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Peugeot 308 - problemas filtro antipoluição

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    Peugeot 308 - problemas filtro antipoluição

    Boas pessoal,

    Ao fim de um ano estou a ter um problema estranho no meu 308.
    Inicie uma viagem entre o Norte e Sul e ao final de 150km apareceu um alarme. A luz do motor apareceu e uma mensagem de "filtro de antipoluição com anomalia " também apareceu. Pensei que seria o problema do filtro de partículas. Tentei acelerar um pouco mas o carro perdeu muito potência e não passava das 3000 rpm. Penso que a perda de potência não é muito bom.
    Já aconteceu este comportamento a algum de vocês? O meu carro é o 308 1.6 de 110cv.
    Obrigado.

    #2
    Boas

    Qual o ano e quilómetros?

    Penso já ter lido qualquer coisa relacionada com um 308 aqui no forum.

    Comentário


      #3
      Dá uma vista de olhos aqui: http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1068001324

      Pode ser falta de aditivo, mas só ligando o carro à máquina. Dizes que tem um ano, mas se é de 110cv suponho que tenha um ano nas tuas mãos e mais nas de outra pessoa, portanto eu começaria por aí. O modo de segurança tranca o carro às 2800rpm, salvo erro. Já o deixaste desligado um bocado e depois retomar a viagem para ver se terá sido um erro "momentâneo"?

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas.. O carro é de 2008 e tem quase 167000 kms. Comprei o carro á quase um ano. Eu tentei desligar o carro e voltar a ligar e a questão do bloqueio das rotações foi ultrapassada, no entanto, a luz do motor continua acesa e o alarme também. Só consegui desligar o problema do alarme e da luz quando andei durante 30kms a rotações altas. A questão é que este problema aconteceu duas vezes seguidas.

        Comentário


          #5
          Estive a ler o link acima... Alguém sabe quanto custa a mudança do FAP? Vou tentar marcar uma visita à oficina para a semana.

          Comentário


            #6
            De vez em quando o filtro fica um pouco mais saturado (zonas húmidas, demasiados percursos citadinos, etc) e aparece esse aviso, acabando por passar depois de o carro rolar um bom bocado e tendo feito a regeneração. Se apareceu duas vezes, já pode ser sintoma de falta de líquido eolys (mas acho que avisará especificamente se for esse o caso), pois ainda é cedo para a troca do FAP tendo em conta os kms do carro.

            A troca do filtro em si é uma brincadeira bastante cara, mas na oficina da marca já me informaram que se o exterior estiver em bom estado trocam só o miolo. O problema é que mesmo assim será coisa para não ir abaixo dos 500€. Mas passa numa oficina e pede diagnóstico se o carro continuar a acusar o problema, antes de começares a pensar já em trocar o filtro.

            Comentário


              #7
              Sabes se esse FAP tem mesmo o aditivo? Em principio, se tiver, acenderá uma luz para repor o aditivo assim que necessitar.

              Não tens no manual do carro que FAP deve ser trocado aos 120 mil kms?

              Se for o FAP obstruido, já há casas que o limpam sem o retirar do local, como podes ver no video.

              https://www.youtube.com/watch?v=020MdntTw34

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                De vez em quando o filtro fica um pouco mais saturado (zonas húmidas, demasiados percursos citadinos, etc) e aparece esse aviso, acabando por passar depois de o carro rolar um bom bocado e tendo feito a regeneração. Se apareceu duas vezes, já pode ser sintoma de falta de líquido eolys (mas acho que avisará especificamente se for esse o caso), pois ainda é cedo para a troca do FAP tendo em conta os kms do carro.

                A troca do filtro em si é uma brincadeira bastante cara, mas na oficina da marca já me informaram que se o exterior estiver em bom estado trocam só o miolo. O problema é que mesmo assim será coisa para não ir abaixo dos 500€. Mas passa numa oficina e pede diagnóstico se o carro continuar a acusar o problema, antes de começares a pensar já em trocar o filtro.
                A marca diiz, que nos 1.6 HDI, a troca é a cada 120.000km. A maioria aguenta mais, mas é a recomendaçao da marca. No caso da minha Focus, com 133.000km, ele ainda nao chateia, mudo o Eolys a cada 60.000km, so noto quando faço mais cidade, o motor mais preso e noto uns ligeiros soluços, uns km em AE e a coisa passa.


                Quanto ao problema, pode precisar de uma regeneraçao forçada. Mas o melhor é levar o carro a alguem que perceba do assunto e ligar o carro à maquina para perceber o porque do erro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  A marca diiz, que nos 1.6 HDI, a troca é a cada 120.000km. A maioria aguenta mais, mas é a recomendaçao da marca. No caso da minha Focus, com 133.000km, ele ainda nao chateia, mudo o Eolys a cada 60.000km, so noto quando faço mais cidade, o motor mais preso e noto uns ligeiros soluços, uns km em AE e a coisa passa.


                  Quanto ao problema, pode precisar de uma regeneraçao forçada. Mas o melhor é levar o carro a alguem que perceba do assunto e ligar o carro à maquina para perceber o porque do erro.
                  Isso depende do motor. No meu caso, e na marca disseram-me que já tinha sido alterado, o preconizado e verificar a FAP aos 140kkms e depois a cada 20kkms. Pode ser necessário trocar aos 140 ou não.

                  Comentário


                    #10
                    Esse aviso pode ser das velas. Lendo os erros registados na centralina, indica o erro P1351. Esta semana tenho uma 308 SW HDI FAP para corrigir essa situação..

                    Comentário


                      #11
                      Já aconteceu numa 308sw esse aviso acompanhado pela luz do motor acesa e foi a MAF avariada.

