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OPEL CORSA C - Problemas eléctricos e Centralina nova

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    OPEL CORSA C - Problemas eléctricos e Centralina nova

    Boa noite,não percebo quase nada de mecânica e como tal queria a vossa opinião sobre algo que aconteceu com um dos carro da casa.Tenho um Opel Corsa C de 2005 com cerca de 120000km que a minha mulher usa no dia dia. O carro nunca deu problemas até à alguns meses atrás onde começou a apresentar alguns sintomas estranhos relacionados com o fecho centralizado de portas. Basicamente, quando se retirava a chave da ignição e se abria a porta ouviamos o aviso sonoro que é comum quando nos esquecemos da chave na ignição ou das luezes acessa. O rádio inclusivé continuava ligado e era necessário desligá-lo manualmente. Para além disso, não se conseguia fechar o carro através do comando, era necessário utilizar a fechadura manualmente com a chave.Como andávamos a pensar em comprar um nova chave devido ás borrachas da actual estarem rompidas (onde se encontram os botões do fecho centralizado), fomos à OPEL e pedimos um orçamento para a chave a para o problema da ignição. Informaram-nos que o problema da ignição era na realidade provocado pelo "transponder" da chave actual e que era necessário substituir o mesmo e programar a chave. Tivémos também de pedir os códigos visto que quando comprámos o carro (em 2ª mao) não nos deram os códigos nem nós nos lembrámos de tal coisa. Não foi necessario substituir a chave em si e apenas substituir a parte que tem os botões e que encaixa no "corpo" da chave.Passado uns dias de recebermos o carro, démos conta que o fecho centralizado de portas não estava a funcionar correctamente.. era necessário carregar duas vezes para abrir as portas através do comando visto que á 1ª apenas abria a porta do condutor e á 2ª é que abria todas. Fomos novamente á OPEL para explicar a situação visto que havia a possibilidade do problema actual ter sido causado pela reparação anterior pois tinha envolvido a programação da chave. Conclusão: o fecho daquela porta estava a interromper o circuito e era necessário substituir o mesmo. Eu no passado já tinha dado conta que o fecho da porta do acompanhante andava esquisito e ás vezes quando fechávamos a porta o trinco ia para baixo por aceitei a justificação que me foi dada. Como a pessoa que me recebeu também me garantiu que o problema não era provocado pela programação recente da chave, autorizei a mudança do fecho da porta e o problema de facto ficou resolvido.O carro andou bem durante 1 mês e de repente o carro deixou de pegar... nesse mesmo dia não tinha apresentado nenhum problema da parte da manha e ao fim do dia quando fomos a pegar no carro estava morto... A minha mulher disse-me que abriu o carro com o comando, inseriu a cheva na ignição e o rádio até ligou mas dava a chave e o carro não dava sinal. Chamou-se a assistência em viagem, encostou-se os cabos da bateria e o carro ligou mas não acelerava, apenas trabalhava ao relentim e apresentava o sinal de erro no painel de instrumentos (chave de fendas ou de porcas).Da OPEL indicaram-me que primeiro que nada teriam de substituir a bateria porque a que estava no carro estava morta e que só depois podiam disgnosticar o porque do carro não acelerar. Colocaram um nova bateria, confirmaram que o carro não acelerava e indicaram-me que o problema poderia estar no corpo da borboleta do acelerador (Screenshot by Lightshot) mas como a peça era muito cara era arriscado encomendar uma nova e depois verificar-se que o problema não era da mesma. Ficou combinado que iam tentar encontrar uma peça igual de outro opel apenas para testar. Ao fim de uns dias telefonam-me a dizer que o problema não era desta peça mas sim da centralina... tinham conseguido abrir e reparar o corpo da borboleta visto que a mesma ainda não era lacrada como as novas, tinham colocado a mesma no sitio mas não estavam a conseguir programar a centralina para aceitar a peça... Como eu precisava do carro dei autorização para encomendar uma nova centralina, paguei, estou satisfeito e o carro até agora náo deu mais problemas e eu já andei um bocado com ele e responde bem.As minhas questões (finalmente :P) são as seguintes: Os problemas iniciais relacionados com fecho de portas poderão ter alguma coisa a ver com este ultimo problema da centralina? A bateria que do carro tinha cerca de 4 anos por isso não era muito velha por isso acho estranho ter morrido e ao mesmo tempo a centralina ter-se estragado... Já aconteceu alguma coisa semelhante a alguém?A centralina fica logo abaixo do corpo da borboleta ? Na Opel disseram-me que o corpo da borboleta liga à centralina mas não puderam mostrar esta porque já estava tudo montado. (http://prntscr.com/42elwu)Já alguem passou por algo parecido? É comum a centralina ir-se á vida assim do nada? Obrigado desde já e peço desculpa pelo texto longo!

    #2
    Originalmente Colocado por BrunoA Ver Post
    Boa noite, não percebo quase nada de mecânica e como tal queria a vossa opinião sobre algo que aconteceu com um dos carros da casa.

