Boas pessoal
Há dois anos comprei um Citroen C3 1.1 Airdream Seduction (60cv) que tinha apenas 8000 km. Na altura comprei por 9500eur e foi uma grande compra tendo em conta o valor do carro para a altura e tendo em conta que era a versão mais bem equipada (tecto panorámico, bluetooth, entrada usb, cruise control, ar condicionado automático,etc). Como faço diariamente cerca de 80 Km essencialmente em estrada nacional, com uma parte mais exigente de serra à mistura, o objectivo principal era ter um carro com baixo consumo. Nessa ordem de ideias converti o veiculo para GPL e foi a melhor coisa que fiz. Nestes dois anos já amortizei o investimento de 1500€ que fiz para a instalação do Kit. Na altura muita gente disse que não iria conseguir fazer consumos de jeito principalmente pela parte de serra, mas como essa é uma parte curta, e com uma condução solta consigo fazer médias de 5,2-5,5 l/100 a gasolina...cerca de 7l/100 a GPL.
O carro é muito porreiro, o problema é que o motor é fraquinho e a centralina tem uma programação muito pouco agressiva. Fazer ultrapassagens é um autêntico desafio, e em subidas acentuadas ultrapassar os 50Km/h é uma tarefa quase impossivel ahah
Por isso ando à procura de alternativas para trocar o meu carro por outro com maior cilindrada, que também será para ser a GPL, pelo mesmo preço. Não tenho dinheiro para gastar num carro por isso basicamente quero trocar por outro sem gastar nada ou muito pouco. Nunca esquecendo que posso retirar o kit de GPL do meu carro e colocar noutro por 1/3 do preço de instalação de um kit novo. Achei por bem estudar esta alternativa agora enquanto o carro ainda é recente (4 anos) e tem poucos km (46.000).
Nesse sentido andei a pesquisar veículos da mesma gama e as opções que coloquei em cima da mesa foram (com alguns exemplos):
- Seat Ibiza Sport Coupé 85 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...biza/P7919250/
http://www.standvirtual.com/carros/a...biza/P7900758/
(Na oficina Auto Irmãos Ferreira (Paços de Ferreira) onde instalei o kit GPL e faço assistência ao meu carro disseram que era uma excelente opção para converter e um carro muito fiável)
- Ford Fiesta 1.25 82 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...esta/P7912970/
(Também disseram que era uma boa opção mas que precisa de levar um oléo de lubrificação que é necessária de forma continua)
- Opel Corsa 1.2 85 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...orsa/P7899828/
(Desaconselharam pois os Opel têm motores que têm dado imensos problemas...mas penso que eles se estavam a referir a uma versão 1.3)
- Renault Clio GT 1.2 TCE 100 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...Clio/P7825959/
(Não é um carro que me agrade particularmente do ponto de vista estético e acho muito fraquinho em termo de interiores e equipamentos. As outras versões são todas de 75 cv e ainda mais chochas)
- Mazda 2 1.3 16v 84 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...da/2/P7864739/
(Também não me atrai assim muito como carro...mas não sei como são os Mazda)
- Fiat Punto 1.2 85 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...unto/P7843645/
(Estes carros tal como me disseram têm mesmo uma desvalorização maluca...não percebo se isso é bom ou não para quem compra...pois não sei o que isso implica em termos de qualidade do carro)
Depois resolvi dar uma olhadela a alguns carros de gama ligeiramente superior a ver se encontrava alguma coisa:
- Seat Leon 1.4 TSI 90 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...Leon/P7906202/
(Opção que me agrada muito quer em termos de carro quer em termos de qualidade. Não sei como serão os consumos nem o comportamento do carro... É também importante perceber quanto poderá dar o meu carro de retoma, mas é uma opção mais cara que as anteriores, se bem que esta está a um preço interessante e ao valor de mercado actual do meu carro)
A surpresa do dia foi quando me deparei com este carro e a este preço:
- Fiat Bravo 1.4 T-Jet 16V Sport 150 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...ravo/P7893305/
(Fiquei estúpido ao ver o preço do carro face à potência do mesmo!?!?! Desconfiei e fui ver o carro. Gostei muito mesmo do que vi e é possível conseguir fazer troca directa pelo meu Citroen C3 (sem o kit GPL) sem qualquer tipo de custo adicional. A verdade é que o valor de mercado actual para um Citroen como o meu é de cerca de 8900eur, e a minha versão talvez ainda suba ligeiramente. Tenho é algum medo dos consumos deste menino pois gostaria de ter um carro que consumisse não muito mais que o meu pelo menos, e não sei até que ponto, mesmo com um pé levezinho seja possível com este menino. Mas a verdade é que aqueles 150cv são fantásticos
Tem também este com menos km e mais recente e com 100cv (deduzo que beba menos lol)
http://www.standvirtual.com/carros/a...ravo/P7924226/
Ainda quero explorar bem todas as opções. Talvez com um carro de 85 cv ou o Leon de 95 cv fique melhor servido em termos de consumo/performance não? Se bem que dizem que este Bravo é bastante bom em consumos mesmo com a potência que tem e também funciona bem a GPL.
