um acidentezito, etc, etc, etc.

                                  não esperes muito desse clássico. é bom para f-d-s. tal como tu eu utilizava o meu todos os dias, depois nos últimos 2 anos estava quase encostado, principalmente no último ano, em que lhe fiz cerca de 900kms, penso.
                                  eu estou mais vezes aqui em lisboa do que lá nos açores. aqui eu não preciso de um transporte próprio.

                                  Originalmente Colocado por Djalmao Ver Post
                                  Tive 3 carros iguais na família. Um precisamente dessa cor.
                                  Num deles o motor gripou e levou um motor novo. Neste caso a culpa foi do condutor que não ligou ao aviso do óleo.
                                  Noutro, a bomba de água pifou durante uma viagem no verão e foi todo o caminho a meter água. Não chegou a encostar e resolveu-se facilmente com uma bomba nova.
                                  Num terceiro, tinha uma fuga de valvulina na caixa e acabei por despachá-lo pois a solução era levar o conjunto do diferencial novo e ficava caro.
                                  A mecânica é muito simples e qualquer aprendiz de mecânico resolve a maior parte dos problemas. Lembro-me que de vez em quando tinha que trocar platinados e velas (e óleo, claro) mas de resto não requer grande manutenção.
                                  É um carro muito leve de traseira e como tem tração atrás é preciso algum cuidado pois facilmente dá de traseira.
                                  O seu maior problema realmente é a corrosão. Num inverno à chuva facilmente começa a ganhar ferrugem.
                                  Neste momento já não é carro para o dia a dia, pois comparado com carros mais actuais é muito barulhento e desconfortável.
                                  Mais vale vires ao continente e comprares um carro mais recente.
                                  estou no continente, não conheço nenhum dono de stand ou algum amigo que venda um carro ou que possa confiar em alguém ou mecânico para comprar um carro e desisti a ideia de comprar um carro cá e enviar para os açores. os meus familiares percebem mais de carros que eu e não iriam vir para cá só para ver um carro lol.
                                  Editado pela última vez por NismoPT; 25 May 2014, 14:24.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                    estou no continente, não conheço nenhum dono de stand ou algum amigo que venda um carro ou que possa confiar em alguém ou mecânico para comprar um carro e desisti a ideia de comprar um carro cá e enviar para os açores. os meus familiares percebem mais de carros que eu e não iriam vir para cá só para ver um carro lol.
                                    Se as pessoas comprassem carros só a amigos ou a pessoas em quem confiam, então não se faziam negócios.
                                    Com a diferença de preços, pelo exemplo que deste, dá para vir ao continente passar férias, comprar um carro e ainda se poupa. Eu era o que faria, mas tu é que sabes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                      também achei que não precisasse de direcção assistida por causa do seu peso. já li que o carro na época também foi feito a pensar nas mulheres para conduzir esses modelos, e por isso que a condução é suave, não é verdade ?
                                      Mulheres? Mas há 40 anos alguém pensava nas mulheres para construir um carro? Nem Datsuns 1200 nem Corollas nem carro nenhum normal precisava dessas coisas assistidas! Um servo-freio já era um luxo! E vidros eléctricos só naqueles Mercedes que custavam 4 vezes mais!

                                      O carro era muito bom! Mas só te quero transmitir a ideia que o que era muito bom há 40 anos para os parâmetros na altura, nada terá a ver com os dias de hoje. E, por muito bom que esse carro te pareça estar, não fazes a menor ideia do que ele passou nestes anos.

                                      Se o comprares naquela condição de ser clássico e que se pode enterrar lá o dinheiro que for preciso, o carro é lindo!

                                      Mas aí até te recomendaria um menos clássico e até, eventualmente!, mais barato. A AH tem aí um Cabrio para venda...

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                                        #20
                                        Tive um desse em 1994, comprado por 40 contos para rally-pirata. O meu era de 1971 em versão sedan e acabamentos base com tapetes em borracha. Havia ainda os "Deluxe" que tinham mais cromados e piso em alcatifa.

                                        É um carro interessante por ter contribuído para a motorização de Portugal e para a reputação que viria a ter a Toyota enquanto marca de grande fiabilidade.

                                        Menos bom:

                                        - Corrosão (já dito e o grande problema deles)

                                        - Suspensão traseira de molas tende a "arrear" e a necessitar de novos amortecedores frequentemente (fácil de mudar) mas as molas já requerem mais despesa quando ficam pasmadas.

