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Veículo PT na Suiça

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    Veículo PT na Suiça

    Pedido de ajuda a emigrantes, ou entendidos no assunto.

    Decidi aceitar um novo desafio profissional e vou mudar-me de armas e bagagens para a Suiça, mais precisamente para Genebra.

    Como tenho um carro com pouco mais de 1 ano, poucos kms e pago não estou com vontade de o vender aqui em PT e comprar outro na Suiça, pelo que estava a pensar levá-lo para lá.

    Li que apenas poderia andar com ele 6 meses matriculado em Portugal, é verdade? Alguém me pode dar uma ideia dos custos que teria com esta "importação"? E já agora dos custos anuais na Suiça para um audi a3 1.6 tdi?

    Já agora, as mesmas restrições também se aplicam se tiver residência em França?

    Obrigado.

    #2
    A única coisa que sei, é que com o "Permisso" L podes ter o carro durante 1 ano (deste a data de emissão deste).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rc Ver Post
      A única coisa que sei, é que com o "Permisso" L podes ter o carro durante 1 ano (deste a data de emissão deste).
      Thanks. Vão-me atribuir o visto B (contratos sem termo), mas para o efeito julgo que deve ser a mesma coisa.

      Entretanto estive a investigar na net, e aparentemente estando o carro em meu nome há mais de 6 meses (antes da mudança) é considerado "item pessoal" e não tenho que pagar impostos de legalização, apenas os de circulação e pedir as matriculas. Alguém confirma?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
        Thanks. Vão-me atribuir o visto B (contratos sem termo), mas para o efeito julgo que deve ser a mesma coisa.

        Entretanto estive a investigar na net, e aparentemente estando o carro em meu nome há mais de 6 meses (antes da mudança) é considerado "item pessoal" e não tenho que pagar impostos de legalização, apenas os de circulação e pedir as matriculas. Alguém confirma?
        O melhor é ires ao equivalente das Finanças e do IMTT de lá e confirmar isso tudo. Mas em princípio, será mesmo assim, pois é o mais comum nos países, haver um prazo de alguns meses para trocar as matrículas e isenção de impostos caso seja um veículo pessoal. E cuidado com a carta de condução, que também pode ter um prazo para trocares pela suíça, também de alguns meses.


        EDIT: Já agora, parabéns pelo novo desafio! Boa sorte e que tudo te corra pelo melhor!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
          Pedido de ajuda a emigrantes, ou entendidos no assunto.

          Decidi aceitar um novo desafio profissional e vou mudar-me de armas e bagagens para a Suiça, mais precisamente para Genebra.

          Como tenho um carro com pouco mais de 1 ano, poucos kms e pago não estou com vontade de o vender aqui em PT e comprar outro na Suiça, pelo que estava a pensar levá-lo para lá.

          Li que apenas poderia andar com ele 6 meses matriculado em Portugal, é verdade? Alguém me pode dar uma ideia dos custos que teria com esta "importação"? E já agora dos custos anuais na Suiça para um audi a3 1.6 tdi?

          Já agora, as mesmas restrições também se aplicam se tiver residência em França?

          Obrigado.
          Custos não sei, mas tens de fazer uma exportação do carro para poderes dar baixa da matricula cá em PT, isto caso queiras ficar lá com o carro por mais do que esses 6 meses que falas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
            Thanks. Vão-me atribuir o visto B (contratos sem termo), mas para o efeito julgo que deve ser a mesma coisa.
            Olha que podem dar-te o L.
            Hoje em dia (ainda para mais estando para breve as possíveis novas cotas de imigração), normalmente, atribuem o L primeiro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
              O melhor é ires ao equivalente das Finanças e do IMTT de lá e confirmar isso tudo. Mas em princípio, será mesmo assim, pois é o mais comum nos países, haver um prazo de alguns meses para trocar as matrículas e isenção de impostos caso seja um veículo pessoal. E cuidado com a carta de condução, que também pode ter um prazo para trocares pela suíça, também de alguns meses.


              EDIT: Já agora, parabéns pelo novo desafio! Boa sorte e que tudo te corra pelo melhor!
              Thanks. Sim, também tenho que tirar a carta suiça, ao fim de 1 ano.

              Obrigado, espero que corra!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Eternal Ver Post
                Custos não sei, mas tens de fazer uma exportação do carro para poderes dar baixa da matricula cá em PT, isto caso queiras ficar lá com o carro por mais do que esses 6 meses que falas.
                Mas tenho que tratar de alguma coisa nas finanças cá? Não basta registá-lo lá e mudar a minha residência oficial para a Suiça para me livrar dos tipos das finanças?

