Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo de Oleo no 1.4 HDi

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumo de Oleo no 1.4 HDi

    Boas,
    Eu tenho um C3 1.4Hdi com aproximadamente 26600km que fez a revisao aos 20000km na marca. Faço a mudança de oleo cada 10000km pois uso oleo semi-sintético 10w40 da marca Total. Como começei a trabalhar em Lisboa no inicio do corrente mês, faço muitos kilometros em cidade e dado o estado do transito pela manha tenho de fazer arranques rapidos e por vezes levar a 1ª ate as 2500/3000 rpm ( o que com o motor em questão não é dificil )..enfim como todos os que tenham um C3 devem saber aquando se liga a chave o carro faz uma serie de diagnósticos inclusivé ao nivél do oleo e o que me aconteçeu foi um "desaparecimento" do mesmo. Na indicação do nivél entre o min e o max estão 6 quadrados tendo entretanto desaparecido um o que nunca tinha aconteçido antes. Assim sendo as minhas perguntas são( e atenção que eu não perçebo nada de mecânica....não foi esse o curso que tirei) Para onde foi o oleo? O que è afinal o chamado consumo de oleo? Devo me preocupar? Estarei a conduzir de uma maneira errada( Tento n andar muito com o carro as 4000rpm em autoestrada e em cidade o mais perto possivél das 2000 excepto no arranques...ao sair do bairro [8D]) ?

    #2
    ás vezes inclinaçoes do carro não dão para fazer uma leitura valida, e o motor tem de estar a frio, o meu carro tem mostrador de oleo por agulha, e é mais detalhado que o C3, o nivel do oleo está sempre ao maximo, excepto nos casos que referi, é bem provavel que seja isso, não te preocupes

    Comentário


      #3
      Não tenho a certeza, mas os sensores de óleo de que falas, são do mesmo género daqueles que existem nas Berlingo, e pelo que sei, os sensores são um pouco parvos, mas não tenho a certeza, daqui a bocado, eu ja falo com o meu pai, depois já posto aqui qq coisa...pois na empresa em que ele trabalha, existem muitas berlingo...

      Comentário


        #4
        Olá Pmgdet, eu tenho dois 1.4 Hdi, um no 307 com 142 mil e outro no C3 com 62 mil.

        O que relatas é perfeitamente normal e não tens que te preocupar com isso. Essa escala corresponde ao máximo e minimo da vareta do óleo e, desde que o valor se situe nesse intervalo está tudo ok. Se dizes que apenas apagou um quadradinho, o nivel está praticamente no máximo e não há nada a recear. Mas se queres ter a certeza, esta noite deixas o carro num local bem plano e amanhã de manhã, antes de o colocar a trabalhar, abres o capôt e vês o nivel do óleo directamente na vareta, coisa mais certa não existe.

        No caso dos meus carros, após a revisão o nivel fica no máximo e, passados 20.000 km (altura em que volto a mudar o óleo), desce normalmente 1,2 ou 3 "quadradinhos" da escala, dependendo da forma como foram feitos esses km's. Em principio deve corresponder a um consumo de óleo na casa dos 0,2/0,3 litros a cada 20.000 km.

        Já agora, caso o nivel fique acima do máximo, acendem todos os quadradinhos e todo o indicador fica a piscar, o mesmo se passando quando o nivel desce do minimo, altura em que não acende qualquer quadradinho e o indicador fica a piscar.

        Em resumo, fica descansado.;)

        EDIT: Acontece tambem num dia quando ligo o carro de manhã apagarem 1,2 ou 3 quadradinhos e no dia seguinte não apaga nenhum. Penso que pode ter a ver com o facto do óleo eventualmente não "descer" todo para o cárter ou então é apenas parvoiçe do indicador pois vejo o nivel regularmente na vareta e não noto diferenças significativas.

        Comentário


          #5
          Em primeiro lugar gostaria de agradeçer pelas vossas respostas. Após ler as mesmas estou mais descansado no entanto gostava de saber que aconteçe ao oleo que entre "reabastecimentos" desaparece. Já agora estou a usar o 10w40 será o mais indicado? Qual é o que voçês usam?


