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Mudar a Junta da Culassa preventivamente

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    Mudar a Junta da Culassa preventivamente

    Boa tarde a Todos

    Tenho a seguinte questão:
    É ou não conveniente trocar a junta de culassa de forma preventiva do meu velhinho S320 CDI com 250000 km?

    É que o meu mecanico diz-me que não é necessário, mas nota-se alguma pressão no circuito de refrigeração e isso não me agrada nada.

    Obrigado

    Vidal

    #2
    Na minha opinião, se há excesso de pressão no circuito de refrigeração, seria de resolver. Se existe fuga ela não se vai resolver sozinha e vai agravar-se. Normalmente as avarias acontecem exactamente quando o transtorno é maior, e se pudermos evitar essa situação, tanto melhor.

    E se há fuga de compressão para o circuito de refrigeração, este vai andar em sobrecarga o que não é nada aconselhável, pois outros males poderão surgir em consequência disso.

    Comentário


      #3
      Se o motor estiver quente, e se tratando de um circuito fechado, é normal haver pressão...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por maven Ver Post
        Se o motor estiver quente, e se tratando de um circuito fechado, é normal haver pressão...
        Naturalmente, e de tal forma que pode deitar líquido fora caso se abra a tampa do reservatório.

        É claro que parti do princípio que havia pressão em excesso. Isso costuma verificar-se apalpando o tubo que sai do radiador, que caso esteja muito duro é sinal de excesso de pressão.

        Comentário


          #5
          Controla níveis de água e óleo. Se tudo estiver normal deixa estar como está.

          Comentário


            #6
            Agradeço todas as respostas.

            Na verdade não me parece que a pressão seja excessiva mas no entanto, não sendo excessiva já não será normal, daí a questão de preventivamente trocar a junta, e se assim for poderei ter a sorte de não ter que fazer mais nada ou é sempre obrigatório por ex. rectificar cabeça, corrigir valvulas etc?

            Se houver excesso de pressão a valvula do tampão do reservatório deve abrir, certo?
            Existe alguma forma de realizar um teste para confirmar o estado?

            Mais uma vez o meu muito obrigado

            Comentário


              #7
              Se a água não desaparece, deixa estar.

              A tua pergunta soa a "Devo fazer um transplante de córnea preventivamente? Ainda não vejo mal, mas pode acontecer um dia".

              Comentário


                #8
                Como anda a temperatura? Passa dos 90? Estado do termóstato?

                Comentário


                  #9
                  Boa!
                  Não sou tanto assim!!! a minha duvida é porque estou convencido que a causa de um eventual problema já está a acontecer, se agir já gasto 100 e evito males maiores se agir mais tarde o problema pode crescer de qq forma agradeço o interesse/conselho

                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Se a água não desaparece, deixa estar.

                  A tua pergunta soa a "Devo fazer um transplante de córnea preventivamente? Ainda não vejo mal, mas pode acontecer um dia".

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado

                    Passa dos 90, porque o ventilador só entra aos 95, mas daí não passa o diagnostico não revela qq problema

                    Comentário


                      #11
                      Não vejo problema no motor.....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Não vejo problema no motor.....
                        Bom dia

                        Vou estar atento à evolução e dou noticias.

                        Obrigado a todos

                        Comentário


                          #13
                          Faz o óbvio:

                          Pede um orçamento para isso. Depois logo decides se custa mais a pagar ou não andares descansado!

                          Se fosse comigo, fazia uma limpeza como deve ser a todo o circuito (mudar líquido, limpeza de radiador e todo o circuito, ver o estado das tubagens...) e tentava tirar conclusões.

                          Comentário


                            #14
                            Falta cá o CL para te dizer para verificares a tampa do vaso de expansão!!!

                            É uma coisa barata e pode realmente deixar de fazer o seu trabalho com o passar dos anos...

                            (Isso quer é estrada... eu não mexia)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Falta cá o CL para te dizer para verificares a tampa do vaso de expansão!!!

                              É uma coisa barata e pode realmente deixar de fazer o seu trabalho com o passar dos anos...

                              (Isso quer é estrada... eu não mexia)
                              Quando a tampa deixa de fazer o seu papel correctamente passa a haver fuga de líquido, o que não me parece ser o caso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Spine Ver Post
                                Quando a tampa deixa de fazer o seu papel correctamente passa a haver fuga de líquido, o que não me parece ser o caso.

                                Olha que não, aquilo não é uma simples tampa...


