Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Simbolismo nos anuncios de TV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Simbolismo nos anuncios de TV

    Alguns anúncios publicitários têm, debaixo da camada superficial da mensagem imediatamente perceptível, alguns simbolos que transmitem os valores da empresa e a sua visão do mundo.




    Este anúncio da BMW mostra tem como cenário um mundo sombrio e tempestuoso, com o solo a criar vagas enormes como em alto mar, e o BMW a passar incólume através da tempestade.

    A mensagem que passa é de que a BMW está preparada e confiante para atravessar a crise.

    #2
    Agora vejamos este do Banco BPI.



    O cenário tem algumas semelhanças com o anterior, nomeadmente a temátic da tempestade que se aproxima.
    Curioso verificar que, ao contrário do que acontece no anúncio anterior no qual a tempestade é encarada de frente e atravessada sem hesitações, neste do BPI os personagens fogem da chuvinha e refugiam-se debaixo de uma árvore enorme ao som de uma música de estilo meio religioseco...

    A árvore é um dos símbolos da religião neo-pagã/ da mãe natureza / nova era / como lhe queiram chamar - que tanto está a crescer hoje em dia na nossa sociedade.

    A mensgem é mesmo esta nova religião e os seus valores - ou slogans - como resposta/solução para a crise.

    Comentário


      #3
      Eu tenho sempre muitas reticências em fazer este tipo de interpretações porque me parecem todas demasiado forçadas. Na minha opinião são apenas narrativas criadas por quem vê e nada garante que a mensagem que cada um recebe seja aquela que o parceiro do lado recebe também. O tipo de interpretações como as que fizeste soa-me muito àquelas explicações que vemos na arte moderna. Nota que eu gosto muito de arte moderna. O que não gosto é que me indiquem o caminho que devo tomar na interpretação da obra porque acho que esse caminho devo ser eu a fazê-lo, e o meu é tão legítimo quanto qualquer outro. Até quanto ao do artista!
      Nos casos em concreto que apresentaste confesso que nunca me passaria pela cabeça associar as oscilações do solo à crise económica, nem a publicidade do BPI me transmite nada de religioso... O que não invalida nem tira de modo algum valor à tua interpretação, nem por sombras. Só que é a tua, pronto.

      Sou muito amigo de um escritor português que tem algum/bastante sucesso comercial e já perdi a conta ao número de vezes que ele tem dito que se farta de aprender com as críticas e recensões que fazem dos seus livros. É que quem lê tende a ver no que lê intenções e mensagens, todas com muita lógica e grande articulação. Mas são coisas que na maioria das vezes nunca passaram pela cabeça do escritor quando as escreveu!

      Comentário


        #4
        Isso sao interpretacoes óbvias. Já trabalhei com malta publicitária e esses sim conseguem ver significados muito á frente, mas que se uma pessoa for a ver bem, até fazem sentido. Mas aquele é o trabalho deles, atirar coisas ao subconsciente do público.

        Comentário


          #5
          A intenção seria ligar a protecção da árvore - que dá a folha imagem do banco - à mesma que o Banco dá aos seus clientes e que resiste à tempestade, parece-me simples.

          BPI volta à televisão ao fim de sete anos

          Nova campanha institucional arranca hoje, para dizer que o BPI atravessou a tempestade e está pronto para o futuro. Há uma semana concluiu o pagamento da ajuda financeira prestada pelo Estado.

          Ler mais: BPI volta à televisão ao fim de sete anos - Expresso.pt

          Comentário


            #6
            A do BPI para mim é do género: estamos aqui há mto tempo( aquela arvore ja tem uns anitos, com um tronco bem largo e robusto) A música...tá fácil de ver, its a perfect a day, im glad i spent it with you...you just keep me hanging on.

            Podes te abrigar aqui qd as coisas apertam, e persistimos.

            O da BM é o mesmo, básico. É seguro, passa por todo o lado.


            PAra mim a 1ª interpretacao, a mais basica é sempre a melhor. As pessoas que vêm os anuncios sao pessoas normais que não entram em grandes teorias, como eu. A imegem tem ser óbvia e sem grandes rodeios.

            E nao acredito mto nas mensagens subliminares.

            Comentário


              #7
              Não se tratam propriamente de mensagens subliminares mas sim de obras de arte que têm várias camadas de significados.

              Como o Moby Dick e o Senhor dos Anéis.
              Editado pela última vez por UserAHO; 29 July 2014, 19:38.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                Este anúncio da BMW mostra tem como cenário um mundo sombrio e tempestuoso, com o solo a criar vagas enormes como em alto mar, e o BMW a passar incólume através da tempestade.

                A mensagem que passa é de que a BMW está preparada e confiante para atravessar a crise.
                não concordo com este interpretação. O anúncio é sobre um modelo novo, e no final do video o slogan é "Embrace the Unknown". Todas as imagens têm uma mensagem similar, que é a de enfrentar o desconhecido, de aventurar-se. Sendo o modelo um 4x4, faz todo o sentido. Não me parece que tenha nada a ver com crise, mas cada um interpreta à sua maneira.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                  Agora vejamos este do Banco BPI.


                  O cenário tem algumas semelhanças com o anterior, nomeadmente a temátic da tempestade que se aproxima.
                  Curioso verificar que, ao contrário do que acontece no anúncio anterior no qual a tempestade é encarada de frente e atravessada sem hesitações, neste do BPI os personagens fogem da chuvinha e refugiam-se debaixo de uma árvore enorme ao som de uma música de estilo meio religioseco...

                  A árvore é um dos símbolos da religião neo-pagã/ da mãe natureza / nova era / como lhe queiram chamar - que tanto está a crescer hoje em dia na nossa sociedade.

                  A mensgem é mesmo esta nova religião e os seus valores - ou slogans - como resposta/solução para a crise.


