Os motores CDTI têm borboletas no colector de admissão (swirl flaps) que são comandadas por uma barra que quase sempre acaba por ceder.
Para quem tem 1.9 CDTIs este é um problema que mais tarde ou mais cedo se irá manifestar.
No meu caso com de cerca 280K.
O problema não é a barra propriamente dita mas os contactos/charneira às borboletas. No meu caso, aquando de uma inspecção de rotina ao motor, deparei-me com a barra a ceder mais ainda a funcionar. Passado pouco mais de uma semana, depois de encomendar as peças, encontrei-a já caída.
Os culpados, na imagem podem ver o desgaste presente que chegou ao ponto de fazer perder o contacto com as borboletas, tendo então a barra caído em cima do colector de admissão.
As peças que precisava, comprei no sítio do costume, ou seja ebay.uk. (Basta pesquisarem no ebay por: CDTI swirl flap repair kit)
Aspecto das peças:
Aspecto interior com a anilha de retenção visível.
Tendo já à barra caído ou estando prestes a cair, terão de a retirar. Para isso terão de sacar os cachimbos das velas 1 e 3 para dar espaço para que esta possa ser retirada. Depois de retirada, convém limpar toda essa zona e em particular as zonas onde as borboletas rodam com spray de limpeza de motores, por exemplo.
Iniciamos depois o trabalho de remoção das peças plásticas e colocação das novas peças charneira em latão (no meu caso) ou alumínio.
Pegam então na barra e com um martelo e alicate, partem as peças plásticas, com o devido cuidado para não danificar ou empenar a barra.
Aqui já desembaraçada das peças plásticas. As peças que comprei, de latão, permitem o encaixe na barra através de parafuso.
No meu caso e apesar de publicitarem que é só encaixar e montar, tive de alargar um pouco os buracos na barra para entrarem os parafusos e o no nº 3 (aquele em cima da borboleta que comanda a barra) tive de aprofundar o sulco para conseguir caber a cabeça do parafuso.
Montei tudo, tendo o cuidado de colocar cola para parafusos aquando da montagem das peças.
Aspecto da barra com as peças montadas.
E já montada no sítio,
A operação é relativamente simples.
No meu caso tive problemas com uma porca teimosa que teimava em não sair e gastei também tempo QB a acertar a barra com as borboletas. Sugiro também que depois de montadas as peças, coloquem a barra numa superfície plana, com as peças para baixo, para se certificarem que estão as quatro niveladas.
Qualquer dúvida apitem. Bom trabalho.
CumpS
Para quem tem 1.9 CDTIs este é um problema que mais tarde ou mais cedo se irá manifestar.
No meu caso com de cerca 280K.
O problema não é a barra propriamente dita mas os contactos/charneira às borboletas. No meu caso, aquando de uma inspecção de rotina ao motor, deparei-me com a barra a ceder mais ainda a funcionar. Passado pouco mais de uma semana, depois de encomendar as peças, encontrei-a já caída.
Os culpados, na imagem podem ver o desgaste presente que chegou ao ponto de fazer perder o contacto com as borboletas, tendo então a barra caído em cima do colector de admissão.
As peças que precisava, comprei no sítio do costume, ou seja ebay.uk. (Basta pesquisarem no ebay por: CDTI swirl flap repair kit)
Aspecto das peças:
Aspecto interior com a anilha de retenção visível.
Tendo já à barra caído ou estando prestes a cair, terão de a retirar. Para isso terão de sacar os cachimbos das velas 1 e 3 para dar espaço para que esta possa ser retirada. Depois de retirada, convém limpar toda essa zona e em particular as zonas onde as borboletas rodam com spray de limpeza de motores, por exemplo.
Iniciamos depois o trabalho de remoção das peças plásticas e colocação das novas peças charneira em latão (no meu caso) ou alumínio.
Pegam então na barra e com um martelo e alicate, partem as peças plásticas, com o devido cuidado para não danificar ou empenar a barra.
Aqui já desembaraçada das peças plásticas. As peças que comprei, de latão, permitem o encaixe na barra através de parafuso.
No meu caso e apesar de publicitarem que é só encaixar e montar, tive de alargar um pouco os buracos na barra para entrarem os parafusos e o no nº 3 (aquele em cima da borboleta que comanda a barra) tive de aprofundar o sulco para conseguir caber a cabeça do parafuso.
Montei tudo, tendo o cuidado de colocar cola para parafusos aquando da montagem das peças.
Aspecto da barra com as peças montadas.
E já montada no sítio,
A operação é relativamente simples.
No meu caso tive problemas com uma porca teimosa que teimava em não sair e gastei também tempo QB a acertar a barra com as borboletas. Sugiro também que depois de montadas as peças, coloquem a barra numa superfície plana, com as peças para baixo, para se certificarem que estão as quatro niveladas.
Qualquer dúvida apitem. Bom trabalho.
CumpS
Comentário