                                (edit: para quê meias frases, as tampas costumam ter uma válvula para aliviar excessos de pressão. E podem avariar...)
                                Editado pela última vez por Vocsa; 12 September 2014, 12:22.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se ainda não é claro o diagnóstico, eu não mexia.

                                  Já estive exactamente na mesma situação e só quando fiquei com a mínima certeza que de facto estava a começar a haver alguma passagem de compressão, é que resolvi intervir. Se de facto há um problema com a junta, é uma questão de estares atento e ele vai acabar por se agravar e aí, antes que se torne complicado, trocas.

                                  Cumprimentos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vontade de deitar dinheiro ao ar...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                      Faz o óbvio:

                                      Pede um orçamento para isso. Depois logo decides se custa mais a pagar ou não andares descansado!

                                      Se fosse comigo, fazia uma limpeza como deve ser a todo o circuito (mudar líquido, limpeza de radiador e todo o circuito, ver o estado das tubagens...) e tentava tirar conclusões.
                                      Boa! não me tinha lembrado dessa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Podes também fazer uma limpeza exaustiva ao sistema de refrigeração. Isso sim é coisa de "manutenção preventiva".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Em resumo acho que dá para aproveitar pelo menos um conselho de cada um,

                                          e assim fica:

                                          - limpeza ao sistema de refrigeração
                                          - ver estado da tampa
                                          - confirmar niveis água e oleo
                                          - e pé na tábua!!!!

                                          Obrigado a todos!

                                          (sou novo no forum, mas já estou fã!!!!!)

                                          Comentário


                                            #22
                                            O sistema apresenta ferrugem?
                                            Tem tido manutenção a tempo e horas..?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              O sistema apresenta ferrugem?
                                              Tem tido manutenção a tempo e horas..?
                                              sim, recentemente o refrigerador do óleo da caixa de velocidades teve que ser subsstituido por fuga, deixou passar oleo para o circuito da água e nessa altura foi tudo limpo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu comprava-te esse cancro aí por uns 2 mil euros... dados os vários problemas que apresenta e a elevada quilometragem...


                                                Fora de brincadeiras... podia ir aos 3 mil se ele estivesse imaculado...


                                                Se há pressão em excesso é óbvio que não é um bom sinal! Mas há que ver o que é excessivo ou apenas pressão normal pelo calor normal de funcionamento de qq motor.

                                                Já vou ler tudo novamente com olhos de ler!


                                                ps: Só 250 mil km? Fonix... foste buscá-lo na semana passada ao stand?


                                                Realmente ... pelo que li... isso até dava para subir para uns 3.500... hoje que me sinto um mãos largas!

                                                Oh pá... faz o que disse o Vocsa e que toda a gente deveria fazer quando começa a pensar que poderá eventualmente ter algum problema de aquecimento: é deitar tudo fora, lavar circuito, lavar novamente até poder beber essa água, meter anticongelante recomendado para esse motor, sangrar devidamente, sangrar novamente até ter a certeza que está bem feito e mudar a tampa do vaso de expansão se ela já for velha!

                                                Cautela nos primeiros 10 km, parar e ver o nível. Atestar se necessário. Depois é pé na tábua e ver o nível 100 km depois. Atestar se necessário. Depois mil km e ver se precisa de mais.

                                                Depois é só mesmo pé na tábua!


                                                Só pelo que contas... não há mudanças preventivas de juntas de cabeça! Ou ela tem fuga ou está queimada! Se está queimada tens 200 km, na melhor das hipóteses, para a mudar. Se tem fuga podes ter uns 30 mil km para a mudar... mas em nenhum dos casos se trata de mudança preventiva porque ela já foi à vida... é só adiar o que terá de ser feito em breve.

                                                Mas, só pelo que contas, não me parece ser nada o caso do teu motor! A menos que os tubos pareçam estar a rebentar com tanta pressão e aí será bom ver o estado desse termostato e desse radiador principal...
                                                Editado pela última vez por CL; 14 September 2014, 19:37.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se eu disser que acho que só abri o vaso de expansão do meus carros uma vez em todos estes anos que os têm ainda dá um mal a alguém, mas quando deito água para os vidros olho para o reservatório e vejo o nivél e nada mais... tá sempre ok... agora gastar dinheiro a resolver um problema que não existe, parece-me zelo a mais...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esqueci-me de um "pormenor" que é apenas um dos principais componentes num sistema de arrefecimento, aquele componente que põe o líquido em movimento e sem o qual não há arrefecimento nenhum ou apenas insuficiente: a bomba de água...

