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Hoje calhou-me a fava. Já viram uma bateria a fumar?

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    Hoje calhou-me a fava. Já viram uma bateria a fumar?

    Após uns 250 km de viagem, e vindo eu todo contente com as forras novas das portas do carro, não é que vejo 3! luzes acesas no painel?

    A da bateria, a do ABS e a dos travões?

    Eu sei que tenho as pastilhas da frente nas últimas, ainda podia ser o avisador de desgaste... mas nada disso implica com o ABS e muito menos ainda com a bateria ou alternador, portanto não era das pastilhas... ainda!

    Comecei a reduzir a velocidade até quase chegar ao ralenti:




    E passados uns segundos reparo que o ponteiro da temperatura está acima do normal... talvez vocês não reparem mas, quem tem um Rover, sabe que esta indicação é completamente anormal! Está uns bons 2-3 mm acima do normal, que é 1 mm abaixo do meio.

    Portanto... obviamente que era a junta queimada! Só não percebi a luz da bateria nem do ABS... mas temperatura num Rover quer dizer junta queimada. Ponto final parágrafo!

    Ah! As luzes do ABS e dos travões são um bocado intermitentes! Ora estão lá, ora desaparecem se travo ou desaparecem quando querem e voltam quando lhes apetece! ;)

    Ora como esta junta da cabeça foi mudada aos 100.500 km e ele tem agora 167.700 km, comecei a fazer contas... e durou apenas 67.200 km. FDP! Eu bem lhes disse para mudarem o oil rail e os parafusos mais resistentes, mas eles disseram "ah! você não percebe nada disto! a gente já mudou mais juntas do que vezes você falou em juntas lá no seu fórum! vá-se mas é embora e deixe-nos trabalhar que não andamos cá a dormir nem a perder tempo em fóruns!"

    Portanto fiz-lhe o filme... eu vou reparar o carro! Com oil rail e parafusos novos! Mas daqui a 33.600 km vou pô-lo à venda! É só ele fazer 201 mil km e a mim já não me lixa outra vez! Passo a batata quente a outro incauto!

    Como ainda me faltavam uns 110 km para chegar a casa e estava com medo que, depois de parar, a bateria já não quisesse colaborar... lá vim andando quase ao ralenti e em plena AE!!!

    A cada 20 minutos ligava a ventilação para o quente para ver se ainda teria uns restos de anticongelante já cheios da borra do óleo... e sempre deitava ar muito quente! O que é muito bom sinal!!!

    Porto à vista (até me perdi na 1ª saída e nem a vi! vim depois para a 2ª que, se calhar, não será pior...), filas e filas e o ponteiro lá nos 3 mm a mais, nem aquecia nem arrefecia... e eu a ligar a ventilação para o quente para ver se ainda teria lá 3 gotas de anticongelante dentro mais a nanha do óleo... e ele sempre com ar bem quente... Bom sinal! Pelo menos ainda não fundiu a cabeça nem o bloco... foi só a junta!

    Uns 4 cigarros depois, com o coração a 150 bpm, lá chegámos ao destino, nem sei como!

    Parei o carro à porta de casa, desliguei e fui ver o que se passava ali pela frente... Capot pra cima... e anticongelante rosinha a meio do depósito (talvez 2 mm acima porque estava quente de 380 km, alguns deles não pode vir mais rápido porque o acelerador não ia mais para baixo sem furar o fundo do carro...).

    Do mal o menos! Não fundi nada! Mas que fumo é este???




    A bateria estava a fumar (literalmente!!!) por um respirador virado para o borne positivo... Nunca na minha vida tinha visto nada disto e já tenho carros há uma boa meia dúzia de anos... talvez algumas dúzias... e sempre utilizei baterias desde Tudor, Autosil até às mais ranhosas que se podem comprar no mais ranhoso dos supermercados. Quando acabavam... acabavam! O carro não pegava, e pronto! A gente sabia, pelo tempo de vida delas, o que significava o carro não querer pegar de um minuto para o outro. Agora entrar em curto-circuito? Foi a 1ª vez nas minhas mãos...

    Com medo que aquilo pegasse fogo às forras das portas novas, vim a casa buscar as ferramentas de roquete da Powerfix do LIDL e ainda olhei para o terminal positivo para o desligar... mas tive medo daquele vapor todo ácido e desliguei o negativo!

