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Mecânico verdade ou mentira?!?!?!

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    Mecânico verdade ou mentira?!?!?!

    Boa noite,

    trago-vos uma questão em relação a uma situação que me deixou meio desconfiado de um argumento que me foi dado pelo mecânico onde deixei o meu Ford Fiesta a gasolina de 2004.

    Ora a história começa da seguinte forma:

    Há dois meses o meu carro começou com sinais de sobre aquecimento. O indicador de temperatura com o carro em andamento começava a variar entre o normal, acima do normal e por vezes até o máximo da escala com indicação vermelha de sobre aquecimento. Mesmo estabilizado a 100 km/h a aproximadamente 3000 rpm.

    Levei o carro ao mecânico que prontamente ofereceu os seus serviços. Passada uma breve analise informou-me que tinha uma fuga na bomba de água e que teria de substituir os sensores de temperatura e o termostato. Um dia depois disse que o circuito de refrigeração estava muito sujo, com alguns entupimentos, que o estado do radiador não era famoso e que havia uma fuga na bomba de água.

    Para o sintoma de aquecimento, tudo me fez sentido, pelo que lhe solicitei, na medida em que iria ser feita uma grande intervenção no carro, que me substituísse o kit de distribuição e a correia de acessórios, assim ficando com "tudo" novo e tratado.

    3 dias depois informou-me que tinha sido tudo feito, mas que só ficaria descansado caso fosse feito uma inspeção ao interior da cabeça do motor para verificar se existia alguma fissura. Foi feita a dita, com respectivo teste no torneiro e fissuras zero.

    Depois de uma semana, foi-me devolvido o carro, com uma conta de 1500€ e lá segui caminho.

    Após 2 dias de condução tive exatamente os mesmos sintomas...

    Abreviando, voltei lá e expliquei a situação.

    Teste após teste, lá me disseram que o problema só deixava de se manifestar quando o carro estava sem o termostato. Entregou-me o carro sem o mesmo instalado para que eu próprio fizesse o "diagnostico" de comprovação.

    De facto a temperatura mantém-se constante e normal desde então.

    Hoje fui lá novamente para informar que tudo se encontra em condições mas, queria que me instalassem um termostato "compatível" com o normal funcionamento do carro.


    Agora a questão que lhes ponho relaciona-se com a resposta do Sr.:

    Informou-me que iria procurar um sim sr., mas que é comum em carros com alguma idade terem os termostatos removidos, dado que os motores são mais "sensíveis" e que essa é uma forma de prevenir o aquecimento anormal.


    Ouvi mas não engoli!

    Alguém me saberá esclarecer sobre se "é normal" ter um carro a funcionar plenamente sem termostato, ou se pelo contrário é altamente desaconselhado e se for esse o caso porquê?

    Desde já agradecido e sim, já sei que me vão mandar mudar de mecânico...

    #2
    O meu sogro teve um problema semelhante num focus 1.4 de 2001. Presumo que seja o mesmo motor que o teu. Viu tudo o que o teu mecânico viu e o problema voltava sempre a aparecer. Foi umas 3 ou 4 vezes seguidas à oficina.

    Afinal, após todas as idas à oficina e com uma grande dose de paciência do mecânico, descobriu-se que o problema era no radiador da chauffage que tinha entupido! Acontece que este radiador está montado atrás do tablier e só quando tiraram o tablier (pois estavam a seguir todo o circuito da água e viram que os tubos iam para aqueles lados) é que viram que por trás estava o famigerado radiador.

    Espero que esta dica te ajude.

    Comentário


      #3
      E nos fiestas quando acontecia "aquecimentos" era as torneiras da chauffage ! Manda o mecanico verificar o estado da mesma ou entao vai á ford !

      E mal a temperatura sobe acima do normal é parar logo o motor para nao sofrer danos maiores !

      Em relaçao ao termoestato ...

      Todo o carro tem de o ter em condiçoes ideais , para entao o motor aquecer rapidamente e entrar logo na sua temperatura normal de funcionamento e o termoestato regula isso mesmo , e mantem sempre a temperatura ideal .

      O que é certo é que em alguns exemplos o termoestato quando avaria , avaria em modo fechado o que é muito perigoso visto que a agua só circula no motor e ele sobreaquece !

      Noutros exemplos acontece o contrario , avariando em modo aberto , ou seja , a agua circula sempre no maior circuito ( radiador) e o motor demora muito a aquecer e muitas vezes nem chega a meio ! O que fará entao consumir mais combustivel e tambem um desgaste a longo prazo maior !

