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Passat 1999\2000 tdi 110 ou 115

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    Passat 1999\2000 tdi 110 ou 115

    Boa noite,

    já há bastante tempo que vou passando por cá desde que ando à procura de carro. comecei com um orçamento mais pequeno com o atual e isso obrigou-me a ver Lagunas de 2000 até 2003. ainda bem que por aqui vi que (no geral) eram um monte de problemas.
    Agora que já posso ir um pouco mais acima desses, estou muito inclinado para Passat mas tenho uma dúvida. apesar de já ter procurado não fiquei totalmente esclarecido.
    Caso compre uma Passat Variant, faz muita diferença comprar o de 115 em vez do de 110?
    Problemas, custos de manutenção, consumos, potencia...etc. Podem-me dar umas luzes?
    (provavelmente, um debate antigo e recorrente...)

    Sou bastante sincero quando digo que mecanica não é o meu forte, de todo.

    Obrigado

    #2
    Sim faz, o motor de 110cv é o AFN (mais antigo), o de 115 já é o AVF que é mais recente e serviu de base para as versões de 130, 150 e 160cv. Os de 115 têm caixa de 5v. Na prática tens um motor mais recente e com melhores consumos, o andamento é praticamente igual e pelo menos o AVF é muito fiável, se sempre tiver tido manutenção a tempo e horas o motor dura mais que o carro
    Em relação ao carro em si, se for primeiro carro ou se não fores picuinhas com os detalhes vais adorar, tem uma condução muito neutra, mas com sensação de segurança e conforto. Os braços da suspensão não duram muito e se trocares juntamente com os amortecedores gastas facilmente 800€, os apoios de motor custam quase 350€, os cardans custam mais de 200€...o flexível do escape é muito próximo do motor e deixa de cumprir a sua função, podes adicionar um a meio e o escape fica bom, mas gastas sempre 100€. Uma revisão bem feita também anda em torno desses valores, 100€. Ou seja, se estiver bom tens carro para muito tempo, mas se precisar destas coisas gastas um balúrdio. Ah e adora "comer" foles, ao ponto de ser preciso trocar mais que uma vez por ano (os dos cardans).
    Mas a meu ver o pior problema nestes carros é a instalação eléctrica, costuma dar imensos problemas, por exemplo ao abrires as portas as luzes não acenderem, não teres indicação de portas abertas, por vezes as cablagens partem nas portas e ficas sem fecho central naquela porta e sem comandos para o retrovisor (e sem o aquecimento do retrovisor que dá jeito). O display do CB também costuma morrer.
    E coisa que também é caríssima é a embraiagem, cerca de 700€ (com bimassa).
    Se tiver tecto de abrir é provável que tenhas uma mega infiltração pelos canais de escoamento, é normal estes soltarem-se da base do tecto e escorrer água para a zona dos pés e se for do lado do condutor pode danificar o módulo confort (por baixo dos pés do condutor) que é o que controla maior parte da electrónica no interior do carro. Se quiseres verificar isto, paras o carro numa rampa, primeiro de frente, abres o tecto e deitas água com uma garrafa nos buracos que tem nos 4 cantos, atrás a água cai no pilar junto aos encostos de cabeça e à frente escorre pelo airbag e suporte da borracha e vem sair nos cantos do tablier junto aos pés.
    Resumindo, se gostas mesmo e não ligas a essas coisas pequenas é um bom carro, de motor não tens problemas e é um carro bem insonorizado e seguro, caso contrário acho que deves procurar outras opções.

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      #3
      Só para acrescentar umas coisas ao que o inlinesixman disse:

      No de 110cv a injecção é feita por uma bomba Bosch VP37. O de 115 já é injector-bomba, abreviado de PD.

      Quanto aos braços da suspensão, na berlina aqui de casa foram trocados 3 de cima. A borracha da rótula rompe-se e nas curvas nota-se um toc toc de metal a bater em metal. Uma vez num check up na VW descobri que alguns casquilhos/sinoblocos de alguns braços estão partidos... O mecânico que fez o check up comentou comigo que aquilo lá fora dura uma vida, mas nas nossas estradas não dura muito tempo

      Quanto aos foles, os da concorrência não duram nada, compensa mais usar foles originais, são é caros, o kit completo do fole, massa e abraçadeiras custa 40 e poucos €.

      Quanto às fechaduras das portas, em grande parte dos casos isso acontece devido a um micro-switch da fechadura que avaria. Como o mesmo não é uma peça de reposição na marca tens de meter uma fechadura nova que custa para ai uns 120€, mas se tiveres jeito para a coisa ou conheceres algum electricista podem só trocar o micro-switch. Pesquisa no google por "trocar micro switch golf iv".

      Quanto a problemas eléctricos, até ao momento ainda não tive nada disso (knock on wood, knock on wood ) mas também não tenho tecto de abrir. Tal como explicou o inlinesixman, grande parte das infilitrações vem do tecto de abrir. Convém manter os canais de escoamento limpos e desentupidos.

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        #4
        Boas, obrigado pelas opiniões. fiquei com um bocado de medo, não quero andar sempre falido para sustentar um carro...
        Acham melhor uma A4 avant então? motor igual, quanto ao carro em si...sera melhor?
        Até €5000 há alguma outra sugestão?

        Comentário


          #5
          Kmn qualquer carro que compres, principalmente com essa idade vai ter que dar obrigatoriamente algum tipo de problema. A VW tem os seus como as outras têm outros, uns mais baratos, outros mais caros mas não há muita volta a dar.

          O melhor é experimentar bem tudo, se as portas, vidros, fechaduras funcionam bem, se acendem as luzes etc. Estando tudo operacional, tens um bom ponto de partida.

          Curiosidade - a versão de 115cvs não tem caixa de 6 velocidades?

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            #6
            Originalmente Colocado por Kmn Ver Post
            Boas, obrigado pelas opiniões. fiquei com um bocado de medo, não quero andar sempre falido para sustentar um carro...
            Acham melhor uma A4 avant então? motor igual, quanto ao carro em si...sera melhor?
            Até €5000 há alguma outra sugestão?
            São carros que eram bons em novos, só que com o passar dos anos e tanto faz ser estes como os outros vão te pedindo mais e mais manutenção.
            Quereres um Audi a bom preço, são carros que dizem ter 140 000 kms e depois o mais provável é terem 300 000 ou 400 000 kms.
            Dado serem uns carros muito cobiçados, tambem leva a que sejam bastante alvo de matrafisses. O mercado quer, nós damos.

            Por 5000€ podes comprar melhores negocios.
            Basta ires ao olx ou standvirtual e fazeres uma pesquisa, e depois vê o que te agrada.

            http://www.standvirtual.com/carros/a...nt=carros&tr=1
            Editado pela última vez por Gib; 17 August 2014, 14:02.

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              #7
              Originalmente Colocado por Kmn Ver Post
              Boas, obrigado pelas opiniões. fiquei com um bocado de medo, não quero andar sempre falido para sustentar um carro...
              Acham melhor uma A4 avant então? motor igual, quanto ao carro em si...sera melhor?
              Até €5000 há alguma outra sugestão?
              A plataforma do primeiro A4 é a mesma do Passat.

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