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Luzes de nevoeiro em substituição dos médios.

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    Luzes de nevoeiro em substituição dos médios.

    Não, este não é mais um dos tópicos que batem (merecidamente) no pessoal que anda com as luzes de nevoeiro ligadas em vez dos médios.

    O que se passa é que o 6 tem um médio fundido (está precisamente agora na Mazda a mudar a lâmpada) e antes de ontem tive de conduzir à noite, o que me hesitar entre andar só com um médio ou ligar as luzes de nevoeiro. É a primeira vez que se me fundiu uma lâmpada em muitos anos.
    Optei, sem grande certesa de ter feito a melhor escolha, pela segunda opção. Assim fiz o trajecto, de uns 10 minutos, com as luzes de nevoeiro ligadas para "ajudar" o único médio que tinha.

    A minha dúvida é precisamente se usar as luzes de nevoeiro à frente em situações destas será a melhor opção.

    #2
    Legalmente talvez não.

    Mas de um ponto de vista racional, sim. Obviamente.

    Comentário


      #3
      Tomas-te a melhor decisão a meu ver.

      Visto que as estradas estão secas não há perigo de encadeamento dos condutores em sentido contrário e facilita bastante para diferenciar, ao longe, o seu carro de uma mota.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por fililipe

        Legalmente talvez não.

        Mas de um ponto de vista racional, sim. Obviamente.
        Eu qdo tirei o codigo... o instrutor chegou a mencionar q se podia utilizar os farois de nevoeiro em substituição dos médios... agora se é verdade ou não...eu proprio nc vi explicito no codigo isso...nem a favor ...nem contra... pode é ter sido um conselho em caso de falta de medios... usar os de nevoeiro se o carro tiver n sei

        Comentário


          #5
          Penso que não seja necessário...
          Só concordava se tivesses o minimo fundido do mesmo lado do medio...
          É que quem ve ao longe só ve uma luz e pode pensar que é um motociclo (se for o medio e o minimo do teu lado lado que estivessem fundidos então era uma desgraça)
          Aí sim ligava os farois de nevoeiro para verem que é um carro ;)

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            #6
            ja me aconteceu isso e tomei a mesma decisao.

            Ja agora... o mazda nao tem pack de luzes?

            o corsa tinha e eu so me lembrei passado uns dias [8)].

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

              ja me aconteceu isso e tomei a mesma decisao.

              Ja agora... o mazda nao tem pack de luzes?

              o corsa tinha e eu so me lembrei passado uns dias [8)].
              Se calhar tem e eu não sei [8)], mas acho que não, nunca vi isso no carro nem no manual...
              A semana passada descobri mas foi a gaveta do lado esquedo, em baxio, para guardar o óculos escuros! [8)] Ano e meio com o carro e só a semana passa descobri aquilo!!! [8)]:D

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por M6

                citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                ja me aconteceu isso e tomei a mesma decisao.

                Ja agora... o mazda nao tem pack de luzes?

                o corsa tinha e eu so me lembrei passado uns dias [8)].
                Se calhar tem e eu não sei [8)], mas acho que não, nunca vi isso no carro nem no manual...
                A semana passada descobri mas foi a gaveta do lado esquedo, em baxio, para guardar o óculos escuros! [8)] Ano e meio com o carro e só a semana passa descobri aquilo!!! [8)]:D
                Os carros agora são um poço de surpresas...sempre com coisas novas... [}][}]

                Comentário


                  #9
                  O meu Corsa CDTI ao fim de quase 2 anos também fundiu um médio.
                  Coisa fácil de substituir pensei eu...
                  Não podia estar mais enganado. Já que tinha fundido optei por colocar 2 médio VisionPlus mas na marca.
                  Ao fim de 30 min entregam-me o carro eu eu perguntei: demorou tanto tempo?
                  Ah sabe, é que para substituir os médios no seu carro, com os farois elipsoidais que tem, de um lado tem que se tirar a caixa do filtro do ar e do outro lado tem que se tirar a caixa dos fusiveis.
                  LOL... simplex não acham?[8)]

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por corsa

                    O meu Corsa CDTI ao fim de quase 2 anos também fundiu um médio.
                    Coisa fácil de substituir pensei eu...
                    Não podia estar mais enganado. Já que tinha fundido optei por colocar 2 médio VisionPlus mas na marca.
                    Ao fim de 30 min entregam-me o carro eu eu perguntei: demorou tanto tempo?
                    Ah sabe, é que para substituir os médios no seu carro, com os farois elipsoidais que tem, de um lado tem que se tirar a caixa do filtro do ar e do outro lado tem que se tirar a caixa dos fusiveis.
                    LOL... simplex não acham?[8)]
                    Pois, num Corsa as lâmpadas que ficam do lado do filtro de ar são de acesso dificultado.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por corsa

