Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Relato de uma limpeza ao FAP com Liqui Moly e agora também da Admissão/EGR/MAP-Fotos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Relato de uma limpeza ao FAP com Liqui Moly e agora também da Admissão/EGR/MAP-Fotos

    Boas a todos.

    Espero que este assunto possa ajudar alguns proprietários dos tão "mal amados" diesel com FAP. Preferi abrir um novo tópico, já que os existentes falavam um pouco de tudo, mas não especificamente deste tipo de limpeza.

    Então tudo começa há cerca de 2 semanas, quando um amigo meu, que é sócio de uma oficina, me convida a participar numa intervenção conjunta com a Liqui Moly. O procedimento é o que está descrito no video, que se segue:

    https://www.youtube.com/watch?v=020MdntTw34

    Pelo que me contou, esta e outras intervenções do género, a outros carros, sairá numa das próximas edições da Turbo. Portanto, se virem uma Astra Caravan 1.7 CDTI Ecoflex preta (está no Avatar) na Turbo, é mesmo a minha.

    Continuando, o FAP da carrinha esteve sempre impecável, nunca, em qualquer circunstância apresentou qualquer sintoma de obstrução. Conta com 233 mil kms, em pouco mais de 5 anos, maioritariamente estrada. Esta intervenção só acontece pelo exposto. Não havia necessidade de a fazer.

    Pela leitura da centralina, o FAP regenerou 430 vezes, o que dá uma média de ~542 kms entre ciclos, confirmando o uso estradista. O FAP tinha regenerado na ida para a oficina, deixando o FAP a 32% de saturação, valor normal, segundo informação recolhida. Aliás, o FAP deste motor, tem o seu ciclo entre os 30 e os 90%, sensivelmente.

    Portanto, foi iniciada a limpeza com os produtos, depois forçada uma regeneração (motor acelera às 3500 rpms por cerca de meia-hora). Um "espectáculo" desagradável de ver (fumo) e ouvir. Para o fim da regeneração, o fumo desaparece por completo. No final, foram lidos os parâmetros e o FAP estava a 0%. A 1ª sonda registou 495ºC e a 2º registou 635ºC.

    Esta operação custa entre 150 a 200 € naquela oficina (presumo que seja + IVA), dependendo dos modelos.

    O que eu notei, e não considero que seja poder de sugestão, é um menor esforço nas relações mais altas, a baixas rpms. O curioso é que os consumos neste regime também diminuiram (o CB não engana), sendo até "mais fácil" abordar subidas abaixo das 2000 rpms, em 5ª e 6ª, algo que não fazia com esta facilidade. Repito, não é poder de sugestão e nem sou fácil de convencer destas coisas, mas as diferenças (e já fiz quase 200 kms depois da intervenção) são notórias, para mim, pelo menos.

    Um outro carro que lá estava para o mesmo, era um Mazda 6, com problemas de FAP. Correu tudo bem, e por coincidência, ou não, notou exactamente o mesmo que eu. Acreditem que é uma realidade. Presumo que dentro de uns milhares (ou centenas de kms) tudo volte ao normal.

    Em suma, não sei se se justifica, num caso como o meu, fazer uma limpeza destas, mas em casos problemáticos e sintomáticos, faz todo o sentido, na minha opinião.

    #2
    Eu queria era que me limpassem os catalisadores e metessem hidrogénio para pirolisar aquele carvão todo...

    Mas tipo assim... por 40€ e sem papéis... mas com garantia escrita!

    Comentário


      #3
      Aqui ficam os relatórios, não que adiantem muito ao que eu disse atrás, mas pelo menos corrigem a temperatura (os valores que referi antes foram os que me indicaram oralmente, pelos vistos, de forma errada).

      Antes da intervenção:

