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Porque uma imagem vale mais do que mil palavras - Câmara vídeo para automóvel.

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    Porque uma imagem vale mais do que mil palavras - Câmara vídeo para automóvel.

    Noutros países, designadamente os de leste, é já costume a instalação deste tipo de dispositivo nos automóveis que, em última hipótese, resolve contendas com os seguros em caso de acidente! Por cá não há, ainda esse hábito, mas, penso eu, deveria instalar-se!

    Pessoalmente, em dias mais propensos, por assim dizer, em que olhando os comportamentos parece que a qualquer momento sofremos uma batida, já costumo ligar em modo de gravação a câmara do telemóvel, concretamente fixada com apoio próprio no interior do pára-brisas. No entanto essa solução não é a melhor e daí o tópico!

    O que é que há, em mini-câmaras, no mercado nacional que seja discreto, eficaz e acessível para este tipo de utilização, podendo, por exemplo, ser instaladas junto ao retrovisor interior?

    #2
    Também penso nisso mas.. se realmente tiveres um acidente e imaginando que não existem testemunhas essas imagens servem de prova para atribuição de quem é o culpado?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
      Também penso nisso mas.. se realmente tiveres um acidente e imaginando que não existem testemunhas essas imagens servem de prova para atribuição de quem é o culpado?
      Para os peritos devem chegar para se entenderem.

      Pelo menos sempre que tive acidentes as fotografias que tirei chegaram muitas vezes para apoiar a minha versão e nunca foram anuladas como "prova" durante as peritagens.

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        #4
        Segundo a legislação portuguesa, não servem de prova mas talvez até possa ajudar....ou não.

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          #5
          Ainda ontem me contaram a história de um cliente de uma instituição, que quando confrontado com as imagens da sua viatura a bater contra a cancela do parque de estacionamento da instituição, continuou a dizer que não foi ele.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
            Noutros países, designadamente os de leste, é já costume a instalação deste tipo de dispositivo nos automóveis que, em última hipótese, resolve contendas com os seguros em caso de acidente! Por cá não há, ainda esse hábito, mas, penso eu, deveria instalar-se!

            Pessoalmente, em dias mais propensos, por assim dizer, em que olhando os comportamentos parece que a qualquer momento sofremos uma batida, já costumo ligar em modo de gravação a câmara do telemóvel, concretamente fixada com apoio próprio no interior do pára-brisas. No entanto essa solução não é a melhor e daí o tópico!

            O que é que há, em mini-câmaras, no mercado nacional que seja discreto, eficaz e acessível para este tipo de utilização, podendo, por exemplo, ser instaladas junto ao retrovisor interior?
            Um colega nosso de forúm instalou uma dessas cameras no carro dele: http://forum.autohoje.com/diario-de-...5t-2007-a.html

            Se me lembro bem, já se falou lá em várias camera disponíveis no mercado e também já houve alguma discussão sobre a admissibilidade das gravações como prova perante as seguradoras. Dá uma vista de olhos pelo tópico.

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              #7
              ... e qual será a opinião da Comissão de Protecção de Dados?!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                ... e qual será a opinião da Comissão de Protecção de Dados?!
                Yep...

                Malta, mentalizem-se que isto ainda não é a Rússia.......

                Sei de um caso em que um trabalhador gamava artigos na empresa e por isso o patrão colocou câmaras para o apanhar....e apanhou.
                O problema é que em Tribunal as imagens foram consideradas ilegais e ainda tiveram que reintegrar o empregado na empresa!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                  ... e qual será a opinião da Comissão de Protecção de Dados?!
                  Cheira-me que são contra...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                    Yep...

                    Malta, mentalizem-se que isto ainda não é a Rússia.......

                    Sei de um caso em que um trabalhador gamava artigos na empresa e por isso o patrão colocou câmaras para o apanhar....e apanhou.
                    O problema é que em Tribunal as imagens foram consideradas ilegais e ainda tiveram que reintegrar o empregado na empresa!
                    Estamos a falar de coisas diferentes...

                    Mas, nesse caso, pergunto, terão as coisas sido feitas correcta e atempadamente? Havia inquérito a decorrer? Foi pedida a validação judicial das imagens? Estamos a falar em matéria crime, entenda-se, diversa desta questão do tópico!...

                    A CNPD não colocará entraves, deduzo, se as imagens não forem direccionadas a alguém em especial, ou a algum espaço privado, mas forem, apenas e só, captadas em espaços públicos!

