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Verificações antes das férias

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    Verificações antes das férias

    Imaginem que vão de férias e estão a pensar fazer uns 1000km, o carro não está a precisar de revisão mas decidem deixar o carro no mecanico para verificar algumas coisas antes de seguirem viagem, essas verificações passariam por:



    1. Verificar todos os níveis do motor, oleo, refrigeração, mais alguma coisa?
    2. Verificar pressão dos pneus e validar se algum tem algum rasgo ou defeito
    3. Verificar fugas de escape?!
    4. Antecipar a revisão oficial da marca?
    5. Verificar suspensão?!
    6. Carregar Ac?!
    7. Máquina diagnósticos motor
    8. Verificação das luzes
    9. Pneu supelente/ kit anti furo ok?


    Mais alguma coisa que se lembrem?

    #2
    Mais vale comprares um carro novo só para fazer 1000km

    Se o carro está em condições não tem porque não aguentar uma viagem dessas.

    Comentário


      #3
      Fazes tudo isso em casa, tirando o ac, portanto não precisas de ir ao mecânico.

      Comentário


        #4
        Tanta coisa!!
        Se a tua namorada vê isso anda fica com ciúmes do teu carro Lol
        Verifica óleo e agua e siga viagem!

        Comentário


          #5
          Para 1000km talvez visse a pressão dos pneus, nível de óleo, de liquido de refrigeração e de água dos esguichos. E o mais importante de todos... o de gasolina

          Comentário


            #6
            Nunca tive grandes cuidados adicionais para viagens dessa dimensão.

            Durante anos fiz cerca disso por semana. E com carros apelidáveis de "velhos".

            No entanto:

            - sempre meti pneus premium (com raras excepções).

            - sempre troquei os amortecedores antes de berrarem.

            - sempre verifiquei ar dos pneus com regularidade, níveis de fluídos e pastilhas de travão/discos.

            - Sempre antecipei trocas de velas (gasolina) assim como filtros de ar.

            -Sempre usei óleos adequados e de qualidade.

            Nos últimos 700 mil km fiquei apeado uma vez com um tubo de metal roto, por sorte dei conta...

            1000 km é uma brincadeira, para quem traz o carro bem mantido.

            Comentário


              #7
              Mas num carro mais velho tem que se andar mais em cima dele certo?! A probabilidade de ter algum problema é maior do que um carro mais recente nao? Esqueci-me de meter a verificação dos tubos do motor para prevenir fugas.

              Comentário


                #8
                Teoricamente um carro mais antigo terá mais probabilidades de ter algum componente a "berrar".

                Penso que essas verificações são importantes num carro que está muito parado. Ou seja, um carro que rode pouco pode ter alguns componentes mecânicos em mau estado mas como não faz grandes esforços acabam por não se revelar. Quando leva um aperto podem vir ao cimo.

                Esses são aqueles que me deixariam de pé atrás (carros que não andam...). Agora um carro mesmo um pouco mais velho, se bem mantido e a circular efectivamente, não terá dificuldades em lidar com 1000 km.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                  Mas num carro mais velho tem que se andar mais em cima dele certo?! A probabilidade de ter algum problema é maior do que um carro mais recente nao? Esqueci-me de meter a verificação dos tubos do motor para prevenir fugas.
                  Para mim andar em cima dele é fazer a manutenção devida. Para mim todas as verificações que referes são normais para ter o carro em condições para o dia-a-dia.

                  Comentário


                    #10
                    Eu mantenho as revisões em dia, de acordo com o plano do fabricante. Fora isso, verifico mensalmente ou a cada 1.000km, os níveis, se tenho lâmpadas fundidas, pressão e estado dos cinco pneus, etc. Nas viagens grandes, limito-me a fazer uma verificação adicional antes da viagem e certificar-me de que não me esqueço dos documentos.