      Measuring blocks information:
      Battery Voltage,12.5 V
      Engine Speed,0 RPM
      Desired Engine Idle Speed,850 RPM
      Engine Running at Idle Speed,No
      Ambient Temperature,24 °C
      Intake Air Temperature,1.92 V
      Intake Air Temperature,30 °C
      Coolant Temperature,2.00 V
      Coolant Temperature,29 °C
      Normal Engine Operating Temperature,Inactive
      Fan Control 1,Inactive
      Fan Control 2,Inactive
      Fan Control 3,Inactive
      Engine Oil Level Status,Okay
      Oil Level,Normal
      Oil Pressure,Underpressure
      Oil Pressure Switch,Active
      Vehicle Speed,0 km/h
      Glow Time Relay,Inactive 12V
      Diagnosis Glow Time Relay,Inactive
      Glow Time Telltale,Off 12V
      Malfunction Indicator (MI),On
      Service Vehicle Soon (SVS) Indicator,Off
      Sensor 1 Exhaust Gas Temperature,0.90 V
      Sensor 1 Exhaust Gas Temperature,30 °C
      Sensor 2 Exhaust Gas Temperature,0.90 V
      Sensor 2 Exhaust Gas Temperature,30 °C
      Differential Pressure Diesel Particulate Filter,0.39 V
      Differential Pressure Diesel Particulate Filter,0 kPa
      Diesel Particulate Filter Saturation,32 %
      DPF Regeneration,0 %
      Dist. Since Last DPF Regeneration (Distance),1 km
      Dist. Since Last DPF Substitution (Distance),233.001 km
      Small Injection Quantity Learning,Learned
      EGR Cooler Bypass Solenoid Valve (Exhaust Gas Recirculation),Active

      Depois da intervenção:

      Measuring blocks information:
      Battery Voltage,12.9 V
      Engine Speed,0 RPM
      Desired Engine Idle Speed,750 RPM
      Engine Running at Idle Speed,No
      Ambient Temperature,26 °C
      Intake Air Temperature,0.73 V
      Intake Air Temperature,70 °C
      Coolant Temperature,0.33 V
      Coolant Temperature,98 °C
      Normal Engine Operating Temperature,Active
      Fan Control 1,Inactive
      Fan Control 2,Inactive
      Fan Control 3,Inactive
      Engine Oil Level Status,Okay
      Oil Level,Normal
      Oil Pressure,Underpressure
      Oil Pressure Switch,Active
      Vehicle Speed,0 km/h
      Glow Time Relay,Inactive 12V
      Diagnosis Glow Time Relay,Inactive
      Glow Time Telltale,Off 12V
      Malfunction Indicator (MI),On
      Service Vehicle Soon (SVS) Indicator,Off
      Sensor 1 Exhaust Gas Temperature,1.29 V
      Sensor 1 Exhaust Gas Temperature,200 °C
      Sensor 2 Exhaust Gas Temperature,1.69 V
      Sensor 2 Exhaust Gas Temperature,425 °C
      Differential Pressure Diesel Particulate Filter,0.39 V
      Differential Pressure Diesel Particulate Filter,0 kPa
      Diesel Particulate Filter Saturation,0 %
      DPF Regeneration,0 %
      Dist. Since Last DPF Regeneration (Distance),0 km
      Dist. Since Last DPF Substitution (Distance),233.001 km
      Small Injection Quantity Learning,Learned
      EGR Cooler Bypass Solenoid Valve (Exhaust Gas Recirculation),Inactive



      Como abordado anteriormente, a revista Turbo fará um artigo numa próxima edição, em que a estará uma reportagem desta intervenção. Não faço ideia qual será a edição...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Aqui ficam os relatórios, não que adiantem muito ao que eu disse atrás, mas pelo menos corrigem a temperatura (os valores que referi antes foram os que me indicaram oralmente, pelos vistos, de forma errada).

        Antes da intervenção:

        Measuring blocks information:
        Battery Voltage,12.5 V
        Engine Speed,0 RPM
        Desired Engine Idle Speed,850 RPM
        Engine Running at Idle Speed,No
        Ambient Temperature,24 °C
        Intake Air Temperature,1.92 V
        Intake Air Temperature,30 °C
        Coolant Temperature,2.00 V
        Coolant Temperature,29 °C
        Normal Engine Operating Temperature,Inactive
        Fan Control 1,Inactive
        Fan Control 2,Inactive
        Fan Control 3,Inactive
        Engine Oil Level Status,Okay
        Oil Level,Normal
        Oil Pressure,Underpressure
        Oil Pressure Switch,Active
        Vehicle Speed,0 km/h
        Glow Time Relay,Inactive 12V
        Diagnosis Glow Time Relay,Inactive
        Glow Time Telltale,Off 12V
        Malfunction Indicator (MI),On
        Service Vehicle Soon (SVS) Indicator,Off
        Sensor 1 Exhaust Gas Temperature,0.90 V
        Sensor 1 Exhaust Gas Temperature,30 °C
        Sensor 2 Exhaust Gas Temperature,0.90 V
        Sensor 2 Exhaust Gas Temperature,30 °C
        Differential Pressure Diesel Particulate Filter,0.39 V
        Differential Pressure Diesel Particulate Filter,0 kPa
        Diesel Particulate Filter Saturation,32 %
        DPF Regeneration,0 %
        Dist. Since Last DPF Regeneration (Distance),1 km
        Dist. Since Last DPF Substitution (Distance),233.001 km
        Small Injection Quantity Learning,Learned
        EGR Cooler Bypass Solenoid Valve (Exhaust Gas Recirculation),Active