                      O meu Corsa CDTI ao fim de quase 2 anos também fundiu um médio.
                      Coisa fácil de substituir pensei eu...
                      Não podia estar mais enganado. Já que tinha fundido optei por colocar 2 médio VisionPlus mas na marca.
                      Ao fim de 30 min entregam-me o carro eu eu perguntei: demorou tanto tempo?
                      Ah sabe, é que para substituir os médios no seu carro, com os farois elipsoidais que tem, de um lado tem que se tirar a caixa do filtro do ar e do outro lado tem que se tirar a caixa dos fusiveis.
                      LOL... simplex não acham?[8)]
                      E até estás com sorte. Nalguns carros, a optica tem de sair e em casos extremos até o parachoques!
                      A Autofoco fez um teste à uns 2 anitos e em alguns carros era mesmo oficina para trocar uma simples lampada!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por cloterico

                        citação:Originalmente colocada por corsa

                        O meu Corsa CDTI ao fim de quase 2 anos também fundiu um médio.
                        Coisa fácil de substituir pensei eu...
                        Não podia estar mais enganado. Já que tinha fundido optei por colocar 2 médio VisionPlus mas na marca.
                        Ao fim de 30 min entregam-me o carro eu eu perguntei: demorou tanto tempo?
                        Ah sabe, é que para substituir os médios no seu carro, com os farois elipsoidais que tem, de um lado tem que se tirar a caixa do filtro do ar e do outro lado tem que se tirar a caixa dos fusiveis.
                        LOL... simplex não acham?[8)]
                        E até estás com sorte. Nalguns carros, a optica tem de sair e em casos extremos até o parachoques!
                        A Autofoco fez um teste à uns 2 anitos e em alguns carros era mesmo oficina para trocar uma simples lampada!
                        acho que a Fiat marea é assim, tens k arrear um pouco o parachoques ou tira-lo mesmo... acho que é isso

                        Comentário


                          #13
                          Por acaso ja me aconteceu isso, e por azar tive que parar numa operação stop, não me fizeram nada mas disseram para desligar imediatamente as luzes de nevoeiro e trocar o mais rapido possivel a lampada fundida, por isso dai, deduzo que seja uma situação ilegal...

                          Abraços

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por M6

                            Não, este não é mais um dos tópicos que batem (merecidamente) no pessoal que anda com as luzes de nevoeiro ligadas em vez dos médios.

                            O que se passa é que o 6 tem um médio fundido (está precisamente agora na Mazda a mudar a lâmpada) e antes de ontem tive de conduzir à noite, o que me hesitar entre andar só com um médio ou ligar as luzes de nevoeiro. É a primeira vez que se me fundiu uma lâmpada em muitos anos.
                            Optei, sem grande certesa de ter feito a melhor escolha, pela segunda opção. Assim fiz o trajecto, de uns 10 minutos, com as luzes de nevoeiro ligadas para "ajudar" o único médio que tinha.

                            A minha dúvida é precisamente se usar as luzes de nevoeiro à frente em situações destas será a melhor opção.

                            Colega agiu incorrectamente; pois, ao circular com as luzes de nevoeiro ligadas sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem constitui contra-ordenação leve - como tal, poderá ser sancionado com a aplicação de uma sanção pecuniária (coima).

                            Se, por sua vez, circular sem utilização deste dispositivo de iluminação quando obrigatório (em caso de nevoeiro ou outros casos de redução significativa da visibilidade) incorre na prática de uma contra-ordenação grave - sancionada com coima e com sanção acessória de inibição de conduzir.


                            Sempre que seja obrigatório a utilização de dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação, a condução de veículos com avarias nos dispositivos referidos, só é permitida quando os mesmo disponham de, pelo menos:

                            - 2 médios ou 1 médio (cruzamento) do lado esquerdo e 2 mínimos para a frente, 1 indicador de presença do lado esquerdo e 1 das luzes de travagem, quando obrigatória, à retaguarda;

                            - luzes de perigo (indicadores de mudança de direcção a funcionar em simultâneo), caso em em que o condutor pode apenas transitar com o seu veículo e pelo tempo estritamente necessário à sua circulação até um lugar de paragem ou estacionamento;

                            A avaria de luzes quando ocorra em auto-estrada ou via reservada impõe a imediata imobilização do veículo fora da faixa de rodagem, salvo se aquele dispuser das luzes referidas no primeiro item - caso em que a circulação é permitida até à área de serviço ou saída mais próxima.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por pjvault

                              Por acaso ja me aconteceu isso, e por azar tive que parar numa operação stop, não me fizeram nada mas disseram para desligar imediatamente as luzes de nevoeiro e trocar o mais rapido possivel a lampada fundida, por isso dai, deduzo que seja uma situação ilegal...

                              Abraços
                              :D

                              Os agentes que o interceptaram "perdoaram-lhe" (consciente ou inconscientemente) uma infracção! Pois, incorreu na prática de uma contra-ordenação leve, sancionada com a aplicação de uma coima.