                  Estás a falar a sério?!



                  O símbolo do banco é uma flor de laranjeira.
                  A árvore, pasme-se, é uma laranjeira.

                  É como disse o Valium.
                  Mostra apenas que o banco (representado pela laranjeira) ultrapassou os tempos
                  conturbados, e deu abrigo aos seus clientes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    A intenção seria ligar a protecção da árvore - que dá a folha imagem do banco - à mesma que o Banco dá aos seus clientes e que resiste à tempestade, parece-me simples.
                    É uma flor (de laranjeira).

                    Comentário


                      #11
                      Já agora, quanto à música religiosa do anúncio do BPI, é esta:





                      Cada tiro, cada melro.

                      O cover usado da música é este:
                      https://www.youtube.com/watch?v=DZgoiRIJrWs

                      Comentário


                        #12
                        A música em questão - cover do anúncio - soa meio religiosa, estilo coro de catequese.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          O símbolo do banco é uma flor de laranjeira.
                          A árvore, pasme-se, é uma laranjeira.

                          É como disse o Valium.
                          Mostra apenas que o banco (representado pela laranjeira) ultrapassou os tempos
                          conturbados, e deu abrigo aos seus clientes.

                          Isso é a análise da camada superficial de significados do anúncio.

                          É uma análise correcta e é a mensagem que passa para a maior parte dos espectadores, a associação da música religiosa com a simbologia neo pagã não é perceptível para todos.
                          Editado pela última vez por UserAHO; 29 July 2014, 21:31.

                          Comentário


                            #14
                            Então e não se arranja por aí um anúncio da Renault com mensagens escondidas tipo os números do euromilhões?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                              Isso é a análise da camada superficial de significados do anúncio.
                              E não há outra camada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                                A música em questão - cover do anúncio - soa meio religiosa, estilo coro de catequese.
                                Esses coros são rapazes.
                                Quem canta o cover são mulheres:
                                Scala & Kolacny Brothers - Wikipedia, the free encyclopedia

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  Esses coros são rapazes.
                                  Quem canta o cover são mulheres:
                                  Scala & Kolacny Brothers - Wikipedia, the free encyclopedia
                                  Nesse artigo aparece como estilo da banda - choir - Um estilo de música associado a práticas religiosas.

                                  O que interessa se são mulheres ou homens a cantaR?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                                    Nesse artigo aparece como estilo da banda - choir - Um estilo de música associado a práticas religiosas.

                                    O que interessa se são mulheres ou homens a cantaR?
                                    Quê?!
                                    Um coro é associado a práticas religiosas?!

                                    Ópera? Música clássica? Musicais?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso é malta que canta na missa ao domingo e tem contas bancárias no BPI.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Este tópico serviu para descobrir qual a musica e respetivo cover do anuncio do BPI.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Este anúncio caricaturiza de forma singular o culto dos slogans e das modas que tanta popularidade tem hoje em dia.


                                          ;
                                          Alfa156 este não consegue mesmo transmitir mensagem nenhuma sem ser "Estamos na moda!" ; "Seguimos todas as tendências do momento"

                                          "We´re the herd!"
                                          Editado pela última vez por UserAHO; 29 July 2014, 23:51.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É melhor não analisares os da MEO.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                              É melhor não analisares os da MEO.
                                              Reparaste num anúncio da PT que passou há umas semanas - em que apareciam uns grelhados - que tinha como banda sonora um instrumental da "Wicked games" do Chris Isaak

                                              A letra:


                                              «The world was on fire and no one could save me but you.
                                              It's strange what desire will make foolish people do.»





                                              Isto não seria uma referência ao jeitinho de 0.9Bn que o Granadeiro fez ao BES?
                                              Editado pela última vez por UserAHO; 30 July 2014, 00:58.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                                                Agora vejamos este do Banco BPI.



                                                O cenário tem algumas semelhanças com o anterior, nomeadmente a temátic da tempestade que se aproxima.
                                                Curioso verificar que, ao contrário do que acontece no anúncio anterior no qual a tempestade é encarada de frente e atravessada sem hesitações, neste do BPI os personagens fogem da chuvinha e refugiam-se debaixo de uma árvore enorme ao som de uma música de estilo meio religioseco...

                                                A árvore é um dos símbolos da religião neo-pagã/ da mãe natureza / nova era / como lhe queiram chamar - que tanto está a crescer hoje em dia na nossa sociedade.

                                                A mensgem é mesmo esta nova religião e os seus valores - ou slogans - como resposta/solução para a crise.

                                                A mim as mensagens dos anuncios são completamente diferentes de confiança, só pegando neste ex que meteste, vem-me á ideia de que é mau exemplo, meter pessoas debaixo de arvores no meio de uma tempestade, e a mensagem de confiança é pelo contrário, de desconfiança, um banco que manda fazer um anuncio destes, com os podres que se vêm na banca quase todos os dias, e ainda transmitindo uma ideia disparatada, vá aninhe-se na nossa arvore na tempestade, nós protegemo-lo...
                                                ... ui... até um dia em que ficam todos lixados por um raio/escandalo bancário e perdem tudo... lol

                                                Anuncios são uma treta só se deixa levar quem quer.

                                                O da Bmw nem comento, pois era logo para ser expulso, tal o numero de ferrenhos pela marca.

                                                ps: Alguns dos anuncios mais loucos que vi e que ficam fora de contexto em relação aos produtos.
                                                IBM e SONY são os reis dos anuncios desse tipo, a maioria das vezes não se percebe do que estão a falar ou a ligação.
                                                Lembro-me das series playstation, o hotel, aquilo é simplesmente genial.
                                                Editado pela última vez por m4nn1pul0; 30 July 2014, 10:00.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X