                                                    Esse sim deve ser mudado preventivamente antes que seja absolutamente necessário e por vezes cause irremediáveis consequências (ou de muito dispendiosa reparação).

                                                    A tampa do vaso de expansão nunca é de descurar já que, para além de tamponar o sistema, tem uma válvula com algum género de mola, que permite libertar o excesso de pressão e manter o sistema de circuito fechado a funcionar a uma pressão cerca de 20% superior à atmosférica. O que se passa é que essa válvula/mola vai perdendo a sua força com o tempo e provoca que a pressão de funcionamento seja cada vez menor.

                                                    Ou seja, ao fim de alguns anos, é muito provável que o anticongelante não entre em ebulição a 115ºC mas apenas a 105 ou mesmo a 100ºC (altura em que a válvula já lá não está a fazer rigorosamente nada!). Nessas situações é normal que se veja o tubo superior do radiador muito inchado... mas o problema pode ser mesmo apenas da válvula e não da junta da cabeça, nem do termostato nem sequer da bomba de água.

                                                    E enquanto a tampa pode custar de 5 a 50€, um motor de um S320 CDI certamente custará 100 vezes mais ou mais ainda...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                      Esqueci-me de um "pormenor" que é apenas um dos principais componentes num sistema de arrefecimento, aquele componente que põe o líquido em movimento e sem o qual não há arrefecimento nenhum ou apenas insuficiente: a bomba de água...

                                                      Esse sim deve ser mudado preventivamente antes que seja absolutamente necessário e por vezes cause irremediáveis consequências (ou de muito dispendiosa reparação).

                                                      A tampa do vaso de expansão nunca é de descurar já que, para além de tamponar o sistema, tem uma válvula com algum género de mola, que permite libertar o excesso de pressão e manter o sistema de circuito fechado a funcionar a uma pressão cerca de 20% superior à atmosférica. O que se passa é que essa válvula/mola vai perdendo a sua força com o tempo e provoca que a pressão de funcionamento seja cada vez menor.

                                                      Ou seja, ao fim de alguns anos, é muito provável que o anticongelante não entre em ebulição a 115ºC mas apenas a 105 ou mesmo a 100ºC (altura em que a válvula já lá não está a fazer rigorosamente nada!). Nessas situações é normal que se veja o tubo superior do radiador muito inchado... mas o problema pode ser mesmo apenas da válvula e não da junta da cabeça, nem do termostato nem sequer da bomba de água.

                                                      E enquanto a tampa pode custar de 5 a 50€, um motor de um S320 CDI certamente custará 100 vezes mais ou mais ainda...
                                                      CL Obrigado pela explicação/conselhos estão na mesma linha dos restantes e de facto estou mais tranquilo, até porque coincidem com a opinião do meu mecanico. À Mercedes nem fui, porque esses mandavam logo comprar um motor novo.

                                                      quanto à tua oferta e como hoje estou muito bem disposto aceito os 3500 / cilindro, não te vais arrepender vais ver



                                                      Abraço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O CL é a pessoa certa quando se fala de circuitos de refrigeração

                                                        Só andei uma vez num Classe S, era um w220 e foi a unica vez que pensei: "este carro é grande demais" . Senti-me deveras pequeno, o banco do pendura devia estar puxado atrás (ou não...) e a distancia ao para-brisas era enorme...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vocsa, já vi que sim o CL sabe mesmo de coisa e enquanto comprador é do melhor, acho que ainda vamos fazer negocio!!!!!
                                                          concordo em relação à sensação de grandeza, mas o conforto e a segurança que proporciona a par da "grandeza" proporcional do motor compensa todos os aspectos (-) que se lhe possa encontrar e apesar da idade, posso dizer que parece um jovem com todas as suas funções em pleno funcionamento

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                                                            #30
                                                            Sim... e solidez. Acho que a par do tamanho, a solidez impressionou. Por exemplo os carros americanos contemporâneos do w220 podem ter tamanho mas solidez... é mesmo o oposto. Pelo menos a maioria. Isto para dizer que os carros não se medem aos palmos, não basta tamanho, é preciso ter qualidade e robustez, como nesse caso.

                                                            Ah... e o meu carro diário é um Mondeo, imagina se viesse de um C1, apanhava um choque ainda maior (não desfazendo porque é um pequeno grande carro)

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