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sem 12v com luzes ligadas

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    sem 12v com luzes ligadas

    Por favor amigos ,
    gostaria de obter ajuda para o seguinte :

    como posso ter 12v após chave e ao ligar os médios ficar sem esses 12v ?
    o carro é um seat Ibiza sdi do ano 2001...

    E a ultima divida , tenho é a seguinte imaginem que já têm 12v que está alimentar os faróis de médios e estão acessos , ou seja já lá estão 12v activos ... e ... e por uma outra razão metemos lá mais 12v vindos de uma outra ligação ...

    que problemas poderão ocorrer disso ...?

    esses segundos 12v não ocorrem porque queremos mas por defeito ...

    Obrigados e cumprimentos a todos Vós

    #2
    Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
    como posso ter 12v após chave e ao ligar os médios ficar sem esses 12v ?
    Se tiveres uma das pontas do multímetro num cabo onde estão 12v e na outra tiveres onde vão "entrar" os 12v dos faróis ao ligares os faróis o multimetro acusa 0 porque é essa a diferença de potencial entre 12 e 12v!
    Acho que devias por uma das pontas do multímetro (cabo preto) no chassis (por ex. um parafuso "grande" e sem tinta) e com o outro (vermelho) medires o pretendido.

    Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
    E a ultima divida , tenho é a seguinte imaginem que já têm 12v que está alimentar os faróis de médios e estão acessos , ou seja já lá estão 12v activos ... e ... e por uma outra razão metemos lá mais 12v vindos de uma outra ligação ...

    que problemas poderão ocorrer disso ...?
    Basicamente se entrarem pelo "mesmo lado" da lâmpada não acontece nada, se meteres 12v de um lado e depois 12v do outro a lâmpada apaga porque não há diferencial de potencial.

    NOTA: Pode haver imprecisão no que estou a dizer/termos, não sou electricista, sou só um curioso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
      Se tiveres uma das pontas do multímetro num cabo onde estão 12v e na outra tiveres onde vão "entrar" os 12v dos faróis ao ligares os faróis o multimetro acusa 0 porque é essa a diferença de potencial entre 12 e 12v!
      Acho que devias por uma das pontas do multímetro (cabo preto) no chassis (por ex. um parafuso "grande" e sem tinta) e com o outro (vermelho) medires o pretendido.


      Basicamente se entrarem pelo "mesmo lado" da lâmpada não acontece nada, se meteres 12v de um lado e depois 12v do outro a lâmpada apaga porque não há diferencial de potencial.

      NOTA: Pode haver imprecisão no que estou a dizer/termos, não sou electricista, sou só um curioso.
      amigo eu necessito dos 12v para alimentar a célula que ao detectar que o carro entrou num túnel ou estacionamento acende as luzes e necessito que algo retire esses mesmos 12v para que quando eu ligar as luzes não ter os tais 12v dados pela célula e mais os 12v das luzes do botão ...
      ando aqui a bater mal é que o meu comutador de luzes não tem a função auto ...
      mas curtia fazer este DIY com a máxima segurança ...

      Comentário


        #4
        Mas é para alimentar célula ou "dar sinal" a uma centralina? Era mais fácil ajudar com imagens do que tens e do que pretendes...

        Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
        quando eu ligar as luzes não ter os tais 12v dados pela célula e mais os 12v das luzes do botão ...
        Se meteres 12v "2 vezes" no mesmo sitio não ficas com 24v ;) são 12v na mesma...

        Comentário


          #5
          é para alimentar uma célula para que esta acenda os faróis automaticamente...
          e o problema é quando é noite a célula acende as luzes automaticamente e um gajo por habito e esquecimento vai de ligar o botão das luzes e vai de meter mais 12v...
          e ... as consequências podem penso eu a longo prazo dar erro na centralina , pois irá acusar valores maiores que os normais para aqueles circuito ...

          Comentário


            #6
            Isso não resolve com um relê?

            Comentário


              #7
              Se calhar sim amigo ... só que eu não sei como o fazer ...
              Editado pela última vez por pjpereira; 29 August 2014, 18:05.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                é para alimentar uma célula para que esta acenda os faróis automaticamente...
                e o problema é quando é noite a célula acende as luzes automaticamente e um gajo por habito e esquecimento vai de ligar o botão das luzes e vai de meter mais 12v...
                e ... as consequências podem penso eu a longo prazo dar erro na centralina , pois irá acusar valores maiores que os normais para aqueles circuito ...
                confusão total!
                na minha ideia que não estou bem a ver como pretendes fazer isso, ao meteres a célula ela vai mandar os 12 volts para as lampadas, mas através do interruptor ou ias criar outro circuito paralelo?! caso aconteça teres uma célula que no fundo acaba por ser um interruptor a mandar 12 volts para o circuito de luzes se calhares de ligar o interruptor não vai somar mais volts

                Comentário


                  #9
                  Não ficará mais barato levares o carro a um electricista?

