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Volante vibra bastante

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    Volante vibra bastante

    Boa tarde pessoal.

    Tenho um Opel Astra H, e há cerca de 1 mês, comecei a sentir bastantes vibrações no volante em andamento. Vibra mesmo bastante, e se eu o largar ele roda um pouco para um lado e para o outro..

    Pensei que fosse a direcção desalinhada, e mandei alinhar. Quando fui buscar o carro, disseram-me que alinharam, mas continuava igual porque o problema era dos pneus. Pelo que me disseram, estão estragados e originam a tal vibração.. Isto é possível? É que olhando para os pneus, eles aparentam estar bons.. Já não são novos, mas têm algum piso ainda. Os pneus em questão são uns Michelin Primacy HP.

    Alguém me pode ajudar em relação a isto? Tenho medo de estar a mudar os pneus, substituindo assim uns pneus ainda bons, e depois não ser este o problema.

    Cumprimentos

    #2
    Com a ajuda de um macaco, levanta a frente do carro. Vê se as rodas abanam na horizontal e na vertical. Se sim, pode ser rolamentos.

    Não sei até que ponto o liquido da direcção assistida pode influenciar a sensibilidade aos problemas dos pneus.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
      Com a ajuda de um macaco, levanta a frente do carro. Vê se as rodas abanam na horizontal e na vertical. Se sim, pode ser rolamentos.

      Não sei até que ponto o liquido da direcção assistida pode influenciar a sensibilidade aos problemas dos pneus.
      Vou fazer isso então.

      Há a possibilidade de ser o liquido da direcção assistida?

      Comentário


        #4
        Se os pneus estiverem ovalados fazem essa vibração acima de determinada velocidade (não notas em velocidades de cidade). Só se consegue diagnosticar com a jante fora.

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          #5
          Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
          Se os pneus estiverem ovalados fazem essa vibração acima de determinada velocidade (não notas em velocidades de cidade). Só se consegue diagnosticar com a jante fora.
          Mas o problema é que faz bastante vibração quer eu ande muito devagar ou mais de força..

          Comentário


            #6
            É perfeitamente possivel os pneus ficarem tortos ... Já tive um jogo de pneus da marca Khumo que ficaram todos tortos passado uns milhares de km's ... tive de os tirar fora.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
              É perfeitamente possivel os pneus ficarem tortos ... Já tive um jogo de pneus da marca Khumo que ficaram todos tortos passado uns milhares de km's ... tive de os tirar fora.
              Mas a direcção também vibrava?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                Mas a direcção também vibrava?
                Sim , bastante. Tiveram mesmo de ir para o lixo.

                Comentário


                  #9
                  Troca-os com os de trás, pode ser que melhore (se os traseiros estiverem melhores que esses da frente).

                  Comentário


                    #10
                    Deves ter algum pneu partido. Isso acontece quando as lonas e os arames partem, provocando uma grande deformação do pneu. Isso ja me aconteceu num pneu da frente e o sintoma era igual. Tambem podem ter saido das rodas os pesos e as mesmas estarem descalibradas.

                    Comentário


                      #11
                      Pneus "estragados" acontece.


                      Aconteceu-me apenas uma vez e, em coincidencia com SPV, também foi com uns Kuhmo. No meu caso vibrava o volante e se fosse muito devagar e o largasse ele rodava ligeiramente e voltava ao centro com uma determinada cadencia.

                      Verifiquei tudo do ponto de vista mecânico e só passou mesmo com pneus novos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Pneus "estragados" acontece.


                        Aconteceu-me apenas uma vez e, em coincidencia com SPV, também foi com uns Kuhmo. No meu caso vibrava o volante e se fosse muito devagar e o largasse ele rodava ligeiramente e voltava ao centro com uma determinada cadencia.

                        Verifiquei tudo do ponto de vista mecânico e só passou mesmo com pneus novos.
                        Exactamente como me acontece.. Acho que será mesmo dos pneus então...

                        Comentário


                          #13
                          Aconteceu-me com uns goodyear excellence que ao fim de 20. 000 km faziam isso. Só passou quando os troquei. Experimenta pôr os de trás no eixo dianteiro. Foi o que fiz para confirmar a situação.

                          Comentário


                            #14
                            Ao retirar a jante nota-se logo.

                            Comentário


                              #15
                              Os meus tambem tinham essa cadencia a voltar ao lugar deles...

                              Portanto isso deve ser pneu torto ...

                              Comentário


                                #16
                                Esses Primary HP duram uma vida inteira mais que fique com eles quem quiser eu nunca mais os compro. São duros, ao mínimo de água lá estão eles a bailar e passam muita vibração para a direcção (também me aconteceu embora em menor escala).

                                A título de exemplo tenho ainda um par a frente no meu Auris, vão com 65 mil kms (nunca os rodei) e o piso vai a meio (têm 4 anos).

                                A ver se os troco este inverno, pelo piso a coisa vai lá, mas pelo resto é lixo com eles.