    Uma meia hora depois lá fui mais a Maria ao Modelo comprar umas bifanas e mais umas cenas que precisávamos cá pra casa e mais uma bateria, é claro!

    Voltei a ligar o negativo e lá fomos! Mais luzinhas menos luzinhas ele colaborou... nem tugiu nem mugiu...

    Entretanto já lhe tinha tirado o tampão do vaso de expansão... just in case! Mas não havia pressão nenhuma especial, nem calor em especial, nem muito menos maionese no anticongelante! Portanto estou com um erro de simpatia...

    Já lhe mudei a bateria, tive que comprar uma TS de 44Ah e apenas 360A porque custou 55€ e as da Tudor devem vir forradas internamente a ouro porque custam 115€... posso comprar duas destas TS. Já agora... não faço ideia se o TS virá de Tarado Sexual, ou de Tomás dos Santos, ou quê... mas já é a 3ª vez na minha vida que me lembro de comprar desta marca e nunca nenhuma se esfumaçou como esta bendita Motrio... só podia ser daqueles lados que a gente sabe...

    Só que continuo com as mesmas luzinhas acesas... bateria/alternador, ABS e travões. Será que o curto na bateria velha me fecundou a ECU? Suspeito bem que sim...

    Será que foi o alternador/regulador à vida? E logo agora que não tenho aqui nenhum multímetro... tenho 3 na outra casa!

    Amanhã de manhã ainda vou ao chinês comprar mais um multímetro para ver se o alternador funciona ou se fecundei a ECU...

    O alternador/regulador de tensão repara-se na boa... mas a ECU complica-s€ muito mais...


    Digam-me coisas... boas ou más... Mas boas de preferência!!!
    Editado pela última vez por CL; 20 June 2014, 01:12.

    #2
    Uma bateria a fumar nunca vi mas desde que vi um porco a andar de bicla já nada me admira.

    Olha, eu de electricidade sou mau mas a suposição que tenho é que isso seria possível com um excesso de carga, ou seja, com o alternador/retificador a dar carga em excesso. Isto porque elas aquecem em carga (são todas iguais...).

    Se isto se confirmar (long shot atenção) e o alternador não estiver a trabalhar direito, podes fritar a nova bateria. E podes fritar a ECU sem dúvida. Conheço um caso de um ECU frito por um alternador marado, à primeira não desconfiaram, à segunda acharam estranho a nova durar pouco tempo e foram atrás da origem do problema. E olha que nem sempre o multimetro é determinante porque pode ocorrer em picos e não apanhares nenhum.

    O facto de teres uma árvore de natal fora de época não significa necessariamente que a ECU já tenha ido à vida. Os tais (alegados...) picos de tensão podem provocar isso e muito mais. Eu uma vez com uma bateria marada num clio ele acelerava sozinho... relenti às 4000 e tudo.. (mas essa estava demasiado fraca).

    É uma hipótese...

    Edit: Um ECU para isso no São Ebay uk deve custar uns 20 euros e chega em 5 dias. Só precisas de um bruxo das programações. Mas dos bons, que os há.
    Editado pela última vez por Vocsa; 20 June 2014, 01:42. Razão: Esqueci-me do S. Ebay...

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      #3
      Tou mesmo descolhoado, Vocsa... acho que fudi a ECU... eu não! a pita da bateria velha... fogo...

      Amanhã vou ao china comprar um daqueles multímetros de 10€ se ele não tiver um a 1€ LOL só para tirar a teima se o alternador carrega ou não...

      Se ele não estiver a carregar... fico feliz porque pode ser do alternas e vou logo ainda de manhã à Bosch e eles percebem disso mais do que eu percebo de bifanas e francesinhas!

      Agora se o alternas carrega... escuso de ir à Bosch que eles não percebem nada daquela ECU... fica para daqui a umas semanas quando voltar a Lisboa...

      Entretanto é Natal! Pelo menos dentro do meu carro!!!




      Não tenho conta no Youtube e não sei como carregar o vídeo que fiz, sei que nas fotos não dá para ver o fumo... mas foi impressionante para mim... e eu que já nem olhava para elefantes a andar de trotinete!
      Editado pela última vez por CL; 20 June 2014, 01:47.

      Comentário


        #4
        Vê o edit que fiz. Se precisares de um bruxo das ECUs dou-te um contacto... manhoso mas competente...

        (o natal é quando um ho... um carro quer)

        Comentário


          #5
          Quero sim, Vocsa... porque eu raramente me engano!

