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Limitar o prejuízo na compra de carro usado

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    Limitar o prejuízo na compra de carro usado

    Ando à procura de um carro usado e, como é natural, há-os para todos os preços, formas e feitios. Contudo, se mesmo comprando novo, com garantia da marca, às vezes há chatices e avarias imprevistas, na compra de carro usado esse perigo aumenta exponencialmente.

    Por esse facto sou incapaz de alocar somas consideráveis, pelo menos para mim, à compra de um carro usado com receio de eventuais prejuízos que daí poderão advir.

    Gastar cerca de 10 mil euros na compra de um carro usado já me parece um exagero. Se aquilo vier a precisar de reparações caras pode tornar-se um prejuízo incomportável.

    Eu sei que há stands de beira de estrada, com preços mais "competitivos" e grandes cadeias de vendas de usados com preços menos acessíveis mas, no fundo, não sei se haverá assim tantas diferenças ao nível dos produtos vendidos.

    E a questão é mesmo esta: a quem comprariam um carro usado e qual o montante máximo que consideram razoável alocar à compra de um carro usado?

    #2
    Eu acho que não se pode defenir um valor. Depende do que cada um quer. Não teria problemas em dar 20 mil € por um usado (mas pouco algo com 2 anitos). Pelo contrário, teria mais problemas em dar 25/30 por o mesmo modelo novo


    Cump.

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      #3
      Originalmente Colocado por pjota Ver Post
      Gastar cerca de 10 mil euros na compra de um carro usado já me parece um exagero. Se aquilo vier a precisar de reparações caras pode tornar-se um prejuízo incomportável.
      E gastar cerca de 20 ou 25 mil euros num carro novo e passados 2 anos e meio aquilo vier a precisar de reparações caras?

      Na minha opinião não importa "a quem se compra" mas " o que se compra". Ou seja o que importa saber é se o carro está em condições, se não tem nada "estragado"(ou pelo menos saber o que está estragado e quanto custa reparar) e se não tem indícios que alguma coisa vai avariar num futuro próximo... Pedir sempre ajuda a alguém que conheça bem a marca/modelo, ou então um check-up na marca ou "oficina especializada".
      Mesmo assim, pode surgir uma avaria grave sem que nada o indicasse? Claro que pode, eu também posso morrer ainda hoje sem que nada o indique...

      Tudo isto para dizer que, mesmo seguindo à risca o "protocolo" na compra de um carro usado, fundamentalmente é preciso ter sorte.

      Comentário


        #4
        Onde comprar:

        Se achas te sentes mais seguro com uma garantia e/ou se tens uma retoma, a opção mais acertada será o stand.
        Se por outro lado, confias nas tuas capacidades de analisar um automóvel mais a fundo, e suportas o risco de algo vir a correr mal, então diria que podes avançar para particular.
        Em ambos os caso anteriores falo de locais/pessoas credíveis.

        Quanto ao valor alocado para a compra de um usado:

        São opções de cada um, e os 10 mil podem ser muito ou pouco para o que pretendes. Para te dar uma ideia, ainda há um mês fui com um familiar comprar um usado com 4 anos e entre 80 a 110k km (não me lembro bem) por cerca 30k € (retoma descontada neste valor). Era um E250CDI coupé. É muito dinheiro por um carro usado? Depende do que procuramos...

        No meu caso.
        Já comprei a stand, a particular e a vendedor de esquina. Na maior parte das vezes dei-me bem mas com os valor alocados (sempre abaixo dos 5k€) não poderia pedir "marisco"

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          #5
          Outra maneira de diminuir o risco é ir atrás de um carro que tenha já alguns anos de mercado, ou seja, do qual já haja algum historial do modelo para perceber se há avarias crónicas dispendiosas ou não.

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            #6
            Vou apenas opinar sobre uma parte do que pedes.

            No mercado há grandes cadeias de venda de automóveis até de grupos, que vendem automóveis usados a preços quase iguais aos stands de fora de estrada e com dois anos de garantia. Eu já vou no segundo carro usado comprado apenas em stands grandes e "reconhecidos", concessionários ou grandes lojas de "usados" e da minha experiência posso concluir isto:
            - Se procurares bem e negociares os preços são basicamente os mesmos;
            - A garantia, o pouco que usei correu bem, é de dois anos e correndo o risco de estar enganado mas a mim é uma mais valia;
            - Os valores de retoma são aproximadamente os mesmos;
            - Os papeis que provam as operações existem;
            - As revisões são feitas e quando não são a reclamação é mais provável de chegar a bom porto;
            - Há factura.

            Pela opinião de outros, alguns que já repetiram, conheço três stands de beira de estrada que existem há dezenas de anos e que têm clientela fiel muito devido não a baixo preço mas a resolverem bem os problemas quando estes acontecem.

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              #7
              Não se consegue propriamente prever bem o valor dos carros daqui a uns anos, todos os anos há lançamentos e no mercado quase todos baixam de valor, outros aumentam devido a: raridade, clássico, etc etc etc.

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                #8
                Até 20.000 euroa, 2012 em diante, livro de revisoes, garantia ainda da marca, nacional, sem reserva de propriedade, proveniência sem ser renting. Para mim um carro usado tem que ter estas condicionantes.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                  Até 20.000 euroa, 2012 em diante, livro de revisoes, garantia ainda da marca, nacional, sem reserva de propriedade, proveniência sem ser renting. Para mim um carro usado tem que ter estas condicionantes.
                  Sem ser de renting nessas condições deves eliminar mar 90% das hipóteses

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