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    SOS - CB avariado

    ola pessoal

    Necessito da vossa ajuda
    Tenho um Bora de 2001 no qual os números da parte de cima do CB. vêm-se mal, por ex: se o carro estiver uma tarde inteira ao sol, a parte de cima (os números)vê-se mal (tipo fica mais escura). Depois de estar ai uma hora a sombra volta ao normal.
    Isto é avaria ou é mesmo assim?
    Sé é avaria alguém sabe do que é?

    cumps

    #2
    O CB é monitor de LCD?

    Se sim isso acontece devido ao calor, também acontece o mesmo com máquinas de calcular, e outros que utilizem LCD

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por pmcoliveira

      O CB é monitor de LCD?

      Se sim isso acontece devido ao calor, também acontece o mesmo com máquinas de calcular, e outros que utilizem LCD
      Sim, eu acho que é LCD.

      Mas mesmo que eu tape a parte da frente, ele falha na mesma.

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        #4
        o calor dentro do habitáculo costuma ser grande, tipo estufa, logo a temperatura dos cristais liquidos também aumenta, daí escurecerem, acho eu!

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          #5
          Bom, esse problema deve-se, "à partida", à oxidação dos contactos que ligam à "fita" que, por sua vez, liga a placa de circuito impresso ao display.

          O que acontece, é que a fita descola ligeiramente, e como a variação da temperatura provaca a dilatação, impede que o contacto se faça convenientemente. ;)

          Comentário


            #6
            Quando deixas o carro ao sol coloca uma daquelas cenas de tapar o sol no tablier!!

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              #7
              citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

              Bom, esse problema deve-se, "à partida", à oxidação dos contactos que ligam à "fita" que, por sua vez, liga a placa de circuito impresso ao display.

              O que acontece, é que a fita descola ligeiramente, e como a variação da temperatura provaca a dilatação, impede que o contacto se faça convenientemente. ;)
              Mas é que ele não falha, apenas fica mais escuro, dificultando assim leitura.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                Quando deixas o carro ao sol coloca uma daquelas cenas de tapar o sol no tablier!!
                Eu faço isso, mas não faz efeito!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por king tdi

                  citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                  Bom, esse problema deve-se, "à partida", à oxidação dos contactos que ligam à "fita" que, por sua vez, liga a placa de circuito impresso ao display.

                  O que acontece, é que a fita descola ligeiramente, e como a variação da temperatura provaca a dilatação, impede que o contacto se faça convenientemente. ;)
                  Mas é que ele não falha, apenas fica mais escuro, dificultando assim leitura.
                  É apenas devido ao mau contacto, e mais tarde acaba por falhar. ;)

                  Uma resposta que dei num tópico já à algum tempo, vou usar as partes que interessam, acerca do mesmo problema:

                  "Aquilo não são linhas fundidas, o que acontece é que o display é matricial, ou seja, as ligações para ele são em matriz, o que significa que quando falha apenas uma, toda a linha deixa de funcionar. Se for uma horizontal afecta o display a todo o comprimento, se for uma vertical, é só a matriz correspondente.

                  Isto é um problema comum a todos os displays de cristais líquidos, principalmente os matriciais, que são bastante complexos, precisando de muitas mais linhas de ligação, e acontece principalmente quando há grandes variações de temperatura, ou humidade.

                  O problema é fácil de compreender, aquilo tem uma fita com os "fiozinhos", que liga da placa de circuito impresso ao ecrã, o que é que acontece, essa fita é em plástico (só as ligações é que não) e esses "fiozinhos" são como que "colados" à placa, e ao ecrã, no ecrã não há problema, mas na placa, como o contacto da placa é em cobre, pode oxidar, e o que acontece é que com os anos, começa a oxidar, e com a variação de temperatura essa fita dilata mais ou menos conforme as variações de temperatura, o que faz com que descole ligeiramente da placa, ao descolar, é como se o contacto de cobre ficasse sem "protecção" e pode oxidar, quando oxida… deixa de fazer de vez o contacto, e falham as linhas.

                  As explicações que tenho visto para a sua resolução, têm bastante lógica, mas eu que já vi centenas de displays, e coisas do género, em outros equipamentos, sei que aquilo não é fácil de fazer, e pode mesmo dar para o torto.

                  Estou a pensar em pedir na Opel se me vendem CB’s avariados, com este problema, ou outros, para eu em casa tentar arranjar uma forma de os reparar sem correr qualquer risco. Se conseguir isso, depois colocarei aqui uma explicação pormenorizada."

                  ;)

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