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Citadino: de diesel para gasolina; opções?

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    Citadino: de diesel para gasolina; opções?

    Está na hora de trocar o carro de cidade cá de casa (Opel corsa 5p 1.3cdti).

    Dado os problemas que deu e que eventualmente qualquer diesel dá em percursos citadinos, há inclinação para gasolina. Requisitos:

    - carro novo com o mesmo nível de preço do actual
    - €/km semelhante (gasolina; gasolina/gpl; híbrido são opções)
    - mesmo segmento (nada de smarts, mini citadinos, etc)

    O que é que existe à venda no mercado PT?

    #2
    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Está na hora de trocar o carro de cidade cá de casa (Opel corsa 5p 1.3cdti).

    Dado os problemas que deu e que eventualmente qualquer diesel dá em percursos citadinos, há inclinação para gasolina. Requisitos:

    - carro novo com o mesmo nível de preço do actual
    - €/km semelhante (gasolina; gasolina/gpl; híbrido são opções)
    - mesmo segmento (nada de smarts, mini citadinos, etc)

    O que é que existe à venda no mercado PT?
    Passa pelo tópico Gasoleo Vs Gasolina e vais ver que estás completamente errado. O "dono do tópico" vai-te explicar que não tiveste problema nenhum com o carro e que nunca, mas mesmo nunca, deves comprar um carro que não seja diesel.

    Comentário


      #3
      Não percebo a relação de um tópico para o outro. Isto é real o outro é muito provavelmente fruto das férias escolares, muita imaginação e tempo livre.

      Se alguém souber as opções no mercado, ficava agradecido. Uma das hipóteses seria o 208 1.2...mas (ainda!?) não existe.

      Comentário


        #4
        O 208 1.2 VTI ainda existe, salvo erro o THP é que ainda nao saiu para o 208.

        Sugestoes:

        Ford Fiesta 1.0 Ecoboost 100cv.
        VW Polo 1.0 MPI (dizem muito bem do comportamente e prestaçoes do motor).

        A GPL:

        Dacia Sandero 1.2.
        Opel Corsa 1.2 Flexfuel
        Chevy Aveo 1.2 Bi-Fuel

        Motores sao os normais 1.2 16v entre os 75 e 85cv, mais que testado e conhecidos, fiaveis, prestaçoes razoaveis.


        Neste momento, para mim, ia para o Fiesta ou o Polo, o Fiesta tem o incoveniente de ser injecçao directa, por isso, GPL vai ser complicado.

        Comentário


          #5
          A Opel está afazer grandes preços no Corsa a GPL, isto com retomas, estão com umas campanhas dificeis de igualar. Um colega que andava a procura de carro numa situação semelhante a essa teve de se render com a proposta de valorização que lhe fizeram pelo dele...

          Comentário


            #6
            Ainda não percebi até quanto queres gastar.

            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
            Passa pelo tópico Gasoleo Vs Gasolina e vais ver que estás completamente errado. O "dono do tópico" vai-te explicar que não tiveste problema nenhum com o carro e que nunca, mas mesmo nunca, deves comprar um carro que não seja diesel.
            Isto até chegar a Setembro e começar a escolinha

            Comentário


              #7
              Yaris HSD

              Comentário


                #8
                +1 Ford Fiesta 1.0 Ecoboost 100cv.

                Até chegar o 1.2 e-thp da Peugeot nos 208/2008 não vale a pena pensares em outro modelo sem ser o Fiesta..

                Mas já agora.. ainda não sabemos ao certo quanto queres gastar!? (assim era escusado estarmos aqui a dizer modelo X ou Y para depois sair fora do teu orçamento..)
                Editado pela última vez por TugaAzeiteiro; 18 July 2014, 16:44.

                Comentário


                  #9
                  Good option acima

                  Aconselho o Yaris HSD ou em opção o Jazz Híbrido.

                  Comentário


                    #10
                    Queres um citadino puro ou algo mais versátil e ambivalente ?