      Por isso de qualquer das formas o termoestato é fundamental te-lo ponto . E sempre de origem para estar de acordo com os graus Celsius ideais de abertura do mesmo .

      Comentário


        #4
        Grande mecânico esse .

        Isso de remover o termostato não faz sentido nenhum. Se o mesmo estiver em boas condições não há razão para o remover. No 1.9 TDI aqui de casa, há uns 2/3 anos o ponteiro da temperatura andava esquisito. Ora estava nos 90º, ora descia até ao minimo, ora ficava entre o minimo e os 90º (nunca passava dos 90º).

        Na VW disseram-me para trocar primeiro o sensor de temperatura. Se não resultasse para trocar o termostato. Troquei o sensor de temperatura e até hoje impecável!

        Quanto à sujidade do sistema de refrigeração isso resolve-se por prevenção utilizando desde sempre o liquido de refrigeração adequado e não água del cano. O liquido de refrigeração modifica os pontos de ebulição e fusão da água o que faz com que nos paises nórdicos o liquido do circito não fique congelado , mas o mesmo liquido também inclui aditivos e outras porcarias para manter o circuito limpo e livre de ferrugem.

        Comentário


          #5
          Andar sem termostato é andar sempre com o motor fora da temperatura ideal e é óptimo para subir consumos assim numa larga escala. Não vás em conversa fiada.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
            Andar sem termostato é andar sempre com o motor fora da temperatura ideal e é óptimo para subir consumos assim numa larga escala. Não vás em conversa fiada.
            Se o problema maior fosse esse.. um carro com problemas de aquecimento e a "solução" do mecânico é tirar o termostato? Eu procurava uma segunda opinião noutro sítio.. que realmente resolvesse o problema em vez de o deixar lá, só que "disfarçado".

            Comentário


              #7
              1500 euros por um problema de termoestato, dass, bendita marca.

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                #8
                A questão é simples mas pode não ser facilmente explicável. Essa manobra acontece frequentemente para escamotear problemas no sistema de refrigeração, algo frequentes (ou mais frequentes) em carros mais velhos. Mas não é o ideal, e indica que algo não está bem, uma vez que o motor é projectado para andar com termostato.

                Uma pergunta: se andares em cidade, às voltas no pára-arranca durante algum tempo, o carro não sobe a temperatura?

                Podes ter aí uma junta da cabeça nas couves, por onde a água se perde. Já viste o óleo e a cor do liquido de refrigeração (presumo que não te tenham colocado água)?

                Em primeiro lugar, e se estivesse no teu caso, pedia uma segunda opinião (que terias que pagar, como é óbvio) para te fazerem os devidos testes a tudo, inclusive junta da cabeça. Depois logo se via.

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                  #9
                  no meu 1.9tdi o meu mecânico trocou o termostato quando fez a mudança da correia. o sacana não me avisou e ainda por cima levou-me mais 20€ do que me tinha dito...

                  agora 1500€, mesmo tendo esses problemas... nem que fosse no meu, eu encostava o carro e ia trabalhar uns meses só para o pagar, ou ficava à espera do dinheiro do IRS...

                  aproveita as dicas que já te deram. pode ser que te salvem... e muda de mecânico!

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                    #10
                    A isto chama-se matar o mensageiro!
                    Mas o mecânico deve gostar mais de citar "o que os olhos não vêem o coração não sente!"

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      1500 euros por um problema de termoestato, dass, bendita marca.
                      Quanto custaria na marca realizar a intervenção? Não acredito que na marca lhe retiravam o termoestato e o mandassem para casa.
                      De qualquer das formas, 1500€ num ford fiesta a gasolina com 10 anos é assim um pouco para o exagerado. Ainda dizem que as manutenções nos diesel é que sao caras!!?!!?

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                        #12
                        Li na diagonal, há perda de água ou não?
                        O meu carro teve um problema no dito radiador da chauffage mas nunca aqueceu, desaparecia água do vaso de expansão e aparecia aos pés do pendura

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                          Quanto custaria na marca realizar a intervenção? Não acredito que na marca lhe retiravam o termoestato e o mandassem para casa.
                          De qualquer das formas, 1500€ num ford fiesta a gasolina com 10 anos é assim um pouco para o exagerado. Ainda dizem que as manutenções nos diesel é que sao caras!!?!!?
                          Se calhar porque isto não é manutenção. É resolução de uma avaria.

                          Comentário


                            #14
                            Não sou mecânico

                            desculpem a minha ignorância

                            mas retirar o termostato? não è o termostato o responsável de manter a temperatura ideal de funcionamento do motor o que è algo muito importante na durabilidade de um motor?