                                        - Travões eram algo fracos e devem ser rectificados especialmente numa viatura com 40 anos.

                                        - Em piso molhado/húmido ou terra tem tendência a atravessar-se completamente. Pouco seguro mas muito divertido.

                                        - Começa a ser complicado encontrar material para o KE20 por motivos óbvios.

                                        - Em caso de acidente, mesmo a baixa velocidade, é provável que cause ferimentos graves nos ocupantes (cintos de segurança sem enrolador, coluna de direcção com cardan mas sem volante com absorção de energia (eram em baquelite) etc.

                                        Positivo:

                                        - Muito fácil de reparar, desmontar, limpar e substituir peças.

                                        - Caixa de velocidades era (deve ser) muito suave.

                                        - Silencioso para um carro dos anos 70.

                                        - Dá nas vistas por ser antigo.

                                        - É um clássico popular.

                                        2000€ é bem comprado se não tiver corrosão (levantar o carro em elevador próprio e verificar o piso e longarinas) e fornecerem as jantes originais e volante - é que esse "kit" é absolutamente azeiteiro! Se queres um volante mais desportivo compra o do Corolla SL Coupe com três braços.

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                                          #21
                                          e no rádio, ninguém fala? :D

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
                                            e no rádio, ninguém fala? :D

                                            LOL se calhar não terá tomada USB...

                                            NEM SEI SE O ORIGINAL JÁ APANHAVA FM!!!

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                                              #23
                                              Comprar um clássico é prescindir de muitas coisas modernas,não há duvida

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                LOL se calhar não terá tomada USB...

                                                NEM SEI SE O ORIGINAL JÁ APANHAVA FM!!!
                                                Não. Era só AM e onda curta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  Mulheres? Mas há 40 anos alguém pensava nas mulheres para construir um carro? Nem Datsuns 1200 nem Corollas nem carro nenhum normal precisava dessas coisas assistidas! Um servo-freio já era um luxo! E vidros eléctricos só naqueles Mercedes que custavam 4 vezes mais!

                                                  O carro era muito bom! Mas só te quero transmitir a ideia que o que era muito bom há 40 anos para os parâmetros na altura, nada terá a ver com os dias de hoje. E, por muito bom que esse carro te pareça estar, não fazes a menor ideia do que ele passou nestes anos.

                                                  Se o comprares naquela condição de ser clássico e que se pode enterrar lá o dinheiro que for preciso, o carro é lindo!

                                                  Mas aí até te recomendaria um menos clássico e até, eventualmente!, mais barato. A AH tem aí um Cabrio para venda...
                                                  frase que retirei em um tópico, onde num dos posts fala de toyota ke20 vs datsun 1200 "a publicidade do inicio do anos 70 referia que o veiculo tinha sido projectado para ser conduzido por uma senhora descalça, logo todos os comandos eram suaves", por isso também foi dito que o Dastun tinha um pouco mais de potência e génica, o toyota mais suave e controlável.

                                                  eu não sou de ir depressa, nunca sou apressado na condução, não tem problema o carro não ter melhor grande desempenho ou ter melhor comportamento. não sei qual é o cabrio, mas às vezes levo mais de 2 pessoas.

                                                  Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                  Tive um desse em 1994, comprado por 40 contos para rally-pirata. O meu era de 1971 em versão sedan e acabamentos base com tapetes em borracha. Havia ainda os "Deluxe" que tinham mais cromados e piso em alcatifa.

                                                  É um carro interessante por ter contribuído para a motorização de Portugal e para a reputação que viria a ter a Toyota enquanto marca de grande fiabilidade.

                                                  Menos bom:

                                                  - Corrosão (já dito e o grande problema deles)

                                                  - Suspensão traseira de molas tende a "arrear" e a necessitar de novos amortecedores frequentemente (fácil de mudar) mas as molas já requerem mais despesa quando ficam pasmadas.

                                                  - Travões eram algo fracos e devem ser rectificados especialmente numa viatura com 40 anos.

                                                  - Em piso molhado/húmido ou terra tem tendência a atravessar-se completamente. Pouco seguro mas muito divertido.

                                                  - Começa a ser complicado encontrar material para o KE20 por motivos óbvios.

                                                  - Em caso de acidente, mesmo a baixa velocidade, é provável que cause ferimentos graves nos ocupantes (cintos de segurança sem enrolador, coluna de direcção com cardan mas sem volante com absorção de energia (eram em baquelite) etc.

                                                  Positivo:

                                                  - Muito fácil de reparar, desmontar, limpar e substituir peças.