          P.S.
          O meu 1.4Hdi é o de 68/70cv

          Comentário


            #6
            não te regules por aí... ás vezes até a vareta engana... tenho uma jumper com um 2.0 hdi, que quando a comprei cheguei a casa fui evr o oleo, nem uma gota la tinha... fui logo ao stand, ele tirou a vareta, limpou, pos de novo e tava a nivel...em abos os lados o carro estava nivelado....

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por R4E

              não te regules por aí... ás vezes até a vareta engana... tenho uma jumper com um 2.0 hdi, que quando a comprei cheguei a casa fui evr o oleo, nem uma gota la tinha... fui logo ao stand, ele tirou a vareta, limpou, pos de novo e tava a nivel...em abos os lados o carro estava nivelado....
              A unica hipótese mais fiável é abrires o bujon (salvo seja [}]), retirares todo o óleo, medir e voltar a colocar.

              Eu quando vejo o óleo pela vareta não o faço apenas e só uma vez, normalmente a primeira vez que tiro a vareta é apenas para a limpar e voltar a colocar, só sendo "válidas" a 2ª e 3ª avaliações.

              Em 15 anos de carta e 10 carros, nunca tive problemas com esse método, e ainda estou para saber qual é melhor.;)

              Comentário


                #8
                O óleo que desaparece é queimado dentro dos cilindros na sua esmagadora maioria e é uma quantidade aceitável e expectável. Não há consumos zero! O que há é formação de vapor de água dentro do cárter pelo que o nível pode descer menos em alguns casos, mas ZERO de consumo de óleo não existe.

                Se esse carro tem 6 quadradinhos entre as marcas de mínimo e máximo, e admitindo como comum uma variação de 1 litro entre estas duas marcas (salvo casos raros, mas existentes), então cada quadradinho representará cerca de 1,6 dl.

                1,6 dl em cerca de 5.000 km é um excelente valor de consumo de óleo e nem se deveria chamar de "consumo" tal o seu valor irrisório (já gastei mais do dobro disso só para ir e voltar a Madrid :D).

                Continuação de muitos e bons km e preocupa-te com outras coisas. ;)

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por DL

                  O óleo que desaparece é queimado dentro dos cilindros na sua esmagadora maioria e é uma quantidade aceitável e expectável. Não há consumos zero! O que há é formação de vapor de água dentro do cárter pelo que o nível pode descer menos em alguns casos, mas ZERO de consumo de óleo não existe.

                  Se esse carro tem 6 quadradinhos entre as marcas de mínimo e máximo, e admitindo como comum uma variação de 1 litro entre estas duas marcas (salvo casos raros, mas existentes), então cada quadradinho representará cerca de 1,6 dl.

                  1,6 dl em cerca de 5.000 km é um excelente valor de consumo de óleo e nem se deveria chamar de "consumo" tal o seu valor irrisório (já gastei mais do dobro disso só para ir e voltar a Madrid :D).

                  Continuação de muitos e bons km e preocupa-te com outras coisas. ;)
                  Eu não disse, um post inteirinho sobre um 1.4 Hdi e não falou mal do motorzeco!![:0]:D

                  Na brinca C/DL;)

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Vanquish

                    Eu não disse, um post inteirinho sobre um 1.4 Hdi e não falou mal do motorzeco!![:0]:D

                    Decididamente eu ando mesmo a perder qualidades... tinha aqui uma oportunidade tão boa para dizer mal e deixei escapar... :D

                    A sério, não tenho nada contra os 70 cv do 1.4 hdi.









                    Desde que montado em carros pequenos e leves, que não é o caso da arrastadeira do 307. :D

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por DL

                      Desde que montado em carros pequenos e leves, que não é o caso da arrastadeira do 307. :D
                      Esqueceste-te de fazer logout e entrar com o CL.:D

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por DL

                        O óleo que desaparece é queimado dentro dos cilindros na sua esmagadora maioria e é uma quantidade aceitável e expectável. Não há consumos zero! O que há é formação de vapor de água dentro do cárter pelo que o nível pode descer menos em alguns casos, mas ZERO de consumo de óleo não existe.

                        Se esse carro tem 6 quadradinhos entre as marcas de mínimo e máximo, e admitindo como comum uma variação de 1 litro entre estas duas marcas (salvo casos raros, mas existentes), então cada quadradinho representará cerca de 1,6 dl.

                        1,6 dl em cerca de 5.000 km é um excelente valor de consumo de óleo e nem se deveria chamar de "consumo" tal o seu valor irrisório (já gastei mais do dobro disso só para ir e voltar a Madrid :D).