    Tenho um Opel Corsa C de 2005 com cerca de 120.000 km que a minha mulher usa no dia-a-dia. O carro nunca deu problemas até há alguns meses atrás onde começou a apresentar alguns sintomas estranhos relacionados com o fecho centralizado de portas.

    Basicamente, quando se retirava a chave da ignição e se abria a porta ouvíamos o aviso sonoro que é comum quando nos esquecemos da chave na ignição ou das luzes acessas. O rádio inclusive continuava ligado e era necessário desligá-lo manualmente.

    Para além disso, não se conseguia fechar o carro através do comando, era necessário utilizar a fechadura manualmente com a chave. Como andávamos a pensar em comprar uma nova chave devido ás borrachas da actual estarem rompidas (onde se encontram os botões do fecho centralizado), fomos à OPEL e pedimos um orçamento para a chave a para o problema da ignição.

    Informaram-nos que o problema da ignição era na realidade provocado pelo "transponder" da chave actual e que era necessário substituir o mesmo e programar a chave. Tivemos também de pedir os códigos visto que quando comprámos o carro (em 2ª mão) não nos deram os códigos nem nós nos lembrámos de tal coisa.

    Não foi necessário substituir a chave em si e apenas substituir a parte que tem os botões e que encaixa no "corpo" da chave. Passado uns dias de recebermos o carro, demos conta que o fecho centralizado de portas não estava a funcionar correctamente... era necessário carregar duas vezes para abrir as portas através do comando visto que à 1ª apenas abria a porta do condutor e à 2ª é que abria todas.

    Fomos novamente á OPEL para explicar a situação visto que havia a possibilidade do problema actual ter sido causado pela reparação anterior pois tinha envolvido a programação da chave. Conclusão: o fecho daquela porta estava a interromper o circuito e era necessário substituir o mesmo.

    Eu no passado já tinha dado conta que o fecho da porta do acompanhante andava esquisito e ás vezes quando fechávamos a porta o trinco ia para baixo por isso aceitei a justificação que me foi dada. Como a pessoa que me recebeu também me garantiu que o problema não era provocado pela programação recente da chave, autorizei a mudança do fecho da porta e o problema de facto ficou resolvido.

    O carro andou bem durante 1 mês e de repente o carro deixou de pegar... nesse mesmo dia não tinha apresentado nenhum problema da parte da manhã e ao fim do dia quando fomos a pegar no carro estava morto... A minha mulher disse-me que abriu o carro com o comando, inseriu a chave na ignição e o rádio até ligou mas dava à chave e o carro não dava sinal.

    Chamou-se a assistência em viagem, encostou-se os cabos da bateria e o carro ligou mas não acelerava, apenas trabalhava ao ralenti e apresentava o sinal de erro no painel de instrumentos (chave de fendas ou de porcas). Da OPEL indicaram-me que, primeiro que nada, teriam de substituir a bateria porque a que estava no carro estava morta e que só depois podiam diagnosticar o porquê do carro não acelerar.

    Colocaram um nova bateria, confirmaram que o carro não acelerava e indicaram-me que o problema poderia estar no corpo da borboleta do acelerador (Screenshot by Lightshot) mas como a peça era muito cara era arriscado encomendar uma nova e depois verificar-se que o problema não era da mesma. Ficou combinado que iam tentar encontrar uma peça igual de outro Opel apenas para testar.

    Ao fim de uns dias telefonam-me a dizer que o problema não era desta peça mas sim da centralina... tinham conseguido abrir e reparar o corpo da borboleta visto que a mesma ainda não era lacrada como as novas, tinham colocado a mesma no sitio mas não estavam a conseguir programar a centralina para aceitar a peça...

    Como eu precisava do carro dei autorização para encomendar uma nova centralina, paguei, estou satisfeito e o carro até agora não deu mais problemas e eu já andei um bocado com ele e responde bem. As minhas questões (finalmente :P) são as seguintes: Os problemas iniciais relacionados com fecho de portas poderão ter alguma coisa a ver com este ultimo problema da centralina?

    A bateria do carro tinha cerca de 4 anos por isso não era muito velha por isso acho estranho ter morrido e ao mesmo tempo a centralina ter-se estragado... Já aconteceu alguma coisa semelhante a alguém?

    A centralina fica logo abaixo do corpo da borboleta? Na Opel disseram-me que o corpo da borboleta liga à centralina mas não puderam mostrar esta porque já estava tudo montado. (http://prntscr.com/42elwu)Já alguém passou por algo parecido?

    É comum a centralina ir-se à vida assim do nada? Obrigado desde já e peço desculpa pelo texto longo!

    Não sei... mas assim fica mais fácil de teres alguma resposta de jeito.

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      #3
      Originalmente Colocado por CL Ver Post
      Não sei... mas assim fica mais fácil de teres alguma resposta de jeito.
      Estou a ter problemas em utilizar o fórum. Está bastante lento e quando insiro texto, este fica sem os parágrafos!