                                                  - Caixa de velocidades era (deve ser) muito suave.

                                                  - Silencioso para um carro dos anos 70.

                                                  - Dá nas vistas por ser antigo.

                                                  - É um clássico popular.

                                                  2000€ é bem comprado se não tiver corrosão (levantar o carro em elevador próprio e verificar o piso e longarinas) e fornecerem as jantes originais e volante - é que esse "kit" é absolutamente azeiteiro! Se queres um volante mais desportivo compra o do Corolla SL Coupe com três braços.
                                                  mais um post que me dá a conhecer mais o carro, obrigado pelo feedback.

                                                  Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
                                                  e no rádio, ninguém fala? :D
                                                  é verdade, reparei que o rádio moderno não fica lá muito bem naquele painel

                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  LOL se calhar não terá tomada USB...

                                                  NEM SEI SE O ORIGINAL JÁ APANHAVA FM!!!
                                                  se não apanhar, tem o outro rádio lol

                                                  como já foi dito, por exemplo, que amortecedores e travões tendem a ser substituídos mais vezes, será que no carro pode levar peças universais de qualidade e duradouras, em vez de serem específicos para toyota ke20 ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que vais ter tantos problemas em arranjar consumíveis para esse carro que os amortecedores e pastilhas ou discos serão os menores dos problemas.

                                                    Especialmente se estiveres nos Açores... aqui no Contenente já é o que é para carros com 10 anos... (e já estou a ser simpático!!!)

                                                    O melhor desse carro são as molas traseiras que se fazem ainda hoje em Portugal e vais precisar delas a cada 35 anos... quando os outros carros já morreram todos!


                                                    Agora a sério... como é que se tira esse rádio daí?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Essas peças de desgaste penso que arranjas facilmente, agora coisas como farois, farolins e chaparia é que nao deve ser facil.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu pai teve um igual e dessa cor.
                                                        Contou-me várias histórias, entre as quais, ficar apeado umas quantas vezes em dias de chuva por causa da água que "entopia" o carburador.
                                                        De resto, fartou-se de fazer centenas de viagens ao Norte e Sul do país sem qualquer problema.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                                          frase que retirei em um tópico, onde num dos posts fala de toyota ke20 vs datsun 1200 "a publicidade do inicio do anos 70 referia que o veiculo tinha sido projectado para ser conduzido por uma senhora descalça, logo todos os comandos eram suaves", por isso também foi dito que o Dastun tinha um pouco mais de potência e génica, o toyota mais suave e controlável.

                                                          eu não sou de ir depressa, nunca sou apressado na condução, não tem problema o carro não ter melhor grande desempenho ou ter melhor comportamento. não sei qual é o cabrio, mas às vezes levo mais de 2 pessoas.



                                                          mais um post que me dá a conhecer mais o carro, obrigado pelo feedback.



                                                          é verdade, reparei que o rádio moderno não fica lá muito bem naquele painel



                                                          se não apanhar, tem o outro rádio lol

                                                          como já foi dito, por exemplo, que amortecedores e travões tendem a ser substituídos mais vezes, será que no carro pode levar peças universais de qualidade e duradouras, em vez de serem específicos para toyota ke20 ?
                                                          Os Starlet até 1983 tinham "N" de peças dos KE20 e KE30, o Toyota 1000 "Publica" também portanto deve haver material de consumo tipo pastilhas, discos, bombitos, cintas e cabos disponíveis nem que seja no Ebay. Esse modelos foram também muito populares nos EUA e na Indochina.

                                                          O rádio de origem era tipo "transístor" com dois botões, um para o volume e outro para sintonia e ainda com quatro "presets" manuais. Escolhias a estação favorita, carregavas com mais convicção no botão e ficava guardado.

                                                          Tinha ainda uma luz verde por baixo do mesmo que iluminava a consola o que dá aquele ambiente 70's tipo "Paradise under the Dashboard Lights" como a canção dos Meat Loaf...

                                                          Acrescento também que, após observar melhor as fotos, os farolins estão pintados a preto (os originais eram em cinza claro metalizado) e o compartimento do motor está com uma tinta preto-mate, o original estaria na cor da carroçaria mas esse pode ser protecção contra corrosão?

                                                          A caixa do filtro de ar deveria estar pintada em cor "azul-bebé" mas isso são pormenores, o carro está praticamente stock.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os farolins de origem:



                                                            O volante fino em baquelite típico da época:

                                                            Comentário

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