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Peugeot 307 SW 1.4 HDI 68cv não passa dos 70º?

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    Peugeot 307 SW 1.4 HDI 68cv não passa dos 70º?

    Antes de mais, caso não seja bem aqui que deva colocar esta pergunta, pfv movam o post.

    Comprei uma 307 SW 1.4 HDI de 68cv e acho que a carrinha tem algum problema que a impede de desenvolver melhor, mesmo tendo em conta que só tem 68cv.

    As primeiras suspeitas foram para o filtro do ar, filtro do gasóleo e medidor de massa de ar. Estas três componentes foram trocadas recentemente portanto o problema não vem daqui (espero eu).

    Notei que a temperatura do carro nunca passa dos 70º, mesmo depois de fazer 20km de auto-estrada. Tanto quanto sei, a temperatura do motor influencia o medidor de massa de ar, sendo que se o termoestato estiver avariado o medidor de massa de ar não deixa entrar ar suficiente para o motor desenvolver na normalidade.

    A pergunta é, qual a temperatura normal para um motor destes (1.4 HDI)? Não seria de esperar que a temperatura rondasse sempre os 90º? Alguem aqui tem uma carrinha destas que me possa dar umas luzes?

    Para a carrinha manter um desempenho aceitável, tenho de ir sempre acima das 2500 rotações (+- 110km/h), para manter o turbo. Isto faz com que o consumo dispare para os 7lt/100 ou mais. Também não me parece que seja muito normal... Neste momento faço muita melhor média em cidade do que em AE.

    Obrigado

    #2
    Catalisador? Tenho um conhecido com uma igual depois de mudar algumas coisas, veio a descobrir que era o catalisador.
    E no caso dele perdia potencia em subida e tinha de meter mudança abaixo.

    Comentário


      #3
      Eu tenho uma 307 com o 1.6HDi de 90cv e a temperatura dela de funcionamento ronda entre os 70º e os 80º. O primeiro traço acima dos 70º e aí fica!
      Para atingir a temperatura, tenho de fazer 15km!

      Para chegar aos 90º.... ui!

      Ou apanho muito, mas mesmo muito trânsito, ou uma subida bem looonga e bem inclinada para subir! Tipo serra da estrela.

      Mas tb o radiador é grande!

      A nível dos consumos, vê lá se as pressões dos pneus estão correctas! 2.5 bar à frente e trás! Isto com 195/65r15.

      Bons km's!

      Comentário


        #4
        Para ver o catalizador, só com fossa, mas vou ter em conta! O comportamento é exactamente esse, perder demasiada potência em subidas, mais do que o esperado mesmo tendo 68cv.

        Entretanto vou dar uma volta com o carro para ver de que forma sobe o ponteiro da temperatura... Aconselharam-me a verificar esse comportamento porque se subir gradualmente desde que se liga o carro então é mau sinal, porque o comportamento normal é manter-se no zero e em questão de metros/alguns segundos subir para a temperatura normal do motor.

        Dos pneus não é porque estão bem pressurizados

        Obrigado

        Comentário


          #5
          Esse motor não casa nada bem com no 307. No meu 206 já se arrasta...

          Consigo consumos interessantes entre os 4/4.5 se não exceder os 110km/h a partir daí sobe sem nunca ultrapassar os 6.

          Quanto à temperatura também tive esse "stress", troquei a falange do termóstato e depois disso começou a andar entre os 80 e os 90º, não notei qualquer ganho em termos de performance, simplesmente a temperatura anda em valores medianos.

          De vez em quando aperto com ele, em viagens mais longas, e sinto o carro mais solto e disponível, mas depressa se habitua ao ritmo do dia-a-dia.

          O ano passado tive de mandar limpar a EGR, tinha 200.000km no lombo e andava a acender a luz da injeção e a entrar em safe-mode. Depois da limpeza não notei nenhum tipo de melhoria. Continua a ser um carro lento e fiável.

          Como não me dá qualquer chatice, acho perfeito Já passou os 230.000km e sem dores de cabeça.

          Já me cansa andar com o mesmo charuto há 10 anos, mas até agora não tive nenhum motivo racional para o despachar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por andresenra Ver Post
            Para ver o catalizador, só com fossa, mas vou ter em conta! O comportamento é exactamente esse, perder demasiada potência em subidas, mais do que o esperado mesmo tendo 68cv.

            Entretanto vou dar uma volta com o carro para ver de que forma sobe o ponteiro da temperatura... Aconselharam-me a verificar esse comportamento porque se subir gradualmente desde que se liga o carro então é mau sinal, porque o comportamento normal é manter-se no zero e em questão de metros/alguns segundos subir para a temperatura normal do motor.

