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Ajuda aditivo para aumentar compressão

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    Ajuda aditivo para aumentar compressão

    Bom dia,

    Podem pf ajudar-me ... tenho uma viatura a gasolina com pouca compressão no 3º cilindro.
    Gostava de saber que aditivo de oleo me recomendam

    Obrigado

    #2
    Recomendo o aditivo de abrir o motor e resolver as coisas como deve ser.

    Comentário


      #3
      Porque é que achaste que um aditivo ia resolver a falta de compressão? Estes mecânicos da esquina...

      Comentário


        #4
        Se tens pouca compressão num cilindro tens duas hipoteses:

        pode vir dos embolos, segmentos, por aí

        pode vir da cabeça, valvulas.

        Tens de fazer o teste de compressão a seco e com oleo. Isso permite distinguir de onde vem a falta de compressão. Se for da cabeça (valvulas) esquece, so abrindo. Se for dos segmentos podes tentar um aditivo restaurador que só funcionará que for um caso simples. Já vi casos resolvidos assim, mas não esperes milagres. O unico aditivo que vi aumentar a compressão chama-se XADO.

        Agora não compres (é caro) sem saber ao certo por onde perde ele a compressão, pois isso pode ser apenas deitar dinheiro fora.

        Comentário


          #5
          Isto faz-me lembrar o aditivo que se mete nas redes de gás para tapar fugas. Só adia o inevitável.

          Comentário


            #6
            Sobre o XADO posso contar-te o que se passou com um carro meu já velho.

            Gastava cerca de 0,5 l de oleo a cada 5000 km, nada de anormal mas como tenho o habito andar com o nivel na vareta do meio para cima ia atestando. Comprei o XADO apliquei passou a ter um consumo de metade, ou seja, a cada 10 mil km teria de atestar com os tais 0,5 l mas não o fazia porque mudava o oleo nessa altura. O carro ganhou alguma força e com isso dimimui o consumo ao ter de acelerar menos, até porque fazia o IC8 e as suas subidas maravilha.

            Fez 90 mil km nestas condições, sem voltar a aumentar o consumo de oleo. Depois troquei-o.

            De notar que este produto foi-me recomendado por pessoal que teve também boas experiencias, em especial em carros a GPL depois da famosa descarbonização.

            Não se podem é esperar milagres... a maioria dos casos só abrindo. E se for das valvulas, nada feito.

            Comentário


              #7
              Apesar de eu usar esporadicamente uma vez em cada 10 anos um desses aditivos, concordo muito com o aditivo do eblase porque é o único que funciona seguramente e quase para sempre.

              O Vocsa também tem razão e, não sabendo valores nem por onde a compressão foge, não se pode adiantar muito mais...

              Mas o gajo que fazia milagres já morreu há muito... há alguns 2 milénios!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                Sobre o XADO posso contar-te o que se passou com um carro meu já velho.

                Gastava cerca de 0,5 l de oleo a cada 5000 km, nada de anormal mas como tenho o habito andar com o nivel na vareta do meio para cima ia atestando. Comprei o XADO apliquei passou a ter um consumo de metade, ou seja, a cada 10 mil km teria de atestar com os tais 0,5 l mas não o fazia porque mudava o oleo nessa altura. O carro ganhou alguma força e com isso dimimui o consumo ao ter de acelerar menos, até porque fazia o IC8 e as suas subidas maravilha.

                Fez 90 mil km nestas condições, sem voltar a aumentar o consumo de oleo. Depois troquei-o.

                De notar que este produto foi-me recomendado por pessoal que teve também boas experiencias, em especial em carros a GPL depois da famosa descarbonização.

                Não se podem é esperar milagres... a maioria dos casos só abrindo. E se for das valvulas, nada feito.
                Desculpa a intromissão, mas tenho um carro a GPL e embora não gaste óleo nem água, parece que tem pouca força sobretudo em subida, o carro tem GPL há 10 anos, achas que valia a pena colocar esse aditivo por forma a tentar obter algum (ainda que ligeiro) rendimento extra?

                O carro tem 20 anos e 10 a GPL...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por neptunus Ver Post
                  Desculpa a intromissão, mas tenho um carro a GPL e embora não gaste óleo nem água, parece que tem pouca força sobretudo em subida, o carro tem GPL há 10 anos, achas que valia a pena colocar esse aditivo por forma a tentar obter algum (ainda que ligeiro) rendimento extra?

                  O carro tem 20 anos e 10 a GPL...
                  Isso já deve ser mesmo da idade... quantos km tem?

                  Se não gasta óleo... à partida nem devias ter problemas de compressão, pelo menos pelos embolos. Podes tentar o produto, mas eu começava pelo básico:

                  Tens o sistema do GPL bem afinado? Velas, filtros, oleo correcto.

                  Tem sonda lambda? TEm MAF? Estão em condicões? Nestas idades...

                  No fundo ha muito por onde averiguar essa falta de força. Mas o produto pode ajudar. Em motores "cansados" recupera-se qualquer coisa.
                  Editado pela última vez por Vocsa; 24 September 2014, 06:04.

                  Comentário


                    #10
                    Olá,

                    Obrigado pelas respostas.
                    Tem cerca de 160 000 km e não tem fugas de oleo.
                    Troquei as velas e pús oleo + grosso 5W-40 perdeu 4l de oleo em 500 KM
                    Alguma sugestão?