          Sou eu e o Cavaco Silva!

          Agradeço!

          Na volta esse gajo ainda me reprograma aquilo... preciso de 20 cv... e a gastar menos gasolina! Se calhar já estarei a pedir muito... OK! 10cv com a mesma gasolina!

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            #6
            Bateria a fumar nunca vi!
            Tenta acabar com isso antes que se vicie, é que o tabaco está caro como o caraças!! E o pior é depois o acido fica todo preto...

            Comentário


              #7
              Se fosse outro carro qualquer, ate podia ser da ECU, podia ser o sensor do ABS, podia ser das pastilhas, ate pode ser erros acumulados na centralina. Mas como é Rover, so tens uma hipotese, junta

              Comentário


                #8
                Oh Drifter... obrigado por me alegrares este dia!

                É a única coisa que está boa neste carro... e os forros das portas!

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                  #9
                  Se os erros não foram apagados é normal que a centralina os mantenha on...anda mais um pouco a ver se os erros desaparecem por si mesmo.

                  Comentário


                    #10
                    já vi uma vagina a fumar mas foi num filme, bateria nunca vi
                    por falar em filme não sabia que ter um rover era assim uma novela tão manhosa, 2 mm acima do meio já só sobram 3 gotas de anticongelante?!

                    Comentário


                      #11
                      O meu voto vai também para um problema de picos de corrente.

                      Antes de fazeres o quer que seja, passa num bom eletricista auto.

                      PS - vê lá o que andas a fecundar! Não se vá dar o caso de fecundares a junta e aparecerem duas!!!

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                        #12
                        Epá, uma pergunta parva, quando trocaste a bateria quanto tempo demoraste?

                        É que devias fazer reset da centralina. O ideal é deixar a bateria desligada pelo menos uma hora. Eu costumo deixar uma noite mas não é necessário, uma horita basta. Isto aplica-se a tudo o que é electronica, por vezes não basta reiniciar, é necessário desligar a corrente e esperar que os condensadores percam a carga para voltar tudo ao zero. Enquanto não fizeres isso os erros não desaparecem por muito que andes com o carro...

                        (entretanto lembrei-me que aí há uns 10 anos estava numa esplanada e a bateria de um carro rebentou. Parecia uma bomba, o homem abriu o capot e lá estava ela toda f.... e acido por todo o lado. Tiveste sorte não estares a fumar ao mesmo tempo que ela)

                        Comentário


                          #13
                          A tua história está top CL.

                          Vê lá se não tens nenhum curto circuito que esteja a comer a bateria.

                          E todas as outras dicas acima é de verificar.

                          Vai dando notícias.

                          Comentário


                            #14
                            Pode parecer estúpido, mas já deste uma olhada nos fusíveis?

                            Comentário


                              #15
                              Já vi isso acontecer numa mota recentemente. A bateria inchou e secou, começou a deitar fumo. Basicamente era o "alternador" da mota que estava a debitar corrente demais. Verifica o teu

                              Comentário


                                #16
                                Isso está mal contado! Admite que lixaste a junta da cabeça da bateria!

                                De facto é muito estranho continuarem a acender luzes mas convém realmente testar a voltagem do circuito e verificar se existem oscilações.

                                Queimar uma centralina é possível mas não é fácil! Isso tem muitas protecções e se o motor ainda pega e trabalha, deverá estar boa. Tens é alguma interferência no seu funcionamento!

                                Abraço.

                                PS: O Rover do meu vizinho já anda nas horas! Trocou-se o sensor de temperatura e ligou-se a ficha, nunca mais embrulhou a pegar. Só não mantém o ralenti a frio mas vamos analisar isso melhor entretanto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Também não acredito que a centralina esteja queimada...

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que me ri com esta história. Vá lá, ao menos não te falta boa disposição.

                                    Desculpa não poder ajudar, mas daqui vai as minhas gargalhadas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A situação que viveste já me aconteceu, nos tempos áureos do R19 que tive, por acaso ali para os lados da Rinchoa...

                                      E isto deveu-se devido ao alternador ter pifado (um colocado dias antes), mais concretamente o regulador de tensão, que estava a enviar tensão a mais e com isso fritou a dita bateria.

                                      Era um cheiro fabuloso a acido que ainda perdurou uns dias.


