Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma comparacao injusta: Megane 1.6 16v vs A180CDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uma comparacao injusta: Megane 1.6 16v vs A180CDI

    Penso que tenha interesse este tópico pois acaba por comparar dois conceitos em dois modelos diferentes no segmento que tantos adeptos tem em Portugal e na Europa.

    Eu estou em Portugal de ferias e trouxe o meu Megane III 1.6 16v de 2009, versão Dynamique com 17 polegadas com 205-50-17 Continental Sport Contacto 2 com mais de meio piso na frente e menos de meio atras, conta com 80.200kms sensivelmente. Media de consumo de 7.36 no spritmonitor, antes da viagem para portugal tinha na ordem dos 6.9.

    Como viemos para o Gerês eu trouxe o carro da minha Mae, um Mercedes A180CDI equipamento intermédio (não sei o nome da versão) com 17 polegadas com 225-45-17 da marca Bridgestone. É de 2013 e conta com o motor 1.5 da Renault com 110cv (serão 112? Tenho ideia que são 112 na Mercedes).

    Serve então o presente tópico para dar a minha opinião do ponto de vista do utilizador não querendo ser injusto pois sou apreciador de motores a gasolina por norma, sou também um condutor calmo que gosta de rolar e tira prazer da conducao calma.

    Ambiente a Bordo
    Penso que aqui é onde o Mercedes marca pontos, apesar do Megane não me parecer ultrapassado em materiais e design notasse o maior cuidado na marca Premium, os materiais são mais cuidados e a construção é muito solida (neste ponto não tenho queixas no Megane fique claro).
    Excelente sistema de som no Mercedes e fraco no Megane


    Ponto para o Mercedes


    Equipamento
    O Megane Dynamique aqui consegue fazer uma reviravolta, tem sistema keyless para abrir as portas e ligar o motor, ar condicionado automatico bi-zona (manual e mono-zona no Mercedes), sistema de parqueamento equivalente em ambos, melhor sistema de luzes no Mercedes mas por outro lado o sistema de chuva falha como no Megane com velocidade e timming algo fraco.

    Ponto para o Renault

    Posto de Conducao
    Não desgosto do Mercedes mas penso que fica abaixo em 2 pontos, o banco no Megane vai mais abaixo e o vidro traseiro do Mercedes é mini! Talvez o Mercedes melhor para a cidade e o Megane para estrada e auto-estrada.
    Mesmo assim não posso tirar o ponto do Mercedes para o Renault pois os comandos são mais simples (apenas aquela aste dos piscas e afins obriga a alguma habituação) e o computador de bordo gosto dos gráficos com a indicação de onde somos mais ou menos "eco" na forma de condução.

    Ponto Neutral

    Utilização em cidade
    Sem duvida alguma Megane, o motor próprio a isso ajuda, pega melhor no ponto de embraiagem e tem uma faixa de utilização melhor a velocidades de 40-50, altura que a caixa longa do Mercedes se recente e obriga a maiores passagens de caixa.

    Ponto para o Renault

    Utilização fora da cidade
    Se fui áspero a dizer "sem duvida alguma" o Megane no ponto anterior, agora sou para o Mercedes, velocidades mais altas o Mercedes por culpa do seu motor esta sempre apto mesmo em 6a a acelerar, principalmente em auto estrada e nas subidas mantém melhor a velocidade.
    Talvez a 6a seja algo longa para andar a 80-90 nas nacionais e ai o Megane marca pontos mas sem duvida Mercedes sai na frente.

    Como comportamento o Megane parece mais assapado ao chão, talvez pelo banco mais em baixo mas pareceume mais confortável em curvas rápidas em Auto estrada.

    Ainda neste campo no curva-contra-curva são ambos muito bons e capazes.

    Ponto para o Mercedes


    Motor
    Como disse sou apreciador de um bom motor a gasolina, sim que o Megane tem um mero 1.6 ameno mas o Mercedes também não é nada de outro mundo no mundo Diesel.

    O 1.6 do Megane é um excelente companheiro e tem uma caixa de 6v muito boa a acompanha-lo, excelente para passeios e cidade, ganha no menor ruido e por não ser turbo-dependente.

    O 1.5 do Mercedes gasta muito pouco, excelente quando já se esta a andar, a maiores velocidades está nas 7 quintas dele, falamos de velocidades na ordem do legal e mais uns trocos, gosto muito dele em nacional e auto-estrada, do ruido não mas a essas velocidades já não se nota, nas serras por aqui no geres senti falta do Megane pois a caixa longa do Mercedes obrigoume a estar sempre a trocar de caixa ou a ir ouvi-lo (velocidades de 40-70 em 3-4 velocidade.