                      Comentário


                        #12
                        Boas malta.. Obrigado pelas respostas. Já fiz o diagnóstico e a Peugeot diz que o problema está na válvula EGR... Ou seja... Vou gastar uns euros com esta brincadeira. Já tinha acontecido isto a algum de vocês?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Scofield81 Ver Post
                          Boas malta.. Obrigado pelas respostas. Já fiz o diagnóstico e a Peugeot diz que o problema está na válvula EGR... Ou seja... Vou gastar uns euros com esta brincadeira. Já tinha acontecido isto a algum de vocês?
                          A tanta gente... Nestes motores, isso não é muito invulgar.

                          Comentário


                            #14
                            A melhor solução é Fapoff, googla ;)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                              A melhor solução é Fapoff, googla ;)
                              A soluça FAPoff parece porreira. Sabes se depois não vou ter problemas quando for fazer a inspecção? Isto elimina o problema da válvula ou só o problema do FAP?

                              Comentário


                                #16
                                Há uma solução para isso,diria quase perfeita,sem reprogramação,sem remoção,apenas uma pequena alteração.

                                Farto dos problemas com o FAP do meu 1.9CDTI,decidi arriscar e em boa hora o fiz.

                                Poderei partilhar com os interessados.

                                Comentário


                                  #17
                                  A melhor solução para problemas da EGR é o fapoff???
                                  Nem que fosse o FAP o verdadeiro problema.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dm101 Ver Post
                                    Há uma solução para isso,diria quase perfeita,sem reprogramação,sem remoção,apenas uma pequena alteração.

                                    Farto dos problemas com o FAP do meu 1.9CDTI,decidi arriscar e em boa hora o fiz.

                                    Poderei partilhar com os interessados.
                                    Não te faças rogado! Partilha lá isso! Afinal de contas é essa a principal função do fórum! Espaço de partilha, tal como na antiga Grécia ou Roma

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                      Não te faças rogado! Partilha lá isso! Afinal de contas é essa a principal função do fórum! Espaço de partilha, tal como na antiga Grécia ou Roma
                                      Espaço de partilha mas com regras,como tal não sei se o poderei fazer sem as infringir.

                                      Envia pm.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há uma solução, que se pode dizer, bastante boa e não tem chatices de FAP que muitos ainda tentam ignorar ou fazer com que eles não existam: carros a gasolina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que me parece que se está a tentar ignorar, neste caso, é o facto de o problema ter sido identificado e ser da EGR.
                                          Mas já se está, mais uma vez, a bater nos FAP.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas vão fazer o quê à EGR? Limpá-la e toda a admissão ou trocam-na já?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vão trocar a válvula.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                                O que me parece que se está a tentar ignorar, neste caso, é o facto de o problema ter sido identificado e ser da EGR.
                                                Mas já se está, mais uma vez, a bater nos FAP.
                                                Exacto ... mas depois será a FAP a dizer "olá"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Que grande treta... Vou começar a colocar uns euros de parte...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Scofield81 Ver Post
                                                    Que grande treta... Vou começar a colocar uns euros de parte...
                                                    Mas isso é o prato do dia dos carros "novos" a diesel, o pessoal (a maior parte na ignorancia) compra para andar com eles em trajetos curtos e muita cidade e depois o pouco que poupa na hora de abastecer não chega para as reparaçoes das FAP e afins.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                      Exacto ... mas depois será a FAP a dizer "olá"
                                                      Com quase 170000kms é natural que venha a precisar de a trocar, eventualmente. Agora nem tu, nem eu sabemos quando é que isso vai acontecer. Nem se o user tem o carro para fazer trajectos curtos ou cidade ou o que quer que seja.
                                                      Mas quase todos os dias anda aí a brigada anti-diesel a mandar os seus agoiros e todos os problemas que surgem são dos FAP.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                                        Com quase 170000kms é natural que venha a precisar de a trocar, eventualmente. Agora nem tu, nem eu sabemos quando é que isso vai acontecer. Nem se o user tem o carro para fazer trajectos curtos ou cidade ou o que quer que seja.
                                                        Mas quase todos os dias anda aí a brigada anti-diesel a mandar os seus agoiros e todos os problemas que surgem são dos FAP.

                                                        Nao é necessario ser-se anti diesel ou haters , é a realidade ! Existe é gente que nao acredita ou que sao só os haters que falam mal dos FAP e como tal nao existe problemas em relaçao ao FAP !

                                                        Que existe existe é a realidade e as pessoas teem de lidar com isso mesmo , mas preferem chamar os que estao a avisar para os problemas do FAP de haters ou brigada anti-diesel .... enfim

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Por isso a peugeot que comprei tem FAP, mas fiz a garantia com cinco anos e todas as revisões incluídas e kilometragem até aos 180 000 km incluída, caso se passe qualquer coisa está sempre dentro dessa garantia.
                                                          Mas é um risco comprar carros a diesel com FAP, como faço cerca de 20 km diários em auto estrada não penso a vir a ter problemas, a ver vamos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                            Por isso a peugeot que comprei tem FAP, mas fiz a garantia com cinco anos e todas as revisões incluídas e kilometragem até aos 180 000 km incluída, caso se passe qualquer coisa está sempre dentro dessa garantia.
                                                            Mas é um risco comprar carros a diesel com FAP, como faço cerca de 20 km diários em auto estrada não penso a vir a ter problemas, a ver vamos.

                                                            Viva, hoje no meu c4 após abastecer apareceu o seguinte aviso “Risco de estragar o filtro de partículas (FAP)” . Será que o líquido está abaixo do mínimo ? O carro tem 230mil km..fiz a manutenção do filtro na altura apropriada. Alguém sabe dizer me se há risco andar assim ?

                                                            Comentário

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