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Turbo demora a responder

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    Turbo demora a responder

    Boa tarde. Adquiri á cerca de 4 meses um Citroen C5 HDI de 2002 versão 110Cvs e desde que o comprei que me tenho deparado com um problema. Quando faço uma aceleração normal 1º 2º 3º etc o turbo responde por volta das 2000 rotações sem qualquer problema mas quando vou por exemplo em 4º e quero reduzir para 3º para fazer uma ultrapassagem a grande maioria das vezes só me começa a responder perto das 3000 a 4000 rotações. Gostava de saber se alguém tem alguma ideia de qual será o problema porque estou habituado a fazer uma aceleração rápida e já por 2 ou 3 vezes tinha um carro na faixa contrária(mas a uma distância que me permitia ultrapassar o carro á minha frente sem problema) e quando me preparo para ultrapassar o carro não responde como numa aceleração gradual e acabo por travar e voltar á faixa da direita.

    Agradeço desde já a vossa atenção.

    P.S: se esta não for a secção adequada no forum para este tipo de pergunta peço desculpa mas registei-me recentemente. Obrigado.

    #2
    Estranho... não será apenas a tua perceção ? Tens outro carro para comparar?

    De qualquer forma, um C5 com 110 cv nunca terá reações rápidas...
    Editado pela última vez por eu; 02 June 2014, 20:09.

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      #3
      Isso é do Carbono do chassis ...
      Originalmente Colocado por jizzus93 Ver Post
      A estrutura principal do carro é feita em fibra de carbono. Possuo um c5 HDI 2002 por isso posso-te garantir isso. Só por curiosidade a que propósito queres saber?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
        Isso é do Carbono do chassis ...



        Isso tratou-se de uma piada isto não.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jizzus93 Ver Post
          Isso tratou-se de uma piada isto não.

          Ah ok !!

          Quanto ao teu problema ... isso é claramente a embraiagem nas lonas.


          Quando puxas pelo binario do carro ele nao responde deve ser isso quase de certeza. Mas tambem convem verificar a EGR e a MAF .

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Estranho... não será apenas a tua perceção ? Tens outro carro para comparar?

            De qualquer forma, um C5 com 110 cv nunca terá reações rápidas...
            mesmo antes de adquirir este tinha uma lancia 1.9 jtd(mais rápido a acelerar porque logicamente também é mais leve até ai tudo bem.) Mas no momento que passa as 2000 rotações sentia-se logo o turbo. E neste c5 na aceleração também se sente. Só quando faço reduções para ultrapassar é que ele ás vezes só responde ás 3000 3500 4000 rotações. Já experimentei desligar o sensor de MAF a ver se poderia estar a causar o problema mas não fez diferença nenhuma. Ainda ontem andei por ai estrada fora com o pé pesado e tive uma situação em que ia perto dos 70km/h em 4º fiz uma ultrapassagem a um gajo que não devia ir muito mais devagar 50km/h e fi-lo como se nada fosse. e numa situação idêntica talvez por volta dos 50/60 km/h reduzi para 3º para ultrapassar outro individuo a uma velocidade inferior ainda a essa e demoro muito mais porque o tempo que o carro passou das 2500 ás 3500 rotações mais ou menos foi todo feito como se não tivesse turbo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
              Ah ok !!

              Quanto ao teu problema ... isso é claramente a embraiagem nas lonas.


              Quando puxas pelo binario do carro ele nao responde deve ser isso quase de certeza. Mas tambem convem verificar a EGR e a MAF .
              EGR não sei do que se trata MAF tive hoje a ver e não me pareceu ser o causador do problema. Desliguei o cabo e tudo e isso não teve qualquer impacto nesses casos. Quanto á questão da embraiagem. Não sou nenhum entendido em carros nem nada que se pareça mas como é que a embraiagem pode ter impacto na performance(ou na sua inexistencia) do turbo? Pelo menos parece o turbo posso tar enganado. o carro simplesmente parece muito mais lento cada vez que reduzo para ultrapassar. Isto C5 já é uma banheira com rodas mas assim então é mais complicado.

              Comentário


                #8
                A embraigem pode ter influencia , porque quando lhe aplicas binario ela patina ... as rotações sobem mas o motor nao está preso , portanto não desenvolve ... é normal acontecer esse sintoma quando a embraigem está nas lonas.


                Repara no conta rotações a ver se ele desenvolve sem que sintas o motor a puxar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                  A embraigem pode ter influencia , porque quando lhe aplicas binario ela patina ... as rotações sobem mas o motor nao está preso , portanto não desenvolve ... é normal acontecer esse sintoma quando a embraigem está nas lonas.


                  Repara no conta rotações a ver se ele desenvolve sem que sintas o motor a puxar.
                  Sim o que acontece é isso mesmo, vejo o conta rotações a subir mas o motor em si parece estar a puxar mas muito menos do que normalmente estaria. eu quando faço estas reduções geralmente são de 4º a 50km/h ou 60khm/ para 3º ele em 3º começa-me por volta das 2300-2600 rotações mas a grande maioria das vezes só se sente o carro efectivamente a puxar por volta das 3500. Caso seja a embraiagem não deveria também ter impacto numa aceleração gradual 1º 2º 3º etc? É que quando não é após uma redução o carro puxa bem sem problema nenhum.