                                Comentário


                                  #17
                                  manda verificar a calibragem dos pneus e depois logo vês

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                    Esses Primary HP duram uma vida inteira mais que fique com eles quem quiser eu nunca mais os compro. São duros, ao mínimo de água lá estão eles a bailar e passam muita vibração para a direcção (também me aconteceu embora em menor escala).
                                    Exatamente o mesmo por aqui. acho que troquei 2 vezes de pneus atras, e os Primacy HP lá estavam a frente, até que um dia, ficaram ovalizados, ainda tinham à vontade meio piso, e já tinham 5 anos, mas já estavam tão ressequidos, que já nem lá faziam nada. Para mim aquele pneu é plastico e não borracha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso comigo já rodaram uns valentes km e continuam sempre iguais! Até estava a ficar com uma boa impressão em relação a eles.. Nunca os achei duros porque o meu carro já é duro por si só.

                                      Recomendam alguma marca em particular para substituir estes então?

                                      Comentário


                                        #20
                                        É perfeitamente normal.
                                        Pode mter aquilo que na giria constumam de chamar de "mama" que é um dano fisico no pneu e a consequência é a sua vibração.

                                        E para que não hajam equivocos, aquela dica de cima sobre os rolamentos e falsa pois um rolamento gripado não obriga a uma oscilação ciclica da roda.

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                                          #21
                                          Eu agora uso Goodyear Efficient grip performance e estou satisfeito, é um pneu mais macio e dependendo da medida, mais barato.

                                          Meti 2 em Novembro cada um 70€ (mais equilibragem), achei um preço razoável. Comprei na Norauto, não meto as mãos no fogo por eles mas para comprar pneus novos a preços aceitáveis (já com IVA) e equilibrar as rodas serve.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O derradeiro teste pode ser trocá-los de trás para a frente e veres se continua. Assim podes saber se é do binómio pneu/jante ou da parte mecânica do carro (transmissões, p.e.).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quanto aos pneus em causa posso transmitir a informação que me deram, quando me aconselharam a trocar de pneus. Os Michellin, regra geral, têm das melhores estruturas que um pneu pode ter, mas a borracha em si, não é das melhores. É mais dura que a concorrência "conhecida" (Bridgestone, Continental, Hankook, p.e.) e perde as propriedades com facilidade com o passar dos anos, ficando vidrados e com pouca aderência. Para completar o ramalhete costumam ser os mais caros...

                                              O que me aconselharam foi a só comprar caso andasse em estradas más (por causa da malha interna ser boa) ou se andasse muitos kms/ano e em AE, de modo a que o pneu ao fim de 3 ou 4 anos já estivesse gasto e a necessitar de ser trocado. Para quem faz poucos kms/ano, o que vai acontecer é o descrito por alguns users, que é o rasto estar bom, mas a eficácia/segurança já não ser grande coisa, fruto da perda das propriedades da borracha.

                                              Não é que o pneu seja mau, nada disso, mas pelo exposto (não tenho razões para duvidar de quem me transmitiu a informação) tem indicações próprias, e há melhores opções num rácio custo/duração/eficácia.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                                                Por acaso comigo já rodaram uns valentes km e continuam sempre iguais! Até estava a ficar com uma boa impressão em relação a eles.. Nunca os achei duros porque o meu carro já é duro por si só.

                                                Recomendam alguma marca em particular para substituir estes então?
                                                Recomendo os Primacy HP. Usei e abusei desses pneus até ver os arames à frente ao fim de uns 60-65 mil km, não sei como é que nas vossas mãos fazem os mesmos km e ainda com meio piso... um dia hei-de encontrar fotos dos "meus" Primacy quando os fui trocar e mostro aqui...


                                                Consoante a medida que uses, e para além dos Primacy HP actuais, os Goodyear OptiGrip também são bons.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Jante partida?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Aproveito para "assaltar" o topico.

                                                    O meu astra H tambem anda a "vibrar" e só se sente a partir dos 120/130 por ai . Sinto no volante e instabilidade geral .

                                                    Eu estava convencido que seria falta de calibração (Aqueles "chumbos" nas jantes) quando fosse trocar de pneus que deve ser inicio de inverno mais coisa menos coisa e resolvia isso .

                                                    Posso estar aqui a estragar algo mais ? Ele raramente passa essas velocidades no dia a dia , logo nunca sinto nada so quando apanho AE é que me lembro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se os pneus estão calibrados, podes ter uma jante empenada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Calibragem de pneus... Quase de certeza que é esse o problema.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                          Aconteceu-me com uns goodyear excellence
                                                          Exactamente o mesmo por aqui!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                                            Aproveito para "assaltar" o topico.

                                                            O meu astra H tambem anda a "vibrar" e só se sente a partir dos 120/130 por ai . Sinto no volante e instabilidade geral .

                                                            Eu estava convencido que seria falta de calibração (Aqueles "chumbos" nas jantes) quando fosse trocar de pneus que deve ser inicio de inverno mais coisa menos coisa e resolvia isso .

                                                            Posso estar aqui a estragar algo mais ? Ele raramente passa essas velocidades no dia a dia , logo nunca sinto nada so quando apanho AE é que me lembro
                                                            Podes ter uma jante empenada (ao equilibrar dá para perceber) ou no limite os discos de travão empenados, ou eventualmente as jantes não estarem devidamente centradas.

                                                            Comentário

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