                        Continuação de muitos e bons km e preocupa-te com outras coisas. ;)
                        Obrigado pelo teu excelente post!! È devido a post como o teu que vale a pena vir a este forúm..Quanto ao preocupar-me com outras coisas..bem tu tens razão mas é que se trata do meu primeiro carro e é como se costuma dizer "Não hà amor como o primeiro....."[:X]

                        P.S.
                        Já agora penso que o valor que medeia o minimo e o máximo deve ser perto de 1/2litro ou menos

                        Comentário


                          #13
                          Então oh magano, andas aí com uma foto do C4 a fazer o quê? Já te livraste do 307? Tenho que ir ver o DB dos C4... espero que esteja tudo a correr na maior, até porque só tenho 2 carros e um já está emprestado! :D


                          Bem... o cabo só chega 2ª feira, mas já resolvi a questão logo de manhãzinha. Ainda tenho que fazer um DIY sobre isto porque é de um gajo se mijar a rir.

                          Eu levanto a ponta do véu. Só digo que o cabo velho/partido está agora a funcionar melhor do irá ficar a funcionar o cabo novo!



                          É assim:












                          [}] [}] [}] [}] [}] [}]

                          Comentário


                            #14
                            Ja agora sabem me dizer se o 1.4hdi de 70 è mais solido/robusto/doradouro que o de 92 cv?

                            Comentário


                              #15
                              @ DL

                              Naaaa.....o 307 aka arrastadeira é para ficar e ainda vais ter que lhe fazer uma vénia quando passar os 200 mil.

                              Quem sabe se agora, depois de "velho" vai deixar de ser arrastadeira, a ver vamos.[8D]

                              O C4 será/seria para substituir o C3 comercial para trabalhar um pouco mais confortável e seguro, mas com valores de petróleo, taxas de juro e afins como estão, estou a ponderar seriamente ficar quietinho e manter o C3.;)

                              Isso é que se chama uma engenhoca :D mas se está a funcionar, siga para bingo.[:I]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Pmgdet

                                Ja agora sabem me dizer se o 1.4hdi de 70 è mais solido/robusto/doradouro que o de 92 cv?
                                Desde que comprei o 307 em 2002 que presto especial atenção a estes motores, nomeadamente quanto a problemas.

                                Pelo que me tenho aprecebido, o de 92cv, não sendo um poço de problemas, não teve uma vida tão fácil como o de 70cv que, apesar de fraco/lento, tem demonstrado ser muito fiável.

                                Aliás, acho que não é por acaso que esse motor foi "experimentado" no C3 e não equipou mais nenhum carro do grupo PSA, tendo apenas sido fornecido á Suzuky para equipar o Liana.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bom dia,

                                  Fui ontem à Citroen em Aveiro, local onde comprei o carro e onde sempre fiz a manutenção, após conversa com o Chefe de Oficina ele disse-me que o previsto para o 1.4HDI de 70cv era um consumo de 0,5L aos 1000km e nos anteriores diesel da Citroen era 0.75L.
                                  Como é obvio fiquei estupefacto e disse-lhe logo que nada disso estava no livro que acompanhava o carro ao que ele respondeu: "Não está nesse livro para não assustar os donos do carro mas está nos nossos, no entanto para se ter a certeza de quanto oleo o seu carro está a consumir aos 1000km teríamos de o retirar todo e PESAR...sim pesar, para se avaliar o consumo tendo em conta também a perda de viscosidade. No entanto não é preciso nada disso pois pelo que voçê me disse está dentro dos valores normais mas para ficar mais descansado passe por aqui amanha( já tinha passado das 18h, hora de fecho) que a gente enche o que falta e se quiser compra um litro de oleo mas só para descargo de consciência."
                                  Ou seja HDi têm "consumo" de oleo tal como os restantes diesel.

