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O descanso eterno para o meu velho corsa b 93 ?

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    O descanso eterno para o meu velho corsa b 93 ?

    Boas pessoal.

    Tenho um corsa b de 93, antiguinho, que está a chegar aquela altura em que começa a ter problema atrás de problema. O valor comercial do carro não é muito, e eu próprio quando o comprei já vinha com mossas e umas arranhadelas, por isso esteticamente também não é o mais atraente. É um carro modesto, que durante os 2 anos e meio anteriores não me deu problemas de maior, apesar do estado em que o comprei.

    A minha questão prende-se com o seguinte: Estará na altura de me desfazer dele?

    Isto porque, ele precisa de uma reparação em no eixo traseiro (a traseira tem tendência a fugir, segundo me disseram precisa de um "novo"), um dos pneus novos que coloquei à uns meses ganhou um pequeno papo. Tem ainda um problema na chapa da frente, que está solto e ainda nehum chapeiro consegiu solucionar, os dois que me viram isto dizem que não é nenhum problema grave e que só faz mesmo ruído .
    Dentro de 8k km é a altura de mudar as correias e daqui a 3k km necessita mudar óleos e filtros. Em outubro, vem ainda a inspeção (que só passará depois do arranjo do eixo) e o imposto para pagar.

    Posto isto, o melhor será desfazer-me dele e comprar algo em melhor estado? Não vou precisar de nenhum topo de gama, nem perto, o corsa foi o meu 1º carro e serviu para os gastos. Agora com um orçamento entre os 1000 - 1500 já se encontram veículos muito superiores ao que tenho, principalmente atendendo ao seu estado.

    Outra questão é: Uma vez que vender a alguém não será alternativa, pelo estado e segurança que oferece neste momento, onde é que posso tentar vender o bogas sem ser em sucatas? tipo alguém que compre carros velhos para peças e assim.

    Se conseguisse alguns euros, mesmo que pouco, ainda serviriam para o meu novo investimento.


    Cumprimentos

    #2
    Se puderes trocar por alguma coisinha melhor e mais recente, eu de facto fazia-o. Quanto a vendê-lo para peças, as sucatas fazem exactamente isso. Podes também procurar um centro de abate automóvel (desmantelamento, venda de peças e reciclagem).

    Comentário


      #3
      Sim isso está pronto para ir para o lixo.

      Carros são carros não façam deles mais do que isso.

      Comentário


        #4
        Se encontrares algo em melhor estado, força... Se pretenderes manter esse, o que não devem faltar são eixos traseiros em centros de abate/sucatas.

        Óleo, filtros e correias tantos tens que mudar no velho como no novo.

        Comentário


          #5
          Penso que o Corsa, apesar de velhinho, e provavel que o arranjes em condiçoes por muito menos de 1000€. Digo eu, nao sei ao certo o que o carro tem.

          Por 1000 a 1500, ja compras algo melhorzito, é verdade sim senhor. Mas sera que depois realmente é ou esta melhor que o Corsita?

          Se a ideia é mesmo trocar, entao força.

          Se o Corsita vai desenrascando e nao é preciso mais, poupas uns trocos e ficas com um carro na mesma.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por louro10 Ver Post
            Boas pessoal.

            Tenho um corsa b de 93, antiguinho, que está a chegar aquela altura em que começa a ter problema atrás de problema. O valor comercial do carro não é muito, e eu próprio quando o comprei já vinha com mossas e umas arranhadelas, por isso esteticamente também não é o mais atraente. É um carro modesto, que durante os 2 anos e meio anteriores não me deu problemas de maior, apesar do estado em que o comprei.

            A minha questão prende-se com o seguinte: Estará na altura de me desfazer dele?

            Isto porque, ele precisa de uma reparação em no eixo traseiro (a traseira tem tendência a fugir, segundo me disseram precisa de um "novo"), um dos pneus novos que coloquei à uns meses ganhou um pequeno papo. Tem ainda um problema na chapa da frente, que está solto e ainda nehum chapeiro consegiu solucionar, os dois que me viram isto dizem que não é nenhum problema grave e que só faz mesmo ruído .
            Dentro de 8k km é a altura de mudar as correias e daqui a 3k km necessita mudar óleos e filtros. Em outubro, vem ainda a inspeção (que só passará depois do arranjo do eixo) e o imposto para pagar.

            Posto isto, o melhor será desfazer-me dele e comprar algo em melhor estado? Não vou precisar de nenhum topo de gama, nem perto, o corsa foi o meu 1º carro e serviu para os gastos. Agora com um orçamento entre os 1000 - 1500 já se encontram veículos muito superiores ao que tenho, principalmente atendendo ao seu estado.

            Outra questão é: Uma vez que vender a alguém não será alternativa, pelo estado e segurança que oferece neste momento, onde é que posso tentar vender o bogas sem ser em sucatas? tipo alguém que compre carros velhos para peças e assim.

            Se conseguisse alguns euros, mesmo que pouco, ainda serviriam para o meu novo investimento.


            Cumprimentos




            Como já referido, mesmo num outro carro, terás a questão das correias (em regra, a não ser que seja de corrente), como dos óleos e filtros.

            Quanto a fazeres algum ao entregar a viatura num centro de abate/sucata, em regra receberás algum e pelo que se houve, deverá andar na ordem dos 100€ (mas nada como indagar mesmo).

