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motor aqueceu e começou a deitar fumo. Fiat bravo de 98. ajudem!

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    motor aqueceu e começou a deitar fumo. Fiat bravo de 98. ajudem!

    Boas pessoal é o seguinte.
    Recentemente levei o meu carro (Fiat bravo de 98) ao mecânico para resolver um problema que andava a ter com a injecção, a luz desta passava a vida a acender. Depois de ter visto velas, fio de velas, etc disse me que o problema estava na árvore de cames que estava muito desgastada e por acaso estava mesmo.
    Foi mudada por uma nova. O problema foi que depois de andar com o carro não mais que uns 5 km ao parar comecei a sentir um cheiro extremamente forte e quando abri o capô estava a sair fumo pelo motor e este estava muito quente.

    Alguem tem ideia do que possa ser?

    #2
    Terá ficado fora do ponto.
    As guias das válvulas foram também novas?
    Amanhã talvez te digam qualquer coisa aqui.

    Comentário


      #3
      isso não terá sido um tubo que rebentou

      Comentário


        #4
        hum sinceramente não sei. com o cheiro que senti um bocado tóxico não vejo que tubo possa ter rebentado

        Comentário


          #5
          Basta simplesmente ter ficado um restinho de óleo depositado algures na superfície do motor que com o aquecimento tratou de arder... mas também pode ser algo mais chato...

          Comentário


            #6
            pois. o problema é mesmo esse. sei lá como a cams foi mudada o meu medo é que seja algo a ver com isso.
            rezar pra que tenha sido mesmo um bocado de óleo.
            mas já vou ter de ir pro mecânico outra vez e isso só por si já é chato que chegue

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              Basta simplesmente ter ficado um restinho de óleo depositado algures na superfície do motor que com o aquecimento tratou de arder... mas também pode ser algo mais chato...


              Pode ser que tenha sido mesmo o que o petrus indica.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por stillgottherock Ver Post
                Boas pessoal é o seguinte.
                Recentemente levei o meu carro (Fiat bravo de 98) ao mecânico para resolver um problema que andava a ter com a injecção, a luz desta passava a vida a acender. Depois de ter visto velas, fio de velas, etc disse me que o problema estava na árvore de cames que estava muito desgastada e por acaso estava mesmo.
                Foi mudada por uma nova. O problema foi que depois de andar com o carro não mais que uns 5 km ao parar comecei a sentir um cheiro extremamente forte e quando abri o capô estava a sair fumo pelo motor e este estava muito quente.

                Alguem tem ideia do que possa ser?
                Boa tarde,

                O carro é a gasolina, certo?

                Acerca da árvore de cames, quantos km's tem o motor e porque estás tão convencido que esta estava muito desgastada?
                Editado pela última vez por BoraLaMarina; 29 May 2014, 14:07.

                Comentário


                  #9
                  A ventoinha do radiador accionou? O liquido de refrigeração está em baixo?

                  Comentário


                    #10
                    Foi substituído o anticongelante? Ou parte dele, pelo menos?

                    Comentário


                      #11
                      sim é a gasolina. isso é o mais estranho. o carro tem 130 000 km mas a verdade é que a cams estava mesmo desgastada, eu próprio vi, martelos e tudo e já estavam muito desgastados. acho que o carro ja teve problemas de falta de óleo o que pode ter levado a um maior desgaste. tenho o carro à relativamente pouco tempo e acho que levei uma "banhada" mais ou menos. A verdade é que o andamento ficou logo muito melhor e no pouco que andei a luz da injeção não acendeu. Pareceu me estar melhor até parar e ver o fumo ...

                      Comentário


                        #12
                        e não a ventoinha não foi accionada e tenho o liquido no nível certo agora se foi mudado é que já não sei. faz muita diferença?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por stillgottherock Ver Post
                          sim é a gasolina. isso é o mais estranho. o carro tem 130 000 km mas a verdade é que a cams estava mesmo desgastada, eu próprio vi, martelos e tudo e já estavam muito desgastados. acho que o carro ja teve problemas de falta de óleo o que pode ter levado a um maior desgaste. tenho o carro à relativamente pouco tempo e acho que levei uma "banhada" mais ou menos. A verdade é que o andamento ficou logo muito melhor e no pouco que andei a luz da injeção não acendeu. Pareceu me estar melhor até parar e ver o fumo ...
                          Ninguém está livre.
                          Se o motor já trabalhou com falta de óleo como dizes, então faz sentido que as cames tenham sofrido.

                          Mas como relatas por fim, agora parece estar tudo ok - o andamento está melhor e a luz da injecção não se voltou a queixar, o fumo pode muito bem ser o que o Petrus disse (esperemos).