                  Comentário


                    #10
                    Pode ser a geometria do turbo presa. Precisa de levar uma limpeza.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jizzus93 Ver Post
                      Sim o que acontece é isso mesmo, vejo o conta rotações a subir mas o motor em si parece estar a puxar mas muito menos do que normalmente estaria. eu quando faço estas reduções geralmente são de 4º a 50km/h ou 60khm/ para 3º ele em 3º começa-me por volta das 2300-2600 rotações mas a grande maioria das vezes só se sente o carro efectivamente a puxar por volta das 3500. Caso seja a embraiagem não deveria também ter impacto numa aceleração gradual 1º 2º 3º etc? É que quando não é após uma redução o carro puxa bem sem problema nenhum.


                      Então se sentes isso ... é 99% de certeza a embraigem.

                      Experimenta ir a 60/70 engrenar a 5 velocidade ... pisar a fundo. Se as Rotações subirem , e o motor nao desenvolver , é certamente a embraigem.

                      Outro teste é a 20 kmh , engrena a 3ª ... e carrega a fundo , deverás ter o mesmo sintoma, as rotações devem subir e nao acontece nada e de repente o carro agarra e desenvolve.


                      O impacto nota-se quando exiges mais da embraigem , em aceleração gradual nao exiges praticamente nada dela ... só quando lhe vais aplicar mais binario é que ela se ressente.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tb passei de um 1.9 jtd para um psa/ford 1.6 110 e notei logo que este ultimo não é amigo de altas rotações.
                        Reduções para cair acima das 3000 rotações já sei que vou ter algum lag.
                        Suponho que tenha a ver com o turbo ser de geometria variável e demorar algum tempo a abrir a geometria toda.

                        Noto o mesmo que tu, algum atraso na resposta do turbo, demora me sempre uns 3/4 segundos a disponibilizar a potência toda, quanto mais alta a rotação pior.

                        Não me parece que seja embraiagem porque ela não patina nadinha e as 2000 que é a zona de binário máximo puxa sempre bem.
                        Para mim já me habituei... É um motor diferente e que responde bem pior que o 1.9 jtd. Mas quando o turbo "enche"... Saiam da frente :D

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                          Pode ser a geometria do turbo presa. Precisa de levar uma limpeza.


                          Já agora e por curiosidade, o 2.0 HDI de 110cv, é de geometria fixa.

                          Quanto à questão, também apontaria para a embraiagem já ter visto melhores dias, como o SPV já referiu.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                            Então se sentes isso ... é 99% de certeza a embraigem.

                            Experimenta ir a 60/70 engrenar a 5 velocidade ... pisar a fundo. Se as Rotações subirem , e o motor nao desenvolver , é certamente a embraigem.

                            Outro teste é a 20 kmh , engrena a 3ª ... e carrega a fundo , deverás ter o mesmo sintoma, as rotações devem subir e nao acontece nada e de repente o carro agarra e desenvolve.


                            O impacto nota-se quando exiges mais da embraigem , em aceleração gradual nao exiges praticamente nada dela ... só quando lhe vais aplicar mais binario é que ela se ressente.
                            A 20km/h engrenar a 3º o que acontece é as rotações vão subindo mas de forma relativamente lenta e quando chega ás 2000 e a partir daí começa a puxar como se de um carro novo se trata-se.
                            De qualquer das maneiras amanhã vou experimentar isso tudo e vamos ver o feedback que tenho.

                            Obrigado pelas dicas e o tempo dispendido ;)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por C3soul Ver Post
                              Eu tb passei de um 1.9 jtd para um psa/ford 1.6 110 e notei logo que este ultimo não é amigo de altas rotações.
                              Reduções para cair acima das 3000 rotações já sei que vou ter algum lag.
                              Suponho que tenha a ver com o turbo ser de geometria variável e demorar algum tempo a abrir a geometria toda.

                              Noto o mesmo que tu, algum atraso na resposta do turbo, demora me sempre uns 3/4 segundos a disponibilizar a potência toda, quanto mais alta a rotação pior.

                              Não me parece que seja embraiagem porque ela não patina nadinha e as 2000 que é a zona de binário máximo puxa sempre bem.
                              Para mim já me habituei... É um motor diferente e que responde bem pior que o 1.9 jtd. Mas quando o turbo "enche"... Saiam da frente :D
                              Também não descarto que seja um periodo de adaptação ao carro ou que seja simplesmente assim que ele responde até porque é apenas o meu segundo carro. Mas já conduzi dezenas deles sendo o mais "pastelão" provavelmente o suzuki grand vitara que a minha mãe tem. E até pode não acelerar nada até porque sendo um jipe não é feito para ganhar corridas(pelo menos na estrada normal) mas se reduzires sentes logo o turbo a pegar como se o carro tivesse chegado hoje novinho em folha. Por isso estou mais inclinado para que exista efectivamente um problema.

                              Comentário


                                #16
                                Se a rotação do carro sobe MUITO sem haver um respectivo acompanhamento do andamento, é embraiagem nas lonas. É como se acelerasses em vazio.

                                Comentário

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