Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caravana - Megane 1.6 16v 110cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caravana - Megane 1.6 16v 110cv

    Estou aqui num dilema que é se o meu carro chega bem para as encomendas de uma caravavana com peso bruto de 1100-1200kgs.

    Segundo os documentos posso atrelar ao carro ate 1300kgs se tiver travagem incorporada, é o caso.

    Por precaução fui procurar opiniões online em fóruns da especialidade e ha um pouco de tudo, desde o carro ser completamente incapaz de comportar o peso de uma caravana de 900kgs brutos ate ser mais que suficiente para rebocar uma com 1200kgs.

    As deslocações que penso fazer são maioritariamente estrada, pretendo mesmo em longas distancias fugir às portagens por culpa da poupança mas com a desculpa de ver mais coisas que não seja só alcatrão.

    O meu carro é um Megane 3 de 2009 com o motor 1.600cc e 110cv (já conhecido em outros Renault), tem apenas 151nm de binário e é isto que me faz pensar.

    Nas viagens Alemanha-Portugal realmente ele ressentia-se nas subidas mais acentuadas mas mesmo assim mantinha por vezes velocidades altas, coisa que não procuro, mas não quero ir a 50 também!

    Acham que é um carro suficiente ou melhor esperar mais uns aninhos pela troca do mesmo antes de me aventurar? Devo procurar uma caravana mais leve? (800-950kgs brutos)

    Isto é terreno novo para mim e não sei o que deva fazer.

    #2
    Antes do mais, o que é que pretendes transportar ? É algo assim tão grande que exija rebocar um peso bruto (tara reboque + carga) tão alto quanto 1.300 Kg ?

    O uso de reboque vai é provocar maior desgaste na embraiagem e transmissão.

    E não te esqueças que os limites máximos de velocidade em estrada, vias reservadas a automóveis e AE baixam.

    Comentário


      #3
      Eu pretendo uma caravana de 4 lugares. Andam sempre pelos 950kgs de tara (valor algo a puxar para cima, tambem as ha com 800-850)mas depois ha malas, utensílios de cozinha e agua.

      Deve andar sempre pelos 1100-1200kgs


      Quanto aos limites sei e o desgaste também estou a par, o meu medo é que esse desgaste dispare ainda mais por ser um motor fraquito para o peso.

      Mas eu leio tanta coisa e tao dispare!
      Editado pela última vez por Twingo32v; 21 September 2014, 17:48.

      Comentário


        #4
        Ninguém com experiencia a rebocar seja atrelados de carga ou caravanas?

        Comentário


          #5
          Boas,

          Tens um bom carro com um dos melhores motores da Renault.

          Eu sou um adepto dos motores a gasolina mas tenho de admitir que para utilizações que envolvam "peso" não há como os diesel. Em especial se forem de cilindrada decente (1.9; 2.0)... Tem a ver com a disponibilização do binário mais cedo (não é pelo binário em si) e como tal fazem um esforço bem menor nas recuperações, subidas etc. O mesmo se aplica ao TT... só mesmo um motor muito grande a gasolina consegue ter a "força" de arranque dos 2.5; 2,7; 3.0 diesel.

          Como já sabes a embraiagem vai sofrer um bocado. Depois, cada caso é um caso e há carros com melhor apetência para rebocar que outros, passa muito pela caixa e seu escalonamento também. O ideal seria encontrares em fóruns o testemunho de alguém com um carro igual.

          Comentário


            #6
            O carro vai conseguir puxar a caravana, mas as velocidades de cruzeiro vão ser baixas. Em todo o caso, andar com um reboque como uma caravana é mais perigoso e as velocidades estão limitadas num nível inferior. Normalmente em nacional não vais passar mesmo dos 100kmh e as velocidades de cruzeiro devem andar entre 80-90kmh. Nas subidas irá ressentir-se e em último caso uma terceira deve aguentar velocidade razoável.

            Agora tendo noção que o motor não é fenomenal para rebocar, há que pensar em optimizar o peso a rebocar e procurar uma caravana mais leve. Há muita oferta no mercado.

            Comentário


              #7
              Obrigado a ambos, sobre as velocidades se já sou calmo sem a caravana então com ainda mais, não penso mesmo passar essas velocidades ate porque experiencia a rebocar é nula mesmo.

              O meu medo são as subidas... serei capaz de andar a 80-90 por exemplo na nacional nas serras antes do Algarve? (Mero exemplo) não faz parte dos planos andar viagens inteiras em 5a ou mesmo em 4a.

              É que trocar de carro para já não. A duvida é se arrisco e monto o gancho de reboque ou se adio este sonho/ideia de viajar com caravana.

              Os vários fóruns que apanho opiniões com este motor são por norma com Scenic e as opiniões vão como disse no primeiro post.
              -pessimo para rebocar mesmo 900kgs que sejam
              -porta-se muito bem a puxar 1200kgs.

              Não sei o que pensar. Talvez monte o gancho, pode sempre dar jeito nem que seja para levar as bicicletas para passear (tenho acesso grátis a atrelados pois o meu patrão aluga) e experimentar um que temos com 700kgs vazio para ter uma ideia, no entanto tem rodado duplo o que já muda um pouco a forma de ele rolar.

              Comentário


                #8
                Mesmo em subidas mais fortes seguramente a 3ª vai aguentar uma velocidade razoável. Seguramente que a 3ª passa os 100kmh, mas também para o motor não ir a gritar, fazer uma subida a 60-70kmh em nacional, é razoável.

                Comentário


                  #9
                  A ideia ė mesmo gozar a viagem e ir sempre nas calmas.
                  Entretanto vou mesmo apostar em mandar vir o kit do gancho e vou montar eu próprio pois parece relativamente simples. Vou optar pelo kit com 7 pinos pois o de 13 obrigame a maiores ligações pois desligame a ajuda ao parqueamento e nada mais pelo que percebi. Assim evito uma montagem mais difícil. O preço são menos 10€ mas obrigame a gastar 10€ num adaptador pois quase todos os atrelados hoje usam os 13 pinos.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X