                    Comentário


                      #11
                      Não sei que carro é, mas o óleo 5W40 continua a ser relativamente fino...

                      O consumo de óleo pode ser originado pelo mau estado dos segmentos como pelo mau estado dos vedantes das válvulas, isto entre outras possibilidades... e com 160kkm iria mais para os vedantes, apesar de teres o diagnóstico da falta de compressão. Já vi fazer testes da compressão e em nenhum caso fiquei convencido! Mas eu sou muito céptico...

                      Houve um caso em que nenhum dos 4 cilindros tinha compressão e queriam abrir o motor. Fui a outro mecânico e bastou afinar - no tempo dos platinados...

                      Por isso continuo na "minha" em relação a esses testes.

                      Comentário


                        #12
                        Para gastar isso deve estar a mandar um fumo azul poderoso.. ou perde óleo à bruta por algum parafuso ou assim.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          Isso já deve ser mesmo da idade... quantos km tem?

                          Se não gasta óleo... à partida nem devias ter problemas de compressão, pelo menos pelos embolos. Podes tentar o produto, mas eu começava pelo básico:

                          Tens o sistema do GPL bem afinado? Velas, filtros, oleo correcto.

                          Tem sonda lambda? TEm MAF? Estão em condicões? Nestas idades...

                          No fundo ha muito por onde averiguar essa falta de força. Mas o produto pode ajudar. Em motores "cansados" recupera-se qualquer coisa.
                          Vocsa, o carro é um Laguna 1.8 de 94 de 94Cv com 250.000Km...

                          Óleo sempre levou 10w40, e eu meti óleo há 3000km Shell Xelix HX7 10w40.

                          Filtros tem todos novos da Bosch, excepto o do combustível que tou para mudar no sábado e conta com 70.000km

                          Velas tem umas Bosch Super 4 com 5000km, e o GPL levou redutor e comutador e afinação em Março deste ano, gasta 10lt/100km de GPL

                          Sim tem sonda Lambda, mas não sei os valores pois ainda não fiz o teste...

                          Mas é possível que o facto de o carro ser um pouco pesado a falta de cavalagem lhe limite um pouco e dê essa sensação...

                          Digo isto, porque o mês passado conduzi um laguna 2.0 S de 140Cv de 95 a GPL com kit de injecção e aquilo tinha uma resposta muito mais imediata...

                          Outra situação é que o kit é de aspiração em vez de ser de injecção e isso pode potenciar a sensação de falta de força, mas depois de embalado ele mantém a velocidade muito bem, a questão é nas mudanças baixas até embalar...

                          Mas se calhar tou a fazer um filme grande demais, afinal de contas a idade não perdoa...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Para gastar isso deve estar a mandar um fumo azul poderoso.. ou perde óleo à bruta por algum parafuso ou assim.
                            Não necessariamente... Já vi um ZX 1.9 com consumos parecidos e se olhasses par ao carro nem dizias.

                            Tanto que foi despachado para um stand e vendido ao novo dono. Ok... gripou 300km depois quando ficou sem pinga de óleo.

                            Comentário


                              #15
                              Aconselhava antes um 10w60 bom para atenuar o problema.

                              Comentário


                                #16
                                Nos restantes, o resultado foi simétrico? Consegues dizer os valores em bar de todos os cilindros?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por neptunus Ver Post
                                  Vocsa, o carro é um Laguna 1.8 de 94 de 94Cv com 250.000Km...

                                  Digo isto, porque o mês passado conduzi um laguna 2.0 S de 140Cv de 95 a GPL com kit de injecção e aquilo tinha uma resposta muito mais imediata...
                                  Ahhh o que estragou o teu carro foi teres pegado no outro!!!

                                  O 1.8 é 8v e monoponto, é mesmo pastalão... mas dura uma eternidade. Não te preocupes muito.

                                  O 2.0 é um 5 cilindros de origem volvo... nada a ver. E o teu kit não ajuda...

                                  (desculpem o off-topic)


                                  edit: 2.0 4 cilindros, aliás
                                  Editado pela última vez por Vocsa; 25 September 2014, 21:08. Razão: induzi em erro

                                  Comentário


                                    #18
                                    2.0 5 cilindros?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
                                      2.0 5 cilindros?
                                      Estava a responder ao user que entretanto me colocou outra questão... tens razão é um 4 cilindros. O 5 cilindros é o 2.5 do Safrane dessa altura, fiz confusão.


                                      Quanto à questão original... não há nada a fazer com aditivos. Aliás o user já abriu outro tópico à procura de um motor...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu quando respondi à questão inicial, reparei logo de seguida que já havia um novo tópico com o mesmo problema. Não entendo é como se parte de um aditivo para uma troca de motor.

                                        Em relação ao Neptunus. Reparei que ele também falou em aditivo, e acho que na situação dele não fazia mal nenhum. Preventivamente apenas é claro. Exemplo Liqui moly - Cera tec. Para mim não há melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Relembrou que é bem conhecido efeito detergente do gás. Um carro com muitos depósitos acumulados, com o uso DP gás vão ser limpos e vão deixar possíveis fugas de desgaste a nú.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                            Aconselhava antes um 10w60 bom para atenuar o problema.
                                            E porque não um 20W60?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pelas respostas. Infelizmente não á aditivo que lhe valha ... vou mudar o motor

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tópico errado

                                                Comentário

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