Pois bem malta, nunca pensei ter de abrir um tópico destes. Nem nunca pensei que chegasse ao pronto, que já são problemas uns atrás dos outros. Talvez fosse mais um, daqueles que julga que as coisas só acontecem aos outros. Mas não... então escrevo este tópico como chamada de atenção dos possíveis problemas que podem vir a ter com este carro. Eu já passei por quase todos! E espero que tenham melhor sorte que eu.
Como sabem, sou proprietário de um Opel Corsa Flexfuel comprado novo(Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - Opel Corsa 1.2 Flexfuel - 100 % Operacional). Aliás foi o 1º vendido em Portugal, 6 meses antes de ter tido o lançamento oficial.
-> Durante os primeiro tempos a coisa foi andando sem grande problemas, no entanto não tardaram muito. E Fevereiro do ano passado, o carro este um dia num antigo concessionário da Opel para ver o problema dos travões. Sentia-se qualquer coisa metálica por vezes quando se travava, fazendo que o pedal faça quase o seu curso todo e perdesse potência de travagem. Fosse a andar depressa ou devagar. No entanto a andar em estrada de paralelos notava-se ainda mais.
Depois foi o pedal da embraiagem que ganhou uma pequena folga.
Apesar do problema da travagem não ter levado a nenhuma intervenção, acabou por desaparecer totalmente e nunca mais se manifestou. A embraiagem manteve-se na mesma até a data.
- Outro defeito que encontrei, foi que a passar em desníveis ou a subir passeios que force o chassi a torcer-se, leva que se ouça alguns rangidos. Nada de mais é verdade, mas algo dificil de justificar num carro que nem tem 2 anos.
- Relativamente ao motor, bem durante algum tempo denotei algum consumo de óleo bem como de anti-congelante. Se o 1º é normal, já o 2º nem por isso. Tendo em conta que não havia marcas de fugas nem nada que se pareça. É um problema já bem conhecido deste Corsas.
- Problema também, é a junta da corrente de distribuição. Essa junta que separa o óleo da água é um dos outros problema que se manifesta por volta dos 100.000 km. É mais ou menos com estes quilómetros que ela cede e leva a mistura do óleo com o anti-congelante. A reparação anda a volta dos 300 a 500 euros.
- A bomba de água também é propícia a problemas. Apesar de esta não ter uma altura certa para aparecer, as vezes é logo quando os carro saiem do concessionário, outras é como o meu aos 40.000 km e as vezes já depois dos 100.000 km. O som é o mesmo de um rolamento a ficar gripado... Solução, troca da bomba de água por uma aftermarket.
- O sistema de GPL, bem esse está muito bem instalado. Bem como o comutador. O problema é a manutenção do mesmo. Apesar de só ser possível verificar se o sistema está a trabalhar bem com o software da Opel (Tech2), nem todos os concessionários trabalham com este modelo. Posso-vos dizer que na margem-sul não encontrei nenhum que estivesse apto a trabalhar com este carro. Encontrei um em Lisboa.... Mesmo que queiram levar o carro por vossa conta ao representante da marca do kit de GPL (Landi-Renzo) ele não vai conseguir fazer nada(Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - Engasganços em andamento - Sensor de pressão GPL -> Morreu). Isto porque o carro terá sempre de passar pela Opel para eles lerem os erros e depois passarem ao instalador. Ou por outro lado, sempre podem comprar o Tech 2 por vossa conta (1000 euros) e deixam de ter metade do problema. Outro facto, é se precisarem de alguma peça para o o kit, não há disponível em Portugal. Terá de vir de Espanha e levará a perda de mais alguns dias sem carro.
E pronto é isto, carros novos acho que não quero mais nenhum. Cheguei a pensar que tinha comprado o melhor modelo a venda com GPL de fábrica, mas parece que me enganei. E acho que esse foi o Aveo T250. Carro simples e manutenção barata.