                    Se queres um citadino puro, com algum espaço e se as 5 portas forem um pré-requisito, tens sempre o FIAT Panda. Que até versão a GPL de origem.

                    Comentário


                      #11
                      Eu tentaria explorar o Yaris e o Jazz hibridos, como indicado atrás.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                        Yaris HSD
                        Nem me lembrei do Yaris e Jazz Hibridos. A ter orçamento para os 2, tambem eram as minhas hipoteses, para carros citadinos, dificilmente ha melhor em termos de economia, mesmo a GPL.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          Nem me lembrei do Yaris e Jazz Hibridos. A ter orçamento para os 2, tambem eram as minhas hipoteses, para carros citadinos, dificilmente ha melhor em termos de economia, mesmo a GPL.
                          O yaris não será muito pequeno?
                          Vejo aquilo mais pequeno que um Polo e quase tão grande como um Twingo.
                          Ainda para mais agora só com um limpa pára-brisas, parece ainda mais pequeno.

                          Comentário


                            #14
                            Comprimentos:

                            Yaris: 3,885 m
                            Corsa: 3,999 m
                            Polo: 3,970 m

                            Andam todos mais ou menos na mesma casa de comprimento

                            Comentário


                              #15
                              Sendo segmento B, podem diferir, mas ligeiramente, nada que se note a olho nú, penso eu.
                              Mais um para o Yaris, estes mais recentes estão engraçados.

                              EDIT: O Yaris HSD está com promoção e "oferecem" o pack Sport, deve ficar em ~19 000€ chve na mão, é ligeiramente mais caro que o gasolina ou GPL, mas ter em atenção que é um Híbrido.
                              Editado pela última vez por paulo14; 18 July 2014, 18:54.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                EDIT: O Yaris HSD está com promoção e "oferecem" o pack Sport, deve ficar em ~19 000€ chve na mão, é ligeiramente mais caro que o gasolina ou GPL, mas ter em atenção que é um Híbrido.
                                E um Panda a GPL custa uns mais simpáticos 14.000 €. 5.000 € dá para quantos litros de GPL ou gasolina ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  E um Panda a GPL custa uns mais simpáticos 14.000 €. 5.000 € dá para quantos litros de GPL ou gasolina ?
                                  Neste caso tinha de ser o Punto a GPL, ja que o user que manter-se no segmento B e o Panda é segmento A. E o Punto 1.4 88cv a GPL para alem do andamento... mediocre, nao fica assim muito mais barato que o Yaris. Ja para nao falar na questao da fiabilidade do Yaris e da pouca manutençao do HSD.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    E um Panda a GPL custa uns mais simpáticos 14.000 €. 5.000 € dá para quantos litros de GPL ou gasolina ?
                                    Panda? O que é isso?
                                    O Panda não é segmento A?
                                    Não conhecendo o novo, penso que o Yaris terá melhor construção e será mais confortável, para além de que este é 1.5 com 100cv(não sei se é daqueles que metade fugiu ou não) de andamento não conheço, mas com o pack Sport é bem mais bonito também, ahh e é Toyota

                                    Comentário


                                      #19
                                      O orçamento é o mesmo que um corsa 1.3cdti novo (sem falarmos em descontos) +/- 18mil €.

                                      Segmento/tamanho, também o mesmo do corsa.

                                      Aqui a questão dos consumos é que só experimentando no dia a dia....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu próprio andei a ver carros a gasolina nesse segmento e a escolha ficou entre o jazz (o mais caro, mas de certo o mais versátil), o 208 e o fiesta (que com o ecoboost fica bem calçado).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                          Panda? O que é isso?
                                          O Panda não é segmento A?
                                          Não conhecendo o novo, penso que o Yaris terá melhor construção e será mais confortável, para além de que este é 1.5 com 100cv(não sei se é daqueles que metade fugiu ou não) de andamento não conheço, mas com o pack Sport é bem mais bonito também, ahh e é Toyota
                                          Os 100 cv estão lá todos. Se o meu Prius 2G se porta bem e é bem mais pesado, o Yaris com o mesmo motor, de certeza que ainda se despacha mais rápido

