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Ferias: malas nos tejadilho e atrelados (consumos)

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    Ferias: malas nos tejadilho e atrelados (consumos)

    Boa noite caríssimos,

    A minha questão/proposta de discussão é esta mesmo, em quanto prejudica os consumos estas duas opções?

    Falo portanto de uma mala de tejadilho (caso faca diferença falem das espalmadas e largas e das mais finas e compridas) e de um atrelado de tamanho pequeno e baixo (ate á altura do carro)

    Isto vem pois porque com tempo vou pensar em qual a melhor opção para mim em viagens Alemanha-Portugal e vice versa. O meu chefe é utilizador quase diário de atrelados e diz que o consumo não aumenta muito pois a velocidade é mais reduzida, ou seja a 120 sem atrelado gasta o mesmo que a 100 com um. Por outro lado ele usa também mala por cima e fala de consumos na ordem dos 1 a 1,5 litros a mais ( para info ele tem um a5 Cabrio 3.0 TDI e um q7 com o mesmo motor)

    Eu como tenho um Megane 1.6 a gasolina penso que mais vulnerável fico ao aumento dos consumos pelo menor binário.

    Gostava de ver este tema discutido. Sabemos que cada vez mais ha menos dinheiro para grandes carros familiares e grandes motores e nas férias lá vão os coitados carregados ate cima!

    #2
    O meu bebe mais 1l em AE, é um 1.5 de 90cv. A andar a passear por nacionais nunca notei diferenças.
    Toda a vida as pessoas andaram com carros fracos, carregados até mais não e sempre se chegou ao destino, se não se conseguia ir a 120 ia-se a 90.

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      #3
      Em principio, férias são uma vez por ano, qual é o problema de eventualmente se poder gastar mais uns litros de combustivel com mais tralha atrás? eu como só vou uma vez por ano passar férias ao Algarve, estou-me borrifando para o preço das portagens, e para o consumo porque vou sempre pé a fundo, para poupar tenho o resto do Ano.

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        #4
        Eu notava aumento de consumo quando andava de atrelado, mas não podes seguir como exemplo. Era um atrelado aberto e carregava um moto4, quer num Mégane II 1.5 Dci de 80cv e um Clio 1.5 Dci de 65cv.
        PEDROM, não te preocupas com os consumos e tens razão no que dizes, poupa-se o resto do ano. Mas o user fala em viagens Alemanha Portugal e aí sim, a diferença de consumo pode fazer muita diferença, passe o pleonasmo.

        Se por um lado a mala de tejadilho pode aumentar um bocado o consumo, devido à maior resistência, se bem que cada vez mais as malas são desenhadas tendo em conta a aerodinâmica.
        O atrelado, se bem que vai "escondido" atrás do carro, influência não o Cx mas o Scx (penso que seja assim) o coeficiente de penetração do ar de saída (devo estar a chamar nomes às coisas, mas pode ser que se entenda), mas principalmente, força mais o motor pelo ter de "arrastar" o atrelado, se bem que se nota no arranque, porque depois de estar embalado, mal se nota o atrelado.

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          #5
          Eu tenho um mondeo tdci e ando frequentemente com um atrelado atrás por causa do jetski. Os consumos são os mm ou menores pois vou mais devagar. Auto estrada é raro passar dos 120 e nacional dos 80. Basicamnete é o mm que levar mais 2 adultos no carro!
          Quando tinha a mota de água (so a mota pesava 300kg ou mais) aí já se notava p.ex. a ir para o algarve aumento de 1 litro, 1.5l.
          Por outro lado com a mala no tejadilho vais mais descansado pois não vais constantemente a olhar pelo retrovisor a ver se o reboque continua lá e não tens stress com rolamentos dos atrelados. Pelo menos em motas de água e jets passamos a vida a ver e/ou mudar rolamentos

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            #6
            Com barras e pranchas de snowboard e uns ski's dá-me sempre um aumento de 1L . Portanto conta mais ou menos com isso.

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              #7
              Não sei como é a tua condução, mas provavelmente o litro que gastas a mais por levar a mala no tejadilho pode ser recuperado fazendo uma boa condução com algumas técnicas de hypermilling.

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                #8
                Comigo gasta cerca de mais 1L com a mala e mais 1/2 litro com o atrelado a velocidades de 100-120. Com os 2 juntos nunca experimentei.
                Agora digo-te uma coisa, já viajei pela europa com um atrelado atrás e aquilo é um stress tremendo, está-se sempre preocupado com o engate, se há um furo, se há algum problema, é o triplo da preocupação. Se puderes, evita o atrelado.

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                  #9
                  No meu caso, o aumento de consumo ronda entre 0,5 a 1 litro. Mas este exemplo é dado com um motor Diesel e para andamentos dentro dos limites.

                  Com um andamento acima dos 130 até aos 160, notei um aumento de 2,5 litros...

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                    #10
                    Com 3 bicicletas em cima, no Corsa 1.5 TD, mais um 1,5 L/100 Kms

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                      #11
                      Falando em malas de tejadilho...

                      Alguém tem um carro com tecto de vidro e que use também destas malas de tejadilho?
                      Que riscos podem existir?
                      Estragar/empenar mecanismos, etc...?

                      Estou a falar de tectos integrais em vidro, não o tecto de abrir vulgar.

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                        #12
                        Que eu saiba não tem qualquer influência o tipo de tecto que o cardo dem.

                        Quanto ao assunto em si falo em velocidades legais, eu raramente piso muito no acelerador em viagem e com a minha filha no carro. Numa viagem de 2600kms para cada lado faz muita diferença ir a 120 ou a 130...no fim são 40-50euros para cada lado a mais...mais de meio deposito

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                          #13
                          Lá está o que eu dizia. Numa viagem Lisboa Algarve, não se nota, mas na viagem que fazes, realmente é muita a diferença.
                          No caso, penso que a mala de tejadilho seja mais aerodinâmica que o atrelado. Além de que, como foi dito acima, escusas de ter a preocupação de ir sempre a ver se o atrelado ainda lá está e tens menos probabilidades em ter chatices, pois não rebenta pneus, não tens preocupações com os rolamentos ou numa curva um bocadinho mais apertada, ele não se atravessa (como me aconteceu uma vez, a sair da A2 para Coina, olhar para o espelho e não ver o Banshee, olhar pelo espelho lateral e lá ia o maluco todo atravessado e ainda nem estava com as rodas dele no chão).

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                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Falando em malas de tejadilho...

                            Alguém tem um carro com tecto de vidro e que use também destas malas de tejadilho?
                            Que riscos podem existir?
                            Estragar/empenar mecanismos, etc...?

                            Estou a falar de tectos integrais em vidro, não o tecto de abrir vulgar.
                            Se o carro permitir a implantação de barras de tejadilho, à partida não terás problemas. Respeitando os locais de implantação dos pés das barras.

                            No entanto, e isto serve para qualquer um, é recomendável ver no manual do carro o peso bruto máximo admitido no tejadilho, que varia de carro para carro e até entre versões de um mesmo modelo.

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