Achei por bem, escrever este tópico para alertar futuros possíveis interessados. Relativamente ao meu caso, talvez a curto prazo o futuro passe pelo diesel e depois possa voltar outra vez ao GPL com uma coisa mais fiável e mais capaz.
E pronto é isto.
Como sabem, sou proprietário de um Opel Corsa Flexfuel comprado novo(Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - Opel Corsa 1.2 Flexfuel - 100 % Operacional). Aliás foi o 1º vendido em Portugal, 6 meses antes de ter tido o lançamento oficial.
-> Durante os primeiro tempos a coisa foi andando sem grande problemas, no entanto não tardaram muito. E Fevereiro do ano passado, o carro este um dia num antigo concessionário da Opel para ver o problema dos travões. Sentia-se qualquer coisa metálica por vezes quando se travava, fazendo que o pedal faça quase o seu curso todo e perdesse potência de travagem. Fosse a andar depressa ou devagar. No entanto a andar em estrada de paralelos notava-se ainda mais.
Depois foi o pedal da embraiagem que ganhou uma pequena folga.
Apesar do problema da travagem não ter levado a nenhuma intervenção, acabou por desaparecer totalmente e nunca mais se manifestou. A embraiagem manteve-se na mesma até a data.
- Outro defeito que encontrei, foi que a passar em desníveis ou a subir passeios que force o chassi a torcer-se, leva que se ouça alguns rangidos. Nada de mais é verdade, mas algo dificil de justificar num carro que nem tem 2 anos.
- Relativamente ao motor, bem durante algum tempo denotei algum consumo de óleo bem como de anti-congelante. Se o 1º é normal, já o 2º nem por isso. Tendo em conta que não havia marcas de fugas nem nada que se pareça. É um problema já bem conhecido deste Corsas.
- Problema também, é a junta da corrente de distribuição. Essa junta que separa o óleo da água é um dos outros problema que se manifesta por volta dos 100.000 km. É mais ou menos com estes quilómetros que ela cede e leva a mistura do óleo com o anti-congelante. A reparação anda a volta dos 300 a 500 euros.
- A bomba de água também é propícia a problemas. Apesar de esta não ter uma altura certa para aparecer, as vezes é logo quando os carro saiem do concessionário, outras é como o meu aos 40.000 km e as vezes já depois dos 100.000 km. O som é o mesmo de um rolamento a ficar gripado... Solução, troca da bomba de água por uma aftermarket.
- O sistema de GPL, bem esse está muito bem instalado. Bem como o comutador. O problema é a manutenção do mesmo. Apesar de só ser possível verificar se o sistema está a trabalhar bem com o software da Opel (Tech2), nem todos os concessionários trabalham com este modelo. Posso-vos dizer que na margem-sul não encontrei nenhum que estivesse apto a trabalhar com este carro. Encontrei um em Lisboa.... Mesmo que queiram levar o carro por vossa conta ao representante da marca do kit de GPL (Landi-Renzo) ele não vai conseguir fazer nada(Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - Engasganços em andamento - Sensor de pressão GPL -> Morreu). Isto porque o carro terá sempre de passar pela Opel para eles lerem os erros e depois passarem ao instalador. Ou por outro lado, sempre podem comprar o Tech 2 por vossa conta (1000 euros) e deixam de ter metade do problema. Outro facto, é se precisarem de alguma peça para o o kit, não há disponível em Portugal. Terá de vir de Espanha e levará a perda de mais alguns dias sem carro.
E pronto é isto, carros novos acho que não quero mais nenhum. Cheguei a pensar que tinha comprado o melhor modelo a venda com GPL de fábrica, mas parece que me enganei. E acho que esse foi o Aveo T250. Carro simples e manutenção barata.
Achei por bem, escrever este tópico para alertar futuros possíveis interessados. Relativamente ao meu caso, talvez a curto prazo o futuro passe pelo diesel e depois possa voltar outra vez ao GPL com uma coisa mais fiável e mais capaz.
E pronto é isto.
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