                  P.S. Não te esqueças de comprar um extintor antes de fazeres essas ligações.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                    Se calhar sim amigo ... só que eu não sei como o fazer ...

                    Com o devido respeito, não é melhor dares-te ao trabalho de ligar e desligar as luzes?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      confusão total!
                      na minha ideia que não estou bem a ver como pretendes fazer isso, ao meteres a célula ela vai mandar os 12 volts para as lampadas, mas através do interruptor ou ias criar outro circuito paralelo?! caso aconteça teres uma célula que no fundo acaba por ser um interruptor a mandar 12 volts para o circuito de luzes se calhares de ligar o interruptor não vai somar mais volts
                      sim não soma mais 12v mas tem-se uma tensão maior no circuito e isso pode afetar a Centralina ...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                        Não ficará mais barato levares o carro a um electricista?

                        P.S. Não te esqueças de comprar um extintor antes de fazeres essas ligações.
                        não posso ir a um electricista porque gastei o guito todo no extintor

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                          Com o devido respeito, não é melhor dares-te ao trabalho de ligar e desligar as luzes?
                          podia , claro quem sim , e o carro tem lá o comutador de luzes para isso mesmo ...
                          eu gosto de automóveis e de electricidade auto e fazer os meus DIY...
                          e os carros têm evoluído muito e há algumas coisas engraçadas que são perfeitamente adaptáveis aos carros mais antigos por assim dizer.
                          e é por gostar que quero fazer esta adaptação ...

                          antigamente os carros não entravam nos parques e acendiam as luzes , hoje fazem isso sozinhos , vamos dizer às marcas porque é que o cliente não liga as luzes ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                            Se calhar sim amigo ... só que eu não sei como o fazer ...
                            Pois, eu também não sei fazer, falei no relê pois um colega meu fez uma instalação dessas e lembro-me de ele dizer que teve que levar isso. Tenho em casa pra montar um sistema do gênero, mas o chamado follow me home que é o abrir o carro e as luzes acenderem, nunca o montei por não saber também lol

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                              sim não soma mais 12v mas tem-se uma tensão maior no circuito e isso pode afetar a Centralina ...
                              acho que estás errado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                                sim não soma mais 12v mas tem-se uma tensão maior no circuito e isso pode afetar a Centralina ...
                                Tensão elétrica
                                12v São precisamente a tensão, acho que te estás a confundir todo...

                                Comentário


                                  #17
                                  amigos , é claro que a tensão os 12v são sempre 12v...
                                  as centralinas acusam sempre erro quando os valores são superiores aos normais ...

                                  quando metemos 12v em cima de 12v temos associado a essa tensão a amperagem ... e a eletrónica canbus não se dá bem com valores superiores aos normais ...
                                  eu não coloco corrente em cima de corrente em carros com eletrónica...
                                  isso funcionava e funciona é para carros sem centralina ou sem canbus...

                                  ainda assim obrigado pelas vossas respostas ...

                                  obrigado

                                  vou esperar por mais dica , para por exemplo :
                                  como posso ter 12v após chave e ao ligar os médios ficar sem esses 12v ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                    Pois, eu também não sei fazer, falei no relê pois um colega meu fez uma instalação dessas e lembro-me de ele dizer que teve que levar isso. Tenho em casa pra montar um sistema do gênero, mas o chamado follow me home que é o abrir o carro e as luzes acenderem, nunca o montei por não saber também lol

                                    Tenho o follow me home e não funciona como dizes, quando abres o carro.
                                    O fmh funciona após trancar o carro (com o carro fechado e desligado).
                                    Antes de sair do carro programas o tempo e vais á tua vida.

                                    O follow me home funciona, programando tu mesmo a cada uso o tempo que as luzes externas ficam acesas cada puxada na manete das luzes incrementa 30s no cb, uma puxada 30s, duas 1minuto e assim consecutivamente.


                                    Por ex para abrir um portão, aceder ao conteudo de uma garagem ou procurar algo no porta bagagem de outro carro, é para este tipo de situações, programas o tempo que achas que chegará para cumprires a tarefa, e as luzes ficam acesas durante esse tempo, desligando sozinhas após esse periodo.
                                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 31 August 2014, 08:02.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ah sim? Tinha ideia que era automático.

                                      Grato pela explicação ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse esquema de 30s na manete é usado pelos Fiat's nas outras marcas é automático.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                          Esse esquema de 30s na manete é usado pelos Fiat's nas outras marcas é automático.
                                          No nissan note é exactamente igual.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                            Ah sim? Tinha ideia que era automático.

                                            Grato pela explicação ;)

                                            Não é automático uma vez que tens de accionar a manete para inserir os segundos ou minutos que queres e cada vez que usares o sistema tens de o programar .antes de o usar.