                                      Quanto à centralina, não deverá estar afectada. Se continuas com luzes ligadas isso pode-se dever, novamente, ao alternador e em última instância a uma falha no circuito eléctrico do carro (podes ter queimado uma massa, e olha que eu "percebo" disto ! ).

                                      Portanto, o melhor que podes fazer é, logo que possível, ires a um electricista para ele te avaliar o estado desse circuito eléctrico. Até lá, podes verificar todo e qualquer fusível a que tenhas acesso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mais um voto no regulador a tentar cozinhar a bateria...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Revejo na história do CL a minha aventura há 6 meses com o Rover do meu sogro que acabou em junta queimada...dele e do civic que o substituiu. Esse ponteiro está, efectivamente acima do normal. Estranho não terem trocado os parafusos da cabeça do motor (sei que são caros e acho que ainda são 16).

                                          Em relação a caso, eu testava a parte eléctrica, e depois a junta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Portanto e de acordo com o pessoal, o sítio por onde começar será a junta do alternador...

                                            (não te trocaram os parafusos da cabeça na mudança da junta?? mas alguns entram em deformação plástica no primeiro aperto...)
                                            Editado pela última vez por Vocsa; 20 June 2014, 13:19.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os parafusos (estes!!!) são elásticos e só se mudam em caso de ter havido deformação plástica ou no caso de se utilizar a "nova" junta MLS com o oil rail mais resistente. Mesmo neste último caso, uns dizem que se devem mudar os parafusos para os mais resistentes, outros dizem que os velhos estarão bons se ainda não esticaram demais... É ao critério do técnico que fizer a reparação...

                                              Bem... hoje de manhã o carro estava completamente morto. Nem consegui abrir as portas com o comando, teve de ser mesmo com a chave na fechadura!

                                              Algo drenou toda a carga da bateria durante a noite, portanto já nem precisei de comprar o multímetro no chinês...

                                              Claro que hoje é 6ª feira e já ninguém vai pegar nisto hoje. 2ª feira vai de reboque para a oficina... alternador? regulador de tensão? outra coisa qualquer lá dentro? Vamos a ver que mais surpresas vêm dali...

                                              Já me lixou o fim-de-semana todo, é o que é! Era para ir hoje à vaca das cordas em Ponte de Lima... assim fico a ver o futebol e as notícias...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Mais um voto no regulador a tentar cozinhar a bateria...
                                                Mais um voto

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ok, acho que percebi, o pessoal mede os parafusos e vê se estão com o comprimento típico, fase elástica. Não sei se confiava, mas pronto, eles saberão.

                                                  Olha a parte menos má disso ter drenado é que fizeste seguramente o reset da centralina... não deves voltar a ter arvores de natal. Nem acredito que se tenha queimado... tens um problema electrico algures no circuito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Daqui a meia-hora estará (???) cá o reboque da assistência em viagem da Direct para o levar até à oficina Bosch que fica a 1,5 km daqui... até dá para ir a pé... mas de carro não! Sem bateria não há pão pra malucos...

                                                    Vai ser giro agora tirar isto da garagem e a subir a rampa...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                      Daqui a meia-hora estará (???) cá o reboque da assistência em viagem da Direct para o levar até à oficina Bosch que fica a 1,5 km daqui... até dá para ir a pé... mas de carro não! Sem bateria não há pão pra malucos...

                                                      Vai ser giro agora tirar isto da garagem e a subir a rampa...
                                                      Se aquilo não subir, tira fotos CL ou filma.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        com um bocado de sorte ainda te veem carro hoje.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Afinal não foi tão difícil tirar o carro da garagem... isto quem sabe, sabe! Menos de meia hora depois e já estávamos todos a andar de reboque. E chegou cá em 20 minutos... nem foi a meia hora que me disseram ao telefone! Parabéns, Direct e este senhor do reboque.

                                                          O bogas já está no médico e deve lá passar o fim-de-semana em observação porque eles têm a oficina a abarrotar de carros... pela explicação, o 1º prognóstico será "alternador" mas só depois de ligar à "máquina" é que dá para tirar conclusões onde será o curto. Entre amanhã de manhã e 2ª feira já deverá haver notícias.

                                                          Ao menos havia lá carros para todos os gostos e feitios, mas faltava lá um Rover! De resto só lá havia uma MG ZT-T e um Jaguar S. Vai dormir em boa companhia!

                                                          E eu vou mas é almoçar! Dia tão estranho hoje...

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                                                            #30
                                                            Lá se vai o subsídio de férias lol

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