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É verdade que os carros perdem cavalos?

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    É verdade que os carros perdem cavalos?

    Criei este tópico com a seguinte dúvida, não sendo nenhum "expert" na matéria da mecânica etc, gostaria de saber se um carro ao longo dos anos perde cavalos?

    E se sim, qual a razão e normalmente quantos cavalos um carro perde em função da idade do mesmo?

    Exemplo: Tenho um carro com 11 anos que originalmente têm 163 cv's. Quantos cavalos o carro estará a debitar no presente, supondo que teve a sua vida normal, sem grandes complicações e sempre tratado a tempo e horas quando preciso?

    Cumprimentos a quem me esclareçer a dúvida, abraço!

    #2
    Sim, todos os carros perdem cavalos com a idade, uns mais que outros.

    Comentário


      #3
      A única forma de saber é realizando um teste de potência.

      Não existe nenhuma "fórmula" que permita calcular quantos cavalos se "perderam" ao longo do tempo.

      Comentário


        #4
        Se for alemão consta-se que até ganham cavalos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
          Se for alemão consta-se que até ganham cavalos
          Estás a gozar mas é perfeitamente normal um carro ganhar cavalos ao longo da sua utilização.

          No fim de alguns milhares de km's os carros ganham efetivamente cavalos, depois quando começam a aparecer os desgastes excessivos é que começam a perder.

          Comentário


            #6
            Pelo que eu sei os carros só perdem cavalos se tiverem uso, e quantos mais km tem mais cavalos perdeu.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
              Se for alemão consta-se que até ganham cavalos


              Ahhh bandido...

              Comentário


                #8
                É normal um carro com 4/5 anos e uma utilização regular ganhar inclusivé alguns cavalos, com o desgaste de todas as peças (mais uns anitos valentes) começam efectivamente a perder cavalos, isto porque logicamente as peças de desgaste não apresentam as mesmas condições

                Agora o que leva a "perder cavalos" a sério é uma manutenção incorrecta. A falta de cuidado nas manutenções obrigatórias leva a maiores perdas, mais uma vez por motivos óbvios.

                Neste tipo de casos eu lembro-me sempre daquele episódio do Top Gear em que pegaram num Renault qualquer com quase 10 anos e uma manutenção muito duvidosa e com mudança de óleos, filtros e injectores o carro ganhou 20 ou 30 cavalos, algo do género

                Comentário


                  #9
                  É verdade que perdem potência sim, devido ao desgaste dos componentes internos do motor. Isto acontece sobretudo nos motores de baixa cilindrada, no entanto, há casos em que uma boa revisão pode fazer milagres. Muitos não pensam nisso, mas a manutenção de um carro é muito mais que óleo e filtros, cardans estragados afectam o andamento do carro, valvulinas velhas afectam o andamento, discos ligeiramente empenados afectam o andamento, pneus rascas afectam o andamento...claro que é tudo numa margem mínima, mas tudo em simultâneo acaba por fazer diferença. Até uma embraiagem de AC avariada pode tirar rendimento ao motor.
                  Um carro com manutenção sempre a horas, com material do bom e do melhor desde que não sofra abusos (altas rotações por exemplo) aguenta perfeitamente 20 anos...ou mais! Um dos meus carros teve em certa altura pneus Mabor e cumpriam a sua função, mas prendiam muito o carro. Neste momento tem uns Yokohama e são fantásticos, depois de aquecerem mal se sentem os pneus, têm um bom grip e não prendem o carro. Ah e tudo isto afecta o consumo.
                  Editado pela última vez por inlinesixman; 28 July 2014, 01:44.

                  Comentário


                    #10
                    Os motoreas a gasolina são os que perdem mais potencia com o passar dos kms, os motores diesel não perdem assim tanto devido a sua maior elevada resistencia, até em alguns casos comprovados por teste em que ganham mais alguns cavalos depois da rodagem feita.

                    Comentário


                      #11
                      E tu que não viesses com essa lenga lenga. Clássico

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GasoilTurbo Ver Post
                        Os motoreas a gasolina são os que perdem mais potencia com o passar dos kms, os motores diesel não perdem assim tanto devido a sua maior elevada resistencia, até em alguns casos comprovados por teste em que ganham mais alguns cavalos depois da rodagem feita.
                        Claro, claro...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                          Estás a gozar mas é perfeitamente normal um carro ganhar cavalos ao longo da sua utilização.

                          No fim de alguns milhares de km's os carros ganham efetivamente cavalos, depois quando começam a aparecer os desgastes excessivos é que começam a perder.
                          No final fica tudo na mesma.
                          Originalmente Colocado por GasoilTurbo Ver Post
                          Os motoreas a gasolina são os que perdem mais potencia com o passar dos kms, os motores diesel não perdem assim tanto devido a sua maior elevada resistencia, até em alguns casos comprovados por teste em que ganham mais alguns cavalos depois da rodagem feita.
                          Sim, sim...pois

                          Comentário


                            #14
                            Aprendam: como tornar um tópico de dúvida de um user num tópico "gasolina vs diesel".

                            O problema é que alguns andam a dormir e ainda não vieram ver.

                            E tu, já bebeste o teu shot de gasól hoje?????




                            (só para picar, fiquem sabendo que se um carro a diesel ganhar cavalos com a rodagem é mau sinal )

                            Comentário


                              #15
                              Os motores turbo (diesel ou otto) até ganham uns cavalos nos primeiros anos de vida, para depois também (talvez) perderem alguns, sobretudo com manutenção descuidada.

