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Nissan GT-R: Quando um pneu rebenta a 327 km/h

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    Nissan GT-R: Quando um pneu rebenta a 327 km/h



    "Foram necessários nervos de aço para não perder o controlo deste Nissan GT-R modificado, quando um pneu rebentou a 327 km/h.

    São vários os motivos que nos aconselham a não exceder os limites de velocidade em estrada públicas. Neste vídeo tudo acaba bem, mas a tragédia esteve a um pequeno passo de acontecer. Valeu ao condutor – com mais talento que bom senso – ter evitado usar os travões até à imobilização do veículo."

    Nissan GT-R: Quando um pneu rebenta a 327 km/h | Razão Automóvel

    #2
    Tracção "ás quatro" e ser a máquina que é.
    Aguentou o rebentamento com classe.

    Comentário


      #3
      Devia ser giro...

      Comentário


        #4
        A essa veolcidade, cheira-me que houve skill, mas també muita sorte

        De qualquer maneira, houvesse um carro ou carros ao lado (como surgem segundos antes) e a historia teria sido diferente

        Comentário


          #5
          deu direito a ir mudar a cueca....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
            Tracção "ás quatro" e ser a máquina que é.
            Aguentou o rebentamento com classe.
            Porque é que pelo facto do carro ter tracção às 4, tem mais estabilidade num rebentamento de um pneu? Vai a puxar depois de rebentar?


            Depois de rebentar um pneu, nem acelarar nem travar se deve, foi aquilo que ele fez e bem. O facto de ter tracção as 4 ou a só a 2 rodas não influencia nada para este caso.

            Comentário


              #7
              Então não se deve travar quando se rebenta um pneu?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                Então não se deve travar quando se rebenta um pneu?


                trolling or serious?

                Comentário


                  #9
                  grande kit de unhas e sorte à mistura!

                  Eu vinha uma vez para lx na A2 ali perto de Alcácer e aconteceu algo parecido, mas vinha "apenas" a cerca de metade da velocidade (algures entre os 160 e 170) e senti um estoiro enorme na traseira do lado direito e o carro a dançar.

                  Assumo que pinguei as calças à frente! Não tive coragem de travar, reduzir ou o que fosse! Fui apenas tentando controlar a direção e como tinha todas as faixas para mim acabei por conseguir parar sem fazer estragos, mas ainda tremo ao pensar nisso! Tive ainda a sorte adicional de ser numa reta!

                  Curiosamente os pneus eram praticamente novos (não tinham mais de 5.000) e eram uns Pirelli. Fiz uma jura que mantenho: nunca mais usar pneus daquela marca e, diga-se em abono de verdade, que não sei praticamente o que é conduzir acima dos 150, tirando uma ou outra ocasião para experimentar um veículo (carro ou mota) que convide mesmo a isso!!!

                  PS - vinha sozinho e desesperado para chegar a casa!

                  Comentário


                    #10
                    Existem pneus de alta performace run flat?

                    Comentário


                      #11
                      Tudo se resume a suspensão do carro ... este é uma tabua autentica . Quanto mais mole pior.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                        Tudo se resume a suspensão do carro ... este é uma tabua autentica . Quanto mais mole pior.

                        Tem mais a ver com o tamanho de perfil do pneu do que com a suspensão. Quanto mais baixo for o perfil, melhor, nestas situações.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post


                          trolling or serious?
                          É uma pergunta séria, peço desculpa pela ignorância.

                          Referem no vídeo que o segredo passou por não reagir violentamente ao rebentamento, deixando o carro apenas desacelerar, mas fico com ideia que ele empregou também os travões. A minha dúvida é se não deva travar de todo ou se posso fazê-lo com moderação, ou até se não há problema, de todo, em travar.

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            sinceramente , não vejo nada de extraordinário no video, faria o que sensivelmente qualquer pessoa sensata e com um pouco de experiência faria , manter a calma , tirar o pe do acelerador e ir travando ligeiramente , ​mantendo com firmeza o volante , alias o GT-R esta cheio de electronica e ajudas , queria ver isso num renault 5 turbo com pneus recauchutados , isso é que é preciso kit de unhas.

                            Comentário


                              #15
                              Umas fotos para ilustrar os danos causados no carro pelo rebentamento:



                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                Porque é que pelo facto do carro ter tracção às 4, tem mais estabilidade num rebentamento de um pneu? Vai a puxar depois de rebentar?


                                Depois de rebentar um pneu, nem acelarar nem travar se deve, foi aquilo que ele fez e bem. O facto de ter tracção as 4 ou a só a 2 rodas não influencia nada para este caso.

                                O travão de motor aplica-se em 3 ou 4 rodas, em vez de duas, ou seja desacelera mais rapidamente pois há mais atrito, sem que sejam aplicados os travões.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                  Porque é que pelo facto do carro ter tracção às 4, tem mais estabilidade num rebentamento de um pneu? Vai a puxar depois de rebentar?


                                  Depois de rebentar um pneu, nem acelarar nem travar se deve, foi aquilo que ele fez e bem. O facto de ter tracção as 4 ou a só a 2 rodas não influencia nada para este caso.
                                  Claro que influencia.
                                  O motor em desaceleração, digamos que tem 3 rodas para se agarrar, ao contrário de um Fwd que teria apenas uma, e outra descompensada em atrito. É simples, e elementar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já me aconteceu o mesmo, mas apenas a 130, e fiz o mesmo: deixei o carro ir sem travar. O carro não reagiu mal e só fugia ligeiramente para o lado...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                      É uma pergunta séria, peço desculpa pela ignorância.

                                      Referem no vídeo que o segredo passou por não reagir violentamente ao rebentamento, deixando o carro apenas desacelerar, mas fico com ideia que ele empregou também os travões. A minha dúvida é se não deva travar de todo ou se posso fazê-lo com moderação, ou até se não há problema, de todo, em travar.

                                      Cumprimentos
                                      É uma questão de sensibilidade. Se conseguires sentir que o carro está apoiado nos três pneus cheios e se ao travares segurares no volante com força para contrariar os movimentos derivados do furo, tudo bem. Mas há nuances; é diferente um furo à frente ou atrás.

                                      Mas em termos gerais e para os leigos diria; evitar travar ou golpear bruscamente o volante.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                        Porque é que pelo facto do carro ter tracção às 4, tem mais estabilidade num rebentamento de um pneu? Vai a puxar depois de rebentar?


                                        Depois de rebentar um pneu, nem acelarar nem travar se deve, foi aquilo que ele fez e bem. O facto de ter tracção as 4 ou a só a 2 rodas não influencia nada para este caso.
                                        O que vale é que já te responderam.
                                        É tão básico que nem percebo a duvida.

                                        É a mesma coisa que estares em pé e te escorregar um pé.
                                        Ou estares de quatro e te escorregar uma mão.

                                        Em que situação achas que te aguentas melhor?

                                        Comentário

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