                                            Como disse em cima uma gatilhada na manete = 30s
                                            para 2minutos dás quatro gatilhadas, se quiseres mais tempo vais dando mais gatilhadas até chegares ao valor que queres o tempo fica exibido no cb e começa logo a contagem decrescente, quando termina o tempo desliga as luzes.


                                            Não estou a ver como se torna um sistema desses em automático, só se aquilo activasse sempre sem excepção quer a pessoa necessitasse ou não, mas isso não era automatismo, seria mais burrice... lol

                                            Um gajo quer ir a algum lado sem dar nas vistas, desliga o carro e bumba, toma lá o arraial aceso sem necessidade...lol
                                            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 01 September 2014, 19:51.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                              Não estou a ver como se torna um sistema desses em automático, só se aquilo activasse sempre sem excepção quer a pessoa necessitasse ou não, mas isso não era automatismo, seria mais burrice... lol
                                              Sim, ativa sempre que não exista luz! Não sei o que tem de burrice, os mercedes e por ai fora fazem isso aos anos... idiotas...

                                              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                              Um gajo quer ir a algum lado sem dar nas vistas, desliga o carro e bumba, toma lá o arraial aceso sem necessidade...lol
                                              Se tiveres "algo a esconder" basta desligar no CB antes de saires...

                                              O meu carro também tem esse esquema de 30s pela manete mas parece-me menos útil, um gajo sai, depois cá fora é que pensa "eish dava jeito o follow me home... ah, já não vou voltar ao carro para ativar e por ai fora, tenho mais que fazer, que se lixe..."

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se não sabes o que estás a fazer devias era ficar quietinho ou ainda queimas isso tudo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  Se não sabes o que estás a fazer devias era ficar quietinho ou ainda queimas isso tudo...
                                                  obrigado pela sua preocupação ...
                                                  mas o pedido de ajuda mantem-se na mesma ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                    Sim, ativa sempre que não exista luz! Não sei o que tem de burrice, os mercedes e por ai fora fazem isso aos anos... idiotas...


                                                    Se tiveres "algo a esconder" basta desligar no CB antes de saires...

                                                    O meu carro também tem esse esquema de 30s pela manete mas parece-me menos útil, um gajo sai, depois cá fora é que pensa "eish dava jeito o follow me home... ah, já não vou voltar ao carro para ativar e por ai fora, tenho mais que fazer, que se lixe..."

                                                    Isso que referes acho que não é o followme home, mas posso estar enganado, já fazem tanta porcaria redundante e parva nos carros, que quase não me admira.

                                                    Antes da mercedes já outras marcas tinham isso e ainda existe outro metodo de activar as luzes saindo do carro.

                                                    Para mim esse sistema é burrice, se activa as luzes mal saias do carro quer necessites ou não o que queres que chame a esse sistema.
                                                    Desperdiça energia desnecessáriamente e não me parece ser nada eficiente, dizes que acciona quando está escuro, então activa sempre, as noites são sempre escuras.

                                                    O sistema de manete é o melhor, porque para meter a chave a uma porta ou outra situação, sabe-se mais ou menos quanto se vai dar, e nesse sistema que falas (automático)?
                                                    Ou desligas ou anda sempre ligado, quer queiras ou não.
                                                    Ou programas um tempo certo e aquilo sempre que activa só dá aquilo?


                                                    ps: tens razão há automático, prefiro ter a manete.
                                                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 03 September 2014, 07:01.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                      dizes que acciona quando está escuro, então activa sempre, as noites são sempre escuras.
                                                      Eu também saiu do carro de dia e ai só precisava de "follow me home" se fosse para carregar sacos ou assim

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                                                        obrigado pela sua preocupação ...
                                                        mas o pedido de ajuda mantem-se na mesma ...
                                                        Isso como já foi dito a cima basta meter um relé a fazer a ligação dos dois circuitos.

                                                        Assim o relé fica normalmente a fincionar com a celula, e caso ligues o botao das luzes o relé atraca e passa a funcionar atravez do interruptor deixando de responder à celula.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isso tornava-se mais facil se tivesses o esquema electrico do comutador das luzes, sabendo qual o fio que liga os médios bastava associar essa célula, claro como já foi dito tens de usar um relé, a forma de ligaçao tambem depende da forma da qual pretendes que isso actue.
                                                          Outro promenor que me lembrei os minimos tambem sao para acender certo?

                                                          Feito apenas para teres uma ideia....

                                                          Editado pela última vez por joliveira33; 03 September 2014, 09:47.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            amigo joliveira33 o que tenho no carro é isto :



                                                            problemas ?

                                                            1º ao dar à chave em parques de estacionamento as luzes acendem de imediato ... mau para a bateria... ou consigo dar a volta com um relé ou vou ter de colocar um temporizador ...

                                                            2º conforme está com esta DIY desligado quando ligo os mínimos pelo comutador de luzes acende-me logo os médios também ...

                                                            e é isto amigo ...

                                                            Comentário

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