Boa tarde a todos os foristas.
Venho aqui expor a presente situação do meu veículo e peço opinião a todos vós sobre os meus pensamentos e dúvidas.
Adquiri em 2009 um Renault Mégane 1.5 dci 106cv (Mar/2007) com 66k km. Gastei desde 2009 até à presente data em manutenções e reparações 3.087,58€ (média de 617,52€/ano).
As manutenções são as normais (troca de filtros de ar, combustível, habitáculo,..., e óleo recomendado pela Renault 5W40, pneus). Foi feita igualmente aos 126.702km (Fev/2013) a mudança da correia, bomba e acessórios.
As reparações consistiram em: Mudança Suspensão dianteira; Elevador do vidro do condutor (o do lado do pendura já está a dar sinal para se mudar também); Caixa de Direcção, Limpeza de EGR.
O circuito normal que o veículo faz é citadino (+/- 40km diários) e cerca de 1000km de estrada por mês. Em média são +/- 20k km por ano. O veículo conta no presente com aproximadamente 150k km.
Recentemente surgiu a mensagem no CB que diz "Verificar Injecção". Quando apareceu a mensagem o veículo entrou em modo "Safe mode" e fiquei praticamente sem aceleração nenhuma pois o veículo tem uma aceleração muito lenta. Pesquisei na Web e também neste fórum sobre as possíveis causas da mensagem. São diversas razões apontadas (injectores, EGR, Filtros, Sensor da Cambota,...).
Levei o veículo ao mecânico (devo dizer que tenho 100% confiança neste mecânico, ainda mais em Renault pois foi um mecânico da marca durante alguns anos),
e este ligou à CLIP onde surgiu o erro no sistema de admissão de ar. Verificou-se o sistema e efectuou-se uma limpeza na EGR. O veículo tem todos os filtros novos mudados em Fev/2014 e óleo novo e estavam todos ok. O veículo após a limpeza ficou aparentemente bem.
Cerca de duas semanas depois, a mesma situação. Surgiu a mensagem no CB e o carro entra em "Safe Mode". Desmontar EGR (ok) e verificar o sistema. O turbo estava "encravado" e por isso o carro deu erro. Apagado o erro e até ao momento está aparentemente ok (ainda falta fazer uma viagem grande e puxar por ele para ver como responde). O mecânico informou que poderá ser necessária uma descarbonização do turbo para que não ocorram prendimentos (Mais uma despesa a acrescer).
O mecânico pediu para me preparar para algo que irá ocorrer naturalmente e inevitavelmente, a substituição dos quatro injectores (1.200€ recondicionados ou 1.500€ novos). Segundo a experiência que tem, os motores dci costumam necessitar desta subtituição entre os 150k/200k km (o que não significa que não possam durar até aos 300k km ou mais, é uma questão de sorte e de cuidado). Aconselhou-me a evitar velocidades acima de 140km/h e para evitar um regime de rotações mais alto, no intuito de poupar os injectores e evitar prendimentos no turbo.
Ora agora após este texto todo, chega a grande questão. Vale a pena continuar a apostar neste veículo? Chegou a uma idade (7 anos) que ainda "compensa" vender, pois mais dois ou três anos e quase não vale a pena vender pelo preço que vale no mercado. A experiência que tenho tido é que é um sistema "muito mariquinhas", sempre a precisar de extra cuidados e tem que se ter muito cuidado quando se lhe toca. Atenção que não estou a dizer mal da Renault (aliás, gosto muito da Renault e já tive outros Renault), mas parece-me que o custo para manter este veículo é demasiado para o usufruto que tenho. Se no momento tenho gasto em média 617,52€/ano, com o passar dos anos, este valor tem tendência a aumentar, ainda mais se se avizinhar uma reparação de mais de 1.500€.
A pergunta é se será uma opção válida apostar na troca deste veículo por um veículo usado a gasolina/gpl (de origem) como por exemplo o Opel Meriva 1.4 120cv bifuel, ou se será preferível manter o Renault Mégane 1.5 dci 106cv e arcar com as reparações que virão.
Agradeço a todos vós a paciência na leitura deste texto e as vossas opiniões.