                            Comentário


                              #15
                              Quanto ao preço, acho que foste bastante roubado. Não pagava mais um tostão enquanto ele não resolvesse o problema.

                              Comentário


                                #16
                                Basicamente o mecânico abriu-te a cabeça do motor sem ter qualquer razão para isso. Só isso já é suficiente para nunca mais lá pores os pés. Vê como está o radiador da chaufagge.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sem o termóstato o carro mantém a temperatura normal?

                                  entao o problema nao está no termóstato.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para os ilustres que estão a defender os Concessionários de Marca na deteção de avarias, na Ford em Lisboa a resolução de um problema de refrigeração num Ford Mondeo 1.6, a solução era um motor reconstruido.

                                    Numa oficina de bairro, apenas levou um bomba de àgua que tinha as alhetas estragadas.

                                    Quanto ao tirar o termostato é um truque para que haja melhor circulação de àgua e disfarça pequenos problemas de refrigeração, mas como o motor foi todo revisto, verificava tubos e torneiras de chofagem, ou até o radiador de chofagem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bom mecânico.

                                      Uma analogia, se te doer o pé... e retirarem-te a perna cirurgicamente, o pé deixa de ser um problema certo?

                                      COntudo... dá "mau jeito"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Basicamente o mecânico abriu-te a cabeça do motor sem ter qualquer razão para isso. Só isso já é suficiente para nunca mais lá pores os pés. Vê como está o radiador da chaufagge.
                                        Já que falam em cabeça. FranciscoPeres o mecânico tirou mesmo a cabeça do motor fora para levar ao torneiro? E depois ao montar tudo de novo, meteu junta da cabeça nova com parafusos novos ou manteve o que já lá estava?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          no meu 1.9tdi o meu mecânico trocou o termostato quando fez a mudança da correia. o sacana não me avisou e ainda por cima levou-me mais 20€ do que me tinha dito...
                                          O mecânico não te avisou mas de qualquer das formas, fez ele muito bem, aproveitou o facto de ter tudo desmontado e o circuito sangrado para mudar o termostato preventivamente. Assim só pagas a peça, e sabes que tão cedo não tens problemas relacionados com ele.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                            Não sou mecânico

                                            desculpem a minha ignorância

                                            mas retirar o termostato? não è o termostato o responsável de manter a temperatura ideal de funcionamento do motor o que è algo muito importante na durabilidade de um motor?
                                            O que o mecânico fez foi manter o sistema aberto, com a água sempre a refrigerar no radiador. É uma solução "artística"!

                                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                            Já que falam em cabeça. FranciscoPeres o mecânico tirou mesmo a cabeça do motor fora para levar ao torneiro? E depois ao montar tudo de novo, meteu junta da cabeça nova com parafusos novos ou manteve o que já lá estava?
                                            Deve ter, deve. Limpou a junta muito bem limpinha e meteu os mesmos parafusos que foi um mimo, estava tudo que parecia novo!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                              Deve ter, deve. Limpou a junta muito bem limpinha e meteu os mesmos parafusos que foi um mimo, estava tudo que parecia novo!
                                              Ou seja, levou 1500 euros e às tantas ainda criou um problema de junta de cabeça onde ele não existia

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os 1500 euros pelo que disse o user , foi a reparaçao geral , abriu-se a cabeça do motor , e levou se ao torneiro !

                                                E tambem deve ter mudado a junta da colaça visto ele ter "deixado" chegar ao vermelho .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu acho è que o user em causa pode ter sido infelizmente ''levado'' ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    Se calhar porque isto não é manutenção. É resolução de uma avaria.
                                                    Então deixa lá corrigir o meu POrtuguês,
                                                    Ainda dizem que as reparações nos diesel é que sao caras!!?!!?

                                                    Assim até faz mais sentido, porque na verdade o que dizem é que as manutenções são de preços semelhantes as avarias é que são mais caras.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
                                                      O meu sogro teve um problema semelhante num focus 1.4 de 2001. Presumo que seja o mesmo motor que o teu. Viu tudo o que o teu mecânico viu e o problema voltava sempre a aparecer. Foi umas 3 ou 4 vezes seguidas à oficina.

                                                      Afinal, após todas as idas à oficina e com uma grande dose de paciência do mecânico, descobriu-se que o problema era no radiador da chauffage que tinha entupido! Acontece que este radiador está montado atrás do tablier e só quando tiraram o tablier (pois estavam a seguir todo o circuito da água e viram que os tubos iam para aqueles lados) é que viram que por trás estava o famigerado radiador.

                                                      Espero que esta dica te ajude.


                                                      O 1.4 a gasolina do FOCUS, não esteve presente no FIESTA.