                Originalmente Colocado por rc Ver Post
                Olha que podem dar-te o L.
                Hoje em dia (ainda para mais estando para breve as possíveis novas cotas de imigração), normalmente, atribuem o L primeiro.
                A empresa disse-me que seria o B e que não haveria problema com as tais cotas, porque o contrato é sem termo e seria "patrocinado" por eles. Dado tratar-se de um grande grupo onde a grande maioria dos colaboradores são "expats", imagino que tenham isso acautelado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                  Mas tenho que tratar de alguma coisa nas finanças cá? Não basta registá-lo lá e mudar a minha residência oficial para a Suiça para me livrar dos tipos das finanças?

                  Tens pois!

                  Caso fiques lá definitivamente tens de cancelar a matricula cá, nestes casos normalmente pedem um comprovativo de exportação do carro.

                  Portanto Alfândega e IMTT para conseguires cancelar a matricula.

                  Comentário


                    #10
                    Boas,

                    Em relacao ao veiculo, tens ate um ano, depois da data de entrada na suiça para o legalizar. Como referiste, se o veiculo estiver no teu nome ha mais de 6 meses, estarás isento de impostos. So pagaras, uma inspecçao especial, e depois as respetivas matriculas. Tem o cuidado de trazer o certificado de conformidade europeia do carro, com os dados oficiais do carro. Dimensões, pesos, Co2, etc. Recomendo, que a chegada, passes na alfandega, e declares o carro. Assim será te atribuído um certificado, para depois usares na legalização. Em relação a Portugal, não terás de fazer nada, as autoridades locais, enviarão para la, os documentos necessários, no acto da atribuição de matricula Suiça.

                    No que toca a carta de condução, tens 12 meses para a trocar. é apenas uma questão administrativa. e se não me engano, 120Frs. Com a vantagem, de nao ter data de validade, e não termos de andar sempre a renova la, como em Portugal.

                    Boa sorte, e bem vindo a Suiça.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fontes79 Ver Post
                      Boas,

                      Em relacao ao veiculo, tens ate um ano, depois da data de entrada na suiça para o legalizar. Como referiste, se o veiculo estiver no teu nome ha mais de 6 meses, estarás isento de impostos. So pagaras, uma inspecçao especial, e depois as respetivas matriculas. Tem o cuidado de trazer o certificado de conformidade europeia do carro, com os dados oficiais do carro. Dimensões, pesos, Co2, etc. Recomendo, que a chegada, passes na alfandega, e declares o carro. Assim será te atribuído um certificado, para depois usares na legalização. Em relação a Portugal, não terás de fazer nada, as autoridades locais, enviarão para la, os documentos necessários, no acto da atribuição de matricula Suiça.

                      No que toca a carta de condução, tens 12 meses para a trocar. é apenas uma questão administrativa. e se não me engano, 120Frs. Com a vantagem, de nao ter data de validade, e não termos de andar sempre a renova la, como em Portugal.

                      Boa sorte, e bem vindo a Suiça.
                      Excelente feedback!

                      Obrigado!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                        Mas tenho que tratar de alguma coisa nas finanças cá? Não basta registá-lo lá e mudar a minha residência oficial para a Suiça para me livrar dos tipos das finanças?



                        A empresa disse-me que seria o B e que não haveria problema com as tais cotas, porque o contrato é sem termo e seria "patrocinado" por eles. Dado tratar-se de um grande grupo onde a grande maioria dos colaboradores são "expats", imagino que tenham isso acautelado.
                        bem vindo!

                        mudei-me para cá exactamente na mesma situação que tu, já lá vão dois anos, e tive que tratar de legalizar o carro .... antes de ter um acidente que resolveu tudo o complicado foi tratar do abate em Portugal (um autentico inferno burocratico).

                        para a inspecção do carro, no cantão onde estou são extremamente rigorosos, o carro tem que estar todo e completamente de origem, um colega trouxe o 335d de França, a linha de escape estava alterada e podes crer que ele sofreu para passar o carro.

                        Comentário


                          #13
                          .... e se puder dar uma sugestão, vendes o carro em Pt, receberás sempre mais do que dariam por ele na suiça, com a taxa de câmbio actual ainda terás mais "liquidez" para comprar algo melhor, fora que cá não se usa muitos carros a gasoleo (vê o preço do gasoleo vs gasolina).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por OxBoW Ver Post
                            bem vindo!