    Por isso com pena de estar a ser um pouco injusto para o Megane mas devido aos consumos vou dar ponto Nulo.

    Ponto Nulo

    Espaco
    O Mercedes é enorme no banco de trás, tendo eu uma bebe a minha mulher vai la atras com os seus 1.85m tao confortável como no sofá, por outro lado janelas pequenas que o tornam claustrofóbico e uma mala ridícula.
    Os pontos positivos e negativos do Megane são os contrários dos que referi no Mercedes

    Ponto para o Megane


    Opinião geral

    Não trocaria um pelo outro tendo já um deles. Isso é um ponto assente.

    Tendo eu uma bebé iria para o Megane pela sua bagageira, se fosse um tipo solteiro sem filhos era Mercedes porque de facto é mais bonito e actual. Se tivesse um segundo carro maior também iria para o Mercedes, a sua ridícula bagageira chega para os fins de semana, mas nunca para uma bebe.

    Na minha situação, manteria a opção do Megane mas com um motor maior/turbibado ou mesmo a diesel pois faço muita auto-estrada e muitos kms o que faz do meu gastador. Gosto de ambos, mas não amo nenhum! Ambos falham em algo na minha utilização, a bagageora do Mercedes inviabiliza o eu adquirir um mas o Megane torna-se pesado nos meus 40.000 kms anuais (este ano será por ai)...

    Espero não ter sido chato o tópico e ate ajudar, a mim tornou-se útil para meter ideias em dia.
    Editado pela última vez por Twingo32v; 21 August 2014, 19:58.

    #2
    Boa análise!

    Gostei de ler, deveria haver mais tredes deste género no AH.

    Comentário


      #3
      O Mercedes tem julgo eu 109 CV.

      Comentário


        #4
        Uma boa analise sem duvida. Gostei de ler tambem.

        No entanto, e como tu, sou adepto das "gazozas", ja andei um um Megane Tourer com o 1.6 dCI de 130 e gostei bastante do motor e do carro no global. Se esse 1.6 dCI estivesse no Mercedes ias mudar de opiniao muito depressa, apesar da mala ser ridicula e minuscula como dizes.

        Comentário


          #5
          Obrigado pelos feedback, este tipo de analise são sempre difíceis no ponto de vista dos gostos pessoais e ate do que temos ou tivemos.

          Para quem faz este raciocínio/analise ajuda em muito para futuras opções.

          Por exemplo quando escrevi sai de casa e vi um Mercedes CLA e pareceume ser uma opção para mim pois tem uma melhor mala, ou seja, resolve-me o maior, e único "grave", problema que apontei ao Classe A.


          Desafio a fazerem. É interessante.

          Quanto ao que vocês disseram do 1.6dci, nunca experimentei. Infelizmente, será que tem uma caixa mais curta ou melhor escalonada? No A180CDI acho que o mal nem é o motor mas sim a caixa de velocidades

          Nao me interpretem mal mas sendo sincero nunca andei com um diesel que precisasse de tanto trabalho de caixa entre os 30-70kmh. Sem exagero.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fatalit14 Ver Post
            O Mercedes tem julgo eu 109 CV.
            É algo assim, não sei o numero exacto! Mesmo o meu pai não sabe, ele que adora Mercedes e que tem ainda um C200CDI carrinha que a ver se ando com ela para dar um feedback.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
              Obrigado pelos feedback, este tipo de analise são sempre difíceis no ponto de vista dos gostos pessoais e ate do que temos ou tivemos.

              Para quem faz este raciocínio/analise ajuda em muito para futuras opções.

              Por exemplo quando escrevi sai de casa e vi um Mercedes CLA e pareceume ser uma opção para mim pois tem uma melhor mala, ou seja, resolve-me o maior, e único "grave", problema que apontei ao Classe A.


              Desafio a fazerem. É interessante.

              Quanto ao que vocês disseram do 1.6dci, nunca experimentei. Infelizmente, será que tem uma caixa mais curta ou melhor escalonada? No A180CDI acho que o mal nem é o motor mas sim a caixa de velocidades

              Nao me interpretem mal mas sendo sincero nunca andei com um diesel que precisasse de tanto trabalho de caixa entre os 30-70kmh. Sem exagero.
              Quando tiveres oportunidade anda no 1.6 dci! Os 20 cv a mais e 60 nm fazem milagres! Vais ficar de boca aberta! Eu pelo menos fiquei!

              Aliás, acho que a marca devia ter iniciado logo a comercialização com este motor que virá a equipar... o Classe C!

