Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Arrancar a frio ou esperar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Arrancar a frio ou esperar?

    Boas,

    Presumo que este tópico já tenha sido discutido inúmeras vezes, mas é algo que ainda não estou inteiramente esclarecido.

    A questão é simples, devemos arrancar marcha nos nossos carros logo após ligar o motor, ou devemos deixar o motor chegar a temperatura antes de arrancar?

    Especificidades:
    - É diferente para carros de injecção vs caburador?
    - É diferente nos carros antigos vs carros recentes?
    - É diferente para carros com turbo ou atmosféricos?
    - Um 1.9Tdi do açu deita mais fumo como?

    A questão surge porque o meu pai, desde que eu me lembra, sempre deixou os carros aquecerem em relanti, mas recentemente li num fórum estrangeiro que na realidade é pior, que o correcto é arrancar e não passar das 2500rpms...

    #2
    É arrancar logo. Desde que se conduza calmamente até aquecer não há problema.

    Comentário


      #3
      Em carros a gasolina a carburador, depende de como está afinado o proprio carburador, tem que se saber lidar com o " botão do ar " ( se não for automatico ) e isto varia conforme o estado do motor tambem, temperatura, etc.

      Já em carros diesel minimamente modernos ( sem o botão do avanço ( ? ) ) bem como gasolina, o que eu faço é meter a trabalhar e esperar uns 20s ( entrar, ligar o motor, meter o cinto, meter oculos de sol ) e depois arrancar, pois assim dá tempo para o óleo começar a circular correctamente.

      Comentário


        #4
        Arrancar e andar com pé ligeiro.
        Qualquer outra forma é desperdicio de combustivel, seja antigo ou moderno, caburador ou injecção, 1.9 TDI ou não.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MiguelJMPereira Ver Post
          Boas,

          Presumo que este tópico já tenha sido discutido inúmeras vezes, mas é algo que ainda não estou inteiramente esclarecido.

          A questão é simples, devemos arrancar marcha nos nossos carros logo após ligar o motor, ou devemos deixar o motor chegar a temperatura antes de arrancar?

          Especificidades:
          - É diferente para carros de injecção vs caburador?
          - É diferente nos carros antigos vs carros recentes?
          - É diferente para carros com turbo ou atmosféricos?
          - Um 1.9Tdi do açu deita mais fumo como?

          A questão surge porque o meu pai, desde que eu me lembra, sempre deixou os carros aquecerem em relanti, mas recentemente li num fórum estrangeiro que na realidade é pior, que o correcto é arrancar e não passar das 2500rpms...
          É realmente diferente em todos eles!
          E mais, sejam diesel ou a gasolina.

          Mas o mais conveniente é dar à chave, esperar alguns segundos (o tempo de colocar o cinto) e arrancar em ritmos lentos e ligeiros.
          Progressivamente ir aumentando a carga no acelerador (se for caso disso).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
            Arrancar e andar com pé ligeiro.
            Qualquer outra forma é desperdicio de combustivel, seja antigo ou moderno, caburador ou injecção, 1.9 TDI ou não.
            Correcção: o 1.9 TDI, como melhor motor do mundo, pode-se logo arrancar a fundo com temperaturas negativas, que aquilo não estraga nada...

            Comentário


              #7
              Quando ligo depois de parado uns dias, vou deixando a trabalhar enquanto fecho a porta, meto o cinto, meto o rádio a dar o que me apetece, regulo o som....e depois bora lá. Não há cá manias de broncos.

              Comentário


                #8
                Então é ligar e arrancar com calma em qualquer caso? Não há que enganar?

                Comentário


                  #9
                  Sim o que manda a "lei" é ligar o carro e seguir viagem sem grandes correrias ... ao final de 10m está no ponto.

                  Comentário


                    #10
                    Quando conduzo carros com carburador espero sempre que ele aqueça um pouco já que quando estão frios costumam ter uma resposta lenta e isso transmite-me alguma insegurança.

                    De resto arranco logo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Correcção: o 1.9 TDI, como melhor motor do mundo, pode-se logo arrancar a fundo com temperaturas negativas, que aquilo não estraga nada...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Correcção: o 1.9 TDI, como melhor motor do mundo, pode-se logo arrancar a fundo com temperaturas negativas, que aquilo não estraga nada...
                        Nesses, convém ligar e levá-los logo à red line para aquecerem mais rapidamente.

                        Comentário


                          #13
                          Como já disseram: Ligo o carro, coloco o cinto, ligo o rádio, vejo se estou confortável e arranco sem grandes pressas.

                          Comentário


                            #14
                            Eu arranco logo, mas sempre com rotações baixas, com pouca carga de acelerador e sem esforçar o motor. Só depois de atingir a temperatura nominal é que começo a usar todo o potencial do motor.

                            Nota: a qualidade do óleo é essencial para diminuir o desgaste com o motor a frio.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Correcção: o 1.9 TDI, como melhor motor do mundo, pode-se logo arrancar a fundo com temperaturas negativas, que aquilo não estraga nada...
                              Pode-se não. Deve-se, senão corre-se sério risco de se dar cabo do motor

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MiguelJMPereira Ver Post
                                Boas,

                                Presumo que este tópico já tenha sido discutido inúmeras vezes, mas é algo que ainda não estou inteiramente esclarecido.

                                A questão é simples, devemos arrancar marcha nos nossos carros logo após ligar o motor, ou devemos deixar o motor chegar a temperatura antes de arrancar?

                                Especificidades:
                                - É diferente para carros de injecção vs caburador?
                                - É diferente nos carros antigos vs carros recentes?
                                - É diferente para carros com turbo ou atmosféricos?
                                - Um 1.9Tdi do açu deita mais fumo como?

                                A questão surge porque o meu pai, desde que eu me lembra, sempre deixou os carros aquecerem em relanti, mas recentemente li num fórum estrangeiro que na realidade é pior, que o correcto é arrancar e não passar das 2500rpms...
                                Deve-se arrancar logo e ir aumentando gradualmente a rotação do motor até atingir a temperatura de serviço.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X