                            mudei-me para cá exactamente na mesma situação que tu, já lá vão dois anos, e tive que tratar de legalizar o carro .... antes de ter um acidente que resolveu tudo o complicado foi tratar do abate em Portugal (um autentico inferno burocratico).

                            para a inspecção do carro, no cantão onde estou são extremamente rigorosos, o carro tem que estar todo e completamente de origem, um colega trouxe o 335d de França, a linha de escape estava alterada e podes crer que ele sofreu para passar o carro.
                            Obrigado. Espero não precisar de activar o abate do carro em Portugal.

                            Em relação à inspecção não há problema, o carro está como me foi entregue em novo e só tem 30.000km, porque entretanto recebi um carro de empresa (onde trabalho actualmente) e o audi tem estado parado na garagem. Não antecipo grandes problemas aí.

                            E é também por isso - o carro está praticamente novo e está pago - que não me apetece meter em processos complicados de vender aqui o carro e comprar outro aí.

                            Nunca tive um processo tranquilo de venda de um carro em PT, tenho sempre que andar atrás das pessoas ou para registarem o carro, ou para pagarem multas, enfim... Aliás, a última foi mesmo com o stand da Audi em PT. Não só o carro que comprei vinha com um histórico de multas na emel (o carro era de serviço/demonstração), como estou farto de receber multas das SCUTs e BT do carro que entreguei (antes de o terem registado).

                            O gasóleo é mais caro que a gasolina ai?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                              O gasóleo é mais caro que a gasolina ai?
                              igual por igual, e em alguns cantões a gasolina é mais barata (Prix de l'essence et des carburants en Suisse)
                              depois no inverno o gasoleo gela à temperaturas mais elevadas do que a gasolina, daí as preferências.

                              Comentário


                                #16
                                Sim, por aqui onde moro, (Neuchatel) a gasolina é em media, 10centimos mais barata que o gasoleo. Depois como em todo o lado há que fazer contas, e saber o que andamos. Eu trouxe de Portugal o meu Mini a Gasóleo, e por cá o mantenho. Faco medias de 4-4,5l/100kms. Mesmo pagando mais ao litro, poupo e bem no consumo, e pago bem menos "placas" do que um a gasolina. Ja que em Neuchatel, somos taxados exclusivamente pelo CO2.
                                Em relação a problemas com o frio, o meu pais esta cá ha 42 anos, ja teve N carros a gasóleo, e eu estou cá há quase 3, já estive com -26°, e nunca tive problema algum com o combustível.

                                Na minha opinião, e no teu caso concreto, fazes muito bem em trazer o carro para ca. Esta pago, e não tens mais problema algum. Eu estava na mesmíssima situação que tu, e fiz essa escolha.

                                Comentário


                                  #17
                                  boa noite ..

                                  em tenho um negocio minimamente apetecível em vista ...

                                  alguém me pode dizer se compensa levar de portugal para a suíça uma seat Ibiza fr 2.0 de 3 portas ( desportivo a diesel ) e legalizar na suíça visto que daqui a pouco tempo irei emigrar para la??

                                  o carro esta avaliado em cerca de 15/16 mil euros .. 3 anos e 70 mil quilómetros .. e possível arranjar alguma Ibiza nestas condições já com matricula suíça ??

                                  Comentário


                                    #18
                                    Queres uma Ibiza?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por moreirense Ver Post
                                      boa noite ..

                                      em tenho um negocio minimamente apetecível em vista ...

                                      alguém me pode dizer se compensa levar de portugal para a suíça uma seat Ibiza fr 2.0 de 3 portas ( desportivo a diesel ) e legalizar na suíça visto que daqui a pouco tempo irei emigrar para la??

                                      o carro esta avaliado em cerca de 15/16 mil euros .. 3 anos e 70 mil quilómetros .. e possível arranjar alguma Ibiza nestas condições já com matricula suíça ??
                                      Na Suíça, os carros costumam desvalorizar mais do que cá. Se calhar, arranjas um mais barato lá.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por moreirense Ver Post
                                        boa noite ..

                                        em tenho um negocio minimamente apetecível em vista ...

                                        alguém me pode dizer se compensa levar de portugal para a suíça uma seat Ibiza fr 2.0 de 3 portas ( desportivo a diesel ) e legalizar na suíça visto que daqui a pouco tempo irei emigrar para la??

