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Conselhos para troca de carro: Familiar, pouco gastador e até 9k

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    Conselhos para troca de carro: Familiar, pouco gastador e até 9k

    Olá.

    Tenho um golf IV 110 tdi comercial de 2003, meu fiel companheiro desde 2006. Apesar de gostar muito dele tenho de o trocar porque a família vai aumentar nos próximos meses

    As minhas condições:
    - até 9000 euros;
    - de cinco portas/ 5 lugares;
    - até 160 mil km;
    - com um consumo até 6lts a diesel em circuito misto / até 10lts a gpl em circuito misto (faço cerca de 35 mil km/ano)

    Depois de muito ler, principalmente neste forum (que é uma mina de informação), cheguei a alguns alvos preferenciais:

    1º - peugeot 407 1.6 hdi sedan (Gosto do visual e dos níveis de equipamento (versões griffe ou navteq) / Como é um carro um pouco pesado para o motor, não sei se conseguirei médias abaixo dos 6 lts (faço algumas estradas de montanha); Fico também preocupado com algumas avarias crónicas reportadas...)
    2º - Honda Civic 1.8 - para converter a gpl (Gosto do equipamento, da originalidade do visual e dos consumos reportados quando convertido para gpl/ Fico preocupado com a conversão a gpl, nunca tive nenhum carro a gpl...)
    3º - citroen c4 1.6 hdi (Gosto do equipamento (versões com sistema multimedia 7 polegadas e ou tecto panoramico ) e economia / O visual é +/- e as avarias electrónicas são um ponto negativo...)
    4º - golf V ou A3 (sportback) 1.9 tdi (Gosto do visual, acho que têm boa fiabilidade / É dificil encontrar com poucos kmts e mesmo esses não se foram "martelados", o equipamento não é muito famoso...)

    Em relação a outros modelos: Não gostaria de comprar v50/s40, focus ou meganes porque já existem modelos desses na família e gostava de comprar algo diferente; astras têm um consumo elevado; bravos e mazdas 3 são bons mas não gosto do interior; octavias são bons mas só gosto das versões pós 2010(+ caras);

    Gostava de saber o que acham da minha leitura e dos modelos que selecionei. Quais destes comprariam? Obrigado

    #2
    Familiar, pouco gastador e fiável:

    Toyota Prius 1.5 vvt-i High Pack, € 9.000, Alcochete - Standvirtual

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
      Obrigado pela sugestão, mas mesmo gastando 5 / 6 lts a gasolina fica mais caro do que um diesel a gastar o mesmo... Se fosse um prius a gpl é que era magnífico!

      Comentário


        #4
        Por acaso o 1.8 do civic até sao económicos , a GPL deve ficar bem porreiro

        Por falar em Honda , podes ver o honda accord 2.0i e converter para GPL , ford mondeo , mazda 6 , subaru legacy etc

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por twoor Ver Post
          Obrigado pela sugestão, mas mesmo gastando 5 / 6 lts a gasolina fica mais caro do que um diesel a gastar o mesmo... Se fosse um prius a gpl é que era magnífico!
          Dificilmente farás 5 a 6l em percurso misto (conta com muito menos) e dificilmente arranjarás um diesel do mesmo segmento a fazer o mesmo consumo. Além disso, um carro não é só combustível e a fazer esses km por ano, podes contar com uma manutenção muito mais cara num diesel.

          Depois podes sempre converter para GPL, se achares necessário

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por twoor Ver Post
            Obrigado pela sugestão, mas mesmo gastando 5 / 6 lts a gasolina fica mais caro do que um diesel a gastar o mesmo... Se fosse um prius a gpl é que era magnífico!
            Nada como negociares o preço, e converteres. Mas se queres um carro economico, bem equipado, fiavel, e dê pouca despesa ao longo da vida, sim, Prius.

            Comentário


              #7
              Sim os números do prius no spritmonitor são muito bons, o problema é que não gosto muito do visual da primeira geração.

              A segunda geração é muito mais bonita mas fica fora de orçamento... Sei que pode ser estúpido este argumento mas tenho de comprar um carro que goste visualmente. O prius de 1ª geração não fica posto de lado mas quero ver outras opções:

              Subaru legacy: Subaru Legacy SW 2.0 4WD, € 9.000, Mafra - Standvirtual
              Segundo o spritmonitor este menino faz 12 lts/100 a GPL! Se é verdade deixa de ser opção...

              Saab 9-5: Saab 9-5 SportWagon 2.0 t Vector GPL, € 9.480 - Standvirtual
              Acham que pode ser mais comedido nos consumos?