              Quanto ao motor 16 gasosa da Renault dá para o gasto, mas o 1.2 tce turbinado é francamente melhor e gasta praticamente o mesmo!!!

              Comentário


                #8
                Ha 4 carros que gostava muito de experimentar, são eles:
                -CLA 200cdi
                -Megane 1.6dci
                -Focus 1.0
                -Megane 1.4tce

                Mas ainda tenho tempo pois o timing a que me propuz para trocar de carro foi 2019 (trocar a cada 5 anos, por um carro com 3-5 anos).

                Comentário


                  #9
                  Os novos motores turbinados a gasolina veem colmatar um pouco as situaçoes de subidas e afins e ajudando tambem nos consumos , experimenta-os que vais ficar surpreendido

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Os novos motores turbinados a gasolina veem colmatar um pouco as situaçoes de subidas e afins e ajudando tambem nos consumos , experimenta-os que vais ficar surpreendido
                    É exactamente essa a ideia que eu tenho. Que um pequeno motor a gasolina e turbo me ajude a manter um carro a gasolina pois ando muito. O Renault 1.2 tce com 115cv chamame pouco a atenção, mais o 1.4tce de 140cv. Mas ainda não os experimentei!

                    O Focus 1.0 é que me faz pensar e muito, gosto muito do carro, vejo excelentes feedback por todo o lado mas fico sempre a pensar se 1.000cc para 125cv nao sera fruta a mais

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                      Quando tiveres oportunidade anda no 1.6 dci! Os 20 cv a mais e 60 nm fazem milagres! Vais ficar de boca aberta! Eu pelo menos fiquei!

                      Aliás, acho que a marca devia ter iniciado logo a comercialização com este motor que virá a equipar... o Classe C!

                      Quanto ao motor 16 gasosa da Renault dá para o gasto, mas o 1.2 tce turbinado é francamente melhor e gasta praticamente o mesmo!!!
                      Ja andei com uma Scenic 1.2 TCE e sinceramente nao vi nada de especial nos consumos. Na altura o RK7 tinha ai um topico em que postei o meu feedback sobre ambos os carros ( Megane 1.6 dCI e o Scenic 1.2 Tce ), e o motor 1.2 Tce era quase tao guloso como a minha ex.156 com o motor 2L e 170 burros.

                      Agora se falarmos em AE, sem duvida que o 1.2 Tce era muito menos guloso que a minha ex. 156. A caixa de velocidades ajudava bastante. A 156 a 120km/h ja ia acima das 3000 rpms, coisa q penalizava bastante os consumos. Agora em cidade, a diferença rondava na casa de 1L/100.

                      Comentário


                        #12
                        Uma Grande Scenic 1.5 110 a diesel tenho uma no meu circulo de amigos e gasta um pouco, pelo que vi da ultima vez estava em 7.3L/100 e este A180cdi que aqui vos falei ando sempre entre os 4.9-5.9. Penso que o ser monovolume piora imenso os consumos.

                        alias faço eu melhores cobsumos com o Megane 1.6 16v do que esta tal Grande Scenic que falei, por outro lado este casal tem uma A4 1.9tdi com 195.000kms (aldrabados em pelo menos 70.000kms segundo o mecânico pelo que leu na centralina) e raramente passa os 6 (diga-se de passagem que não sao nada poupados a andar, pouco estáveis em velocidade, sempre no acelera e trava)

                        Comentário


                          #13
                          contradizes-te um pouco na parte de decidires qual é melhor para cidade e qual é melhor para auto-estrada, de resto bastante imparcial e a dares a mão à palmatória ao admitires que o merc não é nenhum suprasumo, longe disso e que o teu também tem algumas falhas.

                          Comentário


                            #14
                            Sou da mesma opinião em relação ao que dizes de ter sido algo contraditório, tornou-se algo difícil mas talvez agora consiga fazer uns pontos que expliquem melhor o que quis dizer e o porquê que me foi difícil passar para palavras.

                            -o Mercedes tem uma posição mais alta e da a ideia de ser mais estreito, o que melhora a condução em cidade face ao Megane em que vou mais baixo (posso meter mais alto mas eu gosto de andar em baixo pois faço muita estrada e assim me sinto bem) e o carro parece ser mais largo e mesmo mais grosso de portas.

                            - o Mercedes tem uma ma visibilidade para trás devido ao pequeno vidro traseiro, por outro lado tem a traseira menos abaloada e facilita a colocar melhor a traseira em marcha atrás (isto pelos espelhos laterais).

                            - o motor do Megane torna-se um melhor companheiro de para-arranca e a menores velocidades.