                    Comentário


                      #11
                      Esqueci-me de indicar a verificação do estado dos calços, seria chato ficar sem calços a meio das ferias.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                        Imaginem que vão de férias e estão a pensar fazer uns 1000km, o carro não está a precisar de revisão mas decidem deixar o carro no mecanico para verificar algumas coisas antes de seguirem viagem, essas verificações passariam por:



                        1. Verificar todos os níveis do motor, oleo, refrigeração, mais alguma coisa?Check
                        2. Verificar pressão dos pneus e validar se algum tem algum rasgo ou defeito-Check
                        3. Verificar fugas de escape?!Check
                        4. Antecipar a revisão oficial da marca?Nem pensar ainda era capaz de sair uma factura superior ao valor do carro
                        5. Verificar suspensão?!Check
                        6. Carregar Ac?!O que isso?O meu carro não conhece isso.
                        7. Máquina diagnósticos motor-Check se tiver ficha diagnóstico
                        8. Verificação das luzes-Check
                        9. Pneu supelente/ kit anti furo ok?-Check


                        Mais alguma coisa que se lembrem?
                        Uns 1000kms,não sei se o meu "velhinho" 106 1.1 aguentava fazer 1000kms seguidos(com 30 minutos de pausa)

                        Preferia alugar um carro.
                        Editado pela última vez por andrepinto; 02 July 2014, 11:41.

                        Comentário


                          #13
                          Para mil km há algumas coisas essenciais a ver, que são as mesmas para 300 km:

                          - Pressão dos 5 pneus (ou 4 se não usarem o de reserva)
                          - Nível de óleo do motor e direcção assistida
                          - Nível do líquido de arrefecimento

                          - Combustível e água nos mija-mija põe-se durante a viagem

                          - Água para beber leva-se de casa ou compra-se pelo caminho

                          Comentário


                            #14
                            Há malta que stressa muito por pouco!

                            O verão passado o filho do meu vizinho (o miúdo deve ter para aí uns 20 anos) pediu aos pais o carrito mais pequeno lá de casa (Clio velhinho) para ir de férias para a Costa Alentejana com uns amigos. De salientar que o Clio pouco anda e passa os dias à porta de casa sendo completamente desmazelado (...).

                            Quando depois regressaram o puto contou-me que a viagem foi uma emoção (pudera, 2 miúdos e duas miúdas, mas essa parte os pais não sabem) pelos problemas que o carro teve, vamos a ver se não me esqueço de nada:

                            Acendeu luz do óleo (estava abaixo do mínimo) e tiveram que acrescentar;
                            Tiveram um furo e o pneu suplente estava vazio;
                            Um dos vidros (manual) caiu dentro da respetiva calha e não subiu mais (resolvido com fita-adesiva);
                            Consumos sempre à volta dos 10 (isto num clio 1.2), apesar de carregado e a andar devagar pois o filtro do ar estava simplesmente nojento.

                            Comentário


                              #15
                              Eu concordo com as verificações !

                              mas por aqui se vê a utilização que alguns fazem dos carros, os meus estão sempre aptos a fazer 1.000 km

                              Comentário


                                #16
                                Depósito cheio...check ...siga....

                                Comentário


                                  #17
                                  Tendo em conta que o meu fiat 127 tem a revisoes em dia posso entao avançar para os 1000km sem nenhuma verificação adicional?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                    Tendo em conta que o meu fiat 127 tem a revisoes em dia posso entao avançar para os 1000km sem nenhuma verificação adicional?
                                    Se o carro não tiver nenhum problema diagnosticado, verificava níveis, pressões e seguia sem medo .

                                    Por acaso é um carro fixe para fazer umas férias diferentes. Há tempos fiz mais de 200 km com um num fds, incluindo a Arrábida, e adorei

                                    Comentário


                                      #19
                                      Conheço gente que no trabalho, no estado, seja obrigado a utilizar renaults 4L em estado de segurança lastimável para quilometragens assinaláveis (300 por dia...).

                                      Mas isso não tem nada a ver.

                                      Esses 127 eram porreiros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse nível de verificações faz-me lembrar a preocupação que havia antigamente antes de fazer uma viagem. Hoje em dia, desde que sejam cumpridas as manutenções, as pneus estejam em condições não me parece que existam grandes preocupações.

