Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen C3 II - dúvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen C3 II - dúvidas

    bem, comprei um C3 de Novembro de 2010, e, como se aproxima a primeira revisão, gostava de esclarecer algumas dúvidas, já que pesco pouco ou nada de mecânica. quanto ao óleo, a última muda foi em Janeiro de 2013, contava então com 9.900 km. o óleo que está no motor é o Total Quartz 7000 10w40, recomendado pela Citroen. a primeira dúvida é: este óleo dá para fazer 30 mil km? é que no papel consta que só aos 39.900 km (ou dois anos, ou seja, em Janeiro de 2015, prazo máximo) é que precisa de mudar de novo o óleo. o carro, neste momento, tem 30.500 km +/-.

    a segunda dúvida é: o líquido de arrefecimento está quase no nível mínimo. devo acrescentar líquido (no manual de instruções diz que deve estar perto do máximo)? que líquido se recomenda?

    terceira dúvida: em quanto fica trocar os filtros do ar condicionado/será que é preciso trocá-los?

    é tudo. desde já, obrigado.

    #2
    Para o carro usar o Quartz 7000 10W40, presumo que o motor seja o 1.4 de 75cv, antigo TU3JP certo? Se for, sim, podes continuar com esse oleo, se quiseres um melhor, podes fazer o upgrade para o Quartz 9000 que é um pouco mais caro, mas com melhor qualidade.

    Os km que deves mudar o oleo, na PSA, geralmente seja Diesel ou gasolina, sao 20 em 20.000km ou anualmente. Se disseres o motor, consegue-se saber os prazos de muda, mas se em Janeiro de 2013 o carro tinha 9900km, e agora tem 30.500km, fazes muitos km, e antecipares as revisoes nao é mau pensado, 15 em 15.000km por exemplo, ate podes gastar um bocado, mas nao tens problemas futuros.

    Liquido de arrefecimento, se tens o liquido no minimo, num carro com 4 anos e 30.500km, começava a ver fugas, porque isso nao é assim muito normal, geralmente o liquido de arrefecimento tem uma duraçao enorme, coisas como 10 anos. E falo de mudas, porque supostamente, ele nao é para gastar se o sistema funcionar bem e nao houver fugas. Se ele esta no minimo, ver fugas, e mudar o mesmo para um na proporção ideal e recomendado pela marca. Eu, pessoalmente, e faço isso na minha Focus, nao brinco com o arrefecimento, por isso, antes do verao (altura que o sistema de arrefecimento é mais sacrificado ainda mais eu que faço muita cidade) mudo o liquido e vejo fugas.

    Filtro do ar condicionado, sofres de alergias? Renite? Se sim, muda anualmente na primavera que é a altura pior para alergias. Esse filtro, filtra todo o ar que entra para o habitaculo, e inclui bactérias e possíveis partículas que causam alergias, é um item desprezado mas acredita que muitas vezes, alergias e mesmo constipações, podem provir de tal filtro sujo principalmente para quem passa muito tempo no carro. Isso é barato. Ate tu, mudas isso, geralmente esta por tais do porta luvas, tirar uns parafusos e uns encaixes, tirar o filtro, meter outro, e voltar a meter tudo no sitio. Também recomendo uma higienização regular ao carro, que é desinfectar o interior com uma maquina de azoto, e limpar as condutas de ventilaçao com um produto proprio, faço isso todos os anos no meus carros, e odores nem ve-los, mesmo passado meses, ainda se sente o cheiro a limao do produto que metem nas condutas, bem melhor andar num carro que cheira bem e que esta desinfectado Eu sofro de renite alergica, e tambem tenho cuidado com esta parte.
    Editado pela última vez por Drifter; 04 August 2014, 19:03.

    Comentário


      #3
      boas Drifter. é, o motor é o 1.4 75cv, gasolina. TU3JP? não sei, não percebo nada de modelos/referências de motor, nem se este motor equipou modelo x ou y. eu comprei o carrro há duas semanas, não faço muitos kms. o carro vinha com 30.270, tem agora 30.650. eu estava a pensar mudar o óleo e fazer uma revisão geral em novembro, quando o carro for à inspecção. esse 9000 também parece que se dá com este motor, pelo menos no guia de manutenção está lá. mas esse 9000 dá para menos quilómetros ou mais?

      pois, o liquido de arrefecimento, não é no mínimo que está, mas também não está perto do máximo. está mais perto do mínimo... temos de ver isso na revisão e os filtros do ar condicionado também. eu não mexo nessas coisas. não tenho alergias nem problemas de saúde relacionados com vias respiratórias etc, felizmente. obrigado pela resposta, que foi bem esclarecedora.

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X