                    Aliás, foi precisamente com imagens que os acidentes que já tive foram resolvidos para além de qualquer dúvida a meu favor! O último foi o ano passado com o meu Cruze e foi dessa forma que a coisa ficou sem forma de vir a poder ser contestada no futuro, apesar da habitual concordância inicial (comum a muitos outros que, depois, pensando que se podem safar, resolvem dizer depois ao seguro o contrário do que assumiram inicialmente) da condutora que me bateu quando eu estava estacionado!

                    Comentário


                      #11
                      Devem estar recordados das complicações legais para instalação de camaras em algumas cidades (Amadora e Baixa de Lisboa, pelo menos), ou mesmo com os radares e o que captavam ou o Google Maps, p.e..

                      A CNPD tem uma posição ultra restritiva na interpretação e a aplicação da legislação nesta matéria.

                      Obviamente que ninguém irá para a CNPD pedir autorização para colocar uma câmara no carro. Os seguradores até poderão decidir com base nas imagens recolhidas, em sede judicial já haverá várias dúvidas.

                      Fotografias tiradas ao acidente e posição dos carros ou faixa de rodagem, é totalmente distinto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                        Yep...

                        Malta, mentalizem-se que isto ainda não é a Rússia.......

                        Sei de um caso em que um trabalhador gamava artigos na empresa e por isso o patrão colocou câmaras para o apanhar....e apanhou.
                        O problema é que em Tribunal as imagens foram consideradas ilegais e ainda tiveram que reintegrar o empregado na empresa!
                        Sei de um caso identico, mas o que fizeram foi convidar o colaborador a sair de livre vontade.. e ele aceitou.
                        Editado pela última vez por Vehicle; 30 May 2014, 16:09.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Devem estar recordados das complicações legais para instalação de camaras em algumas cidades (Amadora e Baixa de Lisboa, pelo menos), ou mesmo com os radares e o que captavam ou o Google Maps, p.e..

                          A CNPD tem uma posição ultra restritiva na interpretação e a aplicação da legislação nesta matéria.

                          Obviamente que ninguém irá para a CNPD pedir autorização para colocar uma câmara no carro. Os seguradores até poderão decidir com base nas imagens recolhidas, em sede judicial já haverá várias dúvidas.

                          Fotografias tiradas ao acidente e posição dos carros ou faixa de rodagem, é totalmente distinto.
                          Vamos imaginar um cruzamento, o veiculo A dá pisca para a direita mas não vira e segue em frente, embatendo no veiculo B.

                          O veiculo A diz que o B é culpado porque tinha um STOP, o veiculo B diz que o A é culpado porque ele assinalou a mudança de direcção e em vez de virar seguiu em frente.

                          O perito iria ver as imagens e dizia que a culpa era do veiculo A.

                          O veiculo A leva o caso para tribunal, e como as imagens são ilegais e não servem de prova o que iria acontecer? Seria atribuida a culpa ao veiculo B?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                            Vamos imaginar um cruzamento, o veiculo A dá pisca para a direita mas não vira e segue em frente, embatendo no veiculo B.

                            O veiculo A diz que o B é culpado porque tinha um STOP, o veiculo B diz que o A é culpado porque ele assinalou a mudança de direcção e em vez de virar seguiu em frente.

                            O perito iria ver as imagens e dizia que a culpa era do veiculo A.

                            O veiculo A leva o caso para tribunal, e como as imagens são ilegais e não servem de prova o que iria acontecer? Seria atribuida a culpa ao veiculo B?
                            Não nos vamos perder no tema, mas com camera ou sem camera, a responsabilidade continuava a ser maioritariamente do B.

                            As fotos dos veículos nas posições finais de embate, assim como filmagens ajudam bastante na aferição da responsabilidade em fase de resolução extra-judicial.

                            Comentário


                              #15
                              Com ou sem prova, o veiculo B não respeitou um STOP, quer o outro tenho um pisca ou quatro piscas ligados

                              Mas...voltando à questão das gravações, não é à toa que as de CCTV não podem filmar espaços públicos

                              Comentário


                                #16
                                Outra questão é o facto de haver pessoas que "aparecem" no video enquanto peões e vão dizer que foram filmadas sem o seu consentimento. Deve haver diferenças substanciais entre a justiça em Portugal e a justiça na Rússia. Mas uma possível lacuna seria fazer um print screen de imagens seleccionadas do video...