              E se convertesse algum destes modelos para GPL:
              Honda Civic 1.4 I Sport, € 6.900, Vila Nova De Gaia/Avintes - Standvirtual
              Skoda Octavia 1.6, € 7.500, Braga - Standvirtual
              Audi A3 Sportback 1.6 FSi Ambiente, € 8.100 - Standvirtual

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                #8
                Originalmente Colocado por twoor Ver Post
                Sim os números do prius no spritmonitor são muito bons, o problema é que não gosto muito do visual da primeira geração.

                Só um pequeno off-topic, o Prius de primeira geração não é aquele que se vende por aqui. O primeiro foi este:

                japanese-first-generation-prius.jpg

                que não se vendeu por cá diretamente (embora tenha já apanhado aqui uns exemplares a rolar). O que referes já é a 2ª geração

                De resto, boa caça. Pessoalmente aquela Subaru era deliciosa. Faz 12l talvez, mas tens de ter atenção que é um carro 4WD! É das carrinhas que mais gosto de ver na estrada.

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                  #9
                  apagar
                  Ficheiros anexados

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                    #10
                    Olá viva,

                    como ando no mundo do GPL há muitos anos posso dar uma ajuda.

                    Esquece o motor FSI para o GPL. Não existe um kit próprio para essa mecânica de inj. directa. Só existem "adaptações" pouco recomendáveis no meu ponto de vista. O motor em si é complexo e problemático...

                    Os subarus apesar de terem vindo de fábrica com GPL deram alguns problemas de válvulas.

                    Esse Civic é excelente mas o motor é fraco para o peso em questão, o 1.8 nessa carroçaria resulta bem melhor.

                    Já o Octavia tem um motor mais que comprovado com o GPL. Se a potencia chega ou não para o teu perfil de condutor, isso já não te sei dizer... mas é um belo carro.

                    Comentário


                      #11
                      mantém o Golf! é a melhor solução...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Olá viva,

                        como ando no mundo do GPL há muitos anos posso dar uma ajuda.

                        Esquece o motor FSI para o GPL. Não existe um kit próprio para essa mecânica de inj. directa. Só existem "adaptações" pouco recomendáveis no meu ponto de vista. O motor em si é complexo e problemático...

                        Os subarus apesar de terem vindo de fábrica com GPL deram alguns problemas de válvulas.

                        Esse Civic é excelente mas o motor é fraco para o peso em questão, o 1.8 nessa carroçaria resulta bem melhor.

                        Já o Octavia tem um motor mais que comprovado com o GPL. Se a potencia chega ou não para o teu perfil de condutor, isso já não te sei dizer... mas é um belo carro.
                        Obrigado pelas informações. Só uma dúvida, o motor deste octavia não é FSI também? visto que é VAG?

                        Sim o civic 1.8 a gpl parece ser uma optima opção, mas parece que anda muita gente atras deles, o preço dos usados é caro...De qualquer maneira agarrando neste 9000 + 2000 euros da conversão= 11000 euros. Será que consigo uma utilização mais barata durante um ano (30k km) com este civic em comparação com estes (com preço à volta dos 11000 euros):
                        Renault Laguna Break , € 10.900 - Standvirtual
                        Skoda Octavia Break 1.9 TDI, € 10.780, Famoes - Standvirtual

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                          #13
                          Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                          mantém o Golf! é a melhor solução...
                          Até mantinha mas a familia vai aumentar (o golf é comercial)...tenho de me desfazer dele com muita pena, acredita!

                          Comentário


                            #14
                            Sobre os motores VAG: existe o tradicional 1.6 que é um motor simples e fiável (e antigo) e existiu depois durante uns curtos anos o chamado FSI que é de injecção directa. É preciso saber ao certo qual está debaixo do capot porque são completamente diferentes. Só vendo os códigos... ou abrindo o capot, alguns dizem logo FSI na cobertura do motor.

                            Sobre os custos de utilização entre o Civic e o Octávia tdi ou o Laguna... é complicado de avaliar.

                            Tens custos de combustivel, tens custos de manutenção... marcas diferentes.

                            Os custos nem deverão ser assim tão diferentes. Tenta experimentar e ver qual gostas mais.

                            Comentário


                              #15
                              Da lista inicial escolheria o C4, apesar do 407 ser mais confortavel para devorar km´s.