                                        o carro esta avaliado em cerca de 15/16 mil euros .. 3 anos e 70 mil quilómetros .. e possível arranjar alguma Ibiza nestas condições já com matricula suíça ??
                                        Sem procurar muito...
                                        http://www.autoscout24.ch/de/d/seat-...3d2013%26r%3d5

                                        Comentário


                                          #21
                                          ele falou a gasóleo e 2.0, embora perceba perfeitamente que aí na suíça a gasolina compense mais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E que vantagem há em pagar mais por um carro que tem menos potência e depois ainda ter o trabalho de o legalizar por lá?
                                            Ainda para mais quando o diesel lá é mais caro que a gasolina.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Antes de mais, pede um certificado de conformidade na marca do teu carro em Portugal. Vais precisar disso lá para legalizar na suiça. E quando legalizares não te esqueças de pedir um documento em como o carro foi legalizado na suiça, senão depois não consegues dar baixa da matricula portuguesa em Portugal e vais continuar a pagar o selo todos os anos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                Antes de mais, pede um certificado de conformidade na marca do teu carro em Portugal. Vais precisar disso lá para legalizar na suiça. E quando legalizares não te esqueças de pedir um documento em como o carro foi legalizado na suiça, senão depois não consegues dar baixa da matricula portuguesa em Portugal e vais continuar a pagar o selo todos os anos.
                                                como emigrante a legalização é facilitada, pelo menos no que diz respeito à primeira verificação de tipo, e se o carro vier como bens de mudança no prazo dos 6 meses. na segunda inspecção o carro deverá ter o equivalente da homologação na suiça,
                                                mas mesmo tendo o certificado de conformidade europeia, o carro pode até não ser homologavel na suiça. a suiça começou a "penalizar" o C02 bem antes da comunidade europeia e durante algum tempo os carros vendidos tinham configurações de caixa diferentes, assim como escapes e catalizadores modificados, assim certos carros apresentavam um défice de potência de menos 10 ou 15 cv.

                                                quanto a dar baixa do carro, bem que na suiça ficam ligo com as placas portuguesas e mandam-as por correio registado para Portugal, as mesmas acabam por "perderem-se" na tugolandia. deverá sempre passar pelo IMTT preencher o dito documento que não me lembro do modelo mas que serve para abate e exportação de automoveis e anexar o certtificado de matricula suiça.

                                                quanto a importação de carros para a suiça, embora os emigrantes beneficiam de uma primeira inspecção simplificada, a segunda e as inspecções em geral são do mais rigoroso que há, o carro deve estar completamente de origem ou devidamente homologado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não esqueça de pedir a devolução do IA ou ISV em caso de exportação ou matrícula noutro país.
                                                  Em princípio deve chegar pra pagar a legalização, no mínimo.

                                                  Gesendet von meinem IdeaTab S6000-H mit Tapatalk

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Goldenwheels Ver Post
                                                    Não esqueça de pedir a devolução do IA ou ISV em caso de exportação ou matrícula noutro país.
                                                    Em princípio deve chegar pra pagar a legalização, no mínimo.

                                                    Gesendet von meinem IdeaTab S6000-H mit Tapatalk
                                                    ao fim de 2 anos já não tens direito a devolução do IVA .....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não estou a falar do iva.
                                                      Refiro me ao imposto automóvel

                                                      Gesendet von meinem IdeaTab S6000-H mit Tapatalk

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Goldenwheels Ver Post
                                                        Não estou a falar do iva.
                                                        Refiro me ao imposto automóvel

                                                        Gesendet von meinem IdeaTab S6000-H mit Tapatalk
                                                        ok,
                                                        estou curioso quanto aos procedimentos para o fazer.

                                                        o estado português não é propriamente dos que devolve impostos pagos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No caso de importação os veículos pagam mesmo com mais de 2 anos.
                                                          Qual a razão dos reemportados pra Europa oriundos de Portugal serem mais baratos do que em Portugal propriamente?

                                                          Gesendet von meinem IdeaTab S6000-H mit Tapatalk

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Goldenwheels Ver Post
                                                            No caso de importação os veículos pagam mesmo com mais de 2 anos.
                                                            Qual a razão dos reemportados pra Europa oriundos de Portugal serem mais baratos do que em Portugal propriamente?

                                                            Gesendet von meinem IdeaTab S6000-H mit Tapatalk
                                                            sempre foi assim devido a carga fiscal, existe um esforço das marcas para baixar o preço base dos carros,
                                                            ainda há aklguns carros que são vendidos em Portugal e nem sequer põe cá os pés, mas mesmo já deixou de compensar devido aos mandatários.

                                                            mas sacar o IA num automovel que ja teve matricula portuguesa, desconheço e gostaria saber como se faz isso.

                                                            Comentário

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