        Depois da intervenção:

        Measuring blocks information:
        Battery Voltage,12.9 V
        Engine Speed,0 RPM
        Desired Engine Idle Speed,750 RPM
        Engine Running at Idle Speed,No
        Ambient Temperature,26 °C
        Intake Air Temperature,0.73 V
        Intake Air Temperature,70 °C
        Coolant Temperature,0.33 V
        Coolant Temperature,98 °C
        Normal Engine Operating Temperature,Active
        Fan Control 1,Inactive
        Fan Control 2,Inactive
        Fan Control 3,Inactive
        Engine Oil Level Status,Okay
        Oil Level,Normal
        Oil Pressure,Underpressure
        Oil Pressure Switch,Active
        Vehicle Speed,0 km/h
        Glow Time Relay,Inactive 12V
        Diagnosis Glow Time Relay,Inactive
        Glow Time Telltale,Off 12V
        Malfunction Indicator (MI),On
        Service Vehicle Soon (SVS) Indicator,Off
        Sensor 1 Exhaust Gas Temperature,1.29 V
        Sensor 1 Exhaust Gas Temperature,200 °C
        Sensor 2 Exhaust Gas Temperature,1.69 V
        Sensor 2 Exhaust Gas Temperature,425 °C
        Differential Pressure Diesel Particulate Filter,0.39 V
        Differential Pressure Diesel Particulate Filter,0 kPa
        Diesel Particulate Filter Saturation,0 %
        DPF Regeneration,0 %
        Dist. Since Last DPF Regeneration (Distance),0 km
        Dist. Since Last DPF Substitution (Distance),233.001 km
        Small Injection Quantity Learning,Learned
        EGR Cooler Bypass Solenoid Valve (Exhaust Gas Recirculation),Inactive



        Como abordado anteriormente, a revista Turbo fará um artigo numa próxima edição, em que a estará uma reportagem desta intervenção. Não faço ideia qual será a edição...
        Fazendo umas contas ao que dizes - FP a Trabalhar entre os 30 e 90% e regenerações de 550 em 550km, temos que se a acumulação de particulas no filtro for linear podemos supor que ao fim de 550*30/100= 165km o FAP estará nas mesmas condições que estaria depois de uma regeneração "normal". A partir daí estará a funcionar como funcionava antes, mais coisa menos coisa.
        A não der que haja mesmo algum problema grave com o FAP, parece-me um bocado caro para uma melhoria que dura menos de 200 km.
        PS: Anteriormente quando o carro fazia regenerações, não o notavas mais "solto"?

        Comentário


          #5
          Não é uma intervenção barata, mas pode ser interessante a título de manutenção preventiva.
          Resta saber quanto tempo dura uma limpeza do género, porque se não estou em erro o próprio filtro vai perdendo algumas das suas características e eficácia.

          O único relato de limpezas com líquido que já ouvi (e nem sei bem qual o produto utilizado) foram negativas no sentido de que resolveu na altura, mas rapidamente voltou ao mesmo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
            Fazendo umas contas ao que dizes - FP a Trabalhar entre os 30 e 90% e regenerações de 550 em 550km, temos que se a acumulação de particulas no filtro for linear podemos supor que ao fim de 550*30/100= 165km o FAP estará nas mesmas condições que estaria depois de uma regeneração "normal". A partir daí estará a funcionar como funcionava antes, mais coisa menos coisa.
            A não der que haja mesmo algum problema grave com o FAP, parece-me um bocado caro para uma melhoria que dura menos de 200 km.
            PS: Anteriormente quando o carro fazia regenerações, não o notavas mais "solto"?
            Exacto, este meu relato vem mesmo nessa consideração, ou seja, vou tentar deixar aqui as impressões que recolhi e que vou recolhendo.

            Essas contas também as fiz, mas atenção que actualmente, o FAP regenerava entre 350/400 kms de diferença. E o tal intervalo de 30-90% é o que a Opel diz ser o normal para este FAP, enquanto o sistema funcionar bem.