            Dos pneus não é porque estão bem pressurizados

            Obrigado
            Isso é que nao é um comportamento normal, a temperatua vai subindo gradualmente, normal que ate aos 30-60º possa subir mais rapidamente, mas passar do 0 para a temperatura normal em segundos pode ser sensor da temperatura.

            Começa por mudar o termostato, morou ca uma 307 com esse motor, e o normal é manter-se sempre em cima dos 90º, seja em AE ou em cidade. Se a meteres em transito ela subir para os 90º mas em AE descer, é termostato. Começa por ai, é algo barato de mudar e simples.

            Comentário


              #7
              Antes de mudar o termostato:


              Depois de mudar o termostato:


              Mais informações:
              http://forum.autohoje.com/boxes/3-re...post1067855084
              http://forum.autohoje.com/boxes/3-re...post1067855092
              http://forum.autohoje.com/boxes/3-re...post1067856357

              Comentário


                #8
                Isso à partida é o termostato avariado em "aberto".

                Para confirmar até é simples. Dás uma voltita com o carro, depois encosta e deixa-o ao relenti. Vais ver que aquece logo nuns minutos até aos 90º. Depois volta a andar em estrada aberta e ele volta a descer...

                Olha mete um de origem ou de marca reconhecida. Não inventes com termostatos, são baratos mas podem sair caros.

                (edit: não esperes milagres desse motor a puxar essa carroçaria...)
                Editado pela última vez por Vocsa; 20 July 2014, 01:11.

                Comentário


                  #9
                  Exactamente, termostato da Calorstat não!!! Foi um pincel ter aquilo sem fugas num oring.

                  Comentário


                    #10
                    Boas
                    a temperatura deve estar sempre nos 90º em cidade e em autoestrada no indicador do teu carro...portanto tira o termostato se estiver aberto está avariado ....mas acho melhor consular um técnico para executar o trabalho não te esqueças do fluido e refrigeração.

                    Comentário


                      #11
                      Sinceramente não me parece muito saudável, o termostato tem abertura inicial aos 83º e está a abrir muito cedo, aos 70º... Em circunstância alguma ele sobe mais do que isso. Vou mudá-lo já que são só uns 40 euritos.. Obrigado a todos pelas dicas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por andresenra Ver Post
                        Sinceramente não me parece muito saudável, o termostato tem abertura inicial aos 83º e está a abrir muito cedo, aos 70º... Em circunstância alguma ele sobe mais do que isso. Vou mudá-lo já que são só uns 40 euritos.. Obrigado a todos pelas dicas.
                        Termóstato, líquido de refrigeração para o seu PEUGEOT 307 Break (3E) 1.4 HDi (68Cv)

                        +

                        x 2 Motul Inugel G12 Rosa Long Life 5LT - TEXOLEO.com

                        Comentário


                          #13
                          Greetings!

                          Depois vem cá contar como ficou o comportamento do motor.
                          É que 68cv num carro com 1200kg é preciso ter paciência.
                          Mas se fizer os 4.5lt de média em combinado e morares no Alentejo (reparei agora que não) até deve deixar-te contente.

                          Peugeot - 307 - 1.4 HDi (68 Hp) - Technical specifications, Fuel economy (consumption)

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                            Greetings!

                            Depois vem cá contar como ficou o comportamento do motor.
                            É que 68cv num carro com 1200kg é preciso ter paciência.
                            Mas se fizer os 4.5lt de média em combinado e morares no Alentejo (reparei agora que não) até deve deixar-te contente.

                            Peugeot - 307 - 1.4 HDi (68 Hp) - Technical specifications, Fuel economy (consumption)

                            Cumprimentos
                            1200?

                            Cerca de 1350 tem o meu 307 e não é carrinha...

                            Comentário


                              #15
                              A mim está assim.

                              Ponto em que o termostato abre


                              Depois de abrir vai descendo até esta temperatura e por aí fica.

                              Comentário


                                #16
                                Greetings!

                                Também achei pouco mas é o que mentem no Auto-data.

                                Fui ver melhor e apesar de por lá não existir 307 sw com motor de 68cv, com 1.6 HDi diz que pesa Weight 1400 kg.

                                Se eu num carro com 115cv e 1500kg acho aquilo fraco até aos 80km/h. Parece que custa a mexer-se imagino com quase metade...

                                Cumprimentos

                                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                1200?

                                Cerca de 1350 tem o meu 307 e não é carrinha...

                                Comentário


                                  #17
                                  O carro com ventinho de autoestrada é normal baixar a temperatura.
                                  Se não vês problema no carro é melhor não te preocupares muito.

                                  Para tirares dúvidas deixa-o a trabalhar até a ventoinha disparar.
                                  Só ai tens a certeza que o sistema está a funcionar bem.

                                  O líquido do radioador desse carro deve ser para trocar a cada 5 anos pelo menos.
                                  Por vezes líquido velho trás problemas esquisitos.

                                  Cumprimentos
                                  Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                                  A mim está assim.

