Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VAG - Alimentação - VAG-COM

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    VAG - Alimentação - VAG-COM

    Passo a descrever um problema que me levou a uma espécie de beco sem saída.

    A viatura é um Polo 1.4 16v com motor AUA. Um dia ao sair, estava com o ralentim instável assim que se ligou. Uma aceleradela e estabilizou. Na vez seguinte que foi metido a trabalhar, voltou o ralentim instável mas desta vez já se ia abaixo quando acelerava e tinha a luz indicadora EPC ligada. Com alguma insistência e paciência consegui levar o carro para casa para pensar no que havia de fazer. Li os erros registados e deu-me isto:
    17989/P1581/005505 - Ross-Tech Wiki
    17950/P1542/005442 - Ross-Tech Wiki
    17953/P1545/005445 - Ross-Tech Wiki

    Há uns anos teve um problema muito semelhante mas foi mais repentino e teve de se chamar o reboque. O mecânico levou o carro à máquina e falou precisamente no sensor do pedal e no corpo da borboleta mas como estava mais para substituir as peças (que são caras), fomos a outra oficina que resolveu o assunto sem substituir nada. Felizes da vida, o carro às vezes dá outros erros de sonda lambda, EGR, mas anda normalmente e vamos gerindo a situação assim para não enterrar muito dinheiro no carro, porque há outras prioridades.

    Voltando ao presente, este carro de vez em quando precisa de uma limpeza no corpo da borboleta que fica suja com o óleo que vem do respirador do cárter, o que custuma resolver sintomas práticos de hesitação a acelerar, e que resolveu a situação da outra vez. Naturalmente, a lógica leva a administrar a mesma vacina para a mesma doença. Como noutras vezes, meti mãos à obra e limpei a dita peça. Com tudo limpo e montado, era altura de calibrar com o VAG-COM.
    Como é do procedimento vou a:
    [Measuring Blocks - 08]
    Enter Group 060
    [Go!]
    [Switch to basic settings]

    Quando faço o último passo, recebo: "Error: group 060 not available"

    Já corri a net à procura de solução para isto mas não encontro nada conclusivo. Fico a pensar se não é por ter erros ainda registados (não pode ter ao fazer a calibração). Porque ao limpar os erros, há um refrescamento automático e aparecem logo os erros 17989 e 17950, sendo o 17989 o mais persistente. Isto tendo só a chave ligada. Mas com insistência, por vezes consigo que não voltem a aparecer os erros logo de seguida. E é nesse momento que vou tentar fazer a calibração. Mas lá está, não consigo ter a certeza que entretanto eles não voltaram a ser registados.
    Resumindo, para fazer a calibração, entre outros pré-requisitos, não pode haver erros registados, mas não consigo garantir isso. Sem fazer a calibração, obviamente, o carro ainda está pior do que antes. Para além do ralentim instável, desliga-se poucos segundos depois de ser posto a trabalhar e tocar no acelerador, por muito ao de leve que seja, é ordem para ir abaixo imediatamente.

    É um pouco frustrante porque se conseguir fazer a calibração, talvez o carro volte ao normal. Se isso não bastar, então o problema deve ser mais grave e irá provavelmente para a oficina. Mas antes disso, queria conseguir calibrar aquilo. Alguma ideia?

    #2
    Tens fotos da peça que foi limpa?

    Comentário


      #3
      TB.jpg


      É uma coisa destas.

      Comentário


        #4
        Desligar a bateria para apagar os erros e fazer auto-calibração do corpo não funciona?

        Comentário


          #5
          Não, a calibração só é possível com software. De qualquer forma, o carro já foi para a oficina mas ainda não tem diagnóstico conclusivo. Está complicado.

          Comentário


            #6
            Diagnóstico: a dita peça na couves. Estou a tentar arranjar uma usada mas não é fácil. O que tenho notado é que não se liga muito às referências em sucatas. Há mesmo compatibilidade total de referências ou há diferenças reais depois na electrónica da peça e consequente comportamento do carro?

            Comentário


              #7
              Escolhe a mesma referência!

              Corpo de borboleta para o seu VOLKSWAGEN POLO (6N1) 100 1.4 16V (100Cv)

              Espero ter acertado no modelo/ano do Polo.

              Comentário


                #8
                Eu sei a ref.ª mas se a mostro a alguém, não querem saber. Só querem saber o modelo e ano. Mas eu sei que há várias referências para o mesmo modelo. Serei eu picuinhas ou quem trabalha assim, trabalha mal?

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X