                          O líquido de refrigeração convém ser mudado + ou - de 2 em 2 anos, essencialmente para manter o circuito em condições (evitar ferrugem, etc).
                          Mas desde que haja líquido a circular dentro do circuito, para evitar queimar o motor, já é menos mal.
                          Editado pela última vez por BoraLaMarina; 29 May 2014, 17:18.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por stillgottherock Ver Post
                            e não a ventoinha não foi accionada e tenho o liquido no nível certo agora se foi mudado é que já não sei. faz muita diferença?
                            Faz toda a diferença se o circuito está ou ficou mal purgado...

                            Comentário


                              #15
                              O fumo não seria restos de oleo, que escorreram para o escape ou coletor de escape e com o aquecimento começou a evaporar

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                Ninguém está livre.
                                Se o motor já trabalhou com falta de óleo como dizes, então faz sentido que as cames tenham sofrido.

                                Mas como relatas por fim, agora parece estar tudo ok - o andamento está melhor e a luz da injecção não se voltou a queixar, o fumo pode muito bem ser o que o Petrus disse (esperemos).

                                O líquido de refrigeração convém ser mudado + ou - de 2 em 2 anos, essencialmente para manter o circuito em condições (evitar ferrugem, etc).
                                Mas desde que haja líquido a circular dentro do circuito, para evitar queimar o motor, já é menos mal.

                                Espero bem que sim. obrigado pelas dicas

                                Comentário


                                  #17
                                  amanhã irei falar como o meu mecânico e ver. obrigado pelas dicas pessoal

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por stillgottherock Ver Post
                                    amanhã irei falar como o meu mecânico e ver. obrigado pelas dicas pessoal
                                    mas tens o carro na oficina? se não, antes de ligares o mmotor abres o capot e procuras se não tem vestígios de óleo no colector de escape, se não conseguires ver ligas o motor e procuras de onde vem o fumo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                      mas tens o carro na oficina? se não, antes de ligares o mmotor abres o capot e procuras se não tem vestígios de óleo no colector de escape, se não conseguires ver ligas o motor e procuras de onde vem o fumo
                                      não. ainda está em casa. vou ver se vejo alguma coisa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Entao há novidades?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                          Entao há novidades?
                                          sim. andei com o carro mais 2 vezes pra ver. mas o problema acho que continua. de alguma maneira o motor está a queimar óleo porque pelo cheiro só pode ser isso e não sei porque. segunda feira estou "batido" no mecânico.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por stillgottherock Ver Post
                                            sim é a gasolina. isso é o mais estranho. o carro tem 130 000 km mas a verdade é que a cams estava mesmo desgastada, eu próprio vi, martelos e tudo e já estavam muito desgastados. acho que o carro ja teve problemas de falta de óleo o que pode ter levado a um maior desgaste. tenho o carro à relativamente pouco tempo e acho que levei uma "banhada" mais ou menos. A verdade é que o andamento ficou logo muito melhor e no pouco que andei a luz da injeção não acendeu. Pareceu me estar melhor até parar e ver o fumo ...

                                            Falta de óleo ou então usou sempre oleos não indicados, não certificados conforme o de origem.
                                            Há quem ande a trocar a marca de óleo, pensando que vai para melhor e por vezes acontece o contrário.

                                            A fiat usa o selénia é um óleo um pouco mais caro, mas pelo menos nunca deu problemas.
                                            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 07 June 2014, 09:08.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                              Falta de óleo ou então usou sempre oleos não indicados, não certificados conforme o de origem.
                                              Há quem ande a trocar a marca de óleo, pensando que vai para melhor e por vezes acontece o contrário.

                                              A fiat usa o selénia é um óleo um pouco mais caro, mas pelo menos nunca deu problemas.
                                              sim. é o que diz no livro do carro. mas de uma coisa tenho a certeza, o óleo usado anteriormente não foi o correto e muito menos o indicado pela marca. Comigo não terá esse problema mas também não tenciono ficar muito mais tempo com o carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Verificaste se no colector de ecape nao tem oleo lá escorrido ?? ou em outra zona quente do motor ?

                                                Poderá ser de um selicone especial que se mete nas junta da tampa das valvulas e sair cheiro ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Verificaste se no colector de ecape nao tem oleo lá escorrido ?? ou em outra zona quente do motor ?

                                                  Poderá ser de um selicone especial que se mete nas junta da tampa das valvulas e sair cheiro ...
                                                  O problema já está resolvido. Era mesmo óleo que estava junto aos coletores de escape e nas velas também que tinha escorrido. Parece que foi posto a trabalhar sem a tampa e escorreu mas já foi lavado na oficina.

                                                  Comentário

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