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    Seat Cordoba 1.6 SR

    Boa noite a todos pessoal. Finalmente despachei o meu xsara que estava um cacro e procurei um otto que gostasse e encontrei um cordoba do qual gostei bastante e fiquei com ele. Penso que nao foi um passo atras pois é um carro mais evoluido que o xsara na minha opiniao e tem mais extras e parece-me estar bem conservado de motor,nao detetei qualquer anomalia ate ao momento,tudo normal. É o 1.6sr sport de 101cv,mexe-se bem embora seja um pouco lento em baixas mas anda q.b. Os consumos teem andado entre os 7.5 e os 9.3l/100,é o normal neste carro? De resto se houver alguem entendido que me saiba dizer o que posso esperar deste carro a nivel geral agradecia. Sei que é um motor fiavel mas em termos de problemas que possa dar ou algo cronico nao tenho conhecimento. Obrigado desde ja

    #2
    Conheço o motor e desconheço problemas nele. Os consumos parecem-me dentro do normal se os 9 l forem em cidade.

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      #3
      Mais evoluido que o Xsara so se for em equipamento, o resto nota-se a diferença entre o segmento C do Xsara e o B do Cordoba, que nao deixa de ser um Ibiza com mala.

      Quanto ao carro em si, morou um Cordoboa Sport 1.6 SR de 99 ca em casa, durante sensivelmente 3 anos e meio. Problemas, so um fuzivel do quadrante que foi ao ar nos primeiros 100km do carro, nada que uma ia à marca, 30 minutos de espera nao resolvessem. Os maior problema é a qualidade dos bancos, ou neste caso, a falta dela. Facilmente ficam enrodilhados e chegam mesmo a rasgar. A qualidade de construçao nao é a melhor. Mas é bem equipado, na altura perguntavam ao meu pai se o carro tinha televisao ja que nao era normal um carro daqueles com um ecra tao grande do Computador de bordo

      Quanto aos consumos, dentro do normal, o ca de casa, andava sempre em cidade, conduçao despreocupada para o puxada, consumos de 9.5-10L. O meu pai recorda-se do carro como fiavel, motor forte e capaz de mover a carroçaria levando a velocidades elevadas sem grande dificuldade, fraco em espaço e qualidade de construçao, mas deixou sem duvida boa impressao. Foi so mudado, pelos consumos, na altura rebentou a febre dos Diesel, e la veio uma 307 1.4 HDI Break, como carro foi uma boa evoluçao, mas como motor... meu deus, que passo a atras Mas era mais poupado, e era isso que se queria.

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        #4
        Resumindo o xsara (segmento C) é melhor que o cordoba basicamente em tudo mesmo , o cordoba nao passa de um mero ibiza (segmento B) com mala atras !

        O motor do cordoba é fiavel e mexe-se razoavelmente ! Talvez exista modelos que andam mais e bebam menos que esse cordoba !

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          #5
          Concordo plenamente com voces em tudo. Quando referi que achava o cordoba mais evoluido referia-me ao aspeto interior que tem um ar mais jovial,mais moderno e nao tao enfadonho como o xsara. De resto pronto estou a ver que os consumos sao normais pois tambem tenho andado a apertar um bocado com ele nesta primeira fase. Agora a minha unica preocupaçao é a correia de distribuiçao...o carro tem 171000km e a pessoa a quem comprei o carro disse que ja foi mudada uma vez,aos 100.000km. Agora nao sei...

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            #6
            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
            Resumindo o xsara (segmento C) é melhor que o cordoba basicamente em tudo mesmo , o cordoba nao passa de um mero ibiza (segmento B) com mala atras !

            O motor do cordoba é fiavel e mexe-se razoavelmente ! Talvez exista modelos que andam mais e bebam menos que esse cordoba !
            Sei ao que te referes

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              #7
              Tens sempre a hipótese do GPL.

              Quando à Correia, joga pelo seguro e muda, não é algo extremamente caro, aproveita e muda a bomba de água também.