                                  Cumprimentos,

                                  Paulo G.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O consumo não me parece exagerado, convém estar atento no entanto.
                                    A condução não me parece a mais correcta e sinceramente não percebi a necessidade de fazer arranques rápidos quando o trânsito está caótico; é para chegar mais depressa ao carro que está parado uns metros à frente?! Ou é para satisfazer aqueles condutores que gostam de apitar estupidamente quando o carro que está à frente dele deixou 2 metros livros de estrada por mais de 1 segundo?!....
                                    Para-arranque é mau, para-arranque com acelerações fortes é ainda pior para um carro, consumos, poluição, ruído e conforto (se é que se pode falar de conforto nessas situações)...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Alex

                                      O consumo não me parece exagerado, convém estar atento no entanto.
                                      A condução não me parece a mais correcta e sinceramente não percebi a necessidade de fazer arranques rápidos quando o trânsito está caótico; é para chegar mais depressa ao carro que está parado uns metros à frente?! Ou é para satisfazer aqueles condutores que gostam de apitar estupidamente quando o carro que está à frente dele deixou 2 metros livros de estrada por mais de 1 segundo?!....
                                      Para-arranque é mau, para-arranque com acelerações fortes é ainda pior para um carro, consumos, poluição, ruído e conforto (se é que se pode falar de conforto nessas situações)...

                                      Realmente podes ter razão mas eu senão fizer o que faço ao percorrer a 2ªcircular e IC19 é so ver carros das filas paralelas a ocupar o espaço entre mim e o carro da frente...outra questão é entrar em cruzamentos qd n existe sinalização luminosa por forma a chegar o mais rápido possivél à 2ª circular. Não sei a que horas e em que local tu conduzes mas em Lisboa entre as 8h20 e as 8h40(horas em que pratico esse tipo de condução) não é possivél conduzir de outra forma...
                                      No entanto agradecia que me disseses qual é a melhor maneira, teoricamente, de conduzir de manha estando o carro a frio.
                                      Cumprimentos,

                                      Paulo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Arranques rápidos para aproveitar aquele buraquinho que apareceu na rotunda... ou aquele pedacinho entre 2 carros!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O facto de ter desaparecido um quadradinho apenas indica que se consumiu um bocado de óleo...

                                          Bocadinho esse que na vareta não se nota...

                                          De facto, o manómetro é um bom auxiliar, mas em caso de duvida recorrer sempre à vareta.

                                          Outra coisa, se te desaparecerem os 6 quadradinhos, aí sim, poderás ficar preocupado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Pmgdet

                                            o Chefe de Oficina ele disse-me que o previsto para o 1.4HDI de 70cv era um consumo de 0,5L aos 1000km e nos anteriores diesel da Citroen era 0.75L.
                                            0.75 a cada 1.000 km [?] Se assim fosse ao fim de 6.000 km já não tinha óleo nos meus Saxo 1.5 D... E o óleo sintético faz na boa 15.000 km.

                                            E essa história de 0.5 litros de óleo consumido a cada 1.000 km é um grande exagero...

                                            Sabendo que o HDI leva ainda menos óleo que o 1.5 D...

                                            Não seria 0.5 e 0.75 a cada 10.000 km [?]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas Pmgdet.

                                              É certo e sabido que hoje em dia é considerado "normal" este tipo de motores consumirem algum óleo. No entanto, parece-me que a proporção que te deram na oficina é elevada e foi para justificar a "normalidade".

                                              Embora cada motor seja um motor e o consumo de óleo possa variar de acordo com o tipo de condução e trajectos, esse consumo parece-me elevado para um 1.4 Hdi.

                                              Tal como já referi, os meus 1.4 Hdi com 143.300 e 64.300km's não necessitam de qualquer reatesto em 20.000km's e o óleo quanto muito desce até meio do nivel entre o minimo e máximo, ou seja, é praticamente insignificante.

                                              Cumps.

                                              PS: Já agora, se não trocar o C3 tambem lhe quero por umas escovas dessas.;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Pmgdet

                                                citação:Originalmente colocada por Alex

                                                O consumo não me parece exagerado, convém estar atento no entanto.
                                                A condução não me parece a mais correcta e sinceramente não percebi a necessidade de fazer arranques rápidos quando o trânsito está caótico; é para chegar mais depressa ao carro que está parado uns metros à frente?! Ou é para satisfazer aqueles condutores que gostam de apitar estupidamente quando o carro que está à frente dele deixou 2 metros livros de estrada por mais de 1 segundo?!....
                                                Para-arranque é mau, para-arranque com acelerações fortes é ainda pior para um carro, consumos, poluição, ruído e conforto (se é que se pode falar de conforto nessas situações)...

