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Relato de uma limpeza da admissão com Liqui Moly

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    Relato de uma limpeza da admissão com Liqui Moly

    Numa das últimas limpezas à EGR da minha Espace, já era notório o entupimento da admissão com uma espécie de papa de carvão com molho de óleo. Como o motor (1.9 dCi) já leva quase 250,000 Kms em cima, é uma situação natural e por esta altura convém limpar a admissão.

    Pois bem, uma limpeza a sério envolve desmontar a admissão e limpá-la mecanicamente, com jato de areia ou através de calor. Depois é preciso montá-la novamente com novas juntas. Isto exige muita mão de obra e não fica barato.

    Como li algures que existiam solventes que podiam fazer o trabalho sem desmontar nada, na semana passada resolvi comprar uma embalagem disto: LIQUI MOLY - Motor Oils, Additives, Car Care - Diesel engines can breathe easy

    Fiz a limpeza como determinam as instruções e no final... acho que a única limpeza que foi feita foi à minha carteira...

    Já alguém usou este produto (ou outro semelhante) com sucesso?

    #2
    Há uma limpeza ao FAP... ali no Geral. Mas eu sempre ouvi dizer que limpar admissões e EGR era à mão...

    Faz-me sempre confusão para onde irá o lixo que eventualmente se libertar da admissão ou da EGR.

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      #3
      Mandei limpar a admissão do meu clio 1.9d aos 390 mil km. De facto estava um bocado cheio de carvão aquilo (oleo não tinha, não sendo turbo é como não fumar, é um pouco mais saudável).

      Ficou um dia de molho... e resultou bastante bem.

      Estou a considerar colocar o resto de molho também.

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        #4
        O que quem vende estes produtos não te diz é que estes produtos não fazem milagres.

        se tiveres a EGR quase toda entupida, como é normal na maioria dos carros das pessoas que equacionam usar estes produtos, isto não vai fazer nada.
        Limpa a EGR "à mão" e usa um produto destes como manutenção dessa limpeza prai a cada 15mil kms. Se o produto fôr bom, é provavel que consigas aumentar o tempo até ser preciso outra limpeza grande à EGR

        Comentário


          #5
          Tiras as peças fora e deixas de molho para ser mais fácil limpar. Esse spray serve sim quando ainda tem uma camadita..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
            se tiveres a EGR quase toda entupida, como é normal na maioria dos carros das pessoas que equacionam usar estes produtos, isto não vai fazer nada.
            A EGR está limpa (tem sido retirada e limpa regularmente), o problema é mesmo no coletor de admissão, já depois da EGR.

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              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Tiras as peças fora
              Pois... era mesmo isto que queria evitar, mas parece que não há alternativa...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Pois... era mesmo isto que queria evitar, mas parece que não há alternativa...
                Não é nada de complexo na realidade. Basta conhecimentos básicos/médios, ferramentas e espaço físico.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Tiras as peças fora e deixas de molho para ser mais fácil limpar. Esse spray serve sim quando ainda tem uma camadita..

                  Qual o produto mais adequado para deixar de molho?

                  Estou a pensar limpar o colector de admissão do meu carro...

                  Comentário


                    #10
                    Petróleo ou gasóleo e uma trincha.

                    Comentário


                      #11
                      Não há nenhum produto específico para esse tipo de limpezas (deixar de molho) ?

                      Comentário


                        #12
                        Já os indiquei no post anterior. Mas para te ser sincero, até já utilizei tira gorduras em spray (fogão/forno) e foi quando obtive melhores resultados.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
                          Petróleo ou gasóleo e uma trincha.
                          Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
                          Já os indiquei no post anterior. Mas para te ser sincero, até já utilizei tira gorduras em spray (fogão/forno) e foi quando obtive melhores resultados.
                          É isto.

                          Mas podes dar um balúrdio por um produto com uma etiqueta a dizer exactamente o que queres

                          Comentário


                            #14
                            De lembrar que qualquer tipo de carvão/sujidade depois de sair da admissão, poderá ficar no catalizador, sistema de escape ou até mesmo continuar a obstruir a admissão.

                            Num carro a carburador ou injeção, este spray ou outro semelhante é muito bom, funciona muito bem, pois não há a sujidade comparável a um diesel.

                            Num diesel é sempre mais complicado, pela sujidade.

                            Neste caso, numa admissão muito suja, o mais adequado a fazer é desmontar a admissão (e por conseguinte a EGR) e fazer uma limpeza, como quiseres, com este spray, gasolina, brake cleaner. Depois de limpo e seco, colocar juntas novas e voltar a montar.

                            Dever-se-á sentir alguma diferença.

                            P.S Já fiz esta operação em carros a gasolina e notou-se diferença.
                            Editado pela última vez por AndreEmidio; 31 July 2014, 06:25.

                            Comentário


                              #15
                              Boa tarde,

                              Relatei noutro tópico deste forum o meu problema da luz amarela que surgia no painel do carro (Kia Carens) e que inicialmente julgava ser devido a problemas no FAP. Após diagnóstico numa oficina BoschCarService, foi diagnosticado o erro P2015 - sensor de posição A do tubo de admissão de comutação. Para tirar as dúvidas, hoje decidi confirmar o problema e fiz um novo teste numa oficina da Kia (Xanauto) tendo acusado o mesmo erro e o mecânico disse-me que a peça que estaria a dar o erro é o Atuador do Contro das Borboletas, que está relacionada com o Coletor de Admissão.

                              A solução que me apresentaram foi a substituição da peça e a limpeza do coletor de admissão com o seguinte custo (iva incluído):

                              - Atuador do Controlo das Borboletas - 454 €
                              - desmontagem+limpeza do coletor de admissão+montagem - 205 €

                              Qual a vossa opinião ?

                              Sem certezas, li em alguns sites que uma solução para o problema da peça, aparte da necessidade de fazer a limpeza do coletor, poderia ser a colocação disto (https://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2047675.m570.l1313.TR0.T RC0.H0.XIntake+Manifold+repair+bracket.TRS0&_nkw=I ntake+Manifold+repair+bracket&_sacat=0). Será verdade ?

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