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Luz DPF a piscar Mazda 6 : o que fazer?

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    Luz DPF a piscar Mazda 6 : o que fazer?

    Caros,


    Aos 95000Km de uma Mazda6 SW 2.0D Sport de 01/2009 (chassis GH) acendeu a luz DPF intermitente e entrou em safe-mode com a potência reduzida.


    O nível de óleo a quente está abaixo do X. A frio também.
    O óleo foi trocado há 10.000Km.




    O que fazer?

    Qual a melhor oficina Mazda, com melhor serviço e preço justo?


    Obrigado


    Editado pela última vez por graciebjj; 28 May 2014, 19:16.

    #2
    Deve ser demasiadas regenerações interrompidas, tenta fazer uns bons kms de autoestrada.

    Comentário


      #3
      Foi numa viagem de 250Km do Algarve até Lisboa que a luz acendeu

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por graciebjj Ver Post
        Foi numa viagem de 250Km do Algarve até Lisboa que a luz acendeu
        E antes da viagem tinhas feito muita cidade?

        Comentário


          #5
          Começa a rezar, foi á conta disso que o meu foi logo despachado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por graciebjj Ver Post
            Caros,


            Aos 95000Km de uma Mazda6 SW 2.0D Sport a luz DPF intermitente acende e a potência reduzida, em safe-mode.


            O nível de óleo a quente está abaixo do X. A frio também.
            O óleo foi trocado há 10.000Km.




            O que fazer?
            Qual a melhor oficina Mazda, com melhor serviço e preço justo?


            Obrigado


            Essa luz pode ser muita coisa, só ligando a maquina.
            Mas pode por exemplo gases acumulados no escape, velas incandescentes queimadas, centralina das velas, EGR etc ......

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mfiaes Ver Post
              Começa a rezar, foi á conta disso que o meu foi logo despachado.
              Ou não, pode sempre pagar 250 euros e acaba com o DPF.

              Comentário


                #8
                Na zona de Lisboa tens alguns concessionários Mazda

                Motortejo - Almada

                Santogal - Estefânia

                Xanauto - Loures

                Hydraplan - Alverca

                SGS - Setúbal

                Comentário


                  #9
                  Disseste que o óleo foi trocado há 10.000, foi feito o resert há centralina? o óleo posto foi o correcto 5w30 c1?
                  Se não foi pode ser o aviso dos 20.000km para mudar o óleo, mas normalmente isso não deve fazer o carro entrar em safe mode o que leva a perguntar se o óleo é o indicado pois se não for vai fazer com que o filtro fique saturado dar erro e entrar em safe mode, nesse caso terá de trocar de óleo para o correcto e fazer uma regeneração forçada e esperar que o filtro desentupa senão só um novo ou retira-lo.
                  Na Mazda um filtro novo custa uma fortuna.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mfiaes Ver Post
                    Começa a rezar, foi á conta disso que o meu foi logo despachado.
                    Trocar um carro porque acendeu a luz de avaria? És bastante exigente

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Trocar um carro porque acendeu a luz de avaria? És bastante exigente
                      Percebi a piada, mas mesmo sendo um fã da mazda a versão anterior dos mazdas 6 deu muitos problemas com o DPF

                      Comentário


                        #12
                        Vamos ser claros numa coisa. A luz do DPF acende fixa qd o DPF atinge um nível crítico de saturação. Está a pedir regeneração...
                        A luz a piscar significa anomalia no DPF (pode até ser um erro electronico)...desde problema no filtro ou um sensor danificado (ou com alguma leitura errada)...etc.
                        Com o recall que houve acerca do DPF a actualização de software inclui agora também no piscar da luz do DPF mais 2 situações...1) qd o óleo atinge um nivel limite e 2) qd o sistema determina que tem de ir à revisão.

                        Deves ir a uma oficina e ligar à máquina, normalmente acusa falha do medidor de massa de ar. Desmonta e limpam , voltam a montar e fazem reset ao erro.


                        Antes desta, os mesmos sintomas resolveram-se com mudança de óleo, que até pode estar num nível baixo.


                        Espero que assim tenha ficado resolvido o teu problema.
                        Editado pela última vez por MRF; 28 May 2014, 00:12.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                          Vamos ser claros numa coisa. A luz do DPF acende fixa qd o DPF atinge um nível crítico de saturação. Está a pedir regeneração...
                          A luz a piscar significa anomalia no DPF (pode até ser um erro electronico)...desde problema no filtro ou um sensor danificado (ou com alguma leitura errada)...etc.
                          Com o recall que houve acerca do DPF a actualização de software inclui agora também no piscar da luz do DPF mais 2 situações...1) qd o óleo atinge um nivel limite e 2) qd o sistema determina que tem de ir à revisão.
                          Revisao falas das programadas, mudança de oleo e fitros? Qual a lógica de ligar a luz do DPF quando o carro precisa de revisao?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                            Vamos ser claros numa coisa. A luz do DPF acende fixa qd o DPF atinge um nível crítico de saturação. Está a pedir regeneração...
                            A luz a piscar significa anomalia no DPF (pode até ser um erro electronico)...desde problema no filtro ou um sensor danificado (ou com alguma leitura errada)...etc.
                            Com o recall que houve acerca do DPF a actualização de software inclui agora também no piscar da luz do DPF mais 2 situações...1) qd o óleo atinge um nivel limite e 2) qd o sistema determina que tem de ir à revisão.