            Agora a questão será mesmo tentar perceber quanto dura esta "melhoria" nos consumos (e hoje, pelo percurso que fiz, pareceu-me mais rápido em aceleração, mas sem certezas, não é fácil avaliar este parâmetro)...em teoria dos profissionais que intervieram na carrinha, o FAP deverá agora, após regenerar, ficar com índices de saturação mais baixos que os 30%. A ver vamos, mas se assim for, até podemos falar em manutenção preventiva do FAP, mas se voltar ao habitual, não valeu de nada a não ser gastar dinheiro (no meu caso, não gastei nada).

            Em relação à tua pergunta, nunca senti diferenças após as regenerações, mas o CB parece-me indicar umas ligeiras melhorias nos consumos. Eu sei que isto parece esquisito...tipo passa de 90 para 30% e eu não noto nada, e depois de 30 para 0% e já noto melhoras. Foi o que senti, e é muito evidente, de tal forma que, p.e., a minha carrinha não aguentava sem esforço rolar em 6ª a 100, e agora fá-lo sem problemas. Isto é só um exemplo, as subidas também são abordadas com menos acelerador e o consumo é notoriamente baixo (como é lógico).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
              Não é uma intervenção barata, mas pode ser interessante a título de manutenção preventiva.
              Resta saber quanto tempo dura uma limpeza do género, porque se não estou em erro o próprio filtro vai perdendo algumas das suas características e eficácia.

              O único relato de limpezas com líquido que já ouvi (e nem sei bem qual o produto utilizado) foram negativas no sentido de que resolveu na altura, mas rapidamente voltou ao mesmo.
              Pois, em principio o indicado será mesmo para intervir no caso de problemas e não preventivamente, mas o tempo e os kms, poderão mostrar se vale ou não a pena, fazê-lo de forma preventiva.

              Pessoalmente não conheço nenhum relato próximo com limpezas de FAP. E também tenho a ideia que o mesmo vá perdendo eficácia com a idade e uso, assim como quase todos os outros componentes.

              Comentário


                #8
                Pensava que a única opção era a substituição...

                Assim sendo, poderão ser boas notícias


                Cump.

                Comentário


                  #9
                  Aqui fica a reportagem fotográfica da limpeza ao FAP. Reparem nas últimas fotos, em regeneração forçada.









                  Comentário


                    #10
                    Como disse mais acima, as regenerações habituais da minha carrinha e no meu percurso, andam espaçadas de 350/400 kms. Hoje, depois de 570 kms da limpeza ao FAP, voltou a regenerar. Faz sentido que assim seja, já que a saturação era 0% em vez dos normais 30%.

                    Fico agora à espera da próxima, para ver se volta já para os 350/400 kms ou continua mais espaçada.

                    Comentário


                      #11
                      Sempre vao fazer reportagem na Turbo com a tua carrinha?

                      E a carrinha ter ficado mais solta, ainda notas isso?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        Sempre vao fazer reportagem na Turbo com a tua carrinha?

                        E a carrinha ter ficado mais solta, ainda notas isso?
                        A informação que tenho é que numa edição próxima (talvez Setembro ou Outubro, acho que em Agosto é muito em cima) sairá uma reportagem de limpeza de FAPs. Eu estou em cima disso, e farei o reporte aqui

                        Em relação à carrinha, na verdade, já não sinto nada, mas também não é menos verdade que posso ter-me habituado...acredito mais que o efeito já tenha passado.

                        Uma coisa é certa, tenho andado cheio de pressa para todo o lado (o que não é habitual) e o consumo não se tem alterado face ao habitual (este depósito leva 400 kms e 5.4). De uma forma indirecta e muito extrapolativa, diria que deve estar mais solta, e que está a gastar menos, mas sei lá...

                        Agora vou a primeira quinzena de Agosto de férias e acabo por perder as referências já que os trajectos são outros. Só depois quando voltar ao trabalho.

                        Comentário


                          #13
                          Dando aqui a continuação do feedback, as últimas regenerações continuaram espaçadas em relação ao habitual. Se antes fazia 350/400kms entre ciclos, as 2 últimas fiz 440 e 560, se bem que nesta última, foi nas férias onde o trajecto em AE ajuda a regenerar mais espaçadamente.


                          Fiz algumas experiências, como rolar em 6ª, carregado e com AC e parece-me muito melhor do que antes, reforçando a ideia que a limpeza ainda tem algum efeito, apesar de em condução normal já estar perfeitamente habituado e não sentir diferenças/melhorias.