                                                Realmente podes ter razão mas eu senão fizer o que faço ao percorrer a 2ªcircular e IC19 é so ver carros das filas paralelas a ocupar o espaço entre mim e o carro da frente...outra questão é entrar em cruzamentos qd n existe sinalização luminosa por forma a chegar o mais rápido possivél à 2ª circular. Não sei a que horas e em que local tu conduzes mas em Lisboa entre as 8h20 e as 8h40(horas em que pratico esse tipo de condução) não é possivél conduzir de outra forma...
                                                No entanto agradecia que me disseses qual é a melhor maneira, teoricamente, de conduzir de manha estando o carro a frio.
                                                Cumprimentos,

                                                Paulo
                                                Por vezes é preciso arrancar o mais rápido possível, concordo. Embora não ande por regra em engarrafamentos, já apanhei vários (quem não sofre com eles?) e sinceramente raramente necessito de fazer acelerações fortes e raramente me preocupo com os condutores que se colocam à minha frente vindos de outras faixas (apesar de ser uma manobra ilegal), se isso acontecer 3 a 4 vezes perco 10 a 20 metros (e se uns entram outros saiem). Mas nada como experimentar uma semanda de condução agressiva e outra de relaxada (não esquecer o tempo perdido nas bombas).
                                                A notícia vem a propósito:
                                                http://diariodigital.sapo.pt/news.as...id_news=243138

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                  citação:Originalmente colocada por Pmgdet

                                                  o Chefe de Oficina ele disse-me que o previsto para o 1.4HDI de 70cv era um consumo de 0,5L aos 1000km e nos anteriores diesel da Citroen era 0.75L.
                                                  0.75 a cada 1.000 km [?] Se assim fosse ao fim de 6.000 km já não tinha óleo nos meus Saxo 1.5 D... E o óleo sintético faz na boa 15.000 km.

                                                  E essa história de 0.5 litros de óleo consumido a cada 1.000 km é um grande exagero...

                                                  Sabendo que o HDI leva ainda menos óleo que o 1.5 D...

                                                  Não seria 0.5 e 0.75 a cada 10.000 km [?]
                                                  Realmente também achei um valor demasiado elevado mas o certo é que fiquei logo mais descansado por me enquadrar na normalidade. De qualquer forma fica descansado que hoje qd for lá já vou esclareçer isso melhor e depois vou colocar aqui a resposta....mas pensando bem segundo ele quando se consulta a varreta a quantidade de oleo que estamos a ver é aproximadamente 1L, pelo que deve ser 0.5L por cada 10.000km. No entanto como referi hoje vou lá e retiro as duvidas...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                    O facto de ter desaparecido um quadradinho apenas indica que se consumiu um bocado de óleo...

                                                    Bocadinho esse que na vareta não se nota...

                                                    De facto, o manómetro é um bom auxiliar, mas em caso de duvida recorrer sempre à vareta.

                                                    Outra coisa, se te desaparecerem os 6 quadradinhos, aí sim, poderás ficar preocupado.
                                                    De facto e para os manter actualizados já desapareceram 2 traços e tendo a vareta 3 traços( corrigam-me se estiver errado) um deles já foi a vida. A hipotese avançada por ele,chefe da oficina, foi o oleo ter sido "consumido" ao assegurar a lubrificação do turbo...viagens longas a altas rotações, altas rotações a frio...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Algum não está certo, muda de oficina.
                                                      Se tu usas o total 7000, muda para o 9000 é mais caro mas faz mais km.
                                                      Atenção mudar muitas vezes o oleo não que dizer que seja bom.
                                                      O meu xantia 2.0 HDI usa oleo sintetico Esso em 20000Km bebe 1 ou 2dl, e tá com 168000km.

                                                      No 1.4 não sei se esse oleo é o mais indicado.....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por hcordeiro


                                                        No 1.4 não sei se esse oleo é o mais indicado.....
                                                        É o mais indicado. Total Quartz 7000 ou Esso Ultra, ambos 10W40. ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esses indicadores pelo menos nos 307's não eram nada fiáveis. Comigo era normal indicar o máximo como logo a seguir indicar o minimo. Nos actuais 307's já só aparece Oil OK.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Verifica o oleo de manha antes de ligares o carro. Com a vareta. Essa nunca se engana.
                                                            Os sensores as vezes.....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X