                            Por isso no total das coisas todas somadas penso que o Megane a gasolina sai um melhor comparsa em cidade, excepção em manobras de marcha atras com menor espaço lateral. Andar distancias maiores de marcha atras a olhar pelo espelho interior ou mesmo a olhar para trás no Mercedes é algo difícil por questões de segurança (por exemplo recuar numa rua obriga nos a usar muito mais os 3 espelhos do que o Megane que quase só o espelho do meio ou rodar a cabeça para trás se torna q.b.)

                            Para a auto-estrada o melhor motor é o do Mercedes e o melhor chassis o do Megane. Sendo de qualquer das formas o Mercedes muito bom e por isso lhe dou a vantagem.

                            Penso que agora fui mais claro.
                            Editado pela última vez por Twingo32v; 22 August 2014, 20:24.

                            Comentário


                              #15
                              percebido. muito bem explicitado agora.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                percebido. muito bem explicitado agora.
                                Menos mal! Escrever ao "vento" das impressões e sensações às vezes da nisto.

                                Agora acabei de chegar a Lisboa, foram 400kms certinhos com 4.4L/100 , estava em 4.3 mas no fim subiu 1 décima. Velocidade media de 97kmh desde o geres, AE sempre a 120-130 com AC ligado. O A180cdi foi um excelente companheiro, lavado e aspirado foi hora de colocar novamente á disposição da dona e pegar no Megane, também foi aspirado e notei 3 coisas:

                                -menor qualidade no habitáculo no Megane
                                -maior equipamento como o keyless no Megane (andavame a custar abrir e fechar o carro este dias, muitas vezes "marrava" no puxar para abrir e outros dias esqueciame de fechar)
                                -ao aspirar notasse que alcatifa e tapetes do A180cdi vêm de familiar de sangue azul (mais qualidade)

                                No fim destes dias fazendo agora uma avaliação final do A180CDI:

                                Depois de andar em cidade com ele tinha ficado desiludido, sentimento que desapareceu nesta viagem ao geres e veio o de que cada um supera o outro em coisas diferentes. Senti saudades do Megane (ate fui logo aspirar e mimar o menino) mas sei que o A180cdi já na viagem de volta á Alemanha na quinta-feira á noite me vai dar saudades pelo melhor motor em Auto-estrada.

                                Nunca tendo sido apaixonado pelo Megane, o A180 CDI também não me deixou perdido de amores, no entanto são carros que recomendo mas a pessoas diferentes comuutilizações diferentes!

                                Como eu idealizaria um carro neste segmento? Chassis do Megane, motor do A180CDI, caixa mais curta como o Megane, posição de condução do Megane, sistema de som do A180, equipamento do Megane, espaço atras do A180 e bagageira do Megane!

                                Pronto talvez exista um assim!

                                Comentário


                                  #17
                                  Resumo do campo dos consumos que já consegui.

                                  Megane: 5.8-8.15

                                  A180: 4.4-5.9

                                  Comentário


                                    #18
                                    Lavaste o Megas ás 21h?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Belo comparativo, gostava que existissem mais users a dar assim opiniões, em especial quem tem mais experiência.

                                      Já agora, penso que deves ser o User com a esposa mais alta de todo o fórum

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para matar as curiosidades dos 2 últimos posts.

                                        Sim lavei o Megane às 21 sensivelmente, não tendo eu dito nada aqui chego á conclusão que passaste por mim nas bombas da Cepsa da Ramada (antiga Total) e não disseste nada...é muito feio não se falar às pessoas!

                                        Quanto á esposa é capaz pois entre portugueses ela é das mais altas quase sempre. Eu com 1.80 fico a olhar para cima para a sogra de 1.87 salvo erro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                                          Para matar as curiosidades dos 2 últimos posts.

                                          Sim lavei o Megane às 21 sensivelmente, não tendo eu dito nada aqui chego á conclusão que passaste por mim nas bombas da Cepsa da Ramada (antiga Total) e não disseste nada...é muito feio não se falar às pessoas!
                                          Já te respondi no DB. Só não parei porque não tinha a certeza absoluta se eras tu e, mais importante, tinha a família toda á espera para jantar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Olha, mais um vizinho. Isto pelo fórum há muita gente de Odivelas e arredores. Qualquer é dia de patuscada

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por mim podíamos fazer um cafezinho segunda ou terça, maximo quarta que quinta é dia de partida!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olha segunda à noite não era mau de todo...ali na zona, tipo colinas ou strada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E o Megane vai iniciar a viagem de volta. 2560kms pela frente!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mais que tudo, boa viagem!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa viagem, vai com calma.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X