                          Fiz 700 kms, quase sempre com AC, quase sempre carregado, sem grandes preocupações de consumos, e tenho 5.6 marcado no CB (que se tem revelado muito acertado, como é apanágio nestes carros). Diria que para as condições (velocidade, carga, etc) esperava ter mais consumo.

                          Como disse anteriormente, o derradeiro teste será quando voltar aos meus trajectos habituais (e condução habitual também) e ver os consumos. Se bem que, mesmo melhorando neste parâmetro, também não poderá ser mais que algumas décimas...

                          EDIT: Resta-me fazer uma correcção ao preço. Os 150 ou 200 € deste trabalho já incluem IVA.
                          Editado pela última vez por Ecoflex; 10 August 2014, 12:46.

                          Comentário


                            #14
                            Boas Ecoflex.

                            Grande tópico a relatar toda a intervenção feita no FAP.

                            Abraço.

                            Comentário


                              #15
                              A minha carrinha tem FAP e nunca senti que fizesse uma regeneração. Ou aquilo é uma FAP a fingir ou então a coisa está bem disfarçada.

                              Devia ter uma luz ou um aviso no CB se estivesse a fazer uma regeneração.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                A minha carrinha tem FAP e nunca senti que fizesse uma regeneração. Ou aquilo é uma FAP a fingir ou então a coisa está bem disfarçada.

                                Devia ter uma luz ou um aviso no CB se estivesse a fazer uma regeneração.
                                Essa é uma batalha de há muito aqui pelo fórum. Já houve quem conseguisse fazê-lo, de forma "caseira" e diga-se que até dá jeito.

                                Este é o primeiro carro com FAP que tenho, e nos outros que ando também nunca notei nada de diferente. O Astra até nem é muito dificil de nos apercebermos da regeneração. Já outros não é bem assim...

                                Comentário


                                  #17
                                  Para os carros VW, Skoda e Seat, existe uma caixinha mágica, PolarFis, que se liga ao gateway do carro, depois podemos escolher entre 129 parâmetros que vão aparecer nas várias páginas que podemos criar no FIS(seja encarnado, branco ou colorido), desde temp do óleo, pressão do turbo, etc para este tópico importa dizer que podemos escolher vários parâmetros do DPF, desde temp à entrada do DPF, temp à saída DPF, % de cinzas, km's desde a última regeneração,... basicamente dá para visualizar quando o filtro está a regenerar e dá para ver a % de cinzas a diminuir, é um upgrade excelente é como que andar com o VAG.COM sempre ligado ao carro, dá para monitorizar tudo o que se está a passar no carro.


                                  Comentário


                                    #18
                                    também já existe uma caixinha como essa para opel astra , praticamente com as mesmas informações dessa caixinha

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tópico muito interessante.

                                      É bom saber que surgem avanços técnicos deste tipo, sendo uma resposta ao típico "retirar o FAP".

                                      Só um detalhe: 30 minutos a trabalhar às 3500 rpm num Diesel, sem a ventilação natural que ocorreria em estrada, acaba por ser também um teste ao sistema de refrigeração.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por acaso não e algo muito falado neste fórum (que é pouco técnico, onde apenas o tema N47 tem alguma participação, e mais pelas trocas de argumentos...) mas já desde 2012 que este tipo de processos (e outros mais morosos que implicam desmontar o FAP/DPF) são feitos em N oficinas em Portugal e permitem dar um novo fôlego a sistemas bastante saturados.

                                        Contudo, há que ressalvar que este processo não coloca o FAP num estado novo, "apenas" o limpa e por vezes com uma duração algo curta. Em casos mais complicados a solução passa apenas aparece quando o mesmo é substituído ou removido.

                                        Mas bom post Ecoflex.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Excelente tópico.


                                          liked

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                            Tópico muito interessante.

                                            É bom saber que surgem avanços técnicos deste tipo, sendo uma resposta ao típico "retirar o FAP".

                                            Só um detalhe: 30 minutos a trabalhar às 3500 rpm num Diesel, sem a ventilação natural que ocorreria em estrada, acaba por ser também um teste ao sistema de refrigeração.
                                            O Célio (que postou neste tópico) fez o controlo da temperatura de uma regeneração forçada e nunca passou dos 94º (a ventoinha liga por volta dos 97/98ºC).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                              Por acaso não e algo muito falado neste fórum (que é pouco técnico, onde apenas o tema N47 tem alguma participação, e mais pelas trocas de argumentos...) mas já desde 2012 que este tipo de processos (e outros mais morosos que implicam desmontar o FAP/DPF) são feitos em N oficinas em Portugal e permitem dar um novo fôlego a sistemas bastante saturados.