                            Deves ir a uma oficina e ligar à máquina, normalmente acusa falha do medidor de massa de ar. Desmonta e limpam , voltam a montar e fazem reset ao erro.


                            Antes desta, os mesmos sintomas resolveram-se com mudança de óleo, que até pode estar num nível baixo.


                            Espero que assim tenha ficado resolvido o teu problema.
                            Mas ele tem uma Mazda 6 "antiga". Esse "sistema" do icone do DPF é igual?

                            Comentário


                              #15
                              Acho que o melhor é mesmo anular o dpf.

                              Comentário


                                #16
                                Com todo o respeito pela marca causa-me urticária cada vez que leio "superioridade evidente"!

                                Voltando ao tópico, faz o que te disseram: máquina de diagnóstico com ele!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                  Com todo o respeito pela marca causa-me urticária cada vez que leio "superioridade evidente"!

                                  Voltando ao tópico, faz o que te disseram: máquina de diagnóstico com ele!
                                  Só se pode ler isso no que toca a motores otto ou wankel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Trocar um carro porque acendeu a luz de avaria? És bastante exigente
                                    Isso é porque não viste um orçamento da Mazda para subtuição do filtro e sensores de 10.000€ e um de 17.000€ para substituir um motor que tinha 60.000km acendeu esta luz e chegaram a conclusão que tinha desarvorado e tinha danos internos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      graciebjj Envia o Mazda 6 de reboque para um concessionário para eles ligarem o carro à máquina. Não circulem com ele de modo nenhum, pois só assim podem evitar males maiores...

                                      Diz-me o seguinte, quando vinham de viagem, vinham em velocidade estabilizada e nunca notaram falta de potência? Acendeu a luz DPF fixa e depois passou a piscar com a luz de motor acesa, entrando assim em safe mode? Continuaram viagem ou pararam logo?

                                      Em principio é a indicação que o filtro atingiu a sua saturação máxima e não consegue regenerar, mas ai tem de investigar porque é que atingiu a sua saturação máxima. Regra geral o problema não está no filtro mas sim a montante, e o uso continuado leva à destruição do filtro.

                                      A minha aposta é para um problema na EGR que levou à contaminação do filtro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A minha dúvida agora é onde ir. Não quero ser roubado.

                                        Nas circunstâncias actuais acho que as marcas tentam roubar ao máximo os clientes particulares.
                                        Aos carros de empresa fazem o mínimo possível, nem trocam os filtros.

                                        Enfim, uma falta de seriedade que no fim acaba por os prejudicar, perdendo clientes, mas primeiro quem paga é sempre o mesmo.
                                        O problema aqui é que uma oficina da rua, ou do amigo, não sabe resolver isto.


                                        Alguém teve uma situação semelhante e pode dizer sff quanto pagou exactamente?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já encontrei uma opção interessante em Leiria, mas preciso de mais informação sobre a qualidade preço do serviço :

                                          http://www.joficina.com/Mazda-5-sond.../Servicos.aspx

                                          Comentário


                                            #22
                                            Encontrei outro tarifário, desta vez em Braga, que me permite ter uma ideia dos preços:
                                            Serviços Oficina Express

                                            Mudança de Óleo e Filtro com Verificação de 6 Pontos de Segurança:
                                            Verificação LowCost 55.00 EUR
                                            Verificação LowCost 60.00 EUR
                                            Verificação LowCost 60.00 EUR
                                            Verificação LowCost 110.00 EUR
                                            Verificação LowCost 60.00 EUR
                                            Verificação LowCost 110.00 EUR
                                            Verificação LowCost 129.00 EUR
                                            Verificação LowCost 148.00 EUR
                                            Valores com IVA incluído e com 23% de desconto. Estes valores não contêm qualquer tipo de material de desgaste. Válidos até 31-12-2013.
                                            Editado pela última vez por graciebjj; 28 May 2014, 20:21.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por graciebjj Ver Post
                                              A minha dúvida agora é onde ir. Não quero ser roubado.

                                              Nas circunstâncias actuais acho que as marcas tentam roubar ao máximo os clientes particulares.
                                              Aos carros de empresa fazem o mínimo possível, nem trocam os filtros.