            Não esquecer é que a entregar a viatura, fá-lo perante uma empresa que te dê documento, para depois dares baixa do carro, no IMT...

            É que caso contrário, depois continuas a pagar imposto de selo, mesmo não tendo o carro.

            Comentário


              #7
              O Corsa pode estar a precisar de alguns arranjos, mas não te esqueças que pelo orçamento, o próximo veiculo pode vir igualmente com alguns problemas por resolver

              Comentário


                #8
                O meu Corsa A 1.0 é máquina, e só vou desfazer-me dele quando algo muito grave acontecer porque basicamente é só meter gasolina e fazer manutenção habitual.

                Está com 310.000 km's, pelo que já é uma quilometragem considerável para este bolinhas (consome um pouco de óleo, mas penso que é normal).
                Basicamente em termos de mecânica isto é do mais simples que há, e talvez do mais fiável também Mas não deixa de ser um charuto
                Para andar à semana dá para o gasto

                Em relação ao teu caso não sei se o Corsa B difere muito do Corsa A, mas tem em atenção como já disseram, que podes vir a ter problemas também no que fores comprar. Ninguém está livre dessas situações
                Editado pela última vez por zecarlos405; 26 June 2014, 13:05.

                Comentário


                  #9
                  O meu problema prende-se pelo facto de nos próximos meses ter que investir ainda alguns euros, que assim por alto uns 300 euros, isto apenas até outubro.

                  De facto eu já tinha em mente a possibilidade de mudar para algo não tão antigo, dentro do orçamento que falei, e agora com estes possíveis gastos estou indeciso se devo ou não investir mais um pouco e conduzir algo melhor. É que da pouca experiencia que tenho, já conduzi alguns carros dentro do orçamento que referi (clios/puntos mk2), e a diferença é abismal!


                  Obrigado pelas opiniões

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por louro10 Ver Post
                    O meu problema prende-se pelo facto de nos próximos meses ter que investir ainda alguns euros, que assim por alto uns 300 euros, isto apenas até outubro.

                    De facto eu já tinha em mente a possibilidade de mudar para algo não tão antigo, dentro do orçamento que falei, e agora com estes possíveis gastos estou indeciso se devo ou não investir mais um pouco e conduzir algo melhor. É que da pouca experiencia que tenho, já conduzi alguns carros dentro do orçamento que referi (clios/puntos mk2), e a diferença é abismal!


                    Obrigado pelas opiniões
                    Se achas que não vale a pena gastar o dinheiro no Corsa, tens a possibilidade de arranjar outro carro pelos valores que disseste, um Ford Fiesta 1.25 16v por exemplo, que penso serem bons carros. Mas em contrapartida o carro pode vir igualmente com alguns problemas por resolver...

                    Comentário


                      #11
                      Eu não o vendia, mais dois anos e é um clássico, mandas restaura-lo e vendes a um coleccionador, depois com o dinheiro compras o L123.

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                        #12
                        O teu corsa é a diesel ou gasolina? é de 3 ou 5 portas?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por louro10 Ver Post
                          O meu problema prende-se pelo facto de nos próximos meses ter que investir ainda alguns euros, que assim por alto uns 300 euros, isto apenas até outubro.

                          De facto eu já tinha em mente a possibilidade de mudar para algo não tão antigo, dentro do orçamento que falei, e agora com estes possíveis gastos estou indeciso se devo ou não investir mais um pouco e conduzir algo melhor. É que da pouca experiencia que tenho, já conduzi alguns carros dentro do orçamento que referi (clios/puntos mk2), e a diferença é abismal!


                          Obrigado pelas opiniões
                          E tens mesmo que mudar a correia de distribuição e a bomba?
                          Sempre que mudei dos meus varios carros, as correias pareciam novas. Isso muda-se por uma questão de gerir o risco de um estrago grande, não necessariamente porque não aguentam mais. No teu caso o risco é pequeno pois como dizes o carro está em fim de vida.

                          Comentário


                            #14
                            gasolina 1.2 5 portas

                            A questão da correia e bomba é mais porque acaba o prazo para a mudar, e com revisões eu sou muito "picuinhas" , não gosto de correr riscos desnecessários, mas compreendo o teu ponto de vista.

                            Estou mais inclinado para mudar para algo um pouco melhor, e já que ia ter esses gastos todos pelo menos era um investivemnto em algo melhor. Claro que se o corsa estivesse como à um ano, por exemplo, não o trocaria...

                            Comentário


                              #15
                              podes mudar as peças, o que te vai ficar mais caro é o eixo, claro. mas se quiseres trocar por algo melhor vê o tópico "ajua para escolha do primeiro carro" ou procuras por milhentos tópicos de 1000 a 1500€. mas convém fazeres uma revisão geral ao próximo veículo e aí gastas 200€ num instante, pouco menos é que o que gastarias com este. tens é o factor idade - 20 anos vs uns 14/15 - e possivelmente menos kms. é uma questão de pensares mesmo.

                              Comentário


                                #16
                                Se é a gasolina e de 5 portas acho que nao compensa investir nesse carro.

                                Qualquer centro de abate te dá 100€ por ele.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu estive numa situação idêntica, mas com um 106, deixei acumular...já precisava um pouco de tudo. Esperei pela altura da inspecção/fim de seguro e siga para o abate.
                                  Se tens esse valor disponível para dar noutro carro, força nisso ! Tudo tem um final

                                  Comentário

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