Boa noite,
trago-vos uma questão em relação a uma situação que me deixou meio desconfiado de um argumento que me foi dado pelo mecânico onde deixei o meu Ford Fiesta a gasolina de 2004.
Ora a história começa da seguinte forma:
Há dois meses o meu carro começou com sinais de sobre aquecimento. O indicador de temperatura com o carro em andamento começava a variar entre o normal, acima do normal e por vezes até o máximo da escala com indicação vermelha de sobre aquecimento. Mesmo estabilizado a 100 km/h a aproximadamente 3000 rpm.
Levei o carro ao mecânico que prontamente ofereceu os seus serviços. Passada uma breve analise informou-me que tinha uma fuga na bomba de água e que teria de substituir os sensores de temperatura e o termostato. Um dia depois disse que o circuito de refrigeração estava muito sujo, com alguns entupimentos, que o estado do radiador não era famoso e que havia uma fuga na bomba de água.
Para o sintoma de aquecimento, tudo me fez sentido, pelo que lhe solicitei, na medida em que iria ser feita uma grande intervenção no carro, que me substituísse o kit de distribuição e a correia de acessórios, assim ficando com "tudo" novo e tratado.
3 dias depois informou-me que tinha sido tudo feito, mas que só ficaria descansado caso fosse feito uma inspeção ao interior da cabeça do motor para verificar se existia alguma fissura. Foi feita a dita, com respectivo teste no torneiro e fissuras zero.
Depois de uma semana, foi-me devolvido o carro, com uma conta de 1500€ e lá segui caminho.
Após 2 dias de condução tive exatamente os mesmos sintomas...
Abreviando, voltei lá e expliquei a situação.
Teste após teste, lá me disseram que o problema só deixava de se manifestar quando o carro estava sem o termostato. Entregou-me o carro sem o mesmo instalado para que eu próprio fizesse o "diagnostico" de comprovação.
De facto a temperatura mantém-se constante e normal desde então.
Hoje fui lá novamente para informar que tudo se encontra em condições mas, queria que me instalassem um termostato "compatível" com o normal funcionamento do carro.
Agora a questão que lhes ponho relaciona-se com a resposta do Sr.:
Informou-me que iria procurar um sim sr., mas que é comum em carros com alguma idade terem os termostatos removidos, dado que os motores são mais "sensíveis" e que essa é uma forma de prevenir o aquecimento anormal.
Ouvi mas não engoli!
Alguém me saberá esclarecer sobre se "é normal" ter um carro a funcionar plenamente sem termostato, ou se pelo contrário é altamente desaconselhado e se for esse o caso porquê?
Desde já agradecido e sim, já sei que me vão mandar mudar de mecânico...
trago-vos uma questão em relação a uma situação que me deixou meio desconfiado de um argumento que me foi dado pelo mecânico onde deixei o meu Ford Fiesta a gasolina de 2004.
Ora a história começa da seguinte forma:
Há dois meses o meu carro começou com sinais de sobre aquecimento. O indicador de temperatura com o carro em andamento começava a variar entre o normal, acima do normal e por vezes até o máximo da escala com indicação vermelha de sobre aquecimento. Mesmo estabilizado a 100 km/h a aproximadamente 3000 rpm.
Levei o carro ao mecânico que prontamente ofereceu os seus serviços. Passada uma breve analise informou-me que tinha uma fuga na bomba de água e que teria de substituir os sensores de temperatura e o termostato. Um dia depois disse que o circuito de refrigeração estava muito sujo, com alguns entupimentos, que o estado do radiador não era famoso e que havia uma fuga na bomba de água.
Para o sintoma de aquecimento, tudo me fez sentido, pelo que lhe solicitei, na medida em que iria ser feita uma grande intervenção no carro, que me substituísse o kit de distribuição e a correia de acessórios, assim ficando com "tudo" novo e tratado.
3 dias depois informou-me que tinha sido tudo feito, mas que só ficaria descansado caso fosse feito uma inspeção ao interior da cabeça do motor para verificar se existia alguma fissura. Foi feita a dita, com respectivo teste no torneiro e fissuras zero.
Depois de uma semana, foi-me devolvido o carro, com uma conta de 1500€ e lá segui caminho.
Após 2 dias de condução tive exatamente os mesmos sintomas...
Abreviando, voltei lá e expliquei a situação.
Teste após teste, lá me disseram que o problema só deixava de se manifestar quando o carro estava sem o termostato. Entregou-me o carro sem o mesmo instalado para que eu próprio fizesse o "diagnostico" de comprovação.
De facto a temperatura mantém-se constante e normal desde então.
Hoje fui lá novamente para informar que tudo se encontra em condições mas, queria que me instalassem um termostato "compatível" com o normal funcionamento do carro.
Agora a questão que lhes ponho relaciona-se com a resposta do Sr.:
Informou-me que iria procurar um sim sr., mas que é comum em carros com alguma idade terem os termostatos removidos, dado que os motores são mais "sensíveis" e que essa é uma forma de prevenir o aquecimento anormal.
Ouvi mas não engoli!
Alguém me saberá esclarecer sobre se "é normal" ter um carro a funcionar plenamente sem termostato, ou se pelo contrário é altamente desaconselhado e se for esse o caso porquê?
Desde já agradecido e sim, já sei que me vão mandar mudar de mecânico...
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