                                              Enfim, uma falta de seriedade que no fim acaba por os prejudicar, perdendo clientes, mas primeiro quem paga é sempre o mesmo.
                                              O problema aqui é que uma oficina da rua, ou do amigo, não sabe resolver isto.


                                              Alguém teve uma situação semelhante e pode dizer sff quanto pagou exactamente?
                                              Olha que não... depois viviam do quê? Até tem estado a ocorrer o contrário, as marcas com campanhas, eventos e propaganda para os clientes voltarem às oficinas de marca.

                                              Isto não está fácil para todos e eles foram os primeiros a perder.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por graciebjj Ver Post
                                                A minha dúvida agora é onde ir. Não quero ser roubado.

                                                Nas circunstâncias actuais acho que as marcas tentam roubar ao máximo os clientes particulares.
                                                Aos carros de empresa fazem o mínimo possível, nem trocam os filtros.

                                                Enfim, uma falta de seriedade que no fim acaba por os prejudicar, perdendo clientes, mas primeiro quem paga é sempre o mesmo.
                                                O problema aqui é que uma oficina da rua, ou do amigo, não sabe resolver isto.


                                                Alguém teve uma situação semelhante e pode dizer sff quanto pagou exactamente?
                                                Ninguem sabe exactamente o que tem o teu carro como queres que tem digam qual o preço que pagaram por uma reparação semelhante?
                                                Para te ligarem o carro à maquina e fazerem uma regeneração forçada podes preparar na Mazda cerca de 200€(Troca de óleo e filtro incluída), se isso não resolver o problema, sabe Deus, por isso deves procurar uma bosche car service de confiança e veres o que te dizem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por graciebjj Ver Post
                                                  A minha dúvida agora é onde ir. Não quero ser roubado.

                                                  Nas circunstâncias actuais acho que as marcas tentam roubar ao máximo os clientes particulares.
                                                  Aos carros de empresa fazem o mínimo possível, nem trocam os filtros.

                                                  Enfim, uma falta de seriedade que no fim acaba por os prejudicar, perdendo clientes, mas primeiro quem paga é sempre o mesmo.
                                                  O problema aqui é que uma oficina da rua, ou do amigo, não sabe resolver isto.


                                                  Alguém teve uma situação semelhante e pode dizer sff quanto pagou exactamente?

                                                  Vai á marca e deixa verificar o problema no PCM, pode ser uma sonda a dar erro, caso precises de algo mais, pedes a factura do material que puseste e na próxima revisão vais a outra oficina Mazda, e sabes logo se te fizeram a revisão em condições ou não, aconteceu me uma vez comigo, e nunca mais voltou a acontecer acredita.

                                                  Porque ao fazeres a revisão em outra oficina, caso volte a levar o mesmo material que a revisão anterior, excepto filtros e outras coisas normais que se muda todos os 20 mil km sabes logo a verdade.
                                                  Editado pela última vez por MRF; 28 May 2014, 22:14.

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                                                    #26
                                                    Boas:

                                                    Vou falar de uma viatura de um amigo, igual.
                                                    Ía a circular normalmente quando o carro entrou em altas acelerações e a gaguejar... luz amarela acesa.
                                                    Consegui chegar ao mecânico.
                                                    1ª coisa logo que o mecânico avisou, foi que não voltava a ligar o carro. (desligaram o carro á porta da oficina)
                                                    o oleo estava acima do normal, perto do "X"
                                                    Podia haver danos maiores...
                                                    Mudou-se o oleo, ligou-se á máquina e tudo correu pelo melhor.
                                                    Aconselhamento não andar com o carro na cidade...

                                                    jbarbosa

                                                    p.s. claro que este caso está longe do caso em questão, mas é uma achega.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já resolveste o problema?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        não custava nada ter sido o próprio o colocar aqui o culminar desta situação mas encontrei-o no forum MazdaPT


                                                        Levei à oficina Mazda Santogal Estefânia, em Lisboa, resultado:

                                                        factura de 331€ c/IVA por:
                                                        mudança de óleo e filtros, regeneração e 2 horas mão de obra a 54€/hora sem IVA

                                                        Diagnóstico:
                                                        Dizem que é normal!!!
                                                        Acrescentam que se deve circular a mais de 3000rpm em 3a ou 4a velocidade alguns minutos/kilometros, e que tive sorte não estar o filtro de partículas obstruído.

                                                        Considero um roubo, nem sequer limparam o carro, mas o problema ficou resolvido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          vitorpaulo acontece muito no Fórum... começam a relatar os problemas e a perguntar soluções e depois quando tem o problema resolvido não divulgam... logo a função do fórum não funciona como deve ser...

                                                          Mas quanto a este caso a mim cheira-me que o problema não foi resolvido... só apenas remediado...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                            Ou não, pode sempre pagar 250 euros e acaba com o DPF.
                                                            Mas vocês em Portugal não são obrigados a medir a emissões de gases do automóvel nas inspeções?

                                                            Comentário

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