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        #4
        Originalmente Colocado por BrunoA Ver Post
        ... É comum a centralina ir-se á vida assim do nada? ...
        Boa noite,

        Acho que é uma pergunta pertinente.
        Para um carro de 2005, acho que não é comum darem o berro sem mais nem menos, mas também não faço ideia se essas centralinas são conhecidas por ter problemas crónicos ou não.

        Outra coisa, atenção que - se os "encostos" de bateria não forem feitos com um mínimo de precauções, pode-se queimar uma centralina e/ou outros componentes eléctricos do veículo, (por vezes sem dar por ela.)

        Por exemplo: os manuais de condutor da BMW, até avisam que (entre várias coisas) não se deve remover a bateria do veículo com o motor deste em funcionamento, sob pena de poder queimar a centralina e/ou outros componentes.

        EDIT: Logo aqui se pode ver que para quem não percebe muito de electricidade (o meu caso), é bastante fácil fazer asneira da grossa.
        E com oficinas ou pessoal de assistência negligente, a mesma coisa.

        É o melhor que te sei dizer, mas amanhã mais malta te dará a opinião deles.
        (Convém guardares as facturas dessas reparações todas, pois se alguma coisa dessas voltar a dar o berro e estiver em garantia, vais lá.)
        Editado pela última vez por BoraLaMarina; 14 July 2014, 00:53.

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          #5
          Amigo vamos por partes:
          Tinhas um problema que era quando tiravas a chave da ingnição o carro continuava a comportar-se como se a chave la estivesse metida (radio sempre ligado, aviso sonoro a tocar quando abrias a porta, etc).
          No seguimento desse problema verificaste tambem que não conseguias fechar o carro com o comando da chave só manualmente na fechadura, mas esse problema não era verdadeiro, esses carros estão programados dessa maneira e podes comprovar que se deixares a chave suplente na ingnição não consegues fechar o carro com o comando da chave principal só mesmo na fechadura manualmente. É tipo um mecanismo de segurança para o carro não se trancar acidentalmente com a chave na ingnição. Em conclusão este falso problema é causado pelo facto de para o carro a chave continuar metida na ingnição quando na realidade não está.

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            #6
            Segundo problema de que falas:
            Depois de reparada a chave o carro só abria a porta do condutor quando pressionavas uma vez o botão do comando central e abria as restantes portas quando pressionavas a segunda vez no botão.
            Isso não é um problema, é uma questão de configurar a centralina para abrir todas as portas com um só toque no botão do comando central.
            O Corsa C da minha irmã tem essa configuração desde novo, um toque abre a porta do condutor e dois toques abre as restantes portas, o meu abre as portas todas com um toque só.
            Isso é uma coisa que se configura em 5 minutos na centralina ligando o programa.

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              #7
              Quanto á questão dos codigos é mesmo assim. Quando comprei o meu Corsa vinha num papel uma serie de codigos como o do rádio, da chave, etc...
              Se um dia precisar de mudar a bateria e não tiver esse papel o rádio é logo o primeiro a ficar bloqueado. Se tiver de recorrer á Opel para obter o codigo do rádio o mais certo é ter de pagar.

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                #8
                Quanto á questão de o carro ter deixado de pegar, se como dizes o Sr. da assistencia em viagem encostou os cabos a outra bateria e o carro pegou o problema devia ser mesmo a bateria sem carga, mas isso não implica obrigatoriamente que a bateria esteja danificada pode simplesmente ter ficado sem carga por qualquer outro motivo (alguma coisa que tenha ficado ligada, algum curto-circuito, ect..).
                O que se deveria ter feito era carregar a bateria e verificar se ela aguentava a carga. Já agora deixa que te diga que efetivamente as baterias originais da Opel nos Corsas C são muito boas, costumam durar perto de 10 anos mas o preço é muito elevado. Compram-se baterias com os mesmos 2 anos de garantia muito mais baratas fora da Opel.

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                  #9
                  Relativamente ao problema de o carro não acelerar teria de se ligar o programa de diagnostico para verificar que erros se encontravam registados na centralina, e algum erro lá estava registado porque como dizes a luz de avaria (desenho do carro + chave parafusos) estava acesa.
                  São esses erros vão dar ao mecanico pistas sobre qual poderia ser a origem do problema (e poderia ser muito bem o modulo do pedal do acelerador).

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                    #10
                    Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                    Se tiver de recorrer á Opel para obter o codigo do rádio o mais certo é ter de pagar.
                    Só um aparte. Na semana passada mudou-se a bateria do Clio aqui da empresa e não tendo os códigos do carro, foi-se à Renault e eles deram na boa, sem custos. Eles disseram que se for presencial, com o carro lá, não há problema.

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                      #11
                      A minha irmã tem um carro destes, e se puxar o puxador do lado do condutor o carro tranca-se. Quer tenha a chave na ignição ou não ele tranca-se. O que será?
                      Editado pela última vez por Goncaloibiza; 07 September 2014, 15:46.

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                        #12
                        Outro problema, o rádio por vezes liga-se, com o carro desligado, e sem chave na ignição.

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