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por twoor Ver Post
                                Até mantinha mas a familia vai aumentar (o golf é comercial)...tenho de me desfazer dele com muita pena, acredita!
                                Tens sempre a opção de transformar em 5 lugares.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zekinha Ver Post
                                  Tens sempre a opção de transformar em 5 lugares.
                                  Mas ele tem 340 mil km e alem disso tem equipamento instalado na mala que ainda pode valorizar a venda (amplificador, subwoofer...) e assim tinha de o retirar e reconfigurar toda a instalação electrica do sistema de som...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                    Da lista inicial escolheria o C4, apesar do 407 ser mais confortavel para devorar km´s.

                                    Cumps
                                    Sim o C4 está em cima da mesa, se encontrar um barato e bem equipado. O 407 acho que já o descartei. Quanto mais investigo mais concluo que é um modelo problemático. O 1.6 Hdi neste carro também não consegue consumos famosos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Curiosamente, após encontrar aquele anuncio da laguna investiguei mais o modelo e parece que é exactamente aquilo que procuro: Espaço, equipamento e consumos abaixo de 6lts. Vou ter de experimentar um para saber se me sinto em com ele.

                                      PS: Já sei que o 1.5 dci é curto no laguna, mas deve chegar para o dia dia numa condução moderada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por twoor Ver Post
                                        Sim o C4 está em cima da mesa, se encontrar um barato e bem equipado. O 407 acho que já o descartei. Quanto mais investigo mais concluo que é um modelo problemático. O 1.6 Hdi neste carro também não consegue consumos famosos...
                                        este. Tens a vantagem de pagar ainda IUC antigo.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FatSlim Ver Post
                                          este. Tens a vantagem de pagar ainda IUC antigo.
                                          Esse está a um bom preço! Mas gostava de comprar um com este equipamento

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por twoor Ver Post
                                            Sim o C4 está em cima da mesa, se encontrar um barato e bem equipado. O 407 acho que já o descartei. Quanto mais investigo mais concluo que é um modelo problemático. O 1.6 Hdi neste carro também não consegue consumos famosos...
                                            Bõas.

                                            O C4 é um bom carro sim senhor, especialmente com o 1.6 de 110 ou 112 ou 115 cv, força nisso.

                                            Quanto ao 407, posso te dar a minha opinião uma vez que tenho uma desde 2009 que comprei com 80.000km e já vai em 175.000, é que ainda não descobri a que problemas se referem quando dizem problemas cronicos , a minha a unica coisa que levou alem das revisoes normais foi uma bateria e peneus, faço cerca de 100km por dia e esta a fazer 4.6 de media de consumo, foi o melhor carro que já tive ate hoje em termos de espaço, conforto e economia.

                                            Quanto ao motor que tem (1.6 HDI) para mim chega e sobra, 80, 90, 100 em nacionais, 140, 150 em autoestrada jeralmente é como ando mas já andei nela a marcar 200, não chega?

                                            Cumpts, bõa compra.

                                            Comentário


                                              #23
                                              esse Golf vai dar pouco dinheiro ..... e depois aparecer à venda com 160.000

                                              speccy


                                              Originalmente Colocado por twoor Ver Post
                                              Mas ele tem 340 mil km e alem disso tem equipamento instalado na mala que ainda pode valorizar a venda (amplificador, subwoofer...) e assim tinha de o retirar e reconfigurar toda a instalação electrica do sistema de som...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não gostas, mas o Bravo 1.6Mjet Sport, ou o 1.4T-Jet a GPL era o que encontravas com poucos Km e em melhores condições
                                                Venderam poucos e desvalorizaram, mas não deixaram de ser um bom produto, com um excelente motor, no caso do T-Jet, é normal que desvalorize, sendo a gasolina por cá é "morte".

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                                  Bõas.
                                                  Quanto ao 407, posso te dar a minha opinião uma vez que tenho uma desde 2009 que comprei com 80.000km e já vai em 175.000, é que ainda não descobri a que problemas se referem quando dizem problemas cronicos , a minha a unica coisa que levou alem das revisoes normais foi uma bateria e peneus, faço cerca de 100km por dia e esta a fazer 4.6 de media de consumo, foi o melhor carro que já tive ate hoje em termos de espaço, conforto e economia.

                                                  Quanto ao motor que tem (1.6 HDI) para mim chega e sobra, 80, 90, 100 em nacionais, 140, 150 em autoestrada jeralmente é como ando mas já andei nela a marcar 200, não chega?