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Neste caso tinha de ser o Punto a GPL, ja que o user que manter-se no segmento B e o Panda é segmento A. E o Punto 1.4 88cv a GPL para alem do andamento... mediocre, nao fica assim muito mais barato que o Yaris. Ja para nao falar na questao da fiabilidade do Yaris e da pouca manutençao do HSD.
                                            Essa é outra questão. A manutenção da caixa, baterias, etc....

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Essa é outra questão. A manutenção da caixa, baterias, etc....
                                              Da caixa é inexistente no fundo, porque tecnicamente, nao tem caixa, nem embraiagem etc.

                                              Baterias, se a tecnologia do Yaris é a do Prius 2G que ja provou ser bastante fiavel e sem problemas... nao era algo que me tirava o sono. Ira depender tambem do tempo que iras ter o carro, o Prius 2G de um amigo meu, de 2005, ainda tem baterias de origem e sem previsao de mudança, por isso 10 anos elas duram sem problemas.

                                              Depois claro, como disse, nao ha embraiagem que é excelente ainda mais num citadino, a ter travagem regenerativa (que salvo erro tem) as pastilhas duram imenso que é outro ponto positivo para um citadino, a caixa auto que tambem ajuda bastante e tendo um 1.5 de 100cv torna-se um carro despachado e bastante economico.

                                              Por outro lado, é um carro virado para a economia, a emoçao ao volante de um Yaris normal nao é muita, um HSD a coisa nao é melhor.
                                              Editado pela última vez por Drifter; 18 July 2014, 22:11.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ia mesmo responder, mas o Drifter já respondeu.

                                                Quanto à resposta, se lhe pisares o pedal bem, ele responde que é uma maravilha, pois o sistema HSD entende que quando estamos a pisar o pedal "a fundo", é para dar tudo o que há e dado ao sistema da "caixa", o motor está sempre no regime óptimo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só um detalhe, o GPunto GPL que disseram ter um andamento fraco.

                                                  O GPunto existe com o 1.2 de 69 cavalos, é lento mas andam por aí muitos. Não acredito que o 1.4 de 88 cv seja assim um susto tão grande. Já não é um motor base.

                                                  Ainda assim iria para o Panda, mesmo sendo um carro do segmento A, se for apenas para a cidade aconselho o OP a fazer um test drive, quem sabe não tem uma agradável surpresa. É um grande carro!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Citadinos, talvez o novo C1, 108 ou o novo Aygo. Ou esperava pelo novo Twingo.
                                                    Utilitários talvez o Clio, 208 ou C3.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Gostei desse Yaris Hybrid e da promoçao do pack sport. Seria de aproveitar... Se deres o Corsa à troca, então ainda fica mais barato.

                                                      Também podias comprar o Corsa a GPL, mas está em fim de vida, talvez esperar que o novo modelo também chegasse com GPL.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                        Só um detalhe, o GPunto GPL que disseram ter um andamento fraco.

                                                        O GPunto existe com o 1.2 de 69 cavalos, é lento mas andam por aí muitos. Não acredito que o 1.4 de 88 cv seja assim um susto tão grande. Já não é um motor base.

                                                        Ainda assim iria para o Panda, mesmo sendo um carro do segmento A, se for apenas para a cidade aconselho o OP a fazer um test drive, quem sabe não tem uma agradável surpresa. É um grande carro!!
                                                        Erro meu, o 1.4 tem 77cv no Punto:

                                                        Fiat Punto 1.4 8v 77 GPL Bi-Fuel Easy: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

                                                        Do que li, apesar de nunca conduzi nenhum, o feedback é que nao é um motor rapido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Com esse orçamento , fiesta 1.0 ecoboost se possivel na versao 125cvs

                                                          Comentário

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