                                        Para a maior parte das pessoas fazer 1000km numa semana pode parecer algo longo e perigoso e portanto o carro merece toda a atenção (claro, nada contra), mas existem pessoas que fazem isso todas as semanas, demonstrando que os carros estão aptos para levar "tareias" maiores do que imaginamos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Depósito cheio...check ...siga....
                                          É isto e "não falta ?". E siga !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que o carro se vai verificando ao longo do ano, durante a sua utilização normal. Aí vamo-nos apercebendo do que está mal e vamos corrigindo.

                                            Nunca sendo necessária nenhuma inspecção especial só porque se vai de férias de Verão ou de Inverno (exceptuando viagens para neve ou países que requerem uso de pneus de Inverno) ou se vai a uma IPO!

                                            Eu digo isto porque só hoje foram quase 500 km e nem a pressão dos pneus vi... a bomba ontem estava avariada e já não tive tempo de chegar a outra com os pneus ainda "frios" (havia 2 carros na outra bomba... tenho mais que fazer!)

                                            Para quem utilizar muito pouco o carro durante o ano, e sabendo agora que se trata de um modelo de colecção... obviamente que tens de verificar ou mandar verificar os mínimos para que vás e voltes em segurança e sem sobressaltos. Mas só tu podes ter uma noção mais correcta do estado do teu carro.

                                            Se não fazes a mínima ideia do estado dele (um 127 com AC? Uau... que luxo!), faz uma visita a uma oficina Bosch e diz o que se passa: Preparação para férias de Verão!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu desde que passei a fazer 600 kms diários com a Berlingo (isto quando não é mais) que deixei de me "preocupar" se os carros aguentam tantos quilómetros de seguida ou não. Basta ter a revisão feita e os pontos chave em condições que não se negam a nada.

                                              Eu quando pego num carro que não conheço faço sempre uma rápida verificação a 3 pontos fundamentais: Nível do óleo, liquido de refrigeração e estado dos pneus e pastilhas. Depois é confirmar se tem a revisão feita, atestar o deposito, confirmar a pressão dos pneus e siga!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                Depósito cheio...check ...siga....
                                                x2

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu astra 1.7 Dti fez 1 300 kms nesta semana até ao algarve sao 450 kms , isto num carro com quase 400 mil kms.
                                                  Como sou eu que faço as revisoes assim consigo perceber qual o estado do carro e aquilo que ele realmente necessita.
                                                  Como tinha trocado pneus recentemente bastou trocar os 4 filtros colocar oleo GM, mandar carregar o AC e encher o deposito e bora lá.
                                                  Avarias podem ser sempre acontecer e nunca estamos livres.. mas daquelas que "podia-mos evitar" nao facilito alias como regularmente faço 100 km diarios trago sempre o carro em condiçoes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                    Uns 1000kms,não sei se o meu "velhinho" 106 1.1 aguentava fazer 1000kms seguidos(com 30 minutos de pausa)

                                                    Preferia alugar um carro.

                                                    E porque não há-de ele aguentar?

                                                    O meu 106,vai de férias e penso chegar a Sines em duas horas e pouco.Os 954/6 c.c. e os 45 cv. vão a todo o lado.

                                                    Apenas me preocupa o suplente que tem uma bolha,mas os outros 4 estão com dois anos e ainda bons,apesar de nunca mais meter TOYO 330,na medida em que preciso (145/70R13) são uma boa mreda,só em gama alta se podem gabar de serem melhores.
                                                    Carro com 22 anos que tem mais saúde do que eu.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Afinal vão ser 1500km...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                        Afinal vão ser 1500km...
                                                        1500km seguidos?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Nao, metade de cada vez, msm as revisoes estao em dia mas vou passar na msm no mec para ver algumas coisas já referidas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                            Esse nível de verificações faz-me lembrar a preocupação que havia antigamente antes de fazer uma viagem. Hoje em dia, desde que sejam cumpridas as manutenções, as pneus estejam em condições não me parece que existam grandes preocupações.

                                                            Para a maior parte das pessoas fazer 1000km numa semana pode parecer algo longo e perigoso e portanto o carro merece toda a atenção (claro, nada contra), mas existem pessoas que fazem isso todas as semanas, demonstrando que os carros estão aptos para levar "tareias" maiores do que imaginamos.
                                                            Eu que o diga. Atualmente não faço muitos km por ano, mas no meu emprego anterior cheguei a fazer 7.000km por mês.

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