                                  Ponto em que o termostato abre


                                  Depois de abrir vai descendo até esta temperatura e por aí fica.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                                    A mim está assim.

                                    Ponto em que o termostato abre


                                    Depois de abrir vai descendo até esta temperatura e por aí fica.

                                    A minha Focus, com o 1.6 TDCI, fica nos 90º e nunca mais sai de la, so em cidade sobe um bocado muito pouco e dispara a ventoinha. A 307 que morou ca, apesar do 1.4 HDI, tambem mantinha-se sempre nos 90º. A C5 ca de casa, tambem com o 1.6 HDI, apesar do mostrador da agua e oleo serem digitais, o da agua sei que é um traço a cada 15º, em AE ou cidade, nao mexe, atingue o normal e fica sempre la.

                                    Isso que mostras, para mim, é termostato avariado na posiçao aberta. Notas os consumos altos? Ela sempre fez isso?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para mim ela fez sempre isso e a nível dos consumos, a média real ronda os 4,6 litros.

                                      Quando chegar a casa confirmo no spritmonitor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também tenho ideia que estagna nos 90.. mas se dizes que foi sempre assim..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pelo menos assim indica a minha, mas eu estranhei que ela ficasse sempre alí.

                                          Tambem pode estar aberto e não sei!

                                          Comentário


                                            #22
                                            A temperatura de abertura do termostato neste motor é de 83º. Logo, o ponteiro deve "estagnar" por volta dos >80º. Quando se troca o termostato, convém trocar o sensor de temperatura, mesmo que este pareça estar em bom estado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois o meu anda ultimamente nos 70C as vezes desce para os 65C em carga anda nos 75 e em AE por volta dos 80C o problema é que antigamente não descia abaixo dos 70C logo tb deve estar a abrir de mais logo vou ter que trocar o termostato, como é "Verão" tenho pensado adiar essa troca para o fim do Verão quando vier o tempo frio.Segundo sei em alguns 307 1.4HDI o termostato já vem com o sensor de temperatura(no caso do meu), de uma marca boa custa a volta de 40€...+ mao de obra para o meter...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esse termostato já era. Sim o sensor vem incluído (da CalorStat). Contudo tive fugas na ligação rápida que tem e fui obrigado a comprar um oring mais grosso para estancar a fuga. Ou então foi defeito na minha unidade.

                                                Mas o preço não era nada disso Não te esqueças do anticongelante de qualidade....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Amigo o que deves mesmo fazer é trocar o termostato (não sei quantos esse motor tem mas julgo que seja o principal) aproveita caso o carro tenha muitos km em cima muda a bomba de água e tens um carro com um sistema de refrigeração impecável para uns valentes km..
                                                  Não penses que é verão deixa andar, é mentira o termostato funciona no verão e Inverno, mas no inverno é preciso mais dele.. Caso feixes andar os consumos devem aumentar e mais o óleo não aquece à temperatura ideal o carro vai produzir mais esforço (daí aumento dos consumos) e como disse o óleo não aquece à temperatura ideal obrigando as pecas do motor a fazerem mãos esforço (força de atrito) provocando mais desgaste às peças do mesmo..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Loghonox Ver Post
                                                    Amigo o que deves mesmo fazer é trocar o termostato (não sei quantos esse motor tem mas julgo que seja o principal) aproveita caso o carro tenha muitos km em cima muda a bomba de água e tens um carro com um sistema de refrigeração impecável para uns valentes km..
                                                    Não penses que é verão deixa andar, é mentira o termostato funciona no verão e Inverno, mas no inverno é preciso mais dele.. Caso feixes andar os consumos devem aumentar e mais o óleo não aquece à temperatura ideal o carro vai produzir mais esforço (daí aumento dos consumos) e como disse o óleo não aquece à temperatura ideal obrigando as pecas do motor a fazerem mãos esforço (força de atrito) provocando mais desgaste às peças do mesmo..
                                                    Já marquei com o mecânico coloco na próxima semana, apesar dos consumos terem sido os mesmos, é melhor prevenir um desgaste prematuro do motor.

                                                    Abraço

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                                      Já marquei com o mecânico coloco na próxima semana, apesar dos consumos terem sido os mesmos, é melhor prevenir um desgaste prematuro do motor.

                                                      Abraço
                                                      No meu caso os consumos também eram os mesmos mas depois de mudar o motor faz agora muito menos barulho em velocidades maiores e aquece muito mais depressa que antes

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aqui fica como deve ser numa 308 1.6 HDI FAP:

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Conclusão, tb devo ter o termostato nas couves!

                                                          Em setembro trata-se disso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A minha 1.6 hdi também fica ali entre no primeiro traço após os 70º, mas não mexe. Nem tão pouco dou por a ventoinha trabalhar...


                                                            Cump.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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