                                                      Sendo que no caso e apesar de ele não referir, na volta é o 1.4 TDCI...



                                                      P.S: Passou-me ao lado, que se tratava da versão a gasolina... não ter em conta então, o meu 2º parágrafo.
                                                      Editado pela última vez por nto; 02 July 2014, 16:57.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FranciscoPeres Ver Post
                                                        Boa noite,

                                                        trago-vos uma questão em relação a uma situação que me deixou meio desconfiado de um argumento que me foi dado pelo mecânico onde deixei o meu Ford Fiesta a gasolina de 2004.

                                                        Ora a história começa da seguinte forma:

                                                        Há dois meses o meu carro começou com sinais de sobre aquecimento. O indicador de temperatura com o carro em andamento começava a variar entre o normal, acima do normal e por vezes até o máximo da escala com indicação vermelha de sobre aquecimento. Mesmo estabilizado a 100 km/h a aproximadamente 3000 rpm.

                                                        Levei o carro ao mecânico que prontamente ofereceu os seus serviços. Passada uma breve analise informou-me que tinha uma fuga na bomba de água e que teria de substituir os sensores de temperatura e o termostato. Um dia depois disse que o circuito de refrigeração estava muito sujo, com alguns entupimentos, que o estado do radiador não era famoso e que havia uma fuga na bomba de água.

                                                        Para o sintoma de aquecimento, tudo me fez sentido, pelo que lhe solicitei, na medida em que iria ser feita uma grande intervenção no carro, que me substituísse o kit de distribuição e a correia de acessórios, assim ficando com "tudo" novo e tratado.

                                                        3 dias depois informou-me que tinha sido tudo feito, mas que só ficaria descansado caso fosse feito uma inspeção ao interior da cabeça do motor para verificar se existia alguma fissura. Foi feita a dita, com respectivo teste no torneiro e fissuras zero.

                                                        Depois de uma semana, foi-me devolvido o carro, com uma conta de 1500€ e lá segui caminho.

                                                        Após 2 dias de condução tive exatamente os mesmos sintomas...

                                                        Abreviando, voltei lá e expliquei a situação.

                                                        Teste após teste, lá me disseram que o problema só deixava de se manifestar quando o carro estava sem o termostato. Entregou-me o carro sem o mesmo instalado para que eu próprio fizesse o "diagnostico" de comprovação.

                                                        De facto a temperatura mantém-se constante e normal desde então.

                                                        Hoje fui lá novamente para informar que tudo se encontra em condições mas, queria que me instalassem um termostato "compatível" com o normal funcionamento do carro.


                                                        Agora a questão que lhes ponho relaciona-se com a resposta do Sr.:

                                                        Informou-me que iria procurar um sim sr., mas que é comum em carros com alguma idade terem os termostatos removidos, dado que os motores são mais "sensíveis" e que essa é uma forma de prevenir o aquecimento anormal.


                                                        Ouvi mas não engoli!

                                                        Alguém me saberá esclarecer sobre se "é normal" ter um carro a funcionar plenamente sem termostato, ou se pelo contrário é altamente desaconselhado e se for esse o caso porquê?

                                                        Desde já agradecido e sim, já sei que me vão mandar mudar de mecânico...




                                                        O termostato como é claro, existe para alguma coisa...

                                                        Não faltam carros muitos mais antigos e que tem tudo operacional... e porque raio, deverias agora andar sem o dito...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          O 1.4 a gasolina do FOCUS, não esteve presente no FIESTA.


                                                          Sendo que no caso e apesar de ele não referir, na volta é o 1.4 TDCI...
                                                          Ele disse que era a gasolina portanto aposto no 1.25 da praxe.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                                            Então deixa lá corrigir o meu POrtuguês,
                                                            Ainda dizem que as reparações nos diesel é que sao caras!!?!!?

                                                            Assim até faz mais sentido, porque na verdade o que dizem é que as manutenções são de preços semelhantes as avarias é que são mais caras.
                                                            Antes de mais é dificil fazer qualquer tipo de consideração, sem ver a factura detalhada do que se trata. Se a reparação da avaria estiver relacionada com o sistema de refrigeração, como parece ser o caso, não vejo porque no mesmo carro seja diferente, entre diesel e otto.

                                                            A questão dos custos diesel vs gasolina é de outra índole, em que há diversos componentes que existem nos diesel mas não nos ottos, e mesmo outros que existem em ambos, que são de preços dispares (bem mais baratos nos ottos). Mas a discussão acerca desta temática está inúmeros tópicos e bem fundamentada.

                                                            Comentário

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