                                Comentário


                                  #17

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                    Com ou sem prova, o veiculo B não respeitou um STOP, quer o outro tenho um pisca ou quatro piscas ligados

                                    Mas...voltando à questão das gravações, não é à toa que as de CCTV não podem filmar espaços públicos
                                    percebeste bem o cenário? fiz um pequeno desenho.. o veiculo A se tem virado á direita conforme a sinalização luminosa o B podia passar.
                                    Untitled.jpg

                                    Mas pronto o objectivo era perceber se num cenario extra judicial podia-se chegar á conclusao que num acidente o culpado podia ser o A (com base nas imagens) e num cenario judicial (sem recurso a imagens) o B seria culpado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se isto servir para apanhar a matrícula de um veículo que, por exemplo, provoque um acidente e fuja, já é bem bom.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O veiculo A poderia ter o pisca ligado inconscientemente, não desculpa o veiculo B ter avançado num STOP. Ao contrário do que se procede normalmente, um STOP é efectivamente para PARAR e só avançar quando não existir veiculos a circular. Na realidade não se faz isto, actua-se como cedência de passagem, mas por regra, é para parar e só avançar quando puder.

                                        Com ou sem imagens, tal como até foi dito pelo Valium, a culpa provavelmente seria sempre do B.

                                        Dou-te um exemplo de um caso real: O veiculo A era uma mota e vinha em transgressão a passar uma fila de carros (ultrapassagem), o veiculo B tinha um STOP mas avançou para o sentido de onde o veiculo A vinha. Houve embate. Apesar do veiculo A estar na via contrária ao destino que seguia, o veiculo B também foi dado como culpado pois passou um STOP. Deu 50-50.

                                        Comentário


                                          #21



                                          Isto foi real,aconteceu há meia dúzia de anos,e eu era o pendura do veículo B,nem quiseram saber do meu testemunho por eu ser familiar do condutor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                            Isto foi real,aconteceu há meia dúzia de anos,e eu era o pendura do veículo B,nem quiseram saber do meu testemunho por eu ser familiar do condutor.
                                            Se queres que seja honesto e objetivo contigo, apenas com os dados que referes, concordo com a decisão.

                                            Caso o veículo A não tivesse entrado á frente do veiculo B, o veiculo B não ia parar na passadeira e ia passar o peão a ferro?

                                            Isto acontece algumas vezes. O A entra, o B fica lixado e "distraído" com a atitude do A, descura o ambiente em redor, e se o A trava repentinamente, como neste caso, por causa de um peão, o tempo de reação e a reduzida distância fazem o resto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                              Cheira-me que são contra...
                                              Porquê??
                                              Então agora não podemos ter uma camara de vídeo e andar a filmar a paisagem??? Então e quando vamos de férias???Também é proibido???
                                              Se filmar-mos algum acidente é apenas uma coincidência.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois, a questão de ter uma camara no veículo com esse propósito penso que pode inclusive ser usado contra a pessoa que a usa (basta a outra parte ter um bom advogado).

                                                Visto que na lei em Portugal isso não é permitido e, uma vez mais, tendo em consideração a típica ambiguidade das nossas leis, "facilmente" se conseguiria "condenar" quem filmou e ficar esse depois com as culpas.

                                                Pessoalmente, sou da opinião que deveriam autorizar esse tipo de equipamentos e, inclusive, as seguradoras deveriam até bonificar quem os utiliza. Claro que isto levanta uma outra série de questões em que, tal como já aconteceu com tantas outros produtos, seriamos forçados a adquirí-los junto de uma entidade que produzia o modelo XPTO e que por sua vez tinha algum tipo de ligação com alguém que aprovou a lei (embora nunca admitindo) bla bla bla...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Djalmao Ver Post
                                                  Porquê??
                                                  Então agora não podemos ter uma camara de vídeo e andar a filmar a paisagem??? Então e quando vamos de férias???Também é proibido???
                                                  Se filmarmos algum acidente é apenas uma coincidência.
                                                  A lógica é por aí, sim!...

                                                  A utilização de uma câmara em condução só é proibida se for manuseada durante essa condução (à semelhança de um telemóvel), ou ilícita penalmente se usada direccionadamente contra as pessoas ou à esfera da vida privada sem ordem ou autorização judicial! Usada em passeio, fixa e sem ser manuseada pelo condutor não constitui qualquer ilicitude, na minha opinião. Se assim não fosse, não se podia fotografar quase nada e muito menos filmar motivos que captam casualmente, com a maior frequência, para além de locais diversos, pessoas que passam!