                              Comentário


                                #16
                                Nada como comprar um kit de lâmpadas. Existem imensos à venda e são deveras uteis pois habitualmente também trazem fusíveis. Por outro lado convém ler o manual pois por norma vem lá explicado o procedimento para a substituição de lâmpadas, sendo que em alguns casos é extremamente simples e noutros... bem... noutros nem por isso ;)

                                Eu tive um fiesta de 97 no qual era preciso desmontar a grelha e retirar o farol completo fora (se bem que bastava uma chave de estrela para efectuar toda a operação, e a mesma estava extremamente bem explicada no manual...)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                                  Nada como comprar um kit de lâmpadas. Existem imensos à venda e são deveras uteis pois habitualmente também trazem fusíveis.
                                  Exacto! Recomenda-se um kit de fusíveis e lâmpadas no veículo.

                                  Todavia, há situações em que é permitida a circulação de veículos com avarias nos dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se for o médio do lado direiro fundido não és multado...agora por andares com os Fn ligados podes ser multado...mas já fiz o mesmo numa situação identica!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu Vectra faz isso automaticamente, isto é, se houver algum problema num médio, ele automaticamente "substitui" pela luz de nevoeiro do lado correspondente.

                                      E faz o mesmo com os Stops, substituindo pela luz de marcha-atrás do lado que tem o stop fundido.

                                      Portanto, acho correcto que se usem os farois de nevoeiro em caso de um médio fundido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                                        O meu Vectra faz isso automaticamente, isto é, se houver algum problema num médio, ele automaticamente "substitui" pela luz de nevoeiro do lado correspondente.

                                        E faz o mesmo com os Stops, substituindo pela luz de marcha-atrás do lado que tem o stop fundido.

                                        Portanto, acho correcto que se usem os farois de nevoeiro em caso de um médio fundido.
                                        Quero ver como é que vais explicar isso ao "xor" guarda quando ele te mandar parar:D

                                        Comentário


                                          #21
                                          :D Manual de instruções Powa, e ele que mande a multa para a Opel :D

                                          Comentário


                                            #22
                                            Parece-me que se houver uma próxima vez, não irei usar as luzes de neoveiro...

                                            Já tenho o 6, e a Portelcar foi, mais uma vez, 5 estrelas, não me cobrou nada, nem lâmpada nem mão-de-obra. Ah, mas não julguem que é por serem simpáticos, quase de certesa de que isto assim foi porque fui lá, pela 3ª vez, para me eliminarem uns cliques que a direcção fazia quando se virava para a direita. Inicialmente pensavam que era uma questão de lubrificação, mas afinal era o "watch clock" do air-bag que foi substituido, o plástico roçava e fazia os tais cliques...

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por corsa

                                              O meu Corsa CDTI ao fim de quase 2 anos também fundiu um médio.
                                              Coisa fácil de substituir pensei eu...
                                              Não podia estar mais enganado. Já que tinha fundido optei por colocar 2 médio VisionPlus mas na marca.
                                              Ao fim de 30 min entregam-me o carro eu eu perguntei: demorou tanto tempo?
                                              Ah sabe, é que para substituir os médios no seu carro, com os farois elipsoidais que tem, de um lado tem que se tirar a caixa do filtro do ar e do outro lado tem que se tirar a caixa dos fusiveis.
                                              LOL... simplex não acham?[8)]

                                              que grande chatice...
                                              quando foi do meu deu para trocar sem nenhuma ferramenta. Alias achei o procedimento facilimo.

                                              Nao sei se e' por ter motor diferente ou se e' mesmo do lado em que foi... mas a mim nao deu problema nenhum.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por M6

                                                citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                                ja me aconteceu isso e tomei a mesma decisao.

                                                Ja agora... o mazda nao tem pack de luzes?

                                                o corsa tinha e eu so me lembrei passado uns dias [8)].
                                                Se calhar tem e eu não sei [8)], mas acho que não, nunca vi isso no carro nem no manual...
                                                A semana passada descobri mas foi a gaveta do lado esquedo, em baxio, para guardar o óculos escuros! [8)] Ano e meio com o carro e só a semana passa descobri aquilo!!! [8)]:D
                                                deixa la... eu descobri o botao que liga e desliga a luz interior no corsa passado... 2 anos[8)][8)]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ai achas complicado no Corsa :D No Vectra para mudar um simples pisca, ou minimo, (o médio é de xenon), tem que se desmontar o pára-choques, para tirar fora o farol...

                                                  Cada vez é mais assim.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                                                    Ai achas complicado no Corsa :D No Vectra para mudar um simples pisca, ou minimo, (o médio é de xenon), tem que se desmontar o pára-choques, para tirar fora o farol...

                                                    Cada vez é mais assim.
                                                    É a filosofia de "carro compacto" levada ao extremo. :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por M6

                                                      citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                                                      Ai achas complicado no Corsa :D No Vectra para mudar um simples pisca, ou minimo, (o médio é de xenon), tem que se desmontar o pára-choques, para tirar fora o farol...

                                                      Cada vez é mais assim.
                                                      É a filosofia de "carro compacto" levada ao extremo. :D
                                                      :D:D:D

                                                      Eu nem me preocupo muito, porque em casa desenrasco-me, mas para uma pessoa que não esteja habituada a essas coisas, é obrigada a recorrer à origem [8][8]

                                                      No manual ainda explica por alto como proceder à desmontagem, mas diz para recorrer a um serviço autorizado Opel. [8)][8]

                                                      Comentário

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