                                              Contudo, há que ressalvar que este processo não coloca o FAP num estado novo, "apenas" o limpa e por vezes com uma duração algo curta. Em casos mais complicados a solução passa apenas aparece quando o mesmo é substituído ou removido.

                                              Mas bom post Ecoflex.
                                              Bruno, é exactamente esta situação que é o cerne da questão. Esta limpeza será mais adequada como uma medida preventiva, não deixando o FAP chegar ao ponto de ter que ser substituído? Ou mais indicada para casos "sintomatológicos"? E nestes casos, será que resolve ou adia a substituição? E por quanto tempo?

                                              Fazendo futurologia, acredito que dentro de uns anos, as marcas comecem a recomendar uma limpeza ao FAP de X em X kms, de modo a que, preventivamente, se possa aumentar a longevidade do mesmo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Bruno, é exactamente esta situação que é o cerne da questão. Esta limpeza será mais adequada como uma medida preventiva, não deixando o FAP chegar ao ponto de ter que ser substituído? Ou mais indicada para casos "sintomatológicos"? E nestes casos, será que resolve ou adia a substituição? E por quanto tempo?

                                                Fazendo futurologia, acredito que dentro de uns anos, as marcas comecem a recomendar uma limpeza ao FAP de X em X kms, de modo a que, preventivamente, se possa aumentar a longevidade do mesmo.
                                                Daí o interesse em estudar o teu caso. Se conseguirmos saber quantos kms fas até voltar à situação anterior, ficamos a saber qual o custo/km dessas manutenções preventivas.
                                                Isto do fap é um pouco estranho, conheço que tenha carros com fap, com mais de 200.000 kms e se lhes falar em fap, ficam a olhar para mim como um boi a olhar para um palácio, não fazem a minima ideia do que é isso de fap.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                  Daí o interesse em estudar o teu caso. Se conseguirmos saber quantos kms fas até voltar à situação anterior, ficamos a saber qual o custo/km dessas manutenções preventivas.
                                                  Isto do fap é um pouco estranho, conheço que tenha carros com fap, com mais de 200.000 kms e se lhes falar em fap, ficam a olhar para mim como um boi a olhar para um palácio, não fazem a minima ideia do que é isso de fap.
                                                  Pois talvez, mas não tendo eu qualquer sintoma perde um pouco o interesse. Se eu fosse um caso problemático, como o Mazda 6 que lá estava, seria bem mais interessante.

                                                  Isso do FAP também só descobri uns meses depois de ter a carrinha, e foi graças a este fórum. Depois foi informar-me o melhor que pude. Tenho a sorte de fazer muita estrada, e do anterior dono ainda fazer mais que eu. Até à data a carrinha tem sido um poço de fiabilidade a todos os níveis, e de uma economia de utilização impressionante.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já agora podes partilhar o local onde fizeste essa limpeza?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Paulo83 Ver Post
                                                      Já agora podes partilhar o local onde fizeste essa limpeza?
                                                      É na Póvoa de Santo Adrião. Se te der jeito, manda MP que envio-te o contacto de lá

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                                        Para os carros VW, Skoda e Seat, existe uma caixinha mágica, PolarFis, que se liga ao gateway do carro, depois podemos escolher entre 129 parâmetros que vão aparecer nas várias páginas que podemos criar no FIS(seja encarnado, branco ou colorido), desde temp do óleo, pressão do turbo, etc para este tópico importa dizer que podemos escolher vários parâmetros do DPF, desde temp à entrada do DPF, temp à saída DPF, % de cinzas, km's desde a última regeneração,... basicamente dá para visualizar quando o filtro está a regenerar e dá para ver a % de cinzas a diminuir, é um upgrade excelente é como que andar com o VAG.COM sempre ligado ao carro, dá para monitorizar tudo o que se está a passar no carro.


                                                        Boas amigo.

                                                        Como já te disseram, também existe um "primo" desse para os Opel.

                                                        http://www.pepas.cz/wp-content/uploa...CU-01_LAST.pdf

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Excelente tópico! Tenho por cá um diesel com 50000kms dos quais 80% são feitos exclusivamente em cidade, pelo que uma limpeza deste género fará todo o sentido!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bom tópico e com excelentes informações! Tópico a seguir e é algo que poderei fazer a médio prazo, quando as carros atingirem + de 100 mil Km´s!
                                                            Editado pela última vez por REDLINER; 15 August 2014, 11:48.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X