                                                  Cumpts, bõa compra.
                                                  Obrigado pelo feedback. Essa média (4,6) é muito abaixo do que tenho visto!
                                                  Em relação ao FAP, não tem sido uma dor de cabeça e de despesa? Quanto tem gasto na limpeza/substituição destes filtros?
                                                  Em relação ao visor do computador de bordo: o seu não se degradou? dizem que com o calor deixa de se ver, a reparação também é cara...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                    Não gostas, mas o Bravo 1.6Mjet Sport, ou o 1.4T-Jet a GPL era o que encontravas com poucos Km e em melhores condições
                                                    Venderam poucos e desvalorizaram, mas não deixaram de ser um bom produto, com um excelente motor, no caso do T-Jet, é normal que desvalorize, sendo a gasolina por cá é "morte".
                                                    Tens razão, eu sei que são bons. Os interiores é que me decepcionam... Este se fosse convertido a gpl ficava com um bom carro? As médias anunciadas a gpl do 1.4 são 8,6 o que é muito bom!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por twoor Ver Post
                                                      Obrigado pelo feedback. Essa média (4,6) é muito abaixo do que tenho visto!
                                                      Em relação ao FAP, não tem sido uma dor de cabeça e de despesa? Quanto tem gasto na limpeza/substituição destes filtros?
                                                      Em relação ao visor do computador de bordo: o seu não se degradou? dizem que com o calor deixa de se ver, a reparação também é cara...
                                                      Sim, o compotador de bordo com muito calor deixa de se ver mas é se estiver uma tarde ao sol, depois ligo o A.C. e direciono um pouco de ar para ele e fica bom, isso não me chateia.

                                                      Quanto ao FAP por enquanto não deu um unico problema, nem sei se existe, já perguntei aqui no forum se sabiam se tinha visto a carrinha ser de 2006 e desseram que sim, mas ate agora problemas 0.

                                                      Faço + ou - 90/100km todos os dias em estrada nacional dentro das velocidades que indiquei 80/90/100 (tambem não posso mais porque existe transito, muitos limites de velocidade e GNR-BT a tirar velocidades quese todos os dias) e o consumo que faz é exatamente 4.6L.

                                                      Acho que uma a partir de 2010 já terá esses problemas que dizem todos resolvidos, eu ate agora so posso dizer bem e não podia estar mais satisfeito, mas o que não falta são carros bons dentro desse preço, bõa escolha.

                                                      Cumpts.

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                                                        #28
                                                        Obrigado pela resposta Simão.

                                                        Eu vivo numa zona em que apanho bastantes estradas de montanha (Arouca e Vale de Cambra), por isso fico preocupado que o 407 (1.6 hdi) com o peso que tem, suba muito os consumos. Já agora o seu faz 4.6 mas anda em terreno plano ou também faz estradas de montanha?

                                                        PS: Comprou-o novo ou usado? Tem quantos kmts atualmente? Estou a perguntar por causa do desgaste. Obrigado

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por twoor Ver Post
                                                          Obrigado pela resposta Simão.

                                                          Eu vivo numa zona em que apanho bastantes estradas de montanha (Arouca e Vale de Cambra), por isso fico preocupado que o 407 (1.6 hdi) com o peso que tem, suba muito os consumos. Já agora o seu faz 4.6 mas anda em terreno plano ou também faz estradas de montanha?



                                                          PS: Comprou-o novo ou usado? Tem quantos kmts atualmente? Estou a perguntar por causa do desgaste. Obrigado
                                                          Desculpa so responder agora.

                                                          Olha, a carrinha é de 2006, comprei em Abril de 2009 com 85 mil Km e neste momento tem quase 174 mil, sim o percurso que faz é maioritariamente em terreno plano e a comprir os limites de velocidade, o motor é o 1.6 HDI de 110cv e posso te garantir que fiquei surpriendido com o seu dezempenho, para o peso que tem mexe-se bastante bem e tem sempre uma resposta bastante bõa em todos os regimes e em autoestrada é facil atingir 160/170kmh, depois tambem dá mais mas não há milagres, para mim dá e sobra.

                                                          Até agora não me deu um unico problema, tem sido só revisoes a tempo e horas a cada 20,000km e levou uma bateria e 4 peneus, nem FAPs nem nada do que dizem, estou satisfeitissimo, no entanto de futuro não sei.

                                                          Sempre ás ordens, bõa compra.
                                                          Cumpts.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por twoor Ver Post
                                                            Tens razão, eu sei que são bons. Os interiores é que me decepcionam... Este se fosse convertido a gpl ficava com um bom carro? As médias anunciadas a gpl do 1.4 são 8,6 o que é muito bom!
                                                            É mesmo esse motor que falo, mesmo que suba um pouco 9/9.5L não é muito, o GPL tem estado a mais ou menos metade da gasolina, e pouco menos de metade do gasóleo.
                                                            Tem sido aconselhado no forum por alguns, há testemunhos de quem o tenha e porta-se bem.

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