                                                  Para além disso, a câmara montada num veículo tem ainda outra utilidade: O condutor sabe que o seu comportamento ao volante fica também registado. Por essa via, o dito dispositivo é, na minha opinião, incentivador de comportamentos correctos atrás de um volante, para além de constituir um objecto de lazer ou, em caso de acidente, uma defesa!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E pelo menos na Rússia vale mais mais do que mil "Tá Bonito" e programas afins.
                                                    Aliás,deve ter acabado com eles.


                                                    Saludos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PedroMFL Ver Post
                                                      Pois, a questão de ter uma camara no veículo com esse propósito penso que pode inclusive ser usado contra a pessoa que a usa (basta a outra parte ter um bom advogado).

                                                      Visto que na lei em Portugal isso não é permitido e, uma vez mais, tendo em consideração a típica ambiguidade das nossas leis, "facilmente" se conseguiria "condenar" quem filmou e ficar esse depois com as culpas.

                                                      Pessoalmente, sou da opinião que deveriam autorizar esse tipo de equipamentos e, inclusive, as seguradoras deveriam até bonificar quem os utiliza. Claro que isto levanta uma outra série de questões em que, tal como já aconteceu com tantas outros produtos, seriamos forçados a adquirí-los junto de uma entidade que produzia o modelo XPTO e que por sua vez tinha algum tipo de ligação com alguém que aprovou a lei (embora nunca admitindo) bla bla bla...
                                                      A bold, devia ser obrigatório!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                        A lógica é por aí, sim!...

                                                        A utilização de uma câmara em condução só é proibida se for manuseada durante essa condução (à semelhança de um telemóvel), ou ilícita penalmente se usada direccionadamente contra as pessoas ou à esfera da vida privada sem ordem ou autorização judicial! Usada em passeio, fixa e sem ser manuseada pelo condutor não constitui qualquer ilicitude, na minha opinião. Se assim não fosse, não se podia fotografar quase nada e muito menos filmar motivos que captam casualmente, com a maior frequência, para além de locais diversos, pessoas que passam!

                                                        Para além disso, a câmara montada num veículo tem ainda outra utilidade: O condutor sabe que o seu comportamento ao volante fica também registado. Por essa via, o dito dispositivo é, na minha opinião, incentivador de comportamentos correctos atrás de um volante, para além de constituir um objecto de lazer ou, em caso de acidente, uma defesa!
                                                        Ora nem mais. Eu posso dizer que apenas estava a filmar o meu carro e se o "outro" não viesse bater não teria sido apanhado pela camara. Ou seja, não havia intenção de filmar terceiros.
                                                        As fotos sem autorização não são normalmente aceites como prova em tribunal, mas há casos de juízes que após a sua visualização concluíram que eram suficientes para se proceder a averiguações. Isto já foi falado por aqui noutro tópico, mas não me lembro bem dos pormenores.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Djalmao Ver Post
                                                          Ora nem mais. Eu posso dizer que apenas estava a filmar o meu carro e se o "outro" não viesse bater não teria sido apanhado pela camara. Ou seja, não havia intenção de filmar terceiros.
                                                          As fotos sem autorização não são normalmente aceites como prova em tribunal, mas há casos de juízes que após a sua visualização concluíram que eram suficientes para se proceder a averiguações. Isto já foi falado por aqui noutro tópico, mas não me lembro bem dos pormenores.
                                                          Exactamente!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Se queres que seja honesto e objetivo contigo, apenas com os dados que referes, concordo com a decisão.

                                                            Caso o veículo A não tivesse entrado á frente do veiculo B, o veiculo B não ia parar na passadeira e ia passar o peão a ferro?

                                                            Isto acontece algumas vezes. O A entra, o B fica lixado e "distraído" com a atitude do A, descura o ambiente em redor, e se o A trava repentinamente, como neste caso, por causa de um peão, o tempo de reação e a reduzida distância fazem o resto.
                                                            Foi mesmo ficar f****** e praguejou,claro que perdeu o pouco tempo que tinha para reagir e a seguir bateu,embora eu considere injusta a culpa que lhe foi atribuída,porque sei que o A se meteu à cão.
                                                            Pois a questão que referes da paragem na passadeira,falando a verdade nem eu sei se o A contava com o peão naquela altura.

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