                              No entanto motores NA é "sempre a perder", sobretudo se pouco cuidados. Os NA são particularmente sensíveis e para se manterem de boa saúde precisam de atenção, revisões a horas e como deve ser, e também de serem puxados com frequência a rotações mais altas para não ficarem "presos".

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                Os motores turbo (diesel ou otto) até ganham uns cavalos nos primeiros anos de vida, para depois também (talvez) perderem alguns, sobretudo com manutenção descuidada.

                                No entanto motores NA é "sempre a perder", sobretudo se pouco cuidados. Os NA são particularmente sensíveis e para se manterem de boa saúde precisam de atenção, revisões a horas e como deve ser, e também de serem puxados com frequência a rotações mais altas para não ficarem "presos".

                                Porquê?

                                Comentário


                                  #17
                                  Creio que, como em tudo, dependerá do tipo de utilização, do tipo de motor, etc. Acredito que haverá tendência à perda de potência, devido a pequenas folgas ou pequenas fugas, a nível interno. Detalhes que não colocam em causa o bom funcionamento do motor, mas que todos eles adicionados causam a "falta de precisão" no funcionamento que dita essa perda de potência. Acredito também no período em que "ganham potência", e aqui acredito, mais uma vez, que a utilização fará toda a diferença... numa utilização mais citadina, há mais carvão acumulado, por exemplo, que numa utilização estradista e a ritmos elevados, além disto, há sempre uma fase que deverá optimizar a relação entre as folgas dos componentes "já não está tão justo como originalmente, mas ainda não tem folgas suficientes para diminuir o rendimento".

                                  O meu carro, por exemplo, está com quase 240 mil kms, e eu tinha já a percepção de que ele estava mais despachado do que quando o comprei com 100 mil... E agora começo a acreditar na veracidade disso, dado que quase todos os meus amigos e colegas acham que eu o tenho reprogramado. Inclusivamente na ultima revisão, o mecânico comentou "o teu carro parece que tem o diabo metido nele, e agora com a revisão parece que ainda anda mais". Mas sei, que daqui a mais 30, 40 ou 50 mil kms, o ritmo vai abrandar - neste momento deve estar numa espécie de ponto de optimização.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cuidado com os veículos de 250K a 300K Kms que começam a andar muito, aquilo anda muito pois já todas as peças têm alguma folga, está tudo tão leve que faz muitas rotações, o problema é que normalmente passado pouco tempo gripa o motor e vai tudo para a sucata, basta uma peça ganhar folga em demasia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora é normal qualquer veiculo depois da rodagem ganhar uns cavalitos, embora hoje os veículos não precisem de rodagem, o fabrico de motores tem tolerâncias mais pequenas, quem tiver um pouco de sensibilidade e comprar um veiculo novo nota isso. Senão mal compra o veiculo vai a um banco de potência e depois vai passado um ano e vê a diferença de valores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                        Cuidado com os veículos de 250K a 300K Kms que começam a andar muito, aquilo anda muito pois já todas as peças têm alguma folga, está tudo tão leve que faz muitas rotações, o problema é que normalmente passado pouco tempo gripa o motor e vai tudo para a sucata, basta uma peça ganhar folga em demasia.
                                        Concordo! ;-) Por isso é que na próxima revisão vou redobrar a atenção e preparar-me para gastar dinheiro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Deixam a porta do estábulo aberta, como é que eles não hadem de fugir

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu perdeu imensos, meti-lhe GPL ahahah,

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                              Concordo! ;-) Por isso é que na próxima revisão vou redobrar a atenção e preparar-me para gastar dinheiro.
                                              Obviamente há motores que duram mais, no entanto nestas Kilometragens é melhor prevenir/verificar do que depois ter de remediar, uma inspeção feita à parte inferior do motor por um mecânico competente pode dar uma ideia do desgaste ou não do motor, tirar o carter do motor, nos veículos de motor transversal normalmente é fácil, dá para ver o desgaste dos bronzes biela/cambota e desgaste nas chumaceiras, para além da parte inferior das camisas dos cilindros.
                                              Obviamente esta verificação é para saber o estado do motor.

                                              Caso se verifiquem perda de potência, se medir menos taxa de compressão do que indica o fabricante, ai pode estar na hora de abrir o motor levar segmentos, bronzes, juntas e vedantes e fica "novo" para mais 100K.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                O meu perdeu imensos, meti-lhe GPL ahahah,
                                                Não é regra, há motores que perdem pouco, a Fiat garante a mesma potência independentemente do combustível, nos de fabrica.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                  Não é regra, há motores que perdem pouco, a Fiat garante a mesma potência independentemente do combustível, nos de fabrica.
                                                  É uma questão de afinação, já andei em carros a GPL com mais potência que a gasolina ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Rodal, parece-me que ele estava a ser extremamente irónico, visto que a perda de potência é um dos temas mais falados quando se fala em conversões para GPL.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Existem motores que perdem potencia mal saem da fabrica, cliso rs dos antigos com 197cv.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há carros que assim que são vendidos ganham um burro... ao volante.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                                          Rodal, parece-me que ele estava a ser extremamente irónico, visto que a perda de potência é um dos temas mais falados quando se fala em conversões para GPL.
                                                          Correto, era mesmo pra ajabardar :P

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Agora que falas em GPL, os sistemas mais recentes da BRC dizem que ganham uns 4 ou 5 cavalitos nos atmosféricos e uns 10 nos turbocomprimidos.

                                                            Conheço quem tenha instalado um desses num A4 1.6 e diz que ainda se nota a diferença de potência...

                                                            Comentário

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