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Barulho ao dar à chave

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    Barulho ao dar à chave

    Boas pessoal,

    Queria desde já comprimentar o pessoal do Forum e expor a minha situação, pode ser que tenham os conhecimentos necessários para me ajudarem ou pelo menos darem algumas possibilidades do que possa ser.
    Ora bem, eu tenho um Seat Cordoba 6k2 1.6 SR (100 cv) a GPL, tive recentemente um problema com a centralina do carro que queimou (parece que é habitual nestes carros dada a localização pouco inteligente da mesma) num dia de chuva intensa, ela ficou basicamente submersa e deu de si, ao dar à chave nem sinal ao motor de arranque dava.
    Ora consegui arranjar duas centralinas do mesmo modelo, mas usadas, numa delas o motor de arranque faz rodar o motor mas o carro não pega, na segunda a mesma situação mas com uma diferença, ao dar à chave ouve-se um barulho de tic-tac rapido como se fosse um contacto electromecanico a armar e desarmar muito rapidamente e de forma consecutiva.
    Foi-me indicado por um especialista de centralinas, que trabalha na area, que a "nova" centralina deveria de dar para ligar o carro (apenas na primeira vez) sendo que o mesmo ia logo abaixo, por causa da informação do imobilizador, sendo que até que esta centralina tenha a informação da antiga (teria de ser programada ou anulado o imobilizador) a mesma não funcionava.
    Esse seria o teste a efectuar para confirmar se a centralina estaria funcional.

    Podem-me ilucidar sobre isto? Se essa informação de dar a chave e pegar mas ir logo abaixo mas depois não pegar mais ate que seja reprogramada ou anulada o imobilizador é veridica? e se sabem dizer-me que barulho poderá ser aquele que se houve ao dar à chave?

    cumprimentos a todos e obrigado em avanço pela disponibilidade.

    #2
    Boas. Primeiro acho um pouco estranho que pelo facto de a tua centralina ter queimado o motor de arranque não funcionar quando rodavas a chave.
    Pelo que sei as centralinas e os imobilizadores não actuam anulando o motor de arranque mas sim efetuando tipo um corte de combustivel ao motor mas posso estar enganado.
    Depois tambem tenho algumas duvidas que o carro chegue a pegar uma vez que seja sem que a centralina, o imobilizador e a chave estejam todos sincronizados.
    No manual do meu Corsa diz que se o imobilizador não reconhecer a chave o carro não pega e fica a luz de avaria a piscar, mas isto pode variar de marca para marca.
    Possivelmente vais ter de ligar o carro ao programa de diagnostico, sendo um Seat não sei de o VAG funciona, para que a centralina reconheça a chave do carro.

    Comentário


      #3
      Boas,

      desde já obrigado pela resposta, relativamente a centralina original ela tinha mesmo a placa queimada, talvez a parte queimada fosse a que tinha o integrado que dava a info ao motor de arranque, digo eu. Relativamente à informação dada pelo profissional da area, também me deixou surpreendido, até porque eu segui a mesma linha de raciocinio que tu, mas como ele é que é o entendido...não disse mais nada.
      Relativamente ao barulho estranho, talvez tenha ficado explicado, o vendedor da ultima centralina lembrou-se de dizer que afinal a centralina, apesar de ser o mesmo exacto modelo, era proveniente de um Golf IV diesel (!!!!)
      Resta agora saber se essa brincadeira não me lixou os injectores...enfim...vamos ver no que dá. Tou mesmo a ver que vou ter de largar uma nota preta e leva-lo à Seat

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