Aceitam-se opiniões
Obrigadão
Um abraço
Há dois anos comprei um Citroen C3 1.1 Airdream Seduction (60cv) que tinha apenas 8000 km. Na altura comprei por 9500eur e foi uma grande compra tendo em conta o valor do carro para a altura e tendo em conta que era a versão mais bem equipada (tecto panorámico, bluetooth, entrada usb, cruise control, ar condicionado automático,etc). Como faço diariamente cerca de 80 Km essencialmente em estrada nacional, com uma parte mais exigente de serra à mistura, o objectivo principal era ter um carro com baixo consumo. Nessa ordem de ideias converti o veiculo para GPL e foi a melhor coisa que fiz. Nestes dois anos já amortizei o investimento de 1500€ que fiz para a instalação do Kit. Na altura muita gente disse que não iria conseguir fazer consumos de jeito principalmente pela parte de serra, mas como essa é uma parte curta, e com uma condução solta consigo fazer médias de 5,2-5,5 l/100 a gasolina...cerca de 7l/100 a GPL.
O carro é muito porreiro, o problema é que o motor é fraquinho e a centralina tem uma programação muito pouco agressiva. Fazer ultrapassagens é um autêntico desafio, e em subidas acentuadas ultrapassar os 50Km/h é uma tarefa quase impossivel ahah
Por isso ando à procura de alternativas para trocar o meu carro por outro com maior cilindrada, que também será para ser a GPL, pelo mesmo preço. Não tenho dinheiro para gastar num carro por isso basicamente quero trocar por outro sem gastar nada ou muito pouco. Nunca esquecendo que posso retirar o kit de GPL do meu carro e colocar noutro por 1/3 do preço de instalação de um kit novo. Achei por bem estudar esta alternativa agora enquanto o carro ainda é recente (4 anos) e tem poucos km (46.000).
Nesse sentido andei a pesquisar veículos da mesma gama e as opções que coloquei em cima da mesa foram (com alguns exemplos):
- Seat Ibiza Sport Coupé 85 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...biza/P7919250/
http://www.standvirtual.com/carros/a...biza/P7900758/
(Na oficina Auto Irmãos Ferreira (Paços de Ferreira) onde instalei o kit GPL e faço assistência ao meu carro disseram que era uma excelente opção para converter e um carro muito fiável)
- Ford Fiesta 1.25 82 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...esta/P7912970/
(Também disseram que era uma boa opção mas que precisa de levar um oléo de lubrificação que é necessária de forma continua)
- Opel Corsa 1.2 85 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...orsa/P7899828/
(Desaconselharam pois os Opel têm motores que têm dado imensos problemas...mas penso que eles se estavam a referir a uma versão 1.3)
- Renault Clio GT 1.2 TCE 100 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...Clio/P7825959/
(Não é um carro que me agrade particularmente do ponto de vista estético e acho muito fraquinho em termo de interiores e equipamentos. As outras versões são todas de 75 cv e ainda mais chochas)
- Mazda 2 1.3 16v 84 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...da/2/P7864739/
(Também não me atrai assim muito como carro...mas não sei como são os Mazda)
- Fiat Punto 1.2 85 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...unto/P7843645/
(Estes carros tal como me disseram têm mesmo uma desvalorização maluca...não percebo se isso é bom ou não para quem compra...pois não sei o que isso implica em termos de qualidade do carro)
Depois resolvi dar uma olhadela a alguns carros de gama ligeiramente superior a ver se encontrava alguma coisa:
- Seat Leon 1.4 TSI 90 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...Leon/P7906202/
(Opção que me agrada muito quer em termos de carro quer em termos de qualidade. Não sei como serão os consumos nem o comportamento do carro... É também importante perceber quanto poderá dar o meu carro de retoma, mas é uma opção mais cara que as anteriores, se bem que esta está a um preço interessante e ao valor de mercado actual do meu carro)
A surpresa do dia foi quando me deparei com este carro e a este preço:
- Fiat Bravo 1.4 T-Jet 16V Sport 150 cv:
http://www.standvirtual.com/carros/a...ravo/P7893305/
(Fiquei estúpido ao ver o preço do carro face à potência do mesmo!?!?! Desconfiei e fui ver o carro. Gostei muito mesmo do que vi e é possível conseguir fazer troca directa pelo meu Citroen C3 (sem o kit GPL) sem qualquer tipo de custo adicional. A verdade é que o valor de mercado actual para um Citroen como o meu é de cerca de 8900eur, e a minha versão talvez ainda suba ligeiramente. Tenho é algum medo dos consumos deste menino pois gostaria de ter um carro que consumisse não muito mais que o meu pelo menos, e não sei até que ponto, mesmo com um pé levezinho seja possível com este menino. Mas a verdade é que aqueles 150cv são fantásticos
Tem também este com menos km e mais recente e com 100cv (deduzo que beba menos lol)
http://www.standvirtual.com/carros/a...ravo/P7924226/
Ainda quero explorar bem todas as opções. Talvez com um carro de 85 cv ou o Leon de 95 cv fique melhor servido em termos de consumo/performance não? Se bem que dizem que este Bravo é bastante bom em consumos mesmo com a potência que tem e também funciona bem a GPL.
Aceitam-se opiniões
Obrigadão
Um abraço
Comentário