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                #8
                Sim,quando mudar sera kit de distribuiçao completo.

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                  #9
                  A distribuição é a cada 5 anos ou 100 mil Kms (acho que é isto). Se só foi mudada uma vez, eu não hesitaria em trocá-la de imediato e, como disse o Drifter, com bomba de água incluida. Já agora, vê como está a correia dos acessórios, já que costumam ter que ser trocadas na mesma altura da distribuição.

                  Neste tópico podes ver mais informação relativamente a este motor

                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...-iv-1-6-a.html

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                    #10
                    Bem se realmente for em cada 100.000,ainda tenho alguns km pela frente ate la chegar,mas é claro que uma pessoa fica sempre naquela...mas tambem neste momento nao esta muito facil abrir os cordoes a bolsa pa mudar a distribuiçao,ainda é puxado.Mas estou contente com ele nestes primeiros dias,parece-me que o carro esta saudavel,tem o trabalhar certinho,puxa bem,nao tem barulhos nem nada (excepto os ruidos interiores no paralelo). É um pouquinho gastador mas pronto,ando mais sorridente ao volante,embora alguns amigos meus achem que fiz mal em trocar por ser um carro a gasolina :D

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                      #11
                      Esses são consumos dentro dos normais.

                      Eu tenho esse mesmo motor no mais pesado Octavia e, os consumos rondam o mesmo.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Cosmoln Ver Post
                        Bem se realmente for em cada 100.000,ainda tenho alguns km pela frente ate la chegar,mas é claro que uma pessoa fica sempre naquela...mas tambem neste momento nao esta muito facil abrir os cordoes a bolsa pa mudar a distribuiçao,ainda é puxado.Mas estou contente com ele nestes primeiros dias,parece-me que o carro esta saudavel,tem o trabalhar certinho,puxa bem,nao tem barulhos nem nada (excepto os ruidos interiores no paralelo). É um pouquinho gastador mas pronto,ando mais sorridente ao volante,embora alguns amigos meus achem que fiz mal em trocar por ser um carro a gasolina :D
                        Ou 5 anos. Que idade tem o cordoba?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Ou 5 anos. Que idade tem o cordoba?
                          É de 99,portanto tem 15 anos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cosmoln Ver Post
                            É de 99,portanto tem 15 anos...
                            E não achas que deves mudar o kit de distribuição? Ou pelo menos pedir para verificá-lo numa oficina.

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                              #15
                              Sim numa primeira fase é isso que pretendo,levar a uma oficina para verificar e depois consoante o estado em que estiver logo terei que ver

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                                #16
                                Tenho um Córdoba "manco" de 2006 com 170000km ainda com a correia de origem. Sei que ando a arriscar mas vou troca-la ainda esta semana!

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por xico198419 Ver Post
                                  Tenho um Córdoba "manco" de 2006 com 170000km ainda com a correia de origem. Sei que ando a arriscar mas vou troca-la ainda esta semana!
                                  manco?como assim?

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Cosmoln Ver Post
                                    manco?como assim?
                                    1.4tdi.. Manco por ser de 3 cilindros..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso alguem me sabe dizer onde fica o filtro de gasolina no meu cordoba? É que estive a fazer a revisao e nao lhe meti o filtro de gasolina porque nao sei onde é

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em principio estara na traseira junto de uma das rodas. Pode é estar com protecçoes.

                                        Esta imagem é de um Golf 4 GTI, mas a localizaçao e genero de filtro, devem ser identicos:

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                          Em principio estara na traseira junto de uma das rodas. Pode é estar com protecçoes.

                                          Esta imagem é de um Golf 4 GTI, mas a localizaçao e genero de filtro, devem ser identicos:

                                          Pois so mesmo se tiver alguma proteçao que esconda o sitio do filtro,tenho que ver com mais atençao. Ja me tinham falado que alguns carros levam o filtro atras ao pe da roda e que tambem ha carros q nao levam filtro,mas o meu tem q levar senao no programa da casa de peças nao acusava o filtro de combustivel para o modelo do meu carro

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