Cumprimentos aos foristas,
DeLorean
Venho aqui expor a presente situação do meu veículo e peço opinião a todos vós sobre os meus pensamentos e dúvidas.
Adquiri em 2009 um Renault Mégane 1.5 dci 106cv (Mar/2007) com 66k km. Gastei desde 2009 até à presente data em manutenções e reparações 3.087,58€ (média de 617,52€/ano).
As manutenções são as normais (troca de filtros de ar, combustível, habitáculo,..., e óleo recomendado pela Renault 5W40, pneus). Foi feita igualmente aos 126.702km (Fev/2013) a mudança da correia, bomba e acessórios.
As reparações consistiram em: Mudança Suspensão dianteira; Elevador do vidro do condutor (o do lado do pendura já está a dar sinal para se mudar também); Caixa de Direcção, Limpeza de EGR.
O circuito normal que o veículo faz é citadino (+/- 40km diários) e cerca de 1000km de estrada por mês. Em média são +/- 20k km por ano. O veículo conta no presente com aproximadamente 150k km.
Recentemente surgiu a mensagem no CB que diz "Verificar Injecção". Quando apareceu a mensagem o veículo entrou em modo "Safe mode" e fiquei praticamente sem aceleração nenhuma pois o veículo tem uma aceleração muito lenta. Pesquisei na Web e também neste fórum sobre as possíveis causas da mensagem. São diversas razões apontadas (injectores, EGR, Filtros, Sensor da Cambota,...).
Levei o veículo ao mecânico (devo dizer que tenho 100% confiança neste mecânico, ainda mais em Renault pois foi um mecânico da marca durante alguns anos),
e este ligou à CLIP onde surgiu o erro no sistema de admissão de ar. Verificou-se o sistema e efectuou-se uma limpeza na EGR. O veículo tem todos os filtros novos mudados em Fev/2014 e óleo novo e estavam todos ok. O veículo após a limpeza ficou aparentemente bem.
Cerca de duas semanas depois, a mesma situação. Surgiu a mensagem no CB e o carro entra em "Safe Mode". Desmontar EGR (ok) e verificar o sistema. O turbo estava "encravado" e por isso o carro deu erro. Apagado o erro e até ao momento está aparentemente ok (ainda falta fazer uma viagem grande e puxar por ele para ver como responde). O mecânico informou que poderá ser necessária uma descarbonização do turbo para que não ocorram prendimentos (Mais uma despesa a acrescer).
O mecânico pediu para me preparar para algo que irá ocorrer naturalmente e inevitavelmente, a substituição dos quatro injectores (1.200€ recondicionados ou 1.500€ novos). Segundo a experiência que tem, os motores dci costumam necessitar desta subtituição entre os 150k/200k km (o que não significa que não possam durar até aos 300k km ou mais, é uma questão de sorte e de cuidado). Aconselhou-me a evitar velocidades acima de 140km/h e para evitar um regime de rotações mais alto, no intuito de poupar os injectores e evitar prendimentos no turbo.
Ora agora após este texto todo, chega a grande questão. Vale a pena continuar a apostar neste veículo? Chegou a uma idade (7 anos) que ainda "compensa" vender, pois mais dois ou três anos e quase não vale a pena vender pelo preço que vale no mercado. A experiência que tenho tido é que é um sistema "muito mariquinhas", sempre a precisar de extra cuidados e tem que se ter muito cuidado quando se lhe toca. Atenção que não estou a dizer mal da Renault (aliás, gosto muito da Renault e já tive outros Renault), mas parece-me que o custo para manter este veículo é demasiado para o usufruto que tenho. Se no momento tenho gasto em média 617,52€/ano, com o passar dos anos, este valor tem tendência a aumentar, ainda mais se se avizinhar uma reparação de mais de 1.500€.
A pergunta é se será uma opção válida apostar na troca deste veículo por um veículo usado a gasolina/gpl (de origem) como por exemplo o Opel Meriva 1.4 120cv bifuel, ou se será preferível manter o Renault Mégane 1.5 dci 106cv e arcar com as reparações que virão.
Agradeço a todos vós a paciência na leitura deste texto e as vossas